Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 5 minutos, AndreRob disse:

isto tem por base videos espalhados pelas redes sociais , geralmente dos do costume se é que entendes, onde basicamente qualquer assalto pontual é alegamente desses argelinos... isto é consequencia da promoçao online de alegados crimes dos imigrantes, então agora cria-se grupos de 'justiça popular'... como se isto fosse admissivel e justificação para alguma coisa.

O facto é que a policia está a fazer muito pouco para controlar estes grupos radicais alimentados pelo odio e difundidos claramente pelas redes sociais em grupos organizados. O discurso do ventura ainda há pouco foi basicamente um passar pano nesta atuação culpando claro os imigrantes do sucedido, porque a justiça popular é somente uma consequencia pelo seu ponto de vista.

Claro que é motivado por racismo e xenofobia, ela está patente em todo o lado nas redes sociais fruto desta falsa propaganda do querido lider.

A farsa da imigração descontrolada continua a ganhar terreno mas a unica coisa que eu vejo é sempre os imigras a fazer todos os trabalhos que os portugueses já se recusam a fazer... e muitos deles a ganhar abaixo do salario minimo.

 

 

Farsa da imigração descontrolada?

Vai ver o que disse o Ministro da Presidência sobre as preocupações da UE relativamente ao que se está a passar em Portugal.

Mas deves ser daqueles que só vai acordar para a realidade quando a UE banir Portugal do espaço Schengen. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Figo disse:

Farsa da imigração descontrolada?

Vai ver o que disse o Ministro da Presidência sobre as preocupações da UE relativamente ao que se está a passar em Portugal.

Mas deves ser daqueles que só vai acordar para a realidade quando a UE banir Portugal do espaço Schengen. 

Declarações não são factos...

há 5 minutos, Fernando disse:

A imgração está mega descontrolada ou são os discursos de ódio que estão descontrolados e criam narrativas inexistentes? :lolipop:  Engraçado que há uns anos não existia esta narrativa, sendo que tínhamos igualmente imigrantes oriundos do Leste Europeu, de países africanos e por aí adiante. 

Eu vou-me rir quando esta narrativa começar a afetar os emigrantes portugueses noutros países. Em França, há uns meses, grupos de extrema-direita já foram deixando pistas daquilo que acham sobre os portugueses. :lolipop: 

em paises como frança a emigração portuguesa está um descontrolo :P

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje no Jornal da Tarde passou uma entrevista com uma pessoa sob anonimato a admitir que houve uma combinação para fazerem justiça pelas próprias mãos devido à revolta que se gerou na sequência da ineficácia da actuação da polícia após o assalto a uma grávida e que inclusivamente os outros imigrantes que fazem parte da comunidade local também pedem que se reaja para que haja segurança e as pessoas queiram ir às lojas. Deixo aqui o link: https://www.rtp.pt/noticias/pais/moradores-e-comerciantes-do-bonfim-falam-de-justica-popular-contra-imigrantes_v1569249

Mas pronto, se quiserem continuar a acreditar que a justificação para o que aconteceu é puramente ódio racial, é convosco.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Figo disse:

Farsa da imigração descontrolada?

Vai ver o que disse o Ministro da Presidência sobre as preocupações da UE relativamente ao que se está a passar em Portugal.

Mas deves ser daqueles que só vai acordar para a realidade quando a UE banir Portugal do espaço Schengen. 

Não é que a Europa possa falar muito, enquanto lhes deu jeito também recebiam tudo e mais alguma coisa, agora querem impedir Portugal de fazer o mesmo. Países como a Suécia estão completamente destruídos devido à imigração e nada fazem.

Em Braga basta sair à rua para se perceber o descontrolo. Só um passeio pelo centro da cidade.

Ainda outro dia, num concerto no fórum que aqui houve, tentaram pôr as mãos nas bolsas, e olhar para ver quem estava mais a jeito, até terem que ser corridos do espaço.

Enfim, para vocês está sempre tudo bem, os errados já sabemos quem são, os portugueses por querem o seu país seguro como sempre foi. 

 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Phoenix disse:

Hoje no Jornal da Tarde passou uma entrevista com uma pessoa sob anonimato a admitir que houve uma combinação para fazerem justiça pelas próprias mãos devido à revolta que se gerou na sequência da ineficácia da actuação da polícia após o assalto a uma grávida e que inclusivamente os outros imigrantes que fazem parte da comunidade local também pedem que se reaja para que haja segurança e as pessoas queiram ir às lojas. Deixo aqui o link: https://www.rtp.pt/noticias/pais/moradores-e-comerciantes-do-bonfim-falam-de-justica-popular-contra-imigrantes_v1569249

Mas pronto, se quiserem continuar a acreditar que a justificação para o que aconteceu é puramente ódio racial, é convosco.

Também não me parece que a motivação seja apenas o racismo neste caso.

As pessoas não se sentem protegidas e procuram fazer justiça pelas próprias mãos. Se isto não for resolvido, vai se tornar cada vez mais recorrente e perigoso. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Duarte com D said:

Em Braga basta sair à rua para se perceber o descontrolo. Só um passeio pelo centro da cidade.

Curiosamente, eu também vivo em Braga e não me sinto, de todo, inseguro, nem nunca vi problemas de maior grau à minha frente. Não vou falar das tuas experiências pessoais, mas posso dar a minha. Não noto diferenças nenhumas em termos de segurança, continuo a andar na rua e a sentir-me seguro como sempre andei, ando de autocarro e não me sinto inseguro - só me sinto inseguro a cumprir horários que agora o autocarro anda sempre atrasado - e por aí adiante. Também não vejo, não se vê grande diferença em termos de criminalidade relação a outrora, e eu vivo numa zona em que há uns anos era afetada por vários assaltos, principalmente na altura da crise, e nos últimos anos acalmou.

O único descontrolo que vejo na cidade é o trânsito por causa das obras no túnel, de resto, anda-se sempre bem. Ainda por cima para a semana dá sol, ainda se anda melhor no centro :lolipop:

Editado por Fernando
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Fernando disse:

Curiosamente, eu também vivo em Braga e não me sinto, de todo, inseguro, nem nunca vi problemas de maior grau à minha frente. Não vou falar das tuas experiências pessoais, mas posso dar a minha. Não noto diferenças nenhumas em termos de segurança, continuo a andar na rua e a sentir-me seguro como sempre andei, ando de autocarro e não me sinto inseguro - só me sinto inseguro a cumprir horários que agora o autocarro anda sempre atrasado - e por aí adiante. Também não vejo, não se vê grande diferença em termos de criminalidade relação a outrora, e eu vivo numa zona em que há uns anos era afetada por vários assaltos, principalmente na altura da crise, e nos últimos anos acalmou.

O único descontrolo que vejo na cidade é o trânsito por causa das obras no túnel, de resto, anda-se sempre bem. Ainda por cima para a semana dá sol, ainda se anda melhor no centro :lolipop:

"Não vou falar das tuas experiências pessoais" Obrigado por isso, sério, pelo menos não impões as tuas experiências como facto.

Tens sorte em relação a mim então, eu sinto-me completamente inseguro, muitas pessoas que conheço já foram assaltados por imigrantes em plena luz do dia. A noite (sentido de saídas) em Braga então está o terror, é só confrontos e mais confrontos, mas se tu pelas tuas experiências não vives isso, olha tens sorte, quem me dera poder dizer o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, msm0 disse:

Também não me parece que a motivação seja apenas o racismo neste caso.

As pessoas não se sentem protegidas e procuram fazer justiça pelas próprias mãos. Se isto não for resolvido, vai se tornar cada vez mais recorrente e perigoso. 

Este país está a tornar-se o Brasil, só pode 

Claro que vão surgir estes grupos a fazerem justiça pelas próprias mãos. É condenável? Claro. Mas a ineficácia de quem devia fazer alguma coisa é o caminho para isto. Enfim. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, TheSecret disse:

Este país está a tornar-se o Brasil, só pode 

Claro que vão surgir estes grupos a fazerem justiça pelas próprias mãos. É condenável? Claro. Mas a ineficácia de quem devia fazer alguma coisa é o caminho para isto. Enfim. 

Muitos brasileiros já dizem isso, e por isso são contra a imigração. Fugiram do Brasil por conta da insegurança, encontram a segurança desejada em Portugal, e de repente isso é “roubado” deles também, pois a “insegurança” veio atrás deles, não necessariamente por parte de outros brasileiros, mas que cada vez mais vêm o nosso país igual ao país que deixaram para trás.

E isso que dizes é verdade, a justiça popular só vai aumentar por conta da ineficácia de quem devia fazer alguma coisa e não faz. Aí, sim, o racismo cresse, pois a retaliação será indiscriminada, e paga o justo pelo pecador. 

É necessário olhar para esta questão da imigração com olhos de ver, e não resumir tudo a ódio e racismo, pois se medidas não forem tomadas pelas autoridades competentes, vão ser tomadas pelo povo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Fernando disse:

Curiosamente, eu também vivo em Braga e não me sinto, de todo, inseguro, nem nunca vi problemas de maior grau à minha frente. Não vou falar das tuas experiências pessoais, mas posso dar a minha. Não noto diferenças nenhumas em termos de segurança, continuo a andar na rua e a sentir-me seguro como sempre andei, ando de autocarro e não me sinto inseguro - só me sinto inseguro a cumprir horários que agora o autocarro anda sempre atrasado - e por aí adiante. Também não vejo, não se vê grande diferença em termos de criminalidade relação a outrora, e eu vivo numa zona em que há uns anos era afetada por vários assaltos, principalmente na altura da crise, e nos últimos anos acalmou.

O único descontrolo que vejo na cidade é o trânsito por causa das obras no túnel, de resto, anda-se sempre bem. Ainda por cima para a semana dá sol, ainda se anda melhor no centro :lolipop:

Olha, eu, que faço atualmente o país de lés a lés, ando sempre por Braga aos sábados agora e assim há de continuar durante mais este mês, pelo menos, e Braga parece continuar a mesma bela cidade para se andar por aí tranquilamente. Ontem, uns amigos meus viram problemas junto de uma BP, mas eles nem escreveram nada demais no grupo, para além das raparigas estarem com um pouco de pressa para que o amigo que elas foram buscar viesse logo ter com elas, que naturalmente não deviam estar a sentir-se bem, mesmo com a polícia que, entretanto, apareceu. Bom, a mim isto não me pareceu nada de mais, no sentido de que é o tipo de problema que toda cidade grande tem.

Agora, falando em narrativas inexistentes, eu não posso concordar que sejam todas inexistentes. Da última vez que fui ao Algarve, aproveitei para perguntar a razão para a votação do Chega ter sido o que foi e a resposta foi que eles não estão para aguentar mais a cultura machista de certos imigrantes. Deram-me o exemplo de que numa escola, penso que foi em Loulé, um garoto paquistanês não está para ouvir as garotas a determinar o rumo das brincadeiras e bateu numa, porque não aceita ordens de mulheres. O pai foi chamado e recusou-se a falar com a professora. E uma das pessoas que me contou isto foi uma amiga que eu tenho em elevadíssima estima, colega de profissão e ambos sabemos que podemos sempre contar um com o outro. Do lado dela, o namorado falou-me que ela não se atreve mais a sair à noite desacompanhada e que dá graças aos brasileiros estarem do lado deles e aqueles que têm dupla nacionalidade votarem no Chega também, justamente porque assim no seu entender os algarvios têm uma defesa para mostrar que não estão a ser racistas, mas antes a zelar pela sua segurança. Pintaram-me a coisa de uma maneira, que eu fiquei convencido de que nas próximas autárquicas o Chega conseguirá Câmaras no Algarve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://expresso.pt/politica/eleicoes/europeias-2024/2024-03-29-Eleicoes-Europeias-Vai-poder-votar-mesmo-que-esteja-longe-de-casa-e-tambem-se-viver-fora-de-Portugal.-Um-guia-para-nao-falhar-o-voto-8b723043

O Expresso explica-lhe todas as possibilidades que tem e o que pode fazer para poder votar, viva dentro ou fora do país.

Resido e voto em Portugal

COMO FUNCIONA O VOTO EM QUALQUER PARTE DO PAÍS?

Para as Europeias deste ano, foi aprovado um regime especial de exercício do direito de voto em mobilidade sem inscrição prévia. Este regime permite que os eleitores possam votar em “qualquer mesa de voto constituída em território nacional ou no estrangeiro”, em qualquer parte do país, sendo possível devido à utilização de cadernos eleitorais digitais.

As mesas de voto para as europeias terão os cadernos eleitorais numa versão digital em computador. Mas o voto é exclusivamente presencial. Por exemplo, se residir em Braga e estiver a passar férias no Algarve, pode simplesmente deslocar-se a uma mesa de voto disponível na região e votar. Com o cartão de cidadão, será identificado e, através dos meios informáticos, é disponibilizado o boletim correspondente.

Esta modalidade está também disponível para quem está de férias no estrangeiro, embora, neste caso, não seja possível fazê-lo em qualquer mesa de voto no país: tem de se deslocar a um posto consular ou a um posto diplomático. Basta saber ao certo quais os postos eleitorais (que serão posteriormente indicados nos sites do Governo), levar o cartão de cidadão e votar. O escrutínio depois é feito em sede dos postos consulares.

VIVO EM PORTUGAL MAS VOU ESTAR FORA DO PAÍS NO DIA DAS ELEIÇÕES. POSSO TAMBÉM VOTAR ANTECIPADAMENTE?

Sim. O direito ao voto antecipado mantém-se, como nos últimos sufrágios. Os eleitores que se encontrem em mobilidade no dia da votação para o Parlamento Europeu devem registar-se para votar antecipadamente, uma semana antes do ato eleitoral.

Tal como nas eleições nacionais, o requerimento pode ser feito através da plataforma online Voto Antecipado (as inscrições ainda não estão abertas) ou por carta.

Resido no estrangeiro

VIVO DENTRO OU FORA DA UE E QUERO VOTAR NOS CANDIDATOS PORTUGUESES. COMO FAÇO?

Sendo cidadão português e portador do Cartão de Cidadão, o recenseamento é automático para os maiores de 18 anos. Ou seja, tal como acontece em qualquer outra eleição nacional, está automaticamente registado para votar nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros da sua área de residência, em datas a designar.

Existe ainda a possibilidade de votação antecipada para doentes internados, presos e deslocados no estrangeiro.

Ao contrário de outros países da UE, que têm opções de voto por correio ou até online, Portugal apenas o permite presencialmente.

Consulte regularmente os sites da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e da representação de Portugal no seu país de residência para saber onde e quando pode votar.

Todas as mesas de voto vão ter acesso em tempo real aos cadernos eleitorais, para evitar fraudes.

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Governo vai tornar gratuitos os medicamentos para os idosos em risco de pobreza. A medida será aprovada esta quarta-feira (8) em Conselho de Ministros e vai garantir de imediato remédios comparticipados a 100% (desde que passados com receita médica) a 140 mil beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.

https://www.instagram.com/p/C6tEkv0rqsW/?igsh=ang3M3BzeDYxcGw5

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora chegaram os protestos nas universidades a Portugal, depois da chegada a outros países europeus, aqui foi na Universidade do Porto, afim de cortar todas as relações com Israel.

Tenho medo que o bicho pegue e chega a Braga, onde pelo menos só há vigílias todas as sextas à noite em frente à Brasileira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/05/2024 at 07:59, Duarte com D disse:

Tem de haver mais controlo na imigração, e diminuí-la, já há brasileiros contra a imigração, os próprios imigrantes do nosso país a serem contra a imigração, pois vieram para cá para fugir da insegurança e mais algumas coisas erradas no país de origem, e vêm essas coisas a “vir atrás” deles.

Me diga uma coisa: os norte-africanos são pessoas tão difíceis de lidar? porque a fama dos marroquinos na Espanha é terrível...

Eu concordo com a perspectiva de que a imigração deveria ser facilitada apenas às pessoas com maior nível de similaridade sociocultural, já que o processo de adaptação e integração seria mais fácil. Um romeno se integra melhor à Portugal que um afegão, já um venezuelano se integra melhor ao Brasil que um vietnamita. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, PierreDumont disse:

Me diga uma coisa: os norte-africanos são pessoas tão difíceis de lidar? porque a fama dos marroquinos na Espanha é terrível...

Eu concordo com a perspectiva de que a imigração deveria ser facilitada apenas às pessoas com maior nível de similaridade sociocultural, já que o processo de adaptação e integração seria mais fácil. Um romeno se integra melhor à Portugal que um afegão, já um venezuelano se integra melhor ao Brasil que um vietnamita. 

Para mim são, assim como qualquer um que venha da religião muçulmana.

Por muito que sejamos ateus ou não, ainda há valores nossos que fomos herdando de uma religião católica, o mesmo para eles em relação à religião muçulmana, há valores que eles ainda não deixaram cair (e que nós já deixamos) e que não comungam com os nossos, nomeadamente no trato das mulheres e gays.

Esta é a parte em que vem uma pessoa com muito pouco mundo, ou então com alguma desonestidade intelectual dizer que eles são todos fantásticos, fáceis de lidar, que conhecem muitos marroquinos e são os melhores amigos deles e têm zero problemas e os portugueses é que são maus. Honestamente é um assunto que discuti-lo com pessoas com pouca vivencia, como me parece que existe muito neste tópico, é difícil para mim. 

Custa-me entender como as pessoas defendem que se integrem na sociedade mas mantenham os seus valores, que para mim é uma situação antagônica. Integrar-se numa sociedade é absorver os valores dela, não é chegar e impor os nossos e continuar a viver como se vivia no país de origem, com os mesmos valores e crenças em relação a certos assuntos, nomeadamente a homossexualidade, que ainda é crime em Marrocos e aqui é aceite, mas que eles não querem aceitar porque aos olhos deles é errada, pois foi isso que acreditaram a vida toda e esperam que os portugueses acreditem também.

É por isso que eu acredito que eles tenham a tal má fama que dizes em Espanha. 

Eu nisto da imigração sou muito cético, eu não acredito “imagine all the people”, que vamos todos dar as mãos e celebrar as nossas diferenças, porque muitas das nossas diferenças são opostas às diferenças dos outros. O mundo tem várias culturas, varias formas de pensar e isso é bom (exceto quando se fere direitos humanos), mas querer colocar tudo no mesmo metro quadro não me parece ser um bom caminho.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Duarte com D disse:

Para mim são, assim como qualquer um que venha da religião muçulmana.

Por muito que sejamos ateus ou não, ainda há valores nossos que fomos herdando de uma religião católica, o mesmo para eles em relação à religião muçulmana, há valores que eles ainda não deixaram cair (e que nós já deixamos) e que não comungam com os nossos, nomeadamente no trato das mulheres e gays.

Esta é a parte em que vem uma pessoa com muito pouco mundo, ou então com alguma desonestidade intelectual dizer que eles são todos fantásticos, fáceis de lidar, que conhecem muitos marroquinos e são os melhores amigos deles e têm zero problemas e os portugueses é que são maus. Honestamente é um assunto que discuti-lo com pessoas com pouca vivencia, como me parece que existe muito neste tópico, é difícil para mim. 

Custa-me entender como as pessoas defendem que se integrem na sociedade mas mantenham os seus valores, que para mim é uma situação antagônica. Integrar-se numa sociedade é absorver os valores dela, não é chegar e impor os nossos e continuar a viver como se vivia no país de origem, com os mesmos valores e crenças em relação a certos assuntos, nomeadamente a homossexualidade, que ainda é crime em Marrocos e aqui é aceite, mas que eles não querem aceitar porque aos olhos deles é errada, pois foi isso que acreditaram a vida toda e esperam que os portugueses acreditem também.

É por isso que eu acredito que eles tenham a tal má fama que dizes em Espanha. 

Eu nisto da imigração sou muito cético, eu não acredito “imagine all the people”, que vamos todos dar as mãos e celebrar as nossas diferenças, porque muitas das nossas diferenças são opostas às diferenças dos outros. O mundo tem várias culturas, varias formas de pensar e isso é bom (exceto quando se fere direitos humanos), mas querer colocar tudo no mesmo metro quadro não me parece ser um bom caminho.

Eu já pesquisei intensamente a questão de imigração e refúgio nas mais diferentes culturas. Considerando as idiossincrasias de cada cultura, eu percebo que alguns países são muito mais "sensíveis" à questões imigratórias que outros. Os EUA, por exemplo, tende a ter uma maior flexibilidade com a imigração por sua sociedade marcadamente segmentada. O Brasil, por sua vez, consegue resultados similares por ser a antítese: é tão misturado desde sua gênese que fica difícil conservar a máxima coesão sociocultural de um imigrante neste país. 
 

 
307988216_1241771279998350_1064346091220

Mas, ainda assim, já surgem bolsões isolacionistas como a de comerciantes chineses que não interagem com a cidade. Você não os vê em ambientes públicos como shoppings, praias, parques, igrejas, ginásios, universidades, etc. Mas, o que Brasil e EUA tem? grande território e grande população, além de certa dinâmica econômica e multiplicidade cultural. Portugal é um país pequeno, monocultural e com um ritmo social quase bairrista. A cena gay de Lisboa tornou-se conhecida primeiro no Brasil graças à um documentário da TV Manchete em 1987.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/05/2024 at 20:29, Rodrigo Soares disse:

Ainda ninguém comentou por aqui o que está a acontecer no Rio Grande do Sul nestes últimos dias? Um desastre autêntico, não sei se tão depressa recuperam daquilo.

A minha Fy é só sobre isso quase e cada vídeo é mais triste que o outro 

Em alguns lugares, a água subiu 40 metros! Literalmente um impacto similar à um grande tsunami, quase todas as cidades foram atingidas. Um perfil no Instagram fez um comparativo da área de impacto na Região Metropolitana de Porto Alegre em cima de Lisboa:

ME2WHJU.png

Doações de Portugal às vítimas das enchentes são facilitadas pelo governo federal

Lisboa — Grupos de brasileiros estão se mobilizando em Portugal para ajudar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A preferência está sendo por doações em dinheiro, para instituições indicadas pelos governos gaúcho e federal, porque, além de chegarem mais rápido, permitem que haja foco no atendimento das necessidades mais imediatas da população. Produtos como remédios, roupas, calçados e alimentos dependem da disponibilidade de transporte aéreo, que custa caro, e ainda não há previsão de voos. Há negociações em curso com a TAP, mas sem qualquer resposta efetiva da empresa.

Para facilitar o transporte dessas mercadorias, que estão guardadas em galpões de várias cidades portuguesas — estima-se haja 200 toneladas de produtos doados —, o governo brasileiro baixou portarias liberando a entrada dos produtos de forma simplificada. Foram reduzidas as burocracias que a Receita Federal é obrigada a seguir para evitar abusos. Antes de derrubar as amarras aduaneiras por 30 dias, o governo federal consultou várias entidades empresariais, como informou o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin.

Segundo ele, a medida para reduzir a burocracia para a entrada de doações no país foi um pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fierg) e do governo gaúcho. “Editamos uma portaria para não haver nenhum óbice e estimular para que o mundo todo possa ajudar a nossa querida população do Rio Grande do Sul”, disse. Ele destacou que a portaria a ser seguida pela Receita Federal poderá estimular a doação de equipamentos para a recuperação do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que está alagado. “Lá, poderá haver doação de equipamentos, esteiras, de reboques usados, por exemplo”, ressaltou.

Disseminação de mentiras

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, por sua vez, que todos os donativos recebidos em embaixadas e consulados ao redor do mundo terão o mesmo trâmite e serão enviados ao povo gaúcho com a maior brevidade possível. O Itamaraty destacou que, em Portugal, a embaixada e os consulados do Brasil receberam mais de 200 toneladas de donativos de brasileiros que vivem no país e de portugueses.

“Para que os produtos arrecadados possam chegar nas mãos de quem mais precisa, o governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, está articulando com as companhias aéreas e empresas de navegação o transporte desses donativos. Neste momento, serão priorizados o envio e distribuição de medicamentos e equipamentos médicos pelo modal aéreo”, esclareceu o Palácio do Planalto.

Em Portugal, assim como no Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul se tornaram instrumentos para a disseminação de fake news por meio, sobretudo, da extrema direita. O presidente do Chega, o radical André Ventura, divulgou um vídeo em que acusa o governo de brasileiro de impedir que as doações recolhidas em terras lusitanas cheguem ao Brasil. Ele inventou, inclusive, que parte das doações de alimentos tinha se perdido por causa da demora no transporte.

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/05/6855272-doacoes-de-portugal-as-vitimas-das-enchentes-sao-facilitadas-pelo-governo-federal.html

 

  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Diogo O. disse:

https://www.instagram.com/p/C6529xqMjGN/?igsh=MXNxMDlsYXI0eDJrcQ==

Matar milhares de crianças não é genocídio, disparar contra centenas de pessoas sem qualquer culpa não é genocídio? Este Paulo Rangel devia aprender a falar menos... :ok:

A melhor é a de que estão à espera que isto piore para tomarem posições 🙄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/05/2024 at 21:34, PierreDumont disse:

Em alguns lugares, a água subiu 40 metros! Literalmente um impacto similar à um grande tsunami, quase todas as cidades foram atingidas. Um perfil no Instagram fez um comparativo da área de impacto na Região Metropolitana de Porto Alegre em cima de Lisboa:

ME2WHJU.png

Doações de Portugal às vítimas das enchentes são facilitadas pelo governo federal

Lisboa — Grupos de brasileiros estão se mobilizando em Portugal para ajudar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A preferência está sendo por doações em dinheiro, para instituições indicadas pelos governos gaúcho e federal, porque, além de chegarem mais rápido, permitem que haja foco no atendimento das necessidades mais imediatas da população. Produtos como remédios, roupas, calçados e alimentos dependem da disponibilidade de transporte aéreo, que custa caro, e ainda não há previsão de voos. Há negociações em curso com a TAP, mas sem qualquer resposta efetiva da empresa.

Para facilitar o transporte dessas mercadorias, que estão guardadas em galpões de várias cidades portuguesas — estima-se haja 200 toneladas de produtos doados —, o governo brasileiro baixou portarias liberando a entrada dos produtos de forma simplificada. Foram reduzidas as burocracias que a Receita Federal é obrigada a seguir para evitar abusos. Antes de derrubar as amarras aduaneiras por 30 dias, o governo federal consultou várias entidades empresariais, como informou o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin.

Segundo ele, a medida para reduzir a burocracia para a entrada de doações no país foi um pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fierg) e do governo gaúcho. “Editamos uma portaria para não haver nenhum óbice e estimular para que o mundo todo possa ajudar a nossa querida população do Rio Grande do Sul”, disse. Ele destacou que a portaria a ser seguida pela Receita Federal poderá estimular a doação de equipamentos para a recuperação do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que está alagado. “Lá, poderá haver doação de equipamentos, esteiras, de reboques usados, por exemplo”, ressaltou.

Disseminação de mentiras

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, por sua vez, que todos os donativos recebidos em embaixadas e consulados ao redor do mundo terão o mesmo trâmite e serão enviados ao povo gaúcho com a maior brevidade possível. O Itamaraty destacou que, em Portugal, a embaixada e os consulados do Brasil receberam mais de 200 toneladas de donativos de brasileiros que vivem no país e de portugueses.

“Para que os produtos arrecadados possam chegar nas mãos de quem mais precisa, o governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, está articulando com as companhias aéreas e empresas de navegação o transporte desses donativos. Neste momento, serão priorizados o envio e distribuição de medicamentos e equipamentos médicos pelo modal aéreo”, esclareceu o Palácio do Planalto.

Em Portugal, assim como no Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul se tornaram instrumentos para a disseminação de fake news por meio, sobretudo, da extrema direita. O presidente do Chega, o radical André Ventura, divulgou um vídeo em que acusa o governo de brasileiro de impedir que as doações recolhidas em terras lusitanas cheguem ao Brasil. Ele inventou, inclusive, que parte das doações de alimentos tinha se perdido por causa da demora no transporte.

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/05/6855272-doacoes-de-portugal-as-vitimas-das-enchentes-sao-facilitadas-pelo-governo-federal.html

 

Os bolsonaristas estão a usar isto para disseminar imensas mentiras sobre a forma como estão a proceder... acreditando que mesmo haja problemas e erros até portugal eles usaram para propagar mentiras. Incluindo Ventura.  Como se fosse só enviar cosias sem qualquer tramite nem organização...

Uma tristeza como todas as desgraças são sempre usadas como arremeço politico.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...