Jump to content

Espelho d'Água


MAM

Posts Recomendados

há 1 minuto, José Ferreira disse:

Ainda por cima as crianças sentem, ainda que não percebam. Isso pode revelar-se no futuro, sem mesmo saberem. Onde está a Comissão de Proteção de Jovens e Menores?

Não existe no universo das telenovelas nacionais ou então são corruptos e facilmente enganados/subornados pelos vilões. 

Editado por FraisesSucrées
  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ivo disse:

Ainda bem que deixei de ver esta xaropada, então.

Oh, vá lá, não é assim tão má :P Mas claro que tens a tua opinião, não me leves a mal. Ele próprio afirmou depois que não se referia diretamente a Espelho; mas sim, houve um rapto de criança (e bem à grande).... apesar de nada assim abusivo em termos de tentativas de homicídio e chantagem. Até é uma novela softzita comparada com as outras que andam por aí (por exemplo, A Herdeira e Jogo Duplo são banhos de sangue comparado com EDA, e até Paixão acho que é um bocadinho mais clichê nesse aspeto).

Editado por Johnman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Johnman disse:

Oh, vá lá, não é assim tão má :P Mas claro que tens a tua opinião, não me leves a mal. Ele próprio afirmou depois que não se referia diretamente a Espelho; mas sim, houve um rapto de criança (e bem à grande).... apesar de nada assim abusivo em termos de tentativas de homicídio e chantagem. Até é uma novela softzita comparada com as outras que andam por aí (por exemplo, A Herdeira e Jogo Duplo são banhos de sangue comparado com EDA, e até Paixão acho que é um bocadinho mais clichê nesse aspeto).

Pois, já vi que ele se retratou :happy:

Para ti o que torna esta novela boa? (só por curiosidade, para perceber melhor o teu ponto de vista e de outros que gostam).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ivo disse:

Pois, já vi que ele se retratou :happy:

Para ti o que torna esta novela boa? (só por curiosidade, para perceber melhor o teu ponto de vista e de outros que gostam).

Acima de tudo, é o núcleo principal. Para mim, um núcleo principal muito bom é meio caminho para uma novela ser no mínimo decente. O desta novela é ótimo. Bem estruturado, bem ritmado, com uma boa história e, apesar de alguns clichês, consegue evitar ser uma cópia direta de tudo o que já veio antes. No geral, é fácil dizer que existem muitas semelhanças a Mar Salgado, e existem, sem dúvida (até acho que o autor se deve ter mesmo inspirado em MS, pelo menos em parte); mas não é cópia absoluta. E o elenco, pelo menos o do núc. principal, é muito forte - a Mariana Pacheco, o Renato Godinho e a Inês Curado em particular estão muito bem e têm ótimas personagens. Os outros também estão bem - até a Luciana Abreu e o Vítor Silva Costa, dois atores que não dava nada por eles, estão competentes aqui.

Depois, é o facto que a novela é muito eficaz nos aspetos técnicos (realização, fotografia, banda sonora, etc.). E os núcleos secundários, apesar de não serem grande coisa e às vezes um bocado secantes, não são completamente discartáveis ou impossíveis de aturar. Aceitam-se. Há ali umas nódoas no elenco (João Mota e António Cordeiro em particular), mas a maior parte do pessoal está todo a fazer um bom trabalho.

É basicamente aquilo que fez Coração D'Ouro boa para mim; exceto que CDO não tinha um bom ritmo, mas tinha núcleos secundários sólidos para compensar. Para que conste, é uma novela muito à Pedro Lopes (aliás o próprio PL é o supervisor de guião), portanto acho que é mais ou menos ao teu estilo :P

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Johnman disse:

Acima de tudo, é o núcleo principal. Para mim, um núcleo principal muito bom é meio caminho para uma novela ser no mínimo decente. O desta novela é ótimo. Bem estruturado, bem ritmado, com uma boa história e, apesar de alguns clichês, consegue evitar ser uma cópia direta de tudo o que já veio antes. No geral, é fácil dizer que existem muitas semelhanças a Mar Salgado, e existem, sem dúvida (até acho que o autor se deve ter mesmo inspirado em MS, pelo menos em parte); mas não é cópia absoluta. E o elenco, pelo menos o do núc. principal, é muito forte - a Mariana Pacheco, o Renato Godinho e a Inês Curado em particular estão muito bem e têm ótimas personagens. Os outros também estão bem - até a Luciana Abreu e o Vítor Silva Costa, dois atores que não dava nada por eles, estão competentes aqui.

Depois, é o facto que a novela é muito eficaz nos aspetos técnicos (realização, fotografia, banda sonora, etc.). E os núcleos secundários, apesar de não serem grande coisa e às vezes um bocado secantes, não são completamente discartáveis ou impossíveis de aturar. Aceitam-se. Há ali umas nódoas no elenco (João Mota e António Cordeiro em particular), mas a maior parte do pessoal está todo a fazer um bom trabalho.

É basicamente aquilo que fez Coração D'Ouro boa para mim; exceto que CDO não tinha um bom ritmo, mas tinha núcleos secundários sólidos para compensar. Para que conste, é uma novela muito à Pedro Lopes (aliás o próprio PL é o supervisor de guião), portanto acho que é mais ou menos ao teu estilo :P

Provavelmente a novela não me cativou por ser muito parecida a Mar Salgado :rofl: Como é sabido, não amei essa novela, para além de não ser fã de temas semelhantes nas novelas num curto espaço de tempo. Não me apeteceu ver outra vez uma novela com personagens à procura de familiares, ainda por cima no núcleo principal. E os núcleos secundários eram super chatos :P

Mas respeito a tua opinião e é sempre bom saber porquê é que os outros gostam de um produto :happy:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ivo disse:

Provavelmente a novela não me cativou por ser muito parecida a Mar Salgado :rofl: Como é sabido, não amei essa novela, para além de não ser fã de temas semelhantes nas novelas num curto espaço de tempo. Não me apeteceu ver outra vez uma novela com personagens à procura de familiares, ainda por cima no núcleo principal. E os núcleos secundários eram super chatos :P

Mas respeito a tua opinião e é sempre bom saber porquê é que os outros gostam de um produto :happy:

E é igualmente bom saber-se o porquê de alguém não gostar do mesmo que nós, é tudo questão de pontos de vista :D

Eu adorei MS (mas ya, os núcleos secundários não eram assim grande coisa, tirando o da violência doméstica que era fantástico... mas não achei todos super chatos... só alguns :P), por isso se calhar estava tão ou menos não-cativado como tu, porque ao princípio achava que isto ia ser uma cópia barata :rofl:  Fazia sentido: alguém à procura dos familiares, tem temáticas do mar (alguns décores são iguais aos de MS e tudo), música dos Amor Electro e afins. Como o 2º horário estava nas lonas depois das Dolorosas e de Rainha das Flores, eles decidiram fazer MS 2.0, pensava eu. O elenco também não me despertava grande interesse. Mas depois vi pessoal a falar bem das promos, e depois vi o trailer, e até gostei. E por acaso uma das histórias que mais me cativa é a da busca por familiares perdidos/roubados. É muuuuito clichê, sim, mas se for bem feita, tem panos na manga para uma história de qualidade bomba. Para além de que a SIC já podia ter uma novela boa no 2º horário, era tempo disso acontecer.

O que é que aconteceu? O primeiro episódio de EDA não me cativou nada, nada mesmo. Foi basicamente um filme de ação sem quaisquer tentativa de ter personagens. Foi mortes, tiros, refugiados, tudo e mais alguma coisa; e personagens e história? Só uns minutos perto do fim. Uma autêntica seca; vi em direto com os meus avós e estava a ficar com sono. Apenas a partir do 2º episódio (que eu só vi muito tempo depois) é que a novela começou a sério para mim, e eventualmente caiu-me no gosto :P

Não vou dizer que é excelente ou muito boa, porque não é; mas simpatizo com ela o suficiente para achar boa. É melhor que as outras todas da SIC desta década (exceto LdS, MS e CDO).... mas vá, temos de admitir que isso não diz muito :P

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Johnman disse:

E é igualmente bom saber-se o porquê de alguém não gostar do mesmo que nós, é tudo questão de pontos de vista :D

Eu adorei MS (mas ya, os núcleos secundários não eram assim grande coisa, tirando o da violência doméstica que era fantástico... mas não achei todos super chatos... só alguns :P), por isso se calhar estava tão ou menos não-cativado como tu, porque ao princípio achava que isto ia ser uma cópia barata :rofl:  Fazia sentido: alguém à procura dos familiares, tem temáticas do mar (alguns décores são iguais aos de MS e tudo), música dos Amor Electro e afins. Como o 2º horário estava nas lonas depois das Dolorosas e de Rainha das Flores, eles decidiram fazer MS 2.0, pensava eu. O elenco também não me despertava grande interesse. Mas depois vi pessoal a falar bem das promos, e depois vi o trailer, e até gostei. E por acaso uma das histórias que mais me cativa é a da busca por familiares perdidos/roubados. É muuuuito clichê, sim, mas se for bem feita, tem panos na manga para uma história de qualidade bomba. Para além de que a SIC já podia ter uma novela boa no 2º horário, era tempo disso acontecer.

O que é que aconteceu? O primeiro episódio de EDA não me cativou nada, nada mesmo. Foi basicamente um filme de ação sem quaisquer tentativa de ter personagens. Foi mortes, tiros, refugiados, tudo e mais alguma coisa; e personagens e história? Só uns minutos perto do fim. Uma autêntica seca; vi em direto com os meus avós e estava a ficar com sono. Apenas a partir do 2º episódio (que eu só vi muito tempo depois) é que a novela começou a sério para mim, e eventualmente caiu-me no gosto :P

Não vou dizer que é excelente ou muito boa, porque não é; mas simpatizo com ela o suficiente para achar boa. É melhor que as outras todas da SIC desta década (exceto LdS, MS e CDO).... mas vá, temos de admitir que isso não diz muito :P

Desculpa, mas eu não me expressei bem :haha: Eu queria dizer que os núcleos secundários desta novela são super chatos (Apesar de em Mar Salgado não ter sido muito diferente, só um ou dois é que eram porreiros, mas nessa ao menos havia algum com interesse :P )

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Ivo disse:

Desculpa, mas eu não me expressei bem :haha: Eu queria dizer que os núcleos secundários desta novela são super chatos (Apesar de em Mar Salgado não ter sido muito diferente, só um ou dois é que eram porreiros, mas nessa ao menos havia algum com interesse :P )

Ahh ok :haha:  Meh, por acaso acho-os comestíveis. Concordo que eram super chatos ao princípio, mas sempre ganharam alguma vida com o tempo (principalmente o da Ana Nave, e o da Carla Chambel tem os seus momentos também, assim como a personagem da Liliana Santos). E pelo menos os que são super chatos ainda consigo suportar com o passar do tempo caso decidam deixar de ser super chatos; já aqueles que me enervam profundamente nunca consigo não olhar de lado pelo menos um bocadinho (estoy mirando-te, Paixão) :P

Editado por Johnman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Johnman disse:

Ahh ok :haha:  Meh, por acaso acho-os comestíveis. Concordo que eram super chatos ao princípio, mas sempre ganharam alguma vida com o tempo (principalmente o da Ana Nave, e o da Carla Chambel tem os seus momentos também, assim como a personagem da Liliana Santos). E pelo menos os que são super chatos ainda consigo suportar com o passar do tempo; já aqueles que me enervam profundamente nunca consigo não olhar de lado pelo menos um bocadinho (estoy mirando-te, Paixão) :P

Eu até não desgosto de personagens à procura de familiares, aliás, essa temática cativou-me em novelas como Anjo Selvagem ou Ilha dos Amores, mas fazer disso a temática principal...meh.

Está bem que em Anjo Selvagem algumas personagens principais tinham essa temática, mas nessa altura era um tema praticamente novo para mim, ainda não tinha visto muita ficção, para além do núcleo principal não se ter focado só aí. Em Ilha dos Amores isso foi mais uma temática secundária.

Em Mar Salgado e nesta novela foi tema principal, para além de já ter visto algumas vezes em ficção. Mas se tivesse sido num núcleo secundário até nem me importava :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Black & White disse:

Sinceramente não acho justo.

Está bem que isto é uma boa novela.

Mas JD é muito melhor (até agora).

Não posso opinar pois não vejo esta. JD para mim tem algumas coisas boas e outras mais aborrecidas, não me agarrou tanto como AH

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, skizzo disse:

Ontem voltou a vencer :O 

Deve ter sido por causa da chapada olímpica da Lúcia Moniz :ph34r:

há 1 hora, Black & White disse:

Sinceramente não acho justo.

Está bem que isto é uma boa novela.

Mas JD é muito melhor (até agora).

Concordo que EDA pode ser boa mas JD é bem melhor, mas eu não diria que não é justo, necessariamente. EDA ser boa já é o suficiente para eu dizer: "ok, pelo menos o produto em questão é de qualidade". Não era justo se fosse uma novela medíocre ou subpar a ganhar a JD (como as outras do 2º horário, ou até Passione, apesar de que essa até nem tem sido má ultimamente). Quanto mais, eu até diria que, se lógica fosse aplicada nas audiências, EDA devia era ganhar mais vezes, considerando que teve meses para consolidar uma audiência enquanto a TVI lhe dava o horário de bandeja. Por outro lado, é bem mais competitiva que qualquer uma das suas antecessoras (e ao contrário delas, chegou a ser líder, até.... quer dizer, foi contra A Guia, mas Rainha não foi líder quando a enfrentou), mesmo contra uma ótima novela como JD, portanto não posso dizer que foi um grande flop.

Mais triste que isso, para mim, é o facto que as duas não fazem melhor que ratings nos 8/9. Lembram-se quando Jardins Proibidos e Amor à Vida estavam a bombar no 2º horário? Tipo... isto é assim um bocadinho miserável, em comparação.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Johnman disse:

Mais triste que isso, para mim, é o facto que as duas não fazem melhor que ratings nos 8/9. Lembram-se quando Jardins Proibidos e Amor à Vida estavam a bombar no 2º horário? Tipo... isto é assim um bocadinho miserável, em comparação.

É muito miserável, o segundo horário está no esgoto. Mas isso é só culpa dos canais, que fazem novelas mais do mesmo, além de as darem todos os dias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Forbidden disse:

É muito miserável, o segundo horário está no esgoto. Mas isso é só culpa dos canais, que fazem novelas mais do mesmo, além de as darem todos os dias.

Realmente, apesar de eu gostar das novelas atuais, é preciso assim algo muito diferente para fazer aquele horário vibrar de novo. O horário nunca mais voltou a ser o que era desde que Império flopou à grande (e sinceramente, foi merecido... que seca de novela). A TVI ainda teve bons resultados com Jardins e Bárbara, mas depois veio A Guia e lixou aquilo tudo. E claro, o darem-se todos os dias mata-as também.

No entretanto, confirma-se que Espelho voltou a ganhar: 8.7 rating e 24 share, contra Jogo Duplo nos 7.8 e 21.5 respetivamente. Das duas uma: ou as pessoas fartaram-se de JD (o que é uma pena, mas enfim), ou aquele esticanço até depois da meia noite na semana passada matou-a completamente. Ou as duas.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas audiências são muito estranhas :huh: 

Nuns dias, Jogo Duplo sobe e faz 27% de share, noutros dias desce e faz 21.5% ... Basicamente as novelas das 23h vão alternando a liderança a cada dia que passa, o que é um bocado estranho para programas como telenovelas, que têm um público muito fiel... como é que uma novela perde 300 mil espectadores de uma semana para a outra, mas alguns dias depois volta a ganhar esses espectadores, para outros tantos dias depois voltar a perdê-los? :P  Não faz grande sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 minutes ago, skizzo said:

Sempre foi assim. E na era Marktest tinhas novelas um dia a fazer 19 de rating e no dia seguinte 12.

??? Sigo as audiências desde 1995 e nunca vi uma novela fazer 19 de rating e no dia seguinte 12, a não ser em situações excepcionais como a concorrência transmitir um grande jogo de futebol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Cable Guy disse:

??? Sigo as audiências desde 1995 e nunca vi uma novela fazer 19 de rating e no dia seguinte 12, a não ser em situações excepcionais como a concorrência transmitir um grande jogo de futebol.

Eu também sigo e era algo que ia acontecendo sim. O consumo não é igual todos os dias. Sim 19 para 12 era uma hipérbole, mas variações consideráveis no rating eram comuns. Acho a GFK nesse aspecto bem mais estavel.

Editado por skizzo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Cable Guy disse:

Estas audiências são muito estranhas :huh: 

Nuns dias, Jogo Duplo sobe e faz 27% de share, noutros dias desce e faz 21.5% ... Basicamente as novelas das 23h vão alternando a liderança a cada dia que passa, o que é um bocado estranho para programas como telenovelas, que têm um público muito fiel... como é que uma novela perde 300 mil espectadores de uma semana para a outra, mas alguns dias depois volta a ganhar esses espectadores, para outros tantos dias depois voltar a perdê-los? :P  Não faz grande sentido.

Não é assim tão estranho, ainda pra mais nas nossas novelas podes estar até semanas sem ver, voltas e está quase tudo igual, percebes tudo na mesma. Aliás, o formato novela por si não é daqueles formatos que precisem que se veja todos os eps pra se entender a história, repetem muito as coisas nos diálogos e com flashbacks.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...