Jump to content

Our Dystopian Story - Tópico Geral


VTL

Posts Recomendados

Eu acho que a história deveria ser prolongada uns dois episódios. O organizador do concurso podia escrever a sinopse + o primeiro episódio e depois cada concorrente escrevia um episódio. Entretanto iam todos a votações e o episódio final seria escrito pelo vencedor. Seria como "um prémio". Faria bem mais sentido :P

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a história deveria ser prolongada uns dois episódios. O organizador do concurso podia escrever a sinopse + o primeiro episódio e depois cada concorrente escrevia um episódio. Entretanto iam todos a votações e o episódio final seria escrito pelo vencedor. Seria como "um prémio". Faria bem mais sentido :P

Por mim parece-me bem, o que vos parece [concorrentes]?

edit: Eu não tenho, neste momento, tempo para escrever o primeiro episódio, mas concordo que o último seja entregue ao vencedor, o que vos parece?

Editado por lvigario
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã será a apresentação + sorteio. Eu deixarei tudo aqui pela manhã, para irem escolhendo ao longo do dia.

 

Quanto ao último episódio ser o "prémio", vou ter de falar com os responsáveis do aTV para falar na possibilidade de um novo episódio.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

x5bke9.png

- Apresentação do Género da Temporada e Sorteio -

Seguidamente apresento-vos o cartaz desta temporada que vos vai dar a conhecer o género da série que vocês irão desenvolver.

14lhmoj.png

Como podem ver esta temporada terá Distopia como género.

Abram o seguinte spoiler para ficarem como exemplos de distopia e perceberem melhor o género:

DISTOPIA

Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa" . As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.

Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.

Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos.

Fonte: Wikipedia

Basicamente são uma desconstrução da sociedade e/ou da forma como esta se relaciona.

Exemplos de ficção distópica:

The-Hunger-Games-the-hunger-games-249553

The Hunger Games - Os Jogos da Fome

Num futuro pós-apocalíptico não muito distante, no território outrora conhecido como América do Norte, existe Panen, uma nação administrada por um governo totalitário que domina os seus 12 distritos. Uma anterior insurreição fracassada dos distritos contra o Capitólio resultou no extermínio de um 13º e num acordo tácito de rendição entre os restantes. Assim, a viver no limiar de pobreza, numa existência de quase escravatura, os seus habitantes são constantemente relembrados da sua posição de obediência perante o governo. Todos os anos, cada distrito envia dois adolescentes entre os 12 e os 18 anos para participar nos Jogos da Fome, competições de vida e morte em que apenas um sairá vencedor. Katniss Everdeen  é uma jovem de 16 anos que, após a morte do pai, se tornou no único sustento da família. Quando Primrose , a sua irmã de 12 anos, é seleccionada para os jogos, Katniss voluntaria-se para a substituir. Agora, sabendo como a sua vida é crucial para a sobrevivência da família, ela está disposta a lutar com todas as suas forças e tornar-se na única sobrevivente daqueles divertimentos bárbaros...

tumblr_mrzc1kWfxo1qerdhoo1_500.gif

Divergente

Duzentos anos após uma devastadora guerra ter destruído grande parte do território e da população global, um novo sistema democrático foi criado pelos remanescentes da guerra. Foi uma ideia inovadora que trouxe ordem, paz e prosperidade aos habitantes de uma Chicago futurista. Esses fundadores acreditavam que o motivo dos seres humanos entrarem em guerra não era uma ideologia política, crença religiosa ou nacionalismo, sendo assim para evitar qualquer tipo de conflito a sociedade inteira foi dividida em cinco grupos sociais, denominados de: Facções. As cinco facções todas elas trabalham na manutenção da cidade, desempenhando funções em diferentes setores. Cada facção tem um determinado nome e cultivam virtudes específicas, são elas:

Abnegação - Que cultiva o Altruísmo; e supriu a demanda por líderes altruístas no governo;

Amizade - Que Cultiva a Harmonia, a Paz e o Perdão; cedeu conselheiros, agricultores e zeladores compreensivos;

Audácia - Que Cultiva a Coragem e a Ousadia; se encarrega da proteção contra ameaças tanto internas quanto externas.

Franqueza - Que Cultiva a Verdade, a Justiça e a Imparcialidade; providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário;

Erudição - Que Cultiva o Conhecimento e a Lógica; forneceu professores, médicos e pesquisadores inteligentes;

E não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível na sociedade, é viver abandonado em extrema pobreza sem ter acesso a quaisquer direitos. Esse grupo se denomina Sem-Facção.

Beatrice Prior nasceu e cresceu na Abnegação, mas o Teste de Aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, que determina a que facção querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma Divergente - tendo aptidão para mais de uma facção. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é, ao mesmo tempo que esconde de todos o fato de ser uma Divergente, pois isso a torna uma ameaça em potencial ao sistema estabelecido, e pode significar sua morte. Beatrice faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre a sua vida, o seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

2ex566h.jpg

In Time

No mundo de In Time, o tempo virou moeda. As pessoas param de envelhecer aos 25 anos. Os ricos conseguem "ganhar" décadas de uma só vez, podendo até se tornar imortais. Os outros têm de pedir esmolas, pegar emprestado ou roubar mais horas para chegarem vivos até o final do dia. Ao ser falsamente acusado de ter roubado todo o "tempo" de um homem, o que teria provocado sua morte, Will Salas, morador da periferia, terá de provar a sua inocência e descobrir uma maneira de destruir o sistema.

Looper-3.jpg

Looper

No ano de 2044, um assassino de 25 anos chamado Joseph "Joe" Simmons trabalha como "Looper" para uma companhia da máfia de Kansas City. Um looper mata pessoas enviadas do futuro, através de uma máquina do tempo, do quartel-general da companhia em Xangai no ano de 2074 e livra-se dos corpos. Loopers são pagos (em barras de prata que chegam amarradas às costas da vítima), sob a condição que suas vítimas nunca devem escapar. Quando Joe descobre que seu novo alvo é o seu eu do futuro, ele falha em sua missão e o deixa escapar. Seus empregadores começam a caçá-lo por não ter cumprido seu trabalho, forçando Joe a lutar por sua vida enquanto caça seu eu do futuro.

Tem cinco personagens no cartaz, que terão de usar no vosso projeto, sendo que nenhuma delas tem nome, por isso, essa será uma das vossas missões. Contudo, sempre que as apresentarem na história, devem descrever quem são para que os concorrentes dos restantes episódios percebam exatamente quem é quem. Podem ser vilões/vilãs ou bonzinhos/boazinhas, isso fica a vosso encargo. Podem relacionar-se ou não. Podem viver no mesmo mundo ou não. Deixo essas decisões para vocês.

Deixo aqui imagens individuais a cores de cada um deles para que os possam conhecer melhor.

25qsxoi.png2qn0ho2.png54buyg.png

vqhcoy.pngnqyfky.png

O tempo e o espaço da história é da vossa responsabilidade também. Peço-vos que escrevam com pés e cabeças e respeitem o trabalho dos colegas que escreveram anteriormente.

SORTEIO

SixPencils.gif

Para vos ser atribuído o número do episódio, têm de escolher um destes lápis. Escrevam no post, a cor de lápis que decidiram ficar.

Temos portanto 6 lápis e como há duas cores semelhantes vamos atribuir estes nomes (começando no lápis azul no sentido contrário ao ponteiro do relógio): lápis azul, lápis vermelho, lápis verde, lápis amarelo, lápis roxo e lápis rosa [embora eu saiba que é violeta/roxo, mas é mais simples desta forma].

Escolham com sabedoria!

Quero saber a vossa opinião face ao tema! 

Todas as dúvidas, deixem aqui no post.

tumblr_n4rbc4mxZ91szxfwno2_250.gif

Episódios + Concorrentes:

Episódio 1 - Oxi + herportrait

Episódio 2 - Mundo

Episódio 3 - sergio.duarte

Episódio 4 - André Sousa

Episódio 5 - Ryouta

Episódio 6 - Bloody

Editado por lvigario
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tema bom. Estou na minha praia. Escolho o lápis vermelho. lvigario, Maze Runner também é um exemplo de distopia,não?

​Exatamente :)

Escolheste o lápis vermelho, ficas com o episódio....

4

Adorei o tema, vai dar muito pano para mangas!:) Quanto ao lápis, escolho o lápis roxo.

​Ainda bem, obrigado :)

Escolheste o lápis roxo, ficas com o episódio....

2

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, esqueci-me de referir no post. 

Infelizmente, o vencedor não ficará com o último episódio, porque já era/é tarde demais para alargar a série por mais uma semana. De qualquer das forma fica a sugestão para uma futura temporada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, esqueci-me de referir no post. 

Infelizmente, o vencedor não ficará com o último episódio, porque já era/é tarde demais para alargar a série por mais uma semana. De qualquer das forma fica a sugestão para uma futura temporada :)

​Mas o primeiro episódio será escrito por um participante ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lápis azul para mim. :P Quanto ao tema, está ao nível do que se pode encontrar nos dias de hoje, o que é bom. Estou ansioso! :D 

​Escolheste o lápis azul, ficas com o episódio....

6

Espero que quem escreva o último capítulo meta muito drama e mortes na história :smoke: 

​Vamos ver o que é que o Bloody vai fazer :)

 

É que nem tem sinopse para orientar...

​Mas eu vejo isso como algo positivo, porque assim não estão tão presos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...