Jump to content

O Aprendiz: Express [Tópico Geral] [Vencedor: D007]


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

O Aprendiz: Express

2egtcFpUcJlVqbNJYVGCO5T66eyMJvPBcJSePWYW8p82cItVpuNMLNhBUTIBtL8dh-Hcy5QmIB3NLZAj9Nmyj81OfnV0uoZYpa6ChVH2qOFBI3K4WPBIDlQdpGoxSsxkEzWxvXrHVR0gtADvd5jBH9ZFcz03_NeIPdGiqJFl17zM273smT8H_ENDm7qYk_iPNZbo3b25Mis4Yuz3acPpPpIjQFQVbJoD2c1gWPQ7gGSsOVUEjXNRJp3LbawP5fibF18dm5PuKODeasiImCl1FWOX25-lcA8YASLodTE5rdPprtUKDr69D1slPbLOCgBBE2KmxrYYPtFCqRtrmG8dhHAYJEIOqIlihgNPKNFk6juDUfXthVBJoIJd08MEAX14xFxz_Y3VGFnFjd0gC9BoWzXntMPLtn3MN93au_8gu4AWFzzZ3ZkiQE25tSjIy09TpqqQjvrvTcyoKPrAebg0IWW18qO_NX1Noi2jve2zBk_u7n-IxxjZCsz263NW3uNgwtiPCnRID3uLsEUDQjIaHZ2AfAnlg3x3OCQzqabEfS0bW1gIhryL84LLYXdTRudD8aeXq9BdExuPQJi3Ahz7IPk2SqGUyfojD03_oyVeGuIw_ZnB0jAl6TN71-DfSL3rHmHKOCRiIg4Bj6Ny50Sp_BE9yvEihnhg62d9FblbSBg=w1200-h455-no

Um dos concursos do fórum que deixou muitas saudades volta para mais uma edição mais curta, mas certamente mais dinâmica.
 

Regulamento

            Um dos concursos com mais sucesso no fórum atelevisão está de volta para mais uma edição! Depois de três meses de luta intensa – recheados de desafios, confrontos e muita diversão -, o Aprendiz regressa mais emocionante que nunca!

               @Ruben Fonseca foi o grande ganhador do ano passado! Após ter sido contratado, é fulcral que saibamos saber quem é que lhe sucederá no cargo! No final deste Aprendiz: Express, alguém o vai substituir (ou ele vai-se substituir a ele mesmo :yes:).
 

1. O que é o Aprendiz?

Para quem não conhece, o Aprendiz é um reality-show que se baseia no mundo empresarial e dos negócios. Criado originalmente por Donald Trump – o presidente norte-americano -, que escolhe 16 pessoas para testar a sua capacidade de resistência, inteligência e astúcia, tendo em vista uma futura contratação numa das suas empresas. Como é óbvio, neste caso, não haverá nenhuma contratação, mas haverá certamente diversão e competição.


2. Como funciona?

Sendo o Aprendiz um concurso, ele é baseado em desafios. Estes serão altamente intuitivos, originais e terão sempre presente o mundo dos negócios. Os desafios serão feitos coletiva e individualmente. No entanto, a vertente reality-show está bem presente: haverá sempre, no final da semana, uma expulsão, que será determinada pelos concorrentes e pelo público. Mais informações serão dadas mais à frente.


3. A mecânica de jogo

Como já dito anteriormente, serão colocados 2 desafios semanais. Contudo, maior parte dos concorrentes apenas terão que realizar 1. Como? Então, passo a explicar: durante uma semana de competição, em primeira instância, existirão desafios de grupos. Depois de avaliados, o grupo com pior performance irá para a dita Sala da Reunião, onde cada membro individualmente realizará mais um desafio. Os concorrentes que apresentaram as melhores contendas serão salvos, enquanto quem realizar os piores desafios irá para Sala Vermelha, onde 1-2 concorrentes serão expulsos, através da votação dos concorrentes e do público.


4. Os desafios

         A. Todas as semanas serão colocados dois desafios, sempre originais e tendo em vista o mundo dos negócios. Os temas, apesar desta condicionante, serão variadíssimos.

         B. Ademais, refira-se que os desafios estarão subordinados fortemente pelo vosso dinheiro na conta: haverá sempre 4 opções de desafios. Um fácil, outro médio-fácil, outro médio-difícil e outro difícil. Como é que vão escolher? Através do vosso dinheiro. Se vocês/o vosso grupo possuir uma quantia avultada de dinheiro na conta, os mesmos poderão despender a maior quantia e ter um desafio mais fácil, que vos demorará menos tempo e que vos dará, em princípio, mais pontuação. No entanto, caso não o tenham, terão que ir pelo desafio mais difícil. O dinheiro será ganho de várias maneiras – e nesta edição haverá mais formas -, tal como se poderá ver detalhada e explicitamente a seguir.

          C. Particularizando, em desafios do grupo, o dinheiro tem de ser repartido por todos. Por outras palavras, nestes desafios, nem todos os membros podem dar a mesma quantia; pode variar. Todavia, todos os membros terão obrigatoriamente de disponibilizar pelo menos 500€.

          D. Em caso de empate (seja no desafio individual, seja no desafio coletivo), o vencedor é aquele que mais pontos tiver na conta de pontos do Aprendiz.

          E.  Os desafios serão cotados para 300 pontos – este é o teto máximo de que cada um pode receber, a nível das avaliações dos jurados. Não se ficará por aqui, porém; nesta edição, e para incentivar a dinâmica do jogo, poderão ser conquistados 25 pontos adicionais (independentes dos 300 pontos oriundos dos jurados).

         F. Esses pontos serão ganhos pela equipa mais ativa durante a semana, ou seja, aquela que mais atendeu mais telefonemas, aquela que comprou mais raspadinhas, aquela que participou em mais duelos… Cada atividade simboliza 1 a 3 pontos no vosso somatório total.  A segunda equipa mais ativa ganhará, no máximo, 10 pontos, enquanto a terceira não ganhará qualquer quantia. Mais detalhes sobre os pontos serão mais à frente explicados.

 

5. Os desafios de grupo

          A. Uma pergunta que certamente está na vossa mente é: “como funciona isso dos grupos”? Será idêntico à edição passada? Não. Nessa, todas as semanas os grupos mudavam, mas na presente edição tal não irá acontecer. O vosso grupo permanecerá o mesmo durante o jogo inteiro, à exceção da Grande Final, onde competirão individualmente. O que poderá acontecer ao vosso grupo é o acréscimo/decréscimo de membros (ou poderá eventualmente haver alguma troca), mas a base do grupo permanecerá sempre a mesma ao longo da competição.

          B. Relativamente ao número de equipas por semana será: 3 na primeira semana, 2 na segunda/terceira semana e cada um jogará por si na Grande Final.

          C. No que toca à maneira como os grupos são selecionados, bem como os membros, o processo é simples: serão vocês, no início de jogo, que decidirão como é que o grupo se formará.  

          D. Todos os grupos terão um capitão. Esse capitão mudará todas as semanas; de facto, este papel é muito importante, pois é aquele que representa a equipa. No final da cada semana de jogo, os concorrentes anunciarão quem é que deve de ser o capitão da sua equipa na semana seguinte de competição. O capitão pode ser o mesmo durante todo o jogo (caso os membros assim decidiram), ou poderá mudar consoante o avanço da competição.

          E. Depois de um desafio coletivo, todos os grupos, consoante o seu lugar, ganharão SEMPRE dinheiro, variando a quantia, excepcionado-se a equipa com menos pontos que não ganha qualquer euro.

          F. Por fim, e já que estamos neste tema, refira-se que a equipa com mais pontos obterá sempre um prémio, que será variável.
 

6. Desafios individuais

           A. Quem fará os desafios individuais será o grupo que obtiver menos pontos nos desafios de grupo. TODOS os elementos deslocar-se-ão à famosa Sala da Reunião.

           B. Já acabou? São apenas estes que fazem os desafios individuais? Tenho pena, mas juntar-se-á mais uma pessoa. Paralelamente ao desafio de grupo, existirão nomeações, que enviarão um concorrente para esta Sala. Essas serão explicadas detalhadamente mais à frente.

           C. Para além disto, poderá haver, em casos especiais, prémios que poderão determinar a ida de mais um concorrente à Sala da Reunião.


7. Nomeações

            A.  As nomeações fazem parte de qualquer reality-show e na outra edição do Aprendiz também existiram, se bem que em reduzido número.

            B. Nesta edição, as nomeações serão de dois tipos: o primeiro tipo será para mandar automaticamente alguém para a Sala da Reunião; o segundo será salvar alguém da Sala da Reunião.

            C. As nomeações serão privadas e mandadas por Mensagem Privada.

            D. Por questões que se prendem com o objetivo de manter o jogo dinâmico, não revelaremos quando é que essas nomeações vão surgir nem qual será o seu cariz. No entanto, serão atempadamente avisados.

            E. Caso haja um empate, será o voto do concorrente com mais dinheiro que desempatará.

 

8. Sala da Reunião

Serão aqui apresentados os desafios individuais. Para além disto, serão feitas umas perguntas indefesas (publicadas no tópico), acerca daquilo que correu mal no grupo, o porquê de isso ter acontecido, etc. Gostaríamos que respondessem, mais que não seja a mentir. Dessa forma, como incentivo às respostas, 500€ (p/pergunta) serão retirados da vossa conta, caso não derem qualquer resposta. Serão, regra geral, feitas 3 perguntas.

Algo de bastante relevo nesta Sala é que os membros que tenham sido mandados para esta Sala e não fizerem o Desafio são automaticamente expulsos, perdendo, assim, a oportunidade de se dirigirem à Sala Vermelha, contrariamente ao que acontecia na anterior edição.

 

9. Expulsão

            A. Quem está em risco de ser expulso são aqueles que obtiveram as piores pontuações nos desafios individuais, indo para a Sala Vermelha. O número de concorrentes que vão para esta divisória tão bela serão entre 2 e 4.

            B.  As expulsões poderão ser simples ou duplas.

            C.  Quem molda o destino dos possíveis expulsos são os concorrentes e o público.

                       a.  Os concorrentes (os possíveis expulsos NÃO podem votar) terão que fazer uma tabela (que poderá ser mostrada), onde pontuam quem mais querem expulsar até quem menos querem expulsar. Esta tabela tem de ser baseada nos concorrentes presentes na Sala da Reunião; haverá certamente concorrentes que se salvarão nesta Sala, mas isso não importa. Caso eles fiquem salvos, não há qualquer problema, dado que isto é uma ordenação e salvaguardará sempre quem não querem expulsar. Isto é derivado ao curto prazo que existe e que será explicitado mais a seguir. Esta votação vale 85% da votação final.

                       b.  O público. Este também terá um papel determinante nisto. Vale 15% da votação final. Mas, contrariamente aos concorrentes, o público terá menos tempo para votar, daí que já vota nos concorrentes que são apresentadas na Sala Vermelha. Esta votação será feita por via da sondagem do fórum.

            D.  O/os concorrente/s com mais votos serão expulsos.

 

10. Cartão de pontos Aprendiz

Como já foi explicitado anteriormente, existem, no máximo, 25 pontos especiais, acrescentados aos desafios, que podem ser conquistados através da participação nas atividades do jogo. Deste modo, no desafio coletivo, caso houver 3 equipas a distribuição de pontos será 25/10/0; caso houver duas equipas, será de 20/10, se bem que a equipa com menos pontos só ganha esses 10 pontos se obtiver, pelo menos, esses mesmos exatos 10 pontos ao longo dos dias de jogo. Caso contrário, ganhará 0.

Quando ao desafio individual, cada concorrente ganha os pontos que acumular durante os dias de jogo (que vão desde da altura que sabe que vai para a Sala da Reunião até à hora antes da divulgação dos resultados) se bem que haja um teto máximo de 25 pontos. Caso um concorrente obtiver mais de 25 pontos, o seu cartão de pontos “estanca”, porém, continuará a ganhar dinheiro. 

Importante será também referir que, sempre que é colocado um desafio, o vosso cartão de pontos – seja coletivo, seja individual -, volta à estaca zero e volta a ficar sem qualquer ponto. Dito de outro modo, os pontos não são cumulativos e só os podem acumular até 1 hora da divulgação dos resultados.

Cada compra no jogo equivale a determinados pontos, que vão de 1 a 3. Atentem para saber quantos pontos dá cada atividade:

        Raspadinha 1000€: 1 ponto;
        Telefonema: 1 ponto;
        Participação nos duelos: 2 pontos;
        Raspadinha 3000€: 2 pontos;
        Euromilhões: 2 pontos;
        Raspadinha 5000€: 3 pontos;
        Mala: 3 pontos.

 

11. Contas

O dinheiro é importante no Aprendiz. Por muito que não queiram, terão de o possuir, pois terão que despender um mínimo de 500€ (ou 1000€) por semana. Haverá um tópico com o nome de “Banco Bom do Aprendiz”, que será atualizado diariamente ao final de cada dia de jogo, onde poderão ver o vosso saldo e o vosso número de pontos (ou da equipa).

Em caso de falência (isto é, um concorrente ficar impossibilitado de contribuir para o desafio coletivo ou não ter quantia suficiente para comprar nenhuma das graduações do desafio individual), o concorrente dirige-se para a Sala Vermelha, juntando-se aos futuros nomeados.


12.  Meios para ganhar dinheiro

Como ganhar dinheiro? Como enriquecer, perguntam vós? Essa questão será desenvolvida em dois tópicos: a Sala do Casino e a Sala dos Telefones, abertas daqui entre amanhã e domingo. Fica aqui, no entanto, no que consistirá:

a) Sala Casino

  • Raspadinhas;
  • Euromilhões;
  • Duelos.

b) Sala dos telefones

  • Telefonemas da Valério;
  • Chamadas da produção;
  • Malas.

 

13. Calendário

       A: Mensal

       O concurso começará dia 09 de julho/16 de julho e durará 3 semanas, acabando a 30 de julho/6 de agosto.


      B: Semanal

WE01Qed.png


14. Inscrições

                Mínimo: 8.
                Máximo: 12.

                Só aceitaremos, na verdade, 12 participantes, dado que o certame é curto e, para a total sustentabilidade do mesmo, é necessário que tenha poucos concorrentes. O processo de eleição dependerá do número de inscritos, havendo, assim, duas alternativas:

Ordem de chegada: caso houver 12 concorrentes.
Resposta a um casting + ordem de chegada: mais de 12 concorrentes.

O casting consistirá numas perguntas que vamos fazer e que se prendam em saber quem tem o perfil ideal para entrar no Aprendiz: Express. Pedimos desculpa se estamos a ser demasiadamente seletivos, mas tal é uma obrigatoriedade, uma vez que o concurso dura apenas 3 semanas. Nós não aceitaremos, porém, mais de 27 inscrições, a partir daí fecha. 

Uma novidade nesta edição: podem inscrever-se em grupo! Se já tiverem um grupo em mente, podem inscrever os vossos companheiros. No entanto, cada um deles terá à mesma de mandar uma Mensagem Privada, de modo a ficarem validados como possíveis concorrentes e marcados na ordem de chegada de inscrições.

15. Para inscrever, estou mesmo ansioso/a, preciso de…

                Mandar uma MP para mim, para o Miguel_Ferreira e para o Gabriel_C, inscrevendo-se a vocês ou ao vosso grupo. Neste último caso, os membros do mesmo terão que me mandar uma Mensagem Privada a confirmar a inscrição.

                Nessa MP, precisam de incluir a seguinte data: preferem que o concurso estreie já no domingo, preferem esperar até dia 16 de julho ou é-vos completamente indiferente? É a opção é vossa e, contando os votos da maioria, teremos a data de estreia do Aprendiz! 


Fim das inscrições: 9 de julho, às 12:00.
 

Prendinha gostosa: de facto, teremos uma prendinha para os 6 primeiros a inscreverem-se! Assim, quem o fizer ganhará 1 de 6 raspadinhas - todas com prémio -, oferecida gentilmente pelo Casino do @Gabriel_C!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 3,7k
  • Criado
  • Última Resposta

AS INSCRIÇÕES ESTÃO OFICIALMENTE ABERTAS!

giphy.gif

Notas:

- As inscrições são via MP - mensagem para mim, @Gabriel_C e @Miguel_Ferreira;
- O 6 primeiros concorrentes (oficialmente) ganham a possibilidade de obterem uma raspadinha;
- A mensagem de grupo pode estar apenas vocês+eu+Gabriel+Ferreira. Não precisam de colocar todos os membros de grupo;
- Podem comentar que se inscreverem, tal não é proibido, mas não dêem indicações de qual é o vosso grupo. Queremos manter suspense. :yes: 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Gabriel_C disse:

Anúncio surpresa

A próxima pessoa a inscrever-se ganha uma raspadinha de 5.000 euros!

  Hide contents

Que contém 0€ de prémio.
#incentivei
GIF

 

Eu já não caio nessas! :parting:Já te conheço de ginjera e sei que não dás nada a ninguém. :cray:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Gabriel_C disse:

Anúncio surpresa

A próxima pessoa a inscrever-se ganha uma raspadinha de 5.000 euros!

  Mostrar conteúdo escondido

Que contém 0€ de prémio.
#incentivei
GIF

 

Parece que já chegaram aos 6 ás 21h50 :smoke:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, HugoMiguel disse:

Nunca acompanhei O Aprendiz aqui no fórum, mas até gostava de participar, o que é que preciso de saber? @Ana Maria Peres

Escolher bem os amigos e safares-te nos desafios que envolvem produção de textos e grafismos (mas estes últimos geralmente em equipas).

Spoiler

E quiçá jogos, mas Deus nos Livre :ph34r:@Ana Maria Peres eu dou-te o 2048! :punish:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, HugoMiguel disse:

Nunca acompanhei O Aprendiz aqui no fórum, mas até gostava de participar, o que é que preciso de saber? @Ana Maria Peres

É preciso ter um curso superior de alto nível. :cool::mosking:

Não, estou a brincar! A única coisa que tens de saber é mesmo fazer um desafio semanal (baseado no mundo dos negócios), nomear os teus adversários (tenho de realçar esta parte: dificílima) e saber movimentares-te no jogo, tendo ou não uma estratégia. :P 

há 1 minuto, Tiago João disse:
Spoiler

E quiçá jogos, mas Deus nos Livre :ph34r:@Ana Maria Peres eu dou-te o 2048! :punish:

 

Não qualquer jogo este ano! :party:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ana Maria Peres disse:

E do barraco. :ph34r: Audiências começam a contar a partir de hoje. :ph34r::ph34r:

O cheque para a GFK já foi enviado, agora é esperar que os futuros concorrentes façam com que os resultados pareçam credíveis. :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos oficialmente confirmar que o concurso vai para a frente, uma vez que já ultrapassámos o número de 12 concorrentes!

GIF

No entanto continuem a inscrever-se e não percam a oportunidade de participar no concurso e de possivelmente roubar o lugar a um dos que já se anteciparam. :smoke:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D007 disse:

Caros organizadores, aqui está escrito Express mas no nome do tópico está Expresso. :mosking: Acho que era melhor alterarem.

Não critique, apoie mesmo que escrevam "esspreço". Quer entrar na competição ou não? 

Spoiler

Um bocadinho de graxa dá sempre jeito. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...