Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 3 horas, Vascof2001 disse:

Será que foi finalmente resolvido o mistério de como era o arranque das emissões da RTP1 em 1996? Vejam a parte do 1:23 do linkhttps://arquivos.rtp.pt/conteudos/retratos-de-uma-televisao-publica-parte-i/

Talvez tenha sido uma montagem apenas para o programa em questão... Mas sim, a cortina azul é a mesma de 1 ou 2 dos separadores dessa época.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Vascof2001 disse:

Será que foi finalmente resolvido o mistério de como era o arranque das emissões da RTP1 em 1996? Vejam a parte do 1:23 do linkhttps://arquivos.rtp.pt/conteudos/retratos-de-uma-televisao-publica-parte-i/

Tinha a ideia de que a RTP tinha abandonado o hino da RTP versão vaporwave rasca em 1996 porque a abertura da RTP 2 era a combinação daqueles separadores todos com o tema da 2 (a das grelhas de programação que era o da abertura). Logo, a RTP 1 devia ter tido algo parecido com o tema do canal e os separadores do mesmo.

Aliás, a imagem que ilustra o "encerramento" no site da RTP (já nenhum canal encerra desde Novembro de 2007, quando a RTP Açores abandonou esta prática) era parecida àquela e com o texto "TELEVISÃO PORTUGUESA". Eu por anos julgava que, antes de surgirem fechos da fase entre 1996 e 2000, usavam este separador no fecho das emissões, supostamente quando o hino acabava.

E mais uma: Telejornal de 30 de Novembro de 2005. Pouco depois da renovação da RTP N. Eu julgava que os dois canais renovaram alguns grafismos na mesma data mas afinal a RTP 1 mudou a 1 de Dezembro salvo erro. Inclui o sumário do grafismo de 2004.

Só falta o tema da meteorologia (remix do tema da genérico) e o primeiro genérico do Portugal em Directo (Outubro a Dezembro de 2005), com sonoridade diferente mas qie se assemelhava à posterior sem ser remix do Telejornal (o do PeD saía mais ao BDP de 2005).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, LAboy 456 disse:

O "TV Rural" já está no site dos arquivos da RTP - bem, pelo menos aquilo que eles têm nos arquivos deles:

https://arquivos.rtp.pt/programas/tv-rural/?fbclid=IwAR0-6ssvTa_VUT7vHhytgH2lPxsrtFjDFEc-sPfV_T3ae7WJNrKhXBkg61o

Nos arquivos deles? Bem aposto que existem mais TV Rurais do que esses, aquilo era tudo em filme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, LAboy 456 disse:

O "TV Rural" já está no site dos arquivos da RTP - bem, pelo menos aquilo que eles têm nos arquivos deles:

https://arquivos.rtp.pt/programas/tv-rural/?fbclid=IwAR0-6ssvTa_VUT7vHhytgH2lPxsrtFjDFEc-sPfV_T3ae7WJNrKhXBkg61o

O TV Rural (que para muitos será associado aos domingos de manhã, sobretudo às gentes da era croma) foi um dos programas em que mais horários esteve. Na primeira década o programa dava por volta das 19/20 horas (na edição de 1966 ele despede-se a dizer "boa noite"). Com o surgimento das emissões à hora do almoço, a RTP passou a arrancar todos os dias ao meio-dia e em pleno ano do 25 de Abril dava umas horas mais cedo. Só no fim dos anos 70/início dos anos 80 é que passou para as manhãs, juntamente com outro programa, o 70x7 (que nos primeiros anos dava por volta da hora do almoço).

Seca era vir da missa e apanhar a RTP 1 sem emissão até arrancar com a Eucaristia Dominical.

há 8 minutos, Vascof2001 disse:

Nos arquivos deles? Bem aposto que existem mais TV Rurais do que esses, aquilo era tudo em filme.

A RTP Memória só repetiu TVs Rurais de 1989-1990, boa parte dos anteriores julgo ter sido apagado pela RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Pedro Ponte disse:

Esta iniciativa dos Arquivos RTP esta excelente. Espero que publiquem Regresso a Sizalinda (gravada em 2007, transmitida em 2010). Alguem daqui chegou a assistir? :-) 

O nome é me familiar... 

Podes sempre mandar um email a pedir que publiquem, há umas semanas pedi que mandassem algumas coisas referentes à história da RTP e até agora mandaram uma das coisas que pedi, uma reportagem sobre a RTP de 1996. O maior obstáculo é quando se trata de algo foi produzido para a RTP, pois existe toda aquele complicação dos direitos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Spoiler

 

On 28/02/2019 at 16:41, ATVTQsV disse:

Tinha a ideia de que a RTP tinha abandonado o hino da RTP versão vaporwave rasca em 1996 porque a abertura da RTP 2 era a combinação daqueles separadores todos com o tema da 2 (a das grelhas de programação que era o da abertura). Logo, a RTP 1 devia ter tido algo parecido com o tema do canal e os separadores do mesmo.

Aliás, a imagem que ilustra o "encerramento" no site da RTP (já nenhum canal encerra desde Novembro de 2007, quando a RTP Açores abandonou esta prática) era parecida àquela e com o texto "TELEVISÃO PORTUGUESA". Eu por anos julgava que, antes de surgirem fechos da fase entre 1996 e 2000, usavam este separador no fecho das emissões, supostamente quando o hino acabava.

E mais uma: Telejornal de 30 de Novembro de 2005. Pouco depois da renovação da RTP N. Eu julgava que os dois canais renovaram alguns grafismos na mesma data mas afinal a RTP 1 mudou a 1 de Dezembro salvo erro. Inclui o sumário do grafismo de 2004.

Só falta o tema da meteorologia (remix do tema da genérico) e o primeiro genérico do Portugal em Directo (Outubro a Dezembro de 2005), com sonoridade diferente mas qie se assemelhava à posterior sem ser remix do Telejornal (o do PeD saía mais ao BDP de 2005).

Émuito provável que a abertura seria essa, segundo a Blue Angie do Fórum do mistériojuvenil.com...

Citação

Acho que antes da abertura da RTP, havia um relógio grande azul em que quando o ponteiro dos segundos chegava aos 8 aparecia uma música bonita e o logotipo da RTP com um pano azul por detrás. E depois ouvia-se uma voz a dizzer algo do género "Bom Dia...esta é a sua casa" (não me lembro bem assim) 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Vascof2001 disse:
  Ocultar conteúdo

 

Acho que antes da abertura da RTP, havia um relógio grande azul em que quando o ponteiro dos segundos chegava aos 8 aparecia uma música bonita e o logotipo da RTP com um pano azul por detrás. E depois ouvia-se uma voz a dizzer algo do género "Bom Dia...esta é a sua casa" (não me lembro bem assim) 

Talvez a música fosse a mesma que a RTP2 usava no início de emissão entre out. 1998 e jan. 2002 ? E provavelmente o relógio seria este:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me de ter lido aquele post no Mistério Juvenil e eu julgava que o genérico que ela referia era anterior a 1990 (mas estava enganado). Até ter descoberto no mesmo fórum algo sobre o genérico de abertura da era Canal 1 com a mira que desmontava (que criava uma paisagem com uma cidade e um casal a exercitar, segundo um vídeo da grelha de 1991 que não está no YouTube, uma pena).

É-me provável que o relógio tinha anúncios. Em O Que Arde Cura, vemos o relógio da RTP 1 antes do genérico de abertura com o anúncio do Império Bonança. A emissão não estava praticamente aberta (ainda não tocou o hino da RTP versão chunga colheita de 1986) e já nos estavam a impingir com anúncios! Quais televendas, quais quê!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, ATVTQsV said:

Ou era da produtora ou era da TPA. Algo tipo Vôo Directo.

Exato, foi em parceria com a TPA tal como voo direto, por isso alguns atores angolanos participaram. 

 

21 hours ago, Vascof2001 said:

O nome é me familiar... 

Podes sempre mandar um email a pedir que publiquem, há umas semanas pedi que mandassem algumas coisas referentes à história da RTP e até agora mandaram uma das coisas que pedi, uma reportagem sobre a RTP de 1996. O maior obstáculo é quando se trata de algo foi produzido para a RTP, pois existe toda aquele complicação dos direitos

Vou fazer isso, espero que resulte. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto sim é uma raridade - eu julgava que na altura a grelha do encerramento da RTP 1 era lido.

Precioso o estúdio de continuidade. Acho que o do 1 enclausurado num círculo era igualmente para estes fins.

Igualmente raro é o vídeo do hino, instrumental. Antes em 1982 e em 1986 era cantado, e, segundo um par de episódios do Conta-me Como Foi, era instrumental no antigo regime. Agora este encerramento só com a bandeira, nada de céu, é igualmente raro. Acho que também uma coisa tão temida como o hino mudava quando a RTP tinha vontade, pelo menos até 1986.

O hino era temido só por ser sinal de "tu já devias estar na cama, apaga quando acabar" pela sua agressividade, e também criava uma sensação de vazio que até consternava a minha mãe (quando era criança) quando chegava a hora do fecho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/03/2019 at 20:44, ATVTQsV disse:

Isto sim é uma raridade - eu julgava que na altura a grelha do encerramento da RTP 1 era lido.

Precioso o estúdio de continuidade. Acho que o do 1 enclausurado num círculo era igualmente para estes fins.

Igualmente raro é o vídeo do hino, instrumental. Antes em 1982 e em 1986 era cantado, e, segundo um par de episódios do Conta-me Como Foi, era instrumental no antigo regime. Agora este encerramento só com a bandeira, nada de céu, é igualmente raro. Acho que também uma coisa tão temida como o hino mudava quando a RTP tinha vontade, pelo menos até 1986.

O hino era temido só por ser sinal de "tu já devias estar na cama, apaga quando acabar" pela sua agressividade, e também criava uma sensação de vazio que até consternava a minha mãe (quando era criança) quando chegava a hora do fecho.

De referir também as (boas) escolhas de canções durante o segmento da grelha de programação dos dois canais para o dia seguinte neste altura - bem, pelo menos, nos finais de emissão que vi desta altura (como aquele da RTP 2 no último dia de 1982 e agora este da RTP 1+ um segmento de continuidade da RTP 1 de 1983 que antecedia o "Aqui & agora"

Spoiler

RTP 2, 31/12/1982 - Linda Ronstadt com "Lies", versão de um original dos The Knickerbockers datado de 1965 feita para o album que ela lançara em Setembro de 1982 ("Get closer"). A canção foi também o lado B internacional do single "Tell him" e chegou a ter videoclip

RTP 1, 07/01/1983 (1º periodo de emissão) - Uma versão instrumental em formato jazz de "Lança perfume" de Rita Lee, canção lançada em Setembro de 1980 no album homónimo da cantora (provavelmente uma versão feita por outra pessoa, já que a versão instrumental oficial da canção é diferente dessa versão)

RTP 1, 28/08/1983 - Diana Ross com "Still in love", canção incluida no album "Silk electric" lançado em Setembro de 1982 (o mesmo album que continha o maior sucesso da cantora nesse ano, assim como uma das canções mais lembradas da cantora em toda a sua carreira ("Muscles")

Continuidade da RTP 1 em Julho 1983 - Duas canções do grupo One-Two-Three vindas do album homónimo deles lançado nesse mesmo ano: "Another knife in my back" (que foi o segundo e último single internacional desse album. Também teve também direito a um videoclip) durante o segmento do cartaz de espectáculos e "Midnite fantasy" durante o segmento da grelha da programação para o resto do dia + o segmento do relógio Omega que antecedia o "Aqui & agora"

 

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LAboy 456 disse:

De referir também as (boas) escolhas de canções durante o segmento da grelha de programação dos dois canais para o dia seguinte neste altura - bem, pelo menos, nos finais de emissão que vi desta altura (aquele da RTP 2 no último dia de 1982 e agora este da RTP 1+ um segmento de continuidade da RTP 1 de 1983 que antecedia o "Aqui & agora"

  Ocultar conteúdo

RTP 2, 31/12/1982 - Linda Ronstadt com "Lies", versão de um original dos The Knickerbockers datado de 1965 feita para o album que ela lançara em Setembro 1982 ("Get closer"). A canção foi também o lado B internacional do single "Tell him" e chegou a ter videoclip

RTP 1, 28/02/1983 - Diana Ross com "Still in love", canção incluida no album "Silk electric" de 1982 (o mesmo album que continha o maior sucesso da cantora nesse ano ("Muscles")

Continuidade da RTP 1 em Julho 1983 - Duas canções do grupo One-Two-Three vindas do album homónimo deles lançado nesse mesmo ano: "Another knife in my back" durante o segmento do cartaz de espectáculos e "Midnite fantasy" durante o segmento da grelha da programação para o resto do dia + o segmento do relógio que antecedia o "Aqui & agora"

 

Faltou mencionar a versão jazz do Lança Perfume da Rita Lee na gralha que aparecia após o jornal da Tarde de 1983

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...