Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

Juro que chegou a haver um encerramento do inverno de 1995 onde o grafismo de Setembro de 1994 ainda vigorava.

Posto isto, durante os tempos do Canal 1 o grafismo das grelhas no encerramento mudou nas seguintes alturas:

  • 1991
  • 1992
  • Setembro de 1994
  • Julho de 1995 (verão)
  • Setembro de 1995

Se juntarmos o de 1990 (que não tinha os símbolos dos canais) temos seis grafismos, com uma certa instabilidade a partir de 1994 em que o canal entrou num regime quase TVI de mudança em menos de meio ano (quase).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rangel disse:

Só falta mesmo saber qual o grafismo utilizado pelo Canal1 entre Janeiro e a semana do aniversário da RTP de 1995. Continuo a achar que foi o que estreou em Outubro de 94. Outro que durou pouco tempo.

Pelo menos até janeiro ainda se usava, a avaliar pelos vídeos do Lusitania. É provável que tenha ficado até finaizinhos de fevereiro, depois devem ter posto 1 semana/1 semana e meia no ar aquele separador e DOG dos 38 anos e só depois então é que mudaram para esse grafismo que se vê no vídeo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Rangel said:

Bom escavar. E esse grafismo durou mesmo até ao final do mês de Junho de 1995. Não chegou a 4 meses.

Só falta mesmo saber qual o grafismo utilizado pelo Canal1 entre Janeiro e a semana do aniversário da RTP de 1995. Continuo a achar que foi o que estreou em Outubro de 94. Outro que durou pouco tempo.

Voltando ao vídeo, que bodega de grelha, cheia de novelas de 3ª categoria e de concursos deprimentes. O Moniz deixou a RTP de rastos, essa é a verdade. Pobre Adriano Cerqueira que ficou com a batata quente na mão.

Com o passar dos anos dou mais valor ao trabalho da dupla Joaquim Vieira e Joaquim Furtado, quando pegaram num Canal1 que estava no fosso, sem credibilidade e praticamente sem informação (e de qualidade) na grelha.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Rangel disse:

Voltando ao vídeo, que bodega de grelha, cheia de novelas de 3ª categoria e de concursos deprimentes. O Moniz deixou a RTP de rastos, essa é a verdade. Pobre Adriano Cerqueira que ficou com a batata quente na mão.

Com o passar dos anos dou mais valor ao trabalho da dupla Joaquim Vieira e Joaquim Furtado, quando pegaram num Canal1 que estava no fosso, sem credibilidade e praticamente sem informação (e de qualidade) na grelha.

Novelas que aparecem na grelha:

  • A Traidora (Venezuela)
  • O Avô e Eu (México)
  • Coração Selvagem (México)
  • Malha de Intrigas (EUA)
  • Vizinhos (Austrália)
  • Desencontros (Portugal)
  • 74.5 - Uma Onda no Ar (Brasil)

Quase todas as telenovelas aqui emitidas são da América Latina.  Só havia uma portuguesa e uma brasileira.

De todas as novelas extra-lusófonas, só A Traidora é que teve dobragem exclusiva para Portugal, pois não encontro registos da sua emissão no Brasil. Também a TVI deu Lágrimas (La revancha) antes da Record que mudou o nome da novela em 1994.

O caso mais intrigante é da novela Malha de Intrigas (The Bold and the Beautiful), que por esta altura já estava a dar na Polónia com o nome de Moda na sukces (A Moda para o Sucesso), onde a novela tornou-se extremamente popular e o seu nome polaco, pela sua longevidade, é sinónimo  de algo "aborrecido". Esteve na TVP até 2017 quando a própria afirmou que teve de a retirar da grelha porque o custo de um episódio era caríssimo. Ora, qual é o caso? A novela, pelo que vi, deu com dobragem brasileira e no Brasil deu com dois nomes: Paixáo e Ódio na Manchete em 1991 e os primeiros episódios repetiram com outro nome na Band - Belas e Intrépidas (entre 7 de Junho e 22 de Outubro de 1999). A sua emissão na RTP compreende o período entre 1995 e 1997, entre a emissão da novela nos dois canais. O que me intriga é que parece que foi feita uma nova dobragem entre as duas ou foi a RTP que fez o seu próprio nome, um pouco como as duas novelas da Telemundo que a SIC Caras deu (Rosa Diamante e A Rainha do Sul) - só adicionou uma legenda no genérico e mais nada - o resto era uma dobragem brasileira que nunca deu no próprio Brasil e que hoje em dia seria produto para exportar para Angola, tipo um contrário dos termos vindos dos africanos que mudaram para o Brasil há séculos.

https://arquivo.pt/wayback/19991007100936/http://programas.rtp.pt/series/malha/lymalh.htm

Vizinhos calculo que era legendada, pois não era a primeira vez que deu na RTP, já deu no fim dos anos 80 se não estiver enganado. A RTP deu as primeiras temporadas que incluem os episódios da Seven antes de mudar para a Ten e, já na fase da Ten (que ainda perdura) o episódio do casamento entre Scott e Charlene (interpretada por Kylie Minogue que foi a sua rampa de lançamento para a fama). Julgo que estes mesmos episódios foram os que a Grundy - actual Fremantle Australia - vendeu na altura para a TVG e a TV3, em galego e em catalão, respectivamente. Para comprovar, no primeiro minuto deste vídeo aparece uma menção dos países em que a série deu e aparece Portugal e dá para ouvir excertos da dobragem catalã da novela. Dificilmente os brasileiros iriam dobrar uma novela destas, pois não é dos gostos deles.

Hoje a novela é mais sucesso no Reino Unido (e continua a ser) e na Irlanda. Na Nova Zelândia ainda passa mas sem o sucesso de Home and Away. Curiosamente, Home and Away - antigamente a inimiga antes da Ten mudar o horário de Vizinhos e do seu noticiário para mais cedo - só chegaria a Portugal em 2016 na SIC Mulher com episódios com cerca de dois anos de atraso, mas sem sucesso.

Ainda bem que as novelas latinas saíram da RTP, era mais produto para a TVI que desencadeou esta onda de novelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Rangel @ATVTQsV Claro que a opinião de cada um será sempre subjetiva, mas mesmo sendo algumas dessas novelas "de 3ª categoria", curiosamente Coração Selvagem continua a ser considerada até aos dias de hoje como uma das melhores novelas mexicanas de sempre, a todos os níveis. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais próximo que pude arranjar de Malha de Intrigas:

Convém salientar que Malha de Intrigas foi provavelmente o nome que a RTP deu e esteve mais tempo no ar (pelos vistos) do que as suas duas breves passagens no Brasil. Acho que fizeram o mesmo método que nas novelas da Telemundo que a SIC Caras chegou a dar e que falei um par de posts atrás. Malha de Intrigas deixou de dar em 1999, na mesma altura a Band tirou a série.

Tenho a ilusão de que a RTP passou mais episódios do que no Brasil onde a novela flopou, hoje isto repete-se quando exportam-se dobragens brasileiras de novelas de países como a Colômbia e a Turquia para canais como a ZAP Novelas e não são emitidas em Portugal. Para os fãs destas novelas, tentar encontrar torrents das dobragens é difícil porque encontrar streams da ZAP Novelas é complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/02/2019 at 10:20, ATVTQsV disse:

Novelas que aparecem na grelha:

  • A Traidora (Venezuela)
  • O Avô e Eu (México)
  • Coração Selvagem (México)
  • Malha de Intrigas (EUA)
  • Vizinhos (Austrália)
  • Desencontros (Portugal)
  • 74.5 - Uma Onda no Ar (Brasil)

 

Vizinhos calculo que era legendada, pois não era a primeira vez que deu na RTP, já deu no fim dos anos 80 se não estiver enganado.

Deves estar a confundir com outra telenovela australiana "Filhos & Filhas" que deu na RTP2. 

De referir as duas telenovelas mexicanas. O protagonista de "O Avô e Eu" era um muito jovem Gael Garcia Bernal que mais tarde se tornaria uma estrela internacional alternando entre Hollywood e o cinema hispano-americano. A co-protagonista era Ludwika Patela, a famosa Maria Joaquina de "Carrossel" e do elenco também fazia parte Diego Luna, que co-protagonizou com Bernal o filme "Y Tu Mama También" que os catapultou (e ao realizador Alfonso Cuarón) para a alta-roda do cinema mundial. 
Coração Selvagem era a versão de 1993 é considerada uma das melhores telenovelas mexicanas de sempre, com o par romântico Mónica e Juan Del Diablo, interpretados por Edith Gonzalez e Eduardo Palomo, a ser um dos mais icónicos pares românticos da  teledramaturgia mexicana.  (Salma Hayek foi a outra finalista para o papel de Mónica, chegando a fazer testes de guarda-roupa). Aliás, a personagem do pirata de Juan Del Diablo foi tão icónico que Palomo acabou cair no typecasting fazendo o mesmo tipo de papéis, o herói selvagem, até à sua morte prematura em 2003.  
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/02/2019 at 09:17, ATVTQsV disse:

Quando julgavam que tinham visto os grafismos todos do encerramento dos anos 90, afinal não! Estavam enganados. Encerramento do Canal 1 de 19 de Abril de 1995.

 

Engraçado que o "motivo" das barras já a ABC o tinha utilizado 8 anos antes. Pelo menos a mim é o que me faz lembrar ?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite conhecedores exímios de tv e nostálgicos como eu! Vi aqui que já foi partilhado algum conteúdo do meu canal e venho partilhar mais um vídeo do Raios e Coriscos! 

https://youtu.be/BFu3QWmqwpA

Tenho alguns tesourinhos no meu canal que terei todo o gosto em partilhar com vocês. Não quero que me acusem de SPAM  por isso se não for do vosso agrado digam! 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://m.arquivo.pt/wayback/20020901120019/http://www.novaguarda.pt/150300/ger_cobertura.htm

Quando a RTP estava a estudar a renovação de 2000.

https://m.arquivo.pt/wayback/20020203152716/http://jornal.publico.pt/2002/01/28/Media/R01.html

A renovação de Rangel vista do Público. Já a vi aqui mas eis a dita num site da altura.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, ATVTQsV said:

https://m.arquivo.pt/wayback/20020901120019/http://www.novaguarda.pt/150300/ger_cobertura.htm

Quando a RTP estava a estudar a renovação de 2000.

https://m.arquivo.pt/wayback/20020203152716/http://jornal.publico.pt/2002/01/28/Media/R01.html

A renovação de Rangel vista do Público. Já a vi aqui mas eis a dita num site da altura.

«Agora, cabe a vez a Leonel Moura, artista plástico, a coordenação e consequente remodelação da imagem do canal do Estado. RTP1 e da RTP2 vão ser totalmente renovadas - logotipos, cenários e música.»

Suspeito que o Rangel terá aproveitado esta mudança que pelos vistos terá ficado a meio. Tal como aproveitou o estúdio que seria para a RTP2 versão Notícias para o último Telejornal nos estúdios da 5 de outubro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Vascof2001 disse:

Não acham estranho a rtp comerorar 31 anos de emissão como fossem os 30?

Faz-me lembrar a TV 7 Dias. Desde que fez 30 anos meteu o símbolo a dizer "30 anos a liderar" que esteve até Fevereiro do ano passado quando mudou para "31 anos a liderar", e este mês vai fazer 32, portanto, vamos ter de nos aturar com um ano de "32 anos a liderar".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...