Jump to content

Terapia


Vieira

Posts Recomendados

Antes de mais nada, boa noite a todos! Há já algum tempo que visito o fórum, mas nunca tinha comentado. Resolvi comentar agora porque não vejo a hora de isto estrear. Não conhece a série original (a versão israelita, atenção), mas a adaptação norte-americana é uma das minhas séries de eleição. Como já alguém disse, esta série deve mesmo ser como se fosse um "projecto pessoal" do Virgílio Castelo, porque desde que era consultor da ficção da SIC que ele quer trazer a série para Portugal. Na altura em que se falou disso, foi mais ou menos na altura em que a série foi adaptada nos EUA. Lembro-me que na altura não achei muita piada à notícia, exactamente por gostar tanto da série. Mas agora, depois destes anos todos, em que já houve um "distanciamento", acho que vou poder desfrutar da versão portuguesa.

Mas não se iludam: a série vai ser um fracasso de audiências. Mesmo nos EUA, teve audiências muito baixas mesmo, sobreviveu durante 3 temporadas mais por causa das críticas e dos prémios e nomeações que recebeu. Não é fácil gostar da série, é preciso deixarmo-nos absorver pela história. Pelos comentários que vou lendo aqui no fórum, muitos de vocês vão detestá-la e dizer que é uma seca, que nada acontece. À primeira vista é verdade: são episódios de 25 minutos em que a única coisa que acontece são duas pessoas sentadas numa sala a falar. Não há "acção", as personagens, na grande maioria das vezes, não se cruzam. Ao longo da temporada, e à medida que vamos conhecendo melhor estas personagens, isso acaba por mudar um pouco, mas, ainda assim, não é destinado ao público de novela - daí que a aposta da RTP na série faça sentido, é uma óptima alternativa.

O bom da série é mesmo o texto, estupidamente bem escrito, e imagino que para um actor, participar num formato destes, deve ser uma prenda de Natal muito boa: é como se fosse uma peça de teatro. Aliás, palpita-me que deve ter sido a qualidade do texto que convenceu a Leonor Silveira, que só faz cinema e teatro, a ter aceite o convite.

Depois de ver o trailer, tenho algumas coisas a destacar:

- Os diálogos são quase copy paste do original. Na altura, lembro-me de ler que também o texto da adaptação americana era basicamente o mesmo que na versão de Israel, mas que ao longo da temporada foram acrescentando cenas e diálogos novos. Espero que façam o mesmo por cá;

- A fotografia e realização parecem muito boas, acima da média daquilo a que estamos habituados;

- O elenco foi escolhido a dedo. A Soraia Chaves foi feita para este papel, o Nuno Lopes vai arrasar, a Maria João Pinho e o Filipe Duarte parecem também muito bem e o Virgílio Castelo e a Ana Zanatti também não devem desiludir. Não conheço a miúda que faz de paciente das quartas-feiras, mas espero que esteja à altura porque é uma das melhores personagens da série e também das mais complexas.

Quanto ao horário, é tarde sim, mas também não podia dar mais cedo devido ao teor de algumas conversas que aqui vão acontecer, especialmente nos episódios da Soraia Chaves.

Desculpem lá o testamento, mas já há algum tempo que andava para comentar e agora acabou por ficar muito grande. Ansioso por 4 de Janeiro! :)

  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou averiguar junto das minhas fontes o preço disto por episódio e depois prometo que posto aqui. Acho que vão ficar surpreendidos :D

Só para dar um exemplo, o House of Cards é filmado 90% em estúdio e custa a módica quantia de 4-5 milhões de dólares por episódio. Já o Walking Dead é filmado quase todo em exteriores e custa 2-3 milhões por episódio. Não é por aí...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 horas atrás, Dabc disse:

Quanto ao horário, é tarde sim, mas também não podia dar mais cedo devido ao teor de algumas conversas que aqui vão acontecer, especialmente nos episódios da Soraia Chaves.

 

Não acho que seja por ai... se a Única Mulher pdoe passar no 1ª horário com cenas de violencia e nudez, porque não pode passar uma série com so mete conversas?! Pelo menos a partir das 22:30 podia passar perfeitamente, visto que é esse o horário pra passar produtos pra maior de 16 anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 horas atrás, Dabc disse:

- O elenco foi escolhido a dedo. A Soraia Chaves foi feita para este papel, o Nuno Lopes vai arrasar, a Maria João Pinho e o Filipe Duarte parecem também muito bem e o Virgílio Castelo e a Ana Zanatti também não devem desiludir. Não conheço a miúda que faz de paciente das quartas-feiras, mas espero que esteja à altura porque é uma das melhores personagens da série e também das mais complexas.

Bem-vindo ao fórum, antes de mais. Tenho de concordar contigo totalmente acerca do elenco, tendo tb visto risquinhas do In Treatment - já agora, a miúda que faz de Sofia é a Catarina Rebelo, que fez de Kika no Mar Salgado. Se não viste, procura algumas cenas dela com a Joana Santos e o Fidalgo nessa novela. Ela é muito boa, certamente fará isto como deve ser.

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutos atrás, Eoburrosoueu disse:

 

Só para dar um exemplo, o House of Cards é filmado 90% em estúdio e custa a módica quantia de 4-5 milhões de dólares por episódio. Já o Walking Dead é filmado quase todo em exteriores e custa 2-3 milhões por episódio. Não é por aí...

Eu não vejo essas séries, mas como é que é possível uma série com zombies e que deve gastar imenso na maquilhagem e efeitos especiais custar menos que um drama politico?! E estranho... por exemplo Game of Thrones custa 6/7 milhões de dolares por episodio.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 minutos atrás, Forbidden disse:

Eu não vejo essas séries, mas como é que é possível uma série com zombies e que deve gastar imenso na maquilhagem e efeitos especiais custar menos que um drama politico?! E estranho... por exemplo Game of Thrones custa 6/7 milhões de dolares por episodio.

House of cards a começar pelo elenco que não deve ser nada barato manter o protagonista a fazer a série e mesmo outros... e depois os valores de produção. Eu já vi episódios produzidos pela Jodie Foster por exemplo e outros nomes relativamente importantes no meio ... ou seja a aposta é muito na qualidade da realização e produção.

Walking Dead não é assim tão cara nesse campo... aquilo é sempre igual a maioria das cenas mais complexas é tudo em digital. Não tem propriamente um valor de produção tão elevado como parece (mas sim é mais cara que a grande maioria das series que aí andam)

Já game of thrones é cara porque é feita em muitos locais diferentes do mundo... eles podiam digitilizar tudo e sairia mais barato. Mas a qualidade nunca seria a mesma... e ter este tom internacional também lhe reforça a identidade. Além do enorme elenco principal e adicional.

A diferença está sempre nos valores de produção e no que os canais têm para investir na qualidade e tempo de produção... a netflix e a hbo têm muito mais a ganhar por explorar isso que a AMC que é um canal de basic cable. Se walking dead n fosse o gigante sucesso que é nem da segunda temporada passava.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutos atrás, pickles disse:

House of cards a começar pelo elenco que não deve ser nada barato manter o protagonista a fazer a série e mesmo outros... e depois os valores de produção. Eu já vi episódios produzidos pela Jodie Foster por exemplo e outros nomes relativamente importantes no meio ... ou seja a aposta é muito na qualidade da realização e produção.

Walking Dead não é assim tão cara nesse campo... aquilo é sempre igual a maioria das cenas mais complexas é tudo em digital. Não tem propriamente um valor de produção tão elevado como parece (mas sim é mais cara que a grande maioria das series que aí andam)

Já game of thrones é cara porque é feita em muitos locais diferentes do mundo... eles podiam digitilizar tudo e sairia mais barato. Mas a qualidade nunca seria a mesma... e ter este tom internacional também lhe reforça a identidade. Além do enorme elenco principal e adicional.

A diferença está sempre nos valores de produção e no que os canais têm para investir na qualidade e tempo de produção... a netflix e a hbo têm muito mais a ganhar por explorar isso que a AMC que é um canal de basic cable. Se walking dead n fosse o gigante sucesso que é nem da segunda temporada passava.

Pois, os atores podem ser muito caros, por exemplo os Friends chegaram a custar 10 milhões por episódio a conta dos atores... e por isso que as vezes é dificil de ver se uma serie ou filme e cara ou não.

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

53 minutes ago, Forbidden said:

Eu não vejo essas séries, mas como é que é possível uma série com zombies e que deve gastar imenso na maquilhagem e efeitos especiais custar menos que um drama politico?! E estranho... por exemplo Game of Thrones custa 6/7 milhões de dolares por episodio.

E ainda há outra coisa, o Walking Dead tem um elenco muito maior do que o House of Cards...

Explica-se, como disse o pickles, pelos nomes envolvidos e pela qualidade de realização e produção. O House of Cards é produzido como um filme, câmaras + lentes + iluminação de topo, tempos de filmagem essencialmente de filme (e o tempo que demoram as filmagens é sempre o fator que mais influencia o custo). Basta olhar para uma e outra série e ver que a diferença em termos técnicos é enorme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hora atrás, Forbidden disse:

Não acho que seja por ai... se a Única Mulher pdoe passar no 1ª horário com cenas de violencia e nudez, porque não pode passar uma série com so mete conversas?! Pelo menos a partir das 22:30 podia passar perfeitamente, visto que é esse o horário pra passar produtos pra maior de 16 anos.

Nisso tens razão. Se calhar 22h30 não era um mau horário para a série. Mas mais cedo do que isso acho que não faz sentido. Vou pôr isto como spoiler, ainda que não seja nada por aí além:

Spoiler

Logo no primeiro episódio, a personagem da Soraia Chaves descreve detalhadamente o encontro sexual que teve na noite anterior. A componente sexual, aliás, vai estar sempre presente nas cenas dela. Tendo em conta que o trailer dá a entender que os diálogos vão ser iguais do texto original, por cá deve acontecer o mesmo.

Mas também estou expectante e receoso em relação à maneira como vão gerir a série na grelha. O Deusdado gosta de passar a ideia de que não quer saber de audiências mas, por exemplo, o Nelo & Idália (que é péssima) começou depois do Sexta às 9 e agora já está às 23h.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, Johnman disse:

Bem-vindo ao fórum, antes de mais. Tenho de concordar contigo totalmente acerca do elenco, tendo tb visto risquinhas do In Treatment - já agora, a miúda que faz de Sofia é a Catarina Rebelo, que fez de Kika no Mar Salgado. Se não viste, procura algumas cenas dela com a Joana Santos e o Fidalgo nessa novela. Ela é muito boa, certamente fará isto como deve ser.

Obrigado. :)

Ah é essa? Eu não vi Mar Salgado, a não ser algumas cenas esporádicas e o final, e os miúdos dessa novela pareciam-me mesmo bons. Assim fico mais descansado :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

52 minutos atrás, Eoburrosoueu disse:

E ainda há outra coisa, o Walking Dead tem um elenco muito maior do que o House of Cards...

Explica-se, como disse o pickles, pelos nomes envolvidos e pela qualidade de realização e produção. O House of Cards é produzido como um filme, câmaras + lentes + iluminação de topo, tempos de filmagem essencialmente de filme (e o tempo que demoram as filmagens é sempre o fator que mais influencia o custo). Basta olhar para uma e outra série e ver que a diferença em termos técnicos é enorme.

O facto do elenco de The Walking Dead ser renovado de tempos a tempos também ajuda (já não vejo a série há 2 anos, mas deve continuar com essas mexidas). Quanto mais tempo um actor fica numa série, mais dinheiro terá de receber.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 horas atrás, Forbidden disse:

E séries como Once Upon a Time e Vampire Diaries, são caras?

E once upon a time é quase toda feita em chroma... não conseguem (devido à pouca margem temporal da exibição) produzir a um nível de game of thrones ou mesmo outras do cabo... simplesmente tempo é dinheiro e tudo tem de ser feito em prazos apertados, a qualidade não se consegue por aí.

o CGI hoje em dia facilita muito as coisas nessas séries de fantasia como vampire diaries e afins... noutros tempos dificilmente um canal como a cw conseguia produzir tal coisa.

Mas isto já é off topic porque aqui no nosso canto temos de contar tostões para produzir uma série... e muito esforço financeiro é feito para a rtp trazer estes produtos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutos atrás, pickles disse:

E once upon a time é quase toda feita em chroma... não conseguem (devido à pouca margem temporal da exibição) produzir a um nível de game of thrones ou mesmo outras do cabo... simplesmente tempo é dinheiro e tudo tem de ser feito em prazos apertados, a qualidade não se consegue por aí.

o CGI hoje em dia facilita muito as coisas nessas séries de fantasia como vampire diaries e afins... noutros tempos dificilmente um canal como a cw conseguia produzir tal coisa.

Mas isto já é off topic porque aqui no nosso canto temos de contar tostões para produzir uma série... e muito esforço financeiro é feito para a rtp trazer estes produtos.

Mas o chroma e CGI também custam dinheiro, não? Aqui em Portugal nem se usa muito disso, não deve ser assim tão barato...

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Forbidden disse:

Mas o chroma e CGI também custam dinheiro, não? Aqui em Portugal nem se usa muito disso, não deve ser assim tão barato...

depende obviamente do grau de complexidade no seu uso, pois a tecnologia evoluiu... mas já começa a ser bem mais barato do que era inicialmente quando comparado com o que a produção tem de pagar para alugar um cenário real no meio de uma cidade... um dos maiores problemas para as series (que têm orçamentos limitados) era mesmo esse, se agora fazes tudo em chroma em estudio fica muito mais barato. A série espanhola El Principe que usava Ceuta como cenário n foi praticamente nada filmado lá... era tudo em chroma (de má qualidade diga-se). Em portugal não sei em que ponto estamos com isso... mas tirando coisas pontuais como 'gemeas' n é muito habitual ainda...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 horas atrás, Ivo disse:

A personagem da Soraia Chaves parece ser bastante interessante, é atiradiça e parece ter conversas picantes :P quer dizer, as personagens à primeira vista parecem todas ser boas, a que menos gostei é a da Catarina Rebelo...

Deve ser do género da personagem interpretada pela Melissa George na versão americana :D Tinha um "crush picante" pelo terapeuta, estava sempre a provocá-lo, subtilmente e não só... :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...