Jump to content

Literatura


_zapping_

Posts Recomendados

Sinceramente não estou a encontrar nenhum livro que ache fantástico, de maneira que gostava de ter algumas sugestões vossas.   ;)

 

Para ser mais fácil de saberem o meu "estilo" de livro, aqui deixo alguns dos que li nos últimos tempos: Tieta do Agreste, de Jorge Amado; Para a Minha Irmã, de Jodi Picoult; a triologia The Hunger Games, de Suzanne Colins; Doces Tormentas, de Rui Vilhena; Rio das Flores, de Miguel Sousa Tavares. (Se calhar o meu estilo não é propriamente explícito, mas aceitam-se sugestões)   ;)

 

Alguma?

 

Não sei se se pode dizer propriamente que são do mesmo género, mas se gostas de Hunger Games, aconselhava-te a experimentar a série Gone, de Michae Grant, tem o mesmo tema de sobrevivência. Posso até contar-te a trama geral: basicamente, de um momento para o outro, todas as pessoas com mais de 15 anos que viviam em Perdido Beach e arredores (num circulo de 15km de raio com centro numa central nuclear) desaparecem e uma estranha parede aparece. Os animais começaram a sofrer mutações e algumas crianças começam a desenvolver poderes. Eles devem agora, para além de perceber o que aconteceu e como escapar daquele cerco, aprender a sobreviver.

 

A série tem 6 livros e já está terminada: Gone, Hunger, Lies, Plague, Fear e Light. Apenas os três primeiros estão traduzidos para português.

 

Eu sou suspeito, porque amo a série, mas acho que poderás vir a gostar, a história é mesmo fixe, tem cenas incríveis e o escritor consegue mesmo surpreender-nos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se se pode dizer propriamente que são do mesmo género, mas se gostas de Hunger Games, aconselhava-te a experimentar a série Gone, de Michae Grant, tem o mesmo tema de sobrevivência. Posso até contar-te a trama geral: basicamente, de um momento para o outro, todas as pessoas com mais de 15 anos que viviam em Perdido Beach e arredores (num circulo de 15km de raio com centro numa central nuclear) desaparecem e uma estranha parede aparece. Os animais começaram a sofrer mutações e algumas crianças começam a desenvolver poderes. Eles devem agora, para além de perceber o que aconteceu e como escapar daquele cerco, aprender a sobreviver.

 

A série tem 6 livros e já está terminada: Gone, Hunger, Lies, Plague, Fear e Light. Apenas os três primeiros estão traduzidos para português.

 

Eu sou suspeito, porque amo a série, mas acho que poderás vir a gostar, a história é mesmo fixe, tem cenas incríveis e o escritor consegue mesmo surpreender-nos.

(Reparei na tua assinatura ;) ): também como da série Revenge; achas que esse género de narrativa, suspense, intriga, dimensão das personagens... também existe nessa série de livros? Ou são bastante distintas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, nao tens ai propriamente um genero especifico, mas posso-te sugerir livros que gostei bastante de ler: trilogia Millennium, E Tudo o Vento Levou, As Brumas de Avalon, O Alto dos Vendavais, Jane Eyre... houve um policial pequenino que gostei muito, o "Assassinato de Roger Ackroyd". Ve se algum te interessa :P

Já comprei o da Agatha Christie.   :D

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais gostar, o final e tao tao bom :P

 

Ja agora, emocionei-me muito

com a morte da Rue

nos Jogos da Fome  :crying:

Rrrrrr... odeio :( / adoro :D quando me dizem isso. É que tenho a certeza que o vou ler num instante. Parte boa: chego ao final rapidamente. Parte má: depois do final já não há mais páginas de história para ler.   :(

Editado por DiogoGraca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Reparei na tua assinatura ;) ): também como da série Revenge; achas que esse género de narrativa, suspense, intriga, dimensão das personagens... também existe nessa série de livros? Ou são bastante distintas?

 

Sorry, não percebi bem a pergunta :rofl: Antes demais, eu nunca li Hunger Games, recomendei aquela série mais pela temática comum de que outra coisa.

Editado por Jota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não estou a encontrar nenhum livro que ache fantástico, de maneira que gostava de ter algumas sugestões vossas.   ;)

 

Para ser mais fácil de saberem o meu "estilo" de livro, aqui deixo alguns dos que li nos últimos tempos: Tieta do Agreste, de Jorge Amado; Para a Minha Irmã, de Jodi Picoult; a triologia The Hunger Games, de Suzanne Colins; Doces Tormentas, de Rui Vilhena; Rio das Flores, de Miguel Sousa Tavares. (Se calhar o meu estilo não é propriamente explícito, mas aceitam-se sugestões)   ;)

 

Alguma?

 

O que achaste da Tieta do Agreste?

 

Eu ando com ideias de comprar esse livro, mas não sei se valerá ou não a pena. Do Jorge Amado li a Gabriela Cravo e Canela e adorei!  :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que achaste da Tieta do Agreste?

 

Eu ando com ideias de comprar esse livro, mas não sei se valerá ou não a pena. Do Jorge Amado li a Gabriela Cravo e Canela e adorei!  :D

Adorei! Aliás, o meu trabalho de Português foi sobre ele. :D

Posso dizer-te que estranhei imenso as primeiras 50 páginas, porque nunca tinha lido nenhum livro escrito em português do Brasil. (mas como tu já leste Gabriela, Cravo e Canela, não há de haver problema).

Em relação ao ritmo da história (tinha acabado de ler The Hunger Games), estranhei um pouco. Mas a partir do momento em que entrei no ritmo e comecei a perceber melhor o português do Brasil, li o livro super rápido. 

Achei que o livro tinha uma riqueza colossal. E por isso não me quero alongar muito nesta resposta, porque acabaria por escrever demasiado. Bom:

 - os capítulos são muito curtos, o que te faz ler uns quantos de seguida, mas sem correres o risco de parar a meio de um (não gosto nada de fazer isso);

 - a história está muito bem desenvolvida; quando começas a sentir falta de "x", eis que ele aparece;

 - há muitas revelações ao longo da narrativa;

 - as personagens estão muitíssimo bem construídas;

 - o enredo é fantástico. E o melhor é que descobres laços entre determinadas personagens que nem sabias que existiam;

 - as palavras são meticulosamente escolhidas, de forma a (no meu caso) chegares a ler o mesmo parágrafo 3 vezes, só porque o adoraste;

 - há um fluidez enorme adjacente a toda a obra;

 - o humor é muito especial, é um humor inteligente, mordaz;

 - há um total despir de preconceito, e portanto os pensamentos dos personagens são todos expostos (às vezes aqueles que tu já tiveste, mas pensavas que eras o único; e ao leres, percebes que não  :P )

 

Eu nem sei que dizer, porque o livro está mesmo fantástico. é daqueles em que tu pensas: como é que é possível alguém ter escrito isto? É que para além de todas as capacidades técnicas que o autor tem, ainda te consegues fazer envolver na sua escrita (desculpa o cliché) "deliciante".

Resumidamente: Eu fiquei boquiaberto com a maestria que Jorge Amado teve, de forma a ter tudo (revelações, ritmo, vício, enredo, diálogos, surpresa, suspense) reunido num único livro, mas ao mesmo tempo parece-te que é tudo muito fluído e natural. 

 

Concluindo: LÊ!  :D

 

P.S. : Não sei se sentiste o mesmo com Gabriela, Cravo e Canela. Sentiste?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais começar a ler Agatha Christie? Adoro! :D O Assassinato de Roger Ackroyd não é dos meus livros preferidos dela, mas é ótimo na mesma. Adoro a sua escrita e o modo como desenvolve todos os mistérios dos livros. :wub:

Sim.   :)

Já há algum tempo que estava a pensar em ler algo dela, porque já tinha ouvido falar muito bem, por diversas pessoas. Ainda para mais, disseram-me que grande parte dos livros dela tinham um crime, que resultava num clima de mistério e suspense (que eu adoro). Falaram-me, nomeadamente, não me lembro muito bem do nome, de um livro que se chamava O crime no Expresso (ou parecido). Mas depois comecei a ler outros livros e acabei por me esquecer.

 

Agora que falaste...decidi-me.   ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.   :)

Já há algum tempo que estava a pensar em ler algo dela, porque já tinha ouvido falar muito bem, por diversas pessoas. Ainda para mais, disseram-me que grande parte dos livros dela tinham um crime, que resultava num clima de mistério e suspense (que eu adoro). Falaram-me, nomeadamente, não me lembro muito bem do nome, de um livro que se chamava O crime no Expresso (ou parecido). Mas depois comecei a ler outros livros e acabei por me esquecer.

 

Agora que falaste...decidi-me.   ;)

 

Um Crime no Expresso do Oriente que, por caso, foi o primeiro livro dela que eu li e a partir daí foi continuar a ler e a ler mais dela. É um dos livros mais afamados da autora e a intriga é absolutamente brilhante. ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei! Aliás, o meu trabalho de Português foi sobre ele. :D

Posso dizer-te que estranhei imenso as primeiras 50 páginas, porque nunca tinha lido nenhum livro escrito em português do Brasil. (mas como tu já leste Gabriela, Cravo e Canela, não há de haver problema).

Em relação ao ritmo da história (tinha acabado de ler The Hunger Games), estranhei um pouco. Mas a partir do momento em que entrei no ritmo e comecei a perceber melhor o português do Brasil, li o livro super rápido. 

Achei que o livro tinha uma riqueza colossal. E por isso não me quero alongar muito nesta resposta, porque acabaria por escrever demasiado. Bom:

 - os capítulos são muito curtos, o que te faz ler uns quantos de seguida, mas sem correres o risco de parar a meio de um (não gosto nada de fazer isso);

 - a história está muito bem desenvolvida; quando começas a sentir falta de "x", eis que ele aparece;

 - há muitas revelações ao longo da narrativa;

 - as personagens estão muitíssimo bem construídas;

 - o enredo é fantástico. E o melhor é que descobres laços entre determinadas personagens que nem sabias que existiam;

 - as palavras são meticulosamente escolhidas, de forma a (no meu caso) chegares a ler o mesmo parágrafo 3 vezes, só porque o adoraste;

 - há um fluidez enorme adjacente a toda a obra;

 - o humor é muito especial, é um humor inteligente, mordaz;

 - há um total despir de preconceito, e portanto os pensamentos dos personagens são todos expostos (às vezes aqueles que tu já tiveste, mas pensavas que eras o único; e ao leres, percebes que não  :P )

 

Eu nem sei que dizer, porque o livro está mesmo fantástico. é daqueles em que tu pensas: como é que é possível alguém ter escrito isto? É que para além de todas as capacidades técnicas que o autor tem, ainda te consegues fazer envolver na sua escrita (desculpa o cliché) "deliciante".

Resumidamente: Eu fiquei boquiaberto com a maestria que Jorge Amado teve, de forma a ter tudo (revelações, ritmo, vício, enredo, diálogos, surpresa, suspense) reunido num único livro, mas ao mesmo tempo parece-te que é tudo muito fluído e natural. 

 

Concluindo: LÊ!  :D

 

P.S. : Não sei se sentiste o mesmo com Gabriela, Cravo e Canela. Sentiste?[/quote

Com A Gabriela senti exatamente isso que descreveste. O Jorge Amado tem um bom estilo e único. Até a cena dos mini capítulos há na Gabriela.

Obrigado pela ajuda sem dúvida que vou querer ler quando acabar a minha fase de nicholas sparks. :D

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

 

 

J.K. Rowling parece ter, de fato, se cansado da aposentadoria pós-Harry Potter. Envolvida em vários projetos, como o site Pottermore, a adaptação cinematográfica de Animais Fantásticos e Onde Habitam e na peça teatral que contará sobre a infância de Harry, a britânica ainda encontra tempo de escrever mais.

Em 2012 ela escreveu Morte Súbita e, em 2013, O Chamado do Cuco, sob o pseudônimo Robert Galbraith, descoberto meses depois de lançado, pelo jornal The Telegraph. Agora a autora acaba de anunciar a sequência dessa segunda publicação, The Silkworm (O Bicho-da-Seda, em tradução livre).

Na trama, depois de desvendar os mistérios da morte da topmodel Lula Landry, o detetive particular Cormoran Strike é contratado para investigar - agora com a ajuda da assistente Robin Ellacott - o desaparecimento do escritor Owen Quine. Logo descobrem que ele estava escrevendo um publicação que, pelo seu teor, arruinaria a vida de muitos... Um possível motivo para ele ter sido encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras.

The Silkworm chega às prateleiras do Reino Unido em junho, com 384 páginas. Confira a capa:

easjm9F.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Segue o Teu Destino

 

Segue o teu destino, 
Rega as tuas plantas, 
Ama as tuas rosas. 
O resto é a sombra 
De árvores alheias. 

A realidade 
Sempre é mais ou menos 
Do que nos queremos. 
Só nós somos sempre 
Iguais a nós-proprios. 

Suave é viver só. 
Grande e nobre é sempre 
Viver simplesmente. 
Deixa a dor nas aras 
Como ex-voto aos deuses. 

Vê de longe a vida. 
Nunca a interrogues. 
Ela nada pode 
Dizer-te. A resposta 
Está além dos deuses. 

Mas serenamente 
Imita o Olimpo 
No teu coração. 
Os deuses são deuses 
Porque não se pensam. 

 

Ricardo Reis

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Minha Alma Partiu-se

A minha alma partiu-se como um vaso vazio. 
Caiu pela escada excessivamente abaixo. 
Caiu das mãos da criada descuidada. 
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso. 

Asneira? Impossível? Sei lá! 
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu. 
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir. 

Fiz barulho na queda como um vaso que se partia. 
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada. 
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim. 

Não se zanguem com ela. 
São tolerantes com ela. 
O que era eu um vaso vazio? 

Olham os cacos absurdamente conscientes, 
Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles. 

Olham e sorriem. 
Sorriem tolerantes à criada involuntária. 

Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas. 
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros. 
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida? 
Um caco. 
E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.   

 

 

Álvaro de Campos, in "Poemas" 

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Como há aqui muitos fãs da serie, e também alguns dos livros, resolvi criar um tópico exclusivamente para os livros, de forma a livrar o tópico da serie dos comentários acerca dos livros, que acho que merecem um tópico próprio. Se acharem que não e apropriado, podem sempre eliminar o tópico.

 

Assim sendo, gostava que quem já leu os livros dissesse o que achou deles, quais os que gostou mais, as personagens preferidas, as expectativas para os próximos livros, etc.

 

Eu comecei a ler esta serie a alguns dias, por isso estou no primeiro volume, mas ja sei quase tudo o que se vai passar ate ao terceiro livro, devido a serie.

 

Edições americanas:

 

jmIYJUk.jpg

 

Edições portuguesas:

 

8ELloNc.png

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o tópico vai ficar ou não, mas de qualquer das formas fica a minha opinião sobre a saga.  :P

 

 

 

Descobri este mundo, depois de ter começado a ver a série. Quando comecei a ler os livros, já as duas primeiras temporadas tinham saído. Infelizmente como sou uma pessoa muito curiosa, já tinha descoberto na internet vários acontecimentos importantes nomeadamente o RW, mas mesmo assim quando li essa parte, foi como se não soubesse de nada! A maneira como o George escreve e desenvolve as cenas, são tão marcantes, que mesmo que saibamos sobre algo importante que vá acontecer, conseguimos sempre ser surpreendidos durante a leitura. 

 

De entre os 10 livros, acho que os mais marcantes são sem dúvida o 6,7 e 10. 

 

Os POV's mais interessantes (para mim) sem dúvida que os da Cersei  :haha: , Tyrion, Catelyn, Cheirete, Melisandre e todos que envolvem Dorne.

 

Os POV's mais secantes de ler são os da Daenerys, Arya, Jon, Sam e Brienne.

 

 

Quanto aos livros que faltam, sinceramente custa-me a crer que 2 livros sejam o suficiente para terminar a história, a não ser que cada um deles tenha 2000 páginas.  :haha: (também pouco menos devem ter :rolleyes: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Com Fúria e Raiva
 
Com fúria e raiva acuso o demagogo 
E o seu capitalismo das palavras 
 
Pois é preciso saber que a palavra é sagrada 
Que de longe muito longe um povo a trouxe 
E nela pôs sua alma confiada 
 
De longe muito longe desde o início 
O homem soube de si pela palavra 
E nomeou a pedra a flor a água 
E tudo emergiu porque ele disse 
 
Com fúria e raiva acuso o demagogo 
Que se promove à sombra da palavra 
E da palavra faz poder e jogo 
E transforma as palavras em moeda 
Como se fez com o trigo e com a terra 
 
Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas"
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...