Jump to content

Rádio


João

Posts Recomendados

Estações do grupo Renascença disponíveis em apps para automóvel

image004-300x123.jpg

Renascença, RFM e Mega Hits são as três estações do grupo Renascença Multimédia que agora passam a estar disponíveis através da apps para sistemas automóveis Android Auto e Apple Carplay. A par da emissão principal de cada uma das estações, que naturalmente já podia ser ouvida no carro em FM, a vantagem das aplicações desenvolvidas em parceria com a agência 7egend é a possibilidade de ouvir directamente no sistema dos automóveis as web rádios e podcasts de cada estação.

“A nossa meta é simplificar a vida dos ouvintes e fãs das nossas marcas. Procuramos ir seu encontro em todo lado, agora especialmente no seu local de escuta de rádio preferido, o carro”, salienta Nelson Pimenta, director digital do grupo Renascença Multimédia.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/02/estacoes-do-grupo-renascenca-disponiveis-apps-automovel/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Três da Manhã em destaque na campanha da nova Renascença

image012.png

Reforçar o posicionamento de uma Renascença “mais fresca e mais próxima” é um dos objectivos da nova campanha criada pela Nossa e protagonizada por Ana Galvão, Carla Rocha e Joana Marques. As responsáveis pelo novo programa As Três da Manhã, que juntou a humorista Joana Marques às duas vozes que já integravam a antena da estação, estarão em destaque num filme publicitário marcado pelo humor em que, no consultório de um de otorrino, é detectado um problema ouvidos que é na realidade um problema de “música da treta, politiquice e conversa chata”, sendo a receita prescrita ouvir a Renascença.

“Todos nós temos os nossos ouvidos sujos com poluição sonora. E a Renascença surge aqui como o Soro Fisiológico Sonoro”, justifica Nuno Cardoso, director criativo da agência, explicando que “foi este o insight que levou à criação da campanha para promover As Três da Manhã, o único programa de rádio conduzido, e bem, por três mulheres”. “Uma campanha que pretende mostrar este novo ambiente das manhãs, com muito humor, descontracção, informação e boa música. Um convite para as pessoas passarem por lá os ouvidos e descobrirem tudo o que mudou na Renascença”, descreve o responsável. Para Pedro Leal, director-geral da estação, a campanha é “um desafio para uma escuta diferente e como um espelho do estado de espírito da estação: empenhado, contemporâneo, informado e bem disposto”.

Rádio, meios digitais e redes sociais são os meios para o arranque da campanha este sábado, 16 de Fevereiro, chegando aos meios outdoor a partir de dia 19 e com estreia no dia 20 estreia em televisão (generalista e principais canais cabo) e imprensa.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/02/as-tres-da-manha-destaque-na-campanha-da-nova-renascenca/
 

RFM junta-se à Fox na transmissão dos Óscares

fox-oscars-202x300.jpg

Joana Cruz e Rodrigo Gomes serão os dois locutores da RFM a comentar a transmissão dos Óscares nos canais Fox, aos quais se juntam também os produtores Teresa Lage e Paulo Pereira. Naquela que será a primeira vez em que a transmissão dos Óscares será assegurada em exclusivo pelos canais Fox e Fox Movies, depois de os direitos da emissão terem estado nos últimos quatro anos na SIC, os comentários em português terão o contributo da estação do grupo Renascença Multimédia.

A emissão arranca às 23h30 do dia 24 de Fevereiro com a emissão da red carpet, que será acompanhada pelos comentários de Joana Cruz e Rodrigo Gomes, locutores do programa Wi-Fi da RFM. Segue-se a cerimónia de entrega de prémios com os comentários a cargo de Joana Cruz, a quem se junta Teresa Lage, coordenadora de produção da RFM, e Paulo Pereira, produtor da estação.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/02/rfm-junta-fox-na-transmissao-dos-oscares/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

A Comercial reforçou a liderança das audiências de rádio, no primeiro "Bareme Rádio" da Marktest de 2019. http://www.meiosepublicidade.pt/2019/03/radio-comercial-reforca-lideranca-no-arranque-do-ano/

Comercial: 18,0%
RFM: 17,6% 
M80: 7,0%
RR: 5,4%
Antena 1: 4,5%
Cidade FM: 3,4%
TSF: 3,2%
Mega Hits: 2,9%
Antena 3: 1,6%
Rádio Sim: 0,9%
Smooth FM: 0,9%
Antena 2: 0,6%
Vodafone FM: 0,3%

Editado por RenatoSimões
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Lisboa é a próxima cidade a receber a conferência Radiodays Europe

lisbon-2020.jpg

Lisboa foi a cidade escolhida para receber a próxima edição da Radiodays Europe, conferência anual dedicada à indústria da rádio e que reúne estações públicas e privadas de mais de 60 países. O evento terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa entre os dias 29 a 31 de Março de 2020, sendo esperados mais de 1600 participantes ao longo dos três dias de conferência na capital portuguesa nos quais se pretende reflectir sobre “o presente, evolução e futuro da rádio”. O decisão favorável à candidatura portuguesa para receber o evento, apresentada em conjunto pela RTP, Media Capital Rádios e Renascença Multimédia, foi anunciada esta terça-feira no final da edição de 2019, que teve lugar em Lausanne, na Suíça.

“A rádio em Portugal está com os melhores resultados de audiência diária e semanal dos últimos 15 anos. Este é o momento de aproveitar todas as oportunidades que as novas tendências, tecnologias e plataformas permitem. Por isso o Radiodays em Portugal é chave para que os stakeholders nacionais testemunhem a vitalidade do sector”, reagiu, em comunicado, a RTP (que detém a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional) sobre a vitória da candidatura portuguesa que juntou os esforços do grupo de rádios públicas e os dois maiores grupos privados de rádio.

“Acreditamos que a realização do Radiodays 2020 em Lisboa pode ser inesquecível. A cidade tem muito a oferecer aos participantes e estes também muito a oferecer à cidade, aos seus profissionais da área da comunicação e não só. Queremos que seja um encontro muito bem vivido por todos, sejam profissionais da rádio, marketeers, agências ou universitários”, refere também a Media Capital Rádios, que detém estações como a Comercial, M80, Cidade, Smooth FM ou Vodafone FM.

Do lado da Renascença Multimédia, grupo da Rádio Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio SIM, sublinha-se que “numa altura em que o consumo de rádio está a subir em Portugal, a realização da Radiodays em Lisboa será uma ocasião única para partilhar paixão e conhecimento sobre o presente e o futuro deste meio tão especial”. Será, reforça, “uma oportunidade para sintonizar todo o cluster da rádio – profissionais, parceiros, agências, anunciantes, estudantes de comunicação – numa cidade excepcional como Lisboa, palco ideal para um evento com a dimensão internacional da Radiodays Europe 2020”.

“Os desafios digitais e a alteração dos tradicionais modelos de negócios com a chegada de novos players, as novas plataformas e o mundo dos podcasts” serão alguns dos temas em destaque durante os três dias de conferências, que estarão focadas “em histórias de sucesso, novos avanços tecnológicos, novas técnicas e tendências na área da produção radiofónica, o jornalismo, a descoberta e formação de talento ou os mais recentes modelos de negócio”.

Organizada pela Association Radiodays Europe, a conferência teve a sua primeira edição em 2010 na cidade de Copenhaga, numa colaboração nórdica entre grupos públicos e privados da Suécia, Noruega e Dinamarca. A partir de 2012, o Radiodays Europe passou a escolher uma cidade para receber cada edição, tendo a primeira escolha recaído sobre a cidade espanhola de Barcelona. A par destas duas cidades, Lisboa sucede assim a Berlim, Dublin, Milão, Paris, Amesterdão, Viena e Lausanne.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/04/lisboa-proxima-cidade-receber-conferencia-radiodays-europe/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que a história da rádio portuguesa continua mal contada:

Uma vez há uns anos, li num blog (já não me lembro onde) que o nome da Rádio Comercial deve-se ao facto de ser a única rádio da RDP que permitia anúncios. Porém contaram-me que, até à privatização da Comercial em 1993, a Antena 1 também dava. Nunca percebi porque é que a RTP tinha anúncios e a RDP não.

Ainda deparei com uma notícia do DN Madeira de 1992/1993 (no âmbito de encontrar algo relacionado com os primórdios da TVI e da Cabo TV Madeirense) sobre a mudança da lei radiofónica mas não me lembro em que edição era ao certo. Ainda no mesmo jornal a Super FM ainda era auto-promovida como "rádio comercial", depois da Comercial em si ter sido privatizada. Em que é que ficamos, afinal?

E dizem que a Comercial foi a primeira a emitir 24 horas, mentira, antes de 1979 já haviam rádios que emitiam o dia todo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grupo Renascença estreia sistema de realização automatizada de vídeo

image006.jpg

As estações do grupo Renascença Multimédia vão passar a fazer a sua emissão em vídeo com recurso a um sistema de realização automático baseado em inteligência artificial. “O novo sistema faz realização multi-câmara e utiliza um software apoiado em inteligência artificial, para permitir uma realização totalmente automática, baseada na voz, escolhendo a melhor câmara e o melhor plano em cada momento, em função de quem está a falar, e ajustando-os de forma natural”, descreve o grupo em nota de imprensa, onde adianta que este sistema entrará em funcionamento nos próximos dias na emissão da Renascença, RFM e Mega Hits.

“Inovações como esta procuram servir cada vez melhor os diferentes públicos, clientes e parceiros, indo ao encontro de todos em todas as plataformas, linguagens e situações, seja em casa, no carro, nos smartphones, nos tablets; em tempos de trabalho e em todos os outros”, destaca o bispo auxiliar de Lisboa Américo Aguiar, presidente do conselho de gerência do grupo Renascença, sobre o novo sistema que permote também a ligação directa às redes sociais para emissão vídeo ao vivo.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/04/grupo-renascenca-estreia-sistema-realizacao-automatizada-video/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 4/6/2019 at 3:05 PM, ATVTQsV said:

Parece que a história da rádio portuguesa continua mal contada:

Uma vez há uns anos, li num blog (já não me lembro onde) que o nome da Rádio Comercial deve-se ao facto de ser a única rádio da RDP que permitia anúncios. Porém contaram-me que, até à privatização da Comercial em 1993, a Antena 1 também dava. Nunca percebi porque é que a RTP tinha anúncios e a RDP não.

Ainda deparei com uma notícia do DN Madeira de 1992/1993 (no âmbito de encontrar algo relacionado com os primórdios da TVI e da Cabo TV Madeirense) sobre a mudança da lei radiofónica mas não me lembro em que edição era ao certo. Ainda no mesmo jornal a Super FM ainda era auto-promovida como "rádio comercial", depois da Comercial em si ter sido privatizada. Em que é que ficamos, afinal?

E dizem que a Comercial foi a primeira a emitir 24 horas, mentira, antes de 1979 já haviam rádios que emitiam o dia todo.

A Rádio Comercial deve o seu nome a isso, de facto. Apesar da Antena 1 também ter publicidade, mas aí era praticamente residual.   

E sim, o Rádio Clube Português foi a primeira rádio a emitir 24 horas por dia, em Onda Média, aí por volta dos anos 60.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Rangel disse:

A Rádio Comercial deve o seu nome a isso, de facto. Apesar da Antena 1 também ter publicidade, mas aí era praticamente residual.   

E sim, o Rádio Clube Português foi a primeira rádio a emitir 24 horas por dia, em Onda Média, aí por volta dos anos 60.

Isto da falsidade sobre a Rádio Comercial ser a primeira a emitir 24/24 deve-nos a um certo grau de confusão entre a Rádio Comercial que sabemos (fundada em 1979) com a sua antecessora. Entre a criação da RDP e a Rádio Comercial era o Programa 3 e o Programa 4. Salvo erro o 3 era onda média e o 4 era FM.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, ATVTQsV said:

Isto da falsidade sobre a Rádio Comercial ser a primeira a emitir 24/24 deve-nos a um certo grau de confusão entre a Rádio Comercial que sabemos (fundada em 1979) com a sua antecessora. Entre a criação da RDP e a Rádio Comercial era o Programa 3 e o Programa 4. Salvo erro o 3 era onda média e o 4 era FM.

Tem a haver com a confusão entre as emissões em FM e em OM... mas a estação era só uma em ambos os casos (RCP e RC). Entre 76 e 79, estando integrada na RDP foi o Programa 3 em OM e Programa 4 em FM como dizes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só na Páscoa é que a Rádio Renascença é uma rádio de jeito.

Fora da Páscoa é basicamente um misto de Antena 1 com a "vizinha do lado" RFM (até passam músicas da playlist deles).

ACTUALIZAÇÃO: Parece que a Renascença às 15:00 de Sexta-feira Santa já não dá a reflexão. Irónico, se considerarmos a Renascença como a "Emissora Católica Portuguesa".

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RTP vai investir 800 mil euros este ano na rádio pública, mais 130%

O presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, afirmou hoje que a empresa vai investir 800 mil euros este ano na rádio pública, "130% acima" do registado em 2018.

RE=&W=800&H=0&delay_optim=1

Gonçalo Reis está a ser ouvido na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito de um requerimento do PSD tendo em vista "o esclarecimento dos aspetos relacionados com a situação de continuado agravamento da prestação de serviço público de rádio".

O investimento para este ano na rádio é de "800 mil euros", ou seja, "130% acima" de 2018, afirmou Gonçalo Reis, em resposta ao PSD.

"Com esta administração, a execução é a 100%", garantiu.

Fonte:https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/rtp-vai-investir-800-mil-euros-este-ano-na-radio-publica-mais-130
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Afinal o Germano Campos tem canal no YouTube, se bem que é mais dado para as entrevistas do seu programa na RDP Internacional do que para as suas gravações televisivas (que ficam no seu Facebook). Ele publicou no ano passado uma colecção de "gingles" [sic], sobretudo genéricos de programas da Rádio Renascença de há pouco mais de quarenta anos.

Estamos em 2019 e ainda não há rasto do "Rádio é Renascença", que na altura que o ouvi parecia ser dos anos 80.

O Germano Campos agora tem um programa na Antena 2. Salvo erro é o Café Royal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mega Hits reforça equipa das manhãs

image001-300x169.jpg

Mafalda Castro, que até aqui estava nos finais de tarde da estação, transita agora para as manhãs da Mega Hits, juntando-se a Maria Correira e Conguito. A nova temporada do programa Snooze, que ocupa a faixa horária entre as 6h e as 10h, arrancou esta segunda-feira com a nova composição da equipa, descrita pela estação como “um ‘tridente’ ofensivo, disruptivo, visionário, de bom gosto e com um sentido de humor genuinamente único”.

Mafalda Castro, que passou recentemente pelo formato The Voice Portugal, emitido pela RTP1, estreou-se na rádio na Mega Hits, onde era até aqui uma das apresentadoras do Girls Night Out. Com a transição para as manhãs, o formato que ocupa a faixa entre as 19h e as 22h passa a ter como dupla de apresentadoras Ana Pinheiro e Inês Andrade. Além destas mudanças, também o Mega Hits Fresh, programa que está em grelha entre as 22h e a meia-noite, passa a ser apresentado por Alexandre Guimarães.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/05/mega-hits-reforca-equipa-das-manhas/

Bareme Rádio: Comercial reforça liderança

spacer.png

Depois de na primeira vaga do ano a Rádio Comercial ter voltado aos 18% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV), a vaga a Abril do Bareme Rádio coloca a estação liderada por Pedro Ribeiro nos 18,9%, o melhor resultado já alcançado por uma estação. Também a RFM, com 18,2%, alcançou o seu melhor resultado de sempre. A distância entre as duas rádios está agora nos 0,7 pontos, quando no início do ano se situava nos 0,4 pp. Na terceira posição mantém-se a M80, com 7,2% (+o,2pp), seguida pela Renascença, com 5,7% (+0,3pp), e pela Antena 1, com 5,1% (+0,6%). Cidade FM, com 3,8% (+0,4pp), Mega Hits, com 3,5% (+0,6pp) e TSF, com 3,1%, ocupam as posições seguintes, tendo registado a estação do Global Media Group uma ligeira quebra (-0,1pp).  A fechar o ranking a Antena 3, com 1,8% (+0,2pp), a Smooth FM, com 1,1% (+0,2pp) e a Vodafone FM, com 0,4% (+0,1pp). Nota ainda para a Rádio Sim, que deixou de integrar este ranking.

Analisando por grupos, a Media Capital Rádios lidera com 28,5%, um crescimento de 1,4pp em relação à vaga anterior e de 4 pontos em comparação com o período homólogo do ano passado. Também o Grupo Renascença Multimédia cresceu dos 23,7% para os 26,4%, mais 1,1pp do que no início do ano. Com 7,3%, a RTP subiu 0,7pp em relação ao início do ano, embora tenha quebrado 0,3pp na comparação homóloga.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/05/bareme-radio-comercial-reforca-lideranca-3/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Observador apresenta rádio

radio-207x300.jpg

A rádio do Observador vai ser apresentada no próximo dia 22, data em que o nativo digital assinala o 5º ano.  “Este ano, celebramos o mesmo rigor na informação de sempre, mas acrescentamos muitas novidades. São 5 anos de vida e novos grandes desafios. Vamos apresentar a Rádio Observador, imprimir novos títulos de revistas únicas e continuar a trazer aos nossos leitores opiniões marcantes, crónicas acutilantes para ler e histórias das nossas marcas e anunciantes”, revela o título no convite para a festa, que contará com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República participará numa “conversa sobre temas da actualidade”, na qual as questões serão as dos convidados, que sugerem uma questão quando confirmam a presença. A conversa com Marcelo Rebelo de Sousa será às 17h.
O lançamento da rádio foi avançada pelo M&P já em Novembro, não sendo na altura confirmada.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/05/observador-apresenta-radio/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frequências da Rádio Estádio:

Lisboa: 96.2 FM (antiga MFM)
Porto: 89.0 FM (antiga Rádio 5 - porém a Rádio 5 tem outra frequência no 88.4 e acho que é a principal)

Há rumores que apontam que a Rádio Estádio pertence ao SL Benfica (que quis apostar na rádio), ouvi dizer que a Rádio 5 pertenceu a alguém ligado ao FC Porto.

Símbolo da rádio:

logo-full.svg

Agora fico à espera da Rádio Observador.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Frequências da Rádio Estádio:

Lisboa: 96.2 FM (antiga MFM)
Porto: 89.0 FM (antiga Rádio 5 - porém a Rádio 5 tem outra frequência no 88.4 e acho que é a principal)

Há rumores que apontam que a Rádio Estádio pertence ao SL Benfica (que quis apostar na rádio), ouvi dizer que a Rádio 5 pertenceu a alguém ligado ao FC Porto.

Símbolo da rádio:

logo-full.svg

Agora fico à espera da Rádio Observador.

Meu Deus, o logótipo... Tão anos 80 :ph34r:

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renascença põe As Três da Manhã na rua

image005-300x168.png

Porto, Coimbra, Setúbal e Lisboa serão as quatro cidades a receber o roadshow de Ana Galvão, Joana Marques e Carla Rocha, que levam o programa As Três da Manhã para fora do estúdio. Numa iniciativa patrocinada pela Mimosa, o formato das manhãs da Rádio Renascença será emitido ao vivo e “pode estar ao virar da esquina, num qualquer semáforo, onde os condutores vão ser surpreendidos pela Joana Marques, Ana Galvão e Carla Rocha e pela oferta de um pequeno almoço especial”, descreve a estação.

A iniciativa decorre entre os dias 28 de Maio e 6 de Junho, arrancando no Porto, junto às estações da Campanhã e de S. Bento. As Três da Manhã estarão em directo entre as 7h e as 10h, tendo como convidado especial Rui Reininho. Segue-se Coimbra, no dia 30, Setúbal (31 de Maio), Lisboa (3 e 4 de Junho) e Braga (5 de Junho). O encerramento faz-se com o regresso ao Porto a 6 de Junho.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/05/renascenca-poe-as-tres-da-manha-na-rua/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, TekClub disse:

Renascença põe As Três da Manhã na rua

image005-300x168.png

Porto, Coimbra, Setúbal e Lisboa serão as quatro cidades a receber o roadshow de Ana Galvão, Joana Marques e Carla Rocha, que levam o programa As Três da Manhã para fora do estúdio. Numa iniciativa patrocinada pela Mimosa, o formato das manhãs da Rádio Renascença será emitido ao vivo e “pode estar ao virar da esquina, num qualquer semáforo, onde os condutores vão ser surpreendidos pela Joana Marques, Ana Galvão e Carla Rocha e pela oferta de um pequeno almoço especial”, descreve a estação.

A iniciativa decorre entre os dias 28 de Maio e 6 de Junho, arrancando no Porto, junto às estações da Campanhã e de S. Bento. As Três da Manhã estarão em directo entre as 7h e as 10h, tendo como convidado especial Rui Reininho. Segue-se Coimbra, no dia 30, Setúbal (31 de Maio), Lisboa (3 e 4 de Junho) e Braga (5 de Junho). O encerramento faz-se com o regresso ao Porto a 6 de Junho.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/05/renascenca-poe-as-tres-da-manha-na-rua/

Fui eu o único a ter interpretado mal o título? Eu julgava que o programa foi cancelado.

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...