Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

24 minutes ago, JDaman said:

Poça, que luxo de programação desportiva. Champions, FA Cup, Roland Garros, F1, Mundial de Andebol... Tempo de vacas gordas e sem cabo!

Também os direitos eram bem mais baratos, pelo menos em alguns casos. 

E ainda havia jogos da Liga Espanhola e Italiana na TVI, da Liga Inglesa, da NBA na RTP2...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Rangel disse:

Também os direitos eram bem mais baratos, pelo menos em alguns casos. 

E ainda havia jogos da Liga Espanhola e Italiana na TVI, da Liga Inglesa, da NBA na RTP2...

Sim, isso também é verdade. Se bem que é pena que a RTP tenha desinvestido do ténis (desinvestimento que começou em 2003, se não estou em erro). Ainda cheguei a ver Roland Garros em miúdo na RTP2 e não tenho ideia dos direitos serem assim tão caros. Mas em relação ao futebol e F1, seria muito complicado ter um conjunto de propriedades como aquelas. A F1 actualmente só mesmo num cenário à lá Sky/BBC em 2012, se a RTP estivesse interessada em emitir metade dos GPs.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Parece haver um problema de sincronia entre som e imagem.

 

há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Parece haver um problema de sincronia entre som e imagem.

Ao meu ver não há.

Aquele "bip" vem do gravador (aquilo foi transferido de um telerecording da videotape original, que é bastante provavel que tenha outra gravada em cima)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Vascof2001 disse:

 

Ao meu ver não há.

Aquele "bip" vem do gravador (aquilo foi transferido de um telerecording da videotape original, que é bastante provavel que tenha outra gravada em cima)

Peço desculpa, julgava que era o relógio da RTP a marcar as 19:30.

No 25 de Abril já mudaram o relógio (usado até 1986), cheira-me que a mudança foi feita ou no fim de 1973 ou no início de 1974.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

Peço desculpa, julgava que era o relógio da RTP a marcar as 19:30.

No 25 de Abril já mudaram o relógio (usado até 1986), cheira-me que a mudança foi feita ou no fim de 1973 ou no início de 1974.

1985, no máximo, segundo  alinhamentos de emissão que se encontram presentes neste documento, o relógio era um da Tissot, provavelmente o que era usado em 86 em diante

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Vascof2001 disse:

1985, no máximo, segundo  alinhamentos de emissão que se encontram presentes neste documento, o relógio era um da Tissot, provavelmente o que era usado em 86 em diante

Há o tal relógio num episódio da série documental RTP - Retratos de uma Televisão ao Tissot Stylist antes do Jornal das 9 (a entrar com um minuto de atraso). Basicamente é tipo o relógio que usava a televisão de Singapura na altura mas a azul num fundo preto (mesmo relógio da RTP Lisboa) e com o anunciante dentro do relógio e não por baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, ATVTQsV disse:

Há o tal relógio num episódio da série documental RTP - Retratos de uma Televisão ao Tissot Stylist antes do Jornal das 9 (a entrar com um minuto de atraso). Basicamente é tipo o relógio que usava a televisão de Singapura na altura mas a azul num fundo preto (mesmo relógio da RTP Lisboa) e com o anunciante dentro do relógio e não por baixo.

Era esse que falava, o de 86 em diante, mas não sabia a Sbc tamtem tinha um relogio igual a esse, tens que mostram-me imagens.

A RTL PLUS também era como o nosso.

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Off: A SBC não tinha o mesmo relógio. Até 2004/2005 usavam analógico os antes das notícias e desde então passou a ser digital, com anunciantes de vez em quando. A RTP que aprenda.

O relógio classico que refiro está no início e foi usado até 1992/1993 quando foi substituido por um novo, completamente renderizado a computador. A RTP continuava a utilizar relógios pavorosamente anos 80 até serem substituídos por digitais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, LP 98 said:

Talvez seja o único a pensar isto mas, de certa forma, as promos "Estação Primavera" do Canal 1 tiveram o mesmo propósito que as da "Mudança da Estação" (2004):

 

Talvez, embora eu acho algo incoerente com a imagem da RTP1, para além isso ainda falam de forma explícita no 'Canal 1'. A mudança de 2004 foi melhor preparada, também porque tiveram mais tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reconstituição incompleta do encerramento no antigo regime:

Só sei de dois episódios do Conta-me Como Foi onde o encerramento apareceu. Sei que apareceu ainda nos primeiros mas não me lembro em qual episódio e onde exactamente. O excerto veio do episódio 49, A Ronda do Soldadinho - é mais fácil encontrar pois estava no início do episódio (há também um pouco de diálogo que deveria ter retirado, mas pronto, é o que há).

Há cinco anos a RTP teve um site alusivo aos 40 anos do 25 de Abril e o site mostrou programas da altura, e o fecho estava representado por uma imagem do emissor da RTP em Monsanto acompanhado por aquela música que mais tarde foi o nosso Recordar é Viver (que foi "adaptado" de uma obra francesa). Teria sido este o slide utilizado antes do hino em alturas do PREC?

Só falta a Meditação:

Citacoes Erros Vida Filosofia

Citacoes Erros Vida Filosofia

Segundo o site Obvious, de onde saquei estas imagens:

"Lembram-se há muitos anos quando só havia um canal de televisão em Portugal chamado RTP, era a preto e branco e encerrava cedo? Todos os dias no fim da emissão, antes do hino nacional, havia uma pequena rubrica intitulada Meditação onde era colocado um painel com uma frase ou pensamento ao som de uma música solene e triste. Pois bem: decidi reviver aqui essa rubrica embora longe das pretensões moralizantes originais."

Se tinha "pretensões moralizantes" há cerca de 45/50 anos, então era o quê? Um epílogo do padre?

(tema da rubrica: Johann Pachelbel, Kanon em ré maior para 3 violinos e baixo contínuo)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a chatice, mas gostava de saber a data exacta (entre Março, Abril ou Maio de 1991) em que o DOG do Canal 1 começou a ser utilizado no canto superior esquerdo do ecrã.

 (Este "Caderno Diario" com o Pedro Mourinho foi emitido a 8 de Maio de 1991. Aliás, embora adoro mesmo Portugal, sou de origem espanhola, e fui 2 vezes (a primeira ao Porto e a Mangualde e a segunda a Elvas, Campo Maior e Arronches). Além disso, adoro pesquisar nos jornais e nas revistas para arranjar fontes fiáveis como se eu fosse um detective (Sherlock Holmes) ou um mergulhador.

Um abraço a todos

Carlos M.S. (Podem chamar-me Carlinhos, se quiserem).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, carlosms88 disse:

Desculpem a chatice, mas gostava de saber a data exacta (entre Março, Abril ou Maio de 1991) em que o DOG do Canal 1 começou a ser utilizado no canto superior esquerdo do ecrã.

 (Este "Caderno Diario" com o Pedro Mourinho foi emitido a 8 de Maio de 1991. Aliás, embora adoro mesmo Portugal, sou de origem espanhola, e fui 2 vezes (a primeira ao Porto e a Mangualde e a segunda a Elvas, Campo Maior e Arronches). Além disso, adoro pesquisar nos jornais e nas revistas para arranjar fontes fiáveis como se eu fosse um detective (Sherlock Holmes) ou um mergulhador.

Um abraço a todos

Carlos M.S. (Podem chamar-me Carlinhos, se quiserem).

Penso que foi em Abril, em Março ainda usavam o DOG 3d.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a minha mãe a RTP nos anos 80 metia o símbolo da RTP estático (como no encerramento depois do hino) e música sacra durante horas, mas não encontro indícios, sobretudo nas grelhas dos anos 80 que correspondem às suas memórias.

há 12 minutos, Vascof2001 disse:

Não, por acaso encontrei numa cassete, as cotações da Bolsa Dos Açores (penso eu). 

Bolsa dos Açores? Incrível, se houve também uma na Madeira então Portugal tinha quatro bolsas de valores (Lisboa, Porto, Açores, Madeira). Hoje só há PSI20.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Segundo a minha mãe a RTP nos anos 80 metia o símbolo da RTP estático (como no encerramento depois do hino) e música sacra durante horas, mas não encontro indícios, sobretudo nas grelhas dos anos 80 que correspondem às suas memórias.

Nós já sabemos disso! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Nós já sabemos disso! 

Era para fazer uma reconstituição disto em vídeo esta semana, mas não tive a real gana de o fazer.

Como já disse em tempos no tópico Grelhas Antigas de Televisão:

1957: havia televisão na Sexta-Feira Santa;
1958 a 1968: não havia por ser "dia solene";
1968 a autonomia da RTP 2: só a RTP 1 emitia (serviço reduzido);
autonomia da RTP 2: a RTP 2 passou a emitir serviço reduzido.

Para justificar o que disse: na Quinta-Feira Santa de 1984 a RTP 1 abria às 15:00, mas na sexta a emissão abria "à hora normal", às 18:00.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...