Jump to content

Espelho d'Água


MAM

Posts Recomendados

há 3 horas, JDuarte disse:

Sim sim ele é racista, ele nem vê series onde o elenco é maior parte negro nem nada como HTGWWM, já cá faltava o politicamente correto.

eu sei que não és racista, até porque calculo que também estavas a falar de brancos estrangeiros (brasileiros em ov). e é es mais inteligente que isso.
sei lá o que tu vês, até podias só ver séries e filmes estrangeiros com negros, não é isso que te faz racista ou não. cá em portugal, parece que te causa um bocado de "impressão", porque sinceramente, estrangeiros, sem qualquer ligação a portugal são poucos nas novelas, mas depois achas que são "metade do elenco", quando isso nunca aconteceu.

Editado por joanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, joanna disse:

eu sei que não és racista, até porque calculo que também estavas a falar de brancos estrangeiros (brasileiros em ov). e é es mais inteligente que isso.
sei lá o que tu vês, até podias só ver séries e filmes estrangeiros com negros, não é isso que te faz racista ou não. cá em portugal, parece que te causa um bocado de "impressão", porque sinceramente, estrangeiros, sem qualquer ligação a portugal são poucos nas novelas, mas depois achas que são "metade do elenco", quando isso nunca aconteceu.

Até podem não ser metade do elenco, mas as suas personegsn são, e depois tens temas em novelas como Ximbegos, musseques, "e quem manda na favela?" tipo isso nada tem haver com Portugal e são temas. :bad: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, JDuarte disse:

Até podem não ser metade do elenco, mas as suas personegsn são, e depois tens temas em novelas como Ximbegos, musseques, "e quem manda na favela?" tipo isso nada tem haver com Portugal e são temas. :bad: 

concordo, mas pessoalmente para já não me importo com esses temas. agora claro que não quero 5 ou 6 novelas seguidas com musseques.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, JDuarte disse:

Até podem não ser metade do elenco, mas as suas personegsn são, e depois tens temas em novelas como Ximbegos, musseques, "e quem manda na favela?" tipo isso nada tem haver com Portugal e são temas. :bad: 

Depois temos questões portuguesas como os ciganos ou chineses que vivem cá há anos, e nunca são abordados nas novelas, é como se não existissem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Forbidden disse:

Depois temos questões portuguesas como os ciganos ou chineses que vivem cá há anos, e nunca são abordados nas novelas, é como se não existissem.

falando na ficção em geral, para os autores portugueses/canais, portugal é constituído por 99:9% de brancos. não há negros, chineses, ciganos, imigrantes. gente que não sai à rua. (ok, por exemplo, a tvi está apostar mais em negros, mas será que é para continuar, quando não apostarem tanto na tvi áfrica?)
ainda nos eua as minorias se queixam de falta de representatividade, se soubessem como é cá....

Editado por joanna
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, joanna disse:

falando na ficção em geral, para os autores portugueses/canais, portugal é constituído por 99:9% de brancos. não há negros, chineses, ciganos, imigrantes. gente que não sai à rua. (ok, por exemplo, a tvi está apostar mais em negros, mas será que é para continuar, quando não apostarem tanto na tvi áfrica?)
ainda nos eua as minorias se queixam de falta de representatividade, se soubessem como é cá....

Os Negros são os mais representados a seguir aos Brancos, de longe... eu não me lembro de uma unica novela com ciganos, e chineses acho que foi só em Sentimentos e nos Morangos...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Os Negros são os mais representados a seguir aos Brancos, de longe... eu não me lembro de uma unica novela com ciganos, e chineses acho que foi só em Sentimentos e nos Morangos...

verdade, mas mesmo esses são sub representados. e são a maior minoria em portugal, não há números oficiais, mas como tivemos tantas colónias em áfrica, só pode. (aliás basta olhar para a selecção nacional). chinesa só me lembro de uma atriz que tem trabalho regular, a jani zhao. ciganos, desconheço.

há 9 minutos, JDuarte disse:

Minorias = são menos, não se vai encher as novelas com eles, um nucleo ou outro sim.

ninguém está a dizer para encher, mas nem vinha mal ao mundo de vez em quando. mas em portugal há um claro déficit, quantos e quantos produtos de ficção há/houve sem uma única pessoa não branca, ou com uma para amostra no meio de dezenas. que é isso?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Forbidden disse:

Depois temos questões portuguesas como os ciganos ou chineses que vivem cá há anos, e nunca são abordados nas novelas, é como se não existissem.

Bastava a TVI representar mal os ciganos e o Barreira  (por exemplo) teria um espera de meia dúzia deles à frente do estúdio. Não se pode fazer algo polémico com eles. Além de que um cigano será sempre um cigano. Não pode fazer outros papeis, porque como bem sabemos os ciganos são rejeitados. Ora não iam pôr um cigano banqueiro, porque como bem sabemos isso não corresponde à realidade. Os chineses sim, concordo. Mas ainda vamos tendo a Jani Zhao.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Ivo disse:

E mesmo a Jani Zhao nasceu em Portugal, se tivesse nascido na china duvido que a convidassem para alguma coisa. Mesmo que vivesse durante muitos anos em Portugal, é sabido que os chineses aprendem muito mal a falar português.

só a geração mais velha penso. por isso a jani zhao de certeza que saberia falar português se vivesse cá há muito tempo. :rolleyes:

Editado por joanna
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, AGUI lovers disse:

Mas não vamos estar a por ciganos e assim só porque sim. Se é para entrarem então que tenham uma história de jeito, não vamos estar a por meio mundo só porque quase nunca se vê. 

com brancos é que pode ser só porque sim, que interessa a história. com ciganos talvez seja mais complicado, por causa da própria comunidade, de resto que treta de conversa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu duvido que haja atores ciganos e se os há é 1 ou 2 e mesmo que houvesse, é muito arriscado abordar os ciganos...

Quanto aos chineses, a maioria têm lojas dos 300 e afins, são bastante poucos aqueles que representam e que saibam falar bem o português. A mim parece-me muito complicado abordar ciganos e chineses. Negros e/ou africanos é muito mais fácil

há 2 minutos, Forbidden disse:

Mas vocês acham normal que em dezenas de novelas feitas não haja um unico cigano?! Nem um para amostra.

E será que há atores ciganos? A maioria anda aí a roubar ou sem fazer nenhum. E não, não é preconceito, é a verdade.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ivo disse:

Quanto aos chineses, a maioria têm lojas dos 300 e afins, são bastante poucos aqueles que representam e que saibam falar bem o português.

por favor ivo. quantos e quantos chineses já não nasceram cá, ou vieram para cá muito cedo? não falta quem saiba falar português. agora se há muitos a querer representar? sei lá. (http://observador.pt/especiais/empresarios-jornalistas-advogados-engenheiros-eis-a-nova-comunidade-chinesa/)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, joanna disse:

por favor ivo. quantos e quantos chineses já não nasceram cá, ou vieram para cá muito cedo? não falta quem saiba falar português. agora se há muitos a querer representar? sei lá. (http://observador.pt/especiais/empresarios-jornalistas-advogados-engenheiros-eis-a-nova-comunidade-chinesa/)

-.- se nasceram cá é óbvio que sabem falar bem português, olha o caso da Jani Zhao. Eu já fui várias vezes a lojas dos chineses e eles mal sabem falar português (e perceber) e alguns já trabalham em Portugal há algum tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, joanna disse:

com brancos é que pode ser só porque sim, que interessa a história. com ciganos talvez seja mais complicado, por causa da própria comunidade, de resto que treta de conversa.

Mas isto é igual para todos. Eu também odeio os personagens que não servem para nada. Por exemplo em Explode Coração da Globo havia uma história, assim acho bem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde quando são precisos actores ciganos ou actores chineses? Basta os ditos "actores normais" fazerem deles. O Tiago Aldeia já ganhou prémios por uma curta metragem que fez, onde fazia de cigano, o Duarte Gomes também o foi no Bairro, o Marco Costa no Conta-me Como Foi. Basta pesquisarem actores que possam se parecer ciganos, e nos chineses actores que tenham traços orientais, por exemplo assim de repente, vêm-me a mente a Sara Salgado e o Alexandre da Silva.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...