Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 34 minutos, JDaman disse:

Comboios na Alemanha é para esquecer. Já as linhas de metro e autocarro que usei são bastante pontuais. Contudo, a bilhética deles ainda é muito à moda da antiga (onde picas mesmo o bilhete fisicamente para o validar) e as apps para a compra em digital dos bilhetes decidem não funcionar uma boa parte das vezes, o que te leva a ter que comprar o bilhete físico de qualquer das formas. Não há cá dessas mordomias de cartão reutilizável.

 

há 30 minutos, Televisão 10 disse:

Não sei como estará agora, mas há uns anos, no RER em Paris (metro de superfície), o sistema de bilhetes também funcionava dessa forma - com bilhetes individuais. Nesse aspeto, já o Metro do Porto estava mais avançado na altura, com os cartões recarregáveis. 

 

há 9 minutos, AndreRob disse:

Quando estive em paris há uns anos aquilo era uma confusão gastei mais em 2 ou 3 viagens do que num passe de 3 dias, que nem dava para comprar nas estações tinha de ser mesmo em lojas turisticas. Além de que nem havia recarregaveis era tudo individual e uma confusão aquelas máquinas de alavanca que pareciam saidas dos anos 80 :x

Estavam a gozar com os transportes do Porto e parece que há sítios ainda mais atrasados que nós. Ele há coisas...:galderia:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AndreRob disse:

Quando estive em paris há uns anos aquilo era uma confusão gastei mais em 2 ou 3 viagens do que num passe de 3 dias, que nem dava para comprar nas estações tinha de ser mesmo em lojas turisticas. Além de que nem havia recarregaveis era tudo individual e uma confusão aquelas máquinas de alavanca que pareciam saidas dos anos 80 :x

Eu estive lá há 2 anos e achei relativamente fácil. O cartão tive de comprar na bilheteira (mas eu sou daqueles que gosta de ficar com os cartões, se não forem de papel), embora também existia a hipótese de ter o cartão virtual pela aplicação deles. E depois, se bem me lembro, conseguia carregá-lo por NFC na app :yes: 

 

há 1 hora, JDaman disse:

Comboios na Alemanha é para esquecer. Já as linhas de metro e autocarro que usei são bastante pontuais. Contudo, a bilhética deles ainda é muito à moda da antiga (onde picas mesmo o bilhete fisicamente para o validar) e as apps para a compra em digital dos bilhetes decidem não funcionar uma boa parte das vezes, o que te leva a ter que comprar o bilhete físico de qualquer das formas. Não há cá dessas mordomias de cartão reutilizável.

Eu também já ouvi várias pessoas a dizer disso, mas eu juro que nas 2 vezes em que vivi na Alemanha, só tive problemas com a DB uma vez a ir para Berlim :mosking:  e nem foi bem culpa deles, um biciclista decidiu andar à porrada com o maquinista e o homem teve de ir para o hospital :ph34r:  De resto, tive sempre os comboios a partir e chegar a horas.

Mas sim, a nível de bilhética física ainda é um papelzinho sem senso nenhum.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Consta que o Deutsche Ban não é nada pontual. :mosking:

Eu conto pelos dedos das mãos as vezes que cheguei a tempo num comboio da DB :cryhappy:  Já cheguei 1h atrasado por duas vezes, inclusive numa viagem de 2h (Munique-Estugarda), atrasos de até 30 minutos são estupidamente frequentes. Os atrasos são tão frequentes que a Suíça chegou mesmo a cortar ligações da Alemanha para certas cidades suíças porque os atrasos colocavam em causa a pontualidade de outros comboios. Em novembro do ano passado, apenas pouco mais de 50% dos IC/ICE (intercidades) chegou pontualmente.

Transportes dentro das maiores cidades é pontual, apesar de, como o @JDaman disse, ser ainda muito rudimentar. Se bem que os SBahn em Munique também chegam mais vezes atrasados que a tempo :desastre2:

há 1 hora, AndreRob disse:

Sim há sem duvida... o problema é o tempo que levamos a implementar as coisas.

Aqui, na Alemanha, a nova estação central de Munique só deve concluída em 2038 (o prazo inicial era em 2027) e com um custo de 7,2 mil milhões de euros (o custo inicial era de 3,5 mil milhões). O que existe desde há 5 anos para cá é uma estação que está parcialmente demolida :mosking:  Em Estugarda, exatamente a mesma coisa: construção começou em 2010, a nova estação estava prevista para 2019 e só deverá estar concluída no final de 2025 ou início de 2026. Os custos já chegam aos 11 mil milhões, quando se previam 4 mil milhões durante o início de construção. Outro projeto famoso é o BER (Aeroporto Berlim Brandemburgo): em 2006, quando começou a construção, estava previsto entrar em funções em 2011; apenas aconteceu em 2020. O custo também passou dos originais 2,8 mil milhões para quase 10 mil milhões no final do projeto.

Acho mesmo que não é algo excecionalmente português. :haha: 

  • Gosto 5
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/04/2024 at 00:26, Fernando disse:

Bem, ninguém a pode acusar de não acreditar nos ideais do partido. O ADN faz campanha contra as vacinas, a JAD também.

Mas pode de a acusar de ser incoerente na parte em que o ADN é um partido anti imigração e conservador coisa que ela não é, pelo menos ela é mais liberal e progressista socialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Dinis F. disse:

Mas pode de a acusar de ser incoerente na parte em que o ADN é um partido anti imigração e conservador coisa que ela não é, pelo menos ela é mais liberal e progressista socialmente.

Mais progressista socialmente?!?!? Essa pessoa? 🤔 A mesma que é a favor das terapias de conversão sexual? 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, SecretNavy disse:

Mais progressista socialmente?!?!? Essa pessoa? 🤔 A mesma que é a favor das terapias de conversão sexual? 

Sim, ela ja deu sinais de ser progressista ou liberal, mas isso da conversão está mal explicado, ela não é anti gay, ela só criticou o facto do estado se intrometer demais na esfera dos psicólogos. Uma sociedade em que o estado se mete demais é uma sociedade falhada, e é isso que ela defende, a tal liberdade que tanto fala e eu concordo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Dinis F. disse:

Sim, ela ja deu sinais de ser progressista ou liberal, mas isso da conversão está mal explicado, ela não é anti gay, ela só criticou o facto do estado se intrometer demais na esfera dos psicólogos. Uma sociedade em que o estado se mete demais é uma sociedade falhada, e é isso que ela defende, a tal liberdade que tanto fala e eu concordo.

Neste caso em concreto o Estado tem mesmo de se meter. A transsexualidade e a homossexualidade não são doenças e por essa mesma razão não há cura ou terapia para as mesmas. Tentar "converter" alguém apenas provoca mais sofrimento nos indivíduos, e deve sim ser proibido pelo Estado! Mais uma vez, e, repito, neste caso em concreto, não é uma questão de opinião!

Editado por SecretNavy
Retificação de informações
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, SecretNavy disse:

Neste caso em concreto o Estado tem mesmo de se meter. A transsexualidade não é uma doença e por essa mesma razão não há cura ou terapia para a mesma. Tentar "converter" alguém apenas provoca mais sofrimento nos indivíduos, e deve sim ser proibido pelo Estado! Mais uma vez, e, repito, neste caso em concreto, não é uma questão de opinião!

Mas na notícia que vi ela e outro psicólogo dizem que é natural um jovem procurar ajuda para se compreender e tirar eventuais duvidas sobre a sua sexualidade. 
Mas essa lei o que quer dizer e porque surgiu? É que as razões que ela evoca são diferentes das razões de quem concorda que a lei deve existir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Dinis F. disse:

Mas na notícia que vi ela e outro psicólogo dizem que é natural um jovem procurar ajuda para se compreender e tirar eventuais duvidas sobre a sua sexualidade. 
Mas essa lei o que quer dizer e porque surgiu? É que as razões que ela evoca são diferentes das razões de quem concorda que a lei deve existir.

Um jovem pode obviamente procurar ajuda para se compreender e tirar dúvidas e é nesses momentos que os psicólogos devem intervir de maneira responsável é explicar à criança/jovem que ser gay, bi, wtv, é algo completamente normal, que não é uma doença e consequentemente não há cura. Devem ajudar os jovens a aceitar quem são! E não oferecer-lhe propostas de terapias / curas inexistentes que apenas prolongam o seu sofrimento e que não têm qualquer base científica.

A lei surgiu aqui, depois de já ter sido colocada em prática em muitos países, onde os (pseudo) psicológos tentam converter os jovens à heterossexualidade fazendo uso de métodos que muitas vezes envolvem violência  /  automutilação. 

  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Ruben disse:

Outro projeto famoso é o BER (Aeroporto Berlim Brandemburgo): em 2006, quando começou a construção, estava previsto entrar em funções em 2011; apenas aconteceu em 2020. O custo também passou dos originais 2,8 mil milhões para quase 10 mil milhões no final do projeto.

Acho mesmo que não é algo excecionalmente português. :haha: 

BER... Um projecto tão bom a nível de acessos que o único transporte público para lá é um autocarro que demora quase uma hora da estação de metro mais próxima até ao Terminal 2. E o Terminal 5 são restos do aeroporto antigo... E mesmo para sair do BER é bastante confuso para quem mete lá os pés a primeira vez. Acabei a ter que pedir um motorista no FreeNow e mesmo assim tive que andar à procura do homem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, joanna disse:

 

 

Estavam a gozar com os transportes do Porto e parece que há sítios ainda mais atrasados que nós. Ele há coisas...:galderia:

O Porto? Na minha sincera opinião, é uma das cidades médias com melhores transportes da Europa. Metro extenso e em expansão, STCP presta um bom serviço, a UNIR começou manca, mas já está a entrar nos eixos... 

Falta só uma estação rodoviária em condições...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/04/2024 at 16:32, Jota disse:

Porto a chegar a 2024 :triste_teresa: 

Pouco a pouco vamos lá. Falta a AML seguir o mesmo exemplo. Pelo que percebi, já andam a trabalhar na app.

O próximo passo é poder comprar bilhetes e passes virtuais e validá-los por NFC nos terminais, como já acontece em imensas capitais europeias e não só :zzz:

 

A AMP sempre teve um passo à frente que a AML em termos de títulos intermodais, o Andante foi criado em 2006 enquanto que aqui na AML só passou a ser um pouco a partir de 2019, com os passes Navegante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, TV1_22 disse:

A AMP sempre teve um passo à frente que a AML em termos de títulos intermodais, o Andante foi criado em 2006 enquanto que aqui na AML só passou a ser um pouco a partir de 2019, com os passes Navegante...

Não havia na aml mas o lisboa viva existia há quase tanto tempo como o navegante senão antes, o problema é que lisboa ignorava simplesmente os concelhos à volta. A unica coisa que estava de alguma forma integrada era o comboio da fertagus e os barcos... e mesmo assim de forma meio confusa com imensas modalidades e limitações.

Editado por AndreRob
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AndreRob disse:

Não havia na aml mas o lisboa viva existia há quase tanto tempo como o navegante senão antes, o problema é que lisboa ignorava simplesmente os concelhos à volta. A unica coisa que estava de alguma forma integrada era o comboio da fertagus e os barcos... e mesmo assim de forma meio confusa com imensas modalidades e limitações.

Existia um sistema por coroas, semelhante ao Andante, já desde os anos 70 creio. Eram os passes intermodais L1, L12, L123, L123SX, L123MA, 12, 23 e 123.

O Navegante (a designação) deve ter aparecido por altura da Expo 98 e o Andante em 2006.

Editado por AG.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, AG. disse:

Existia um sistema por coroas, semelhante ao Andante, já desde os anos 70 creio. Eram os passes intermodais L1, L12, L123, L123SX, L123MA, 12, 23 e 123.

O Navegante (a designação) deve ter aparecido por altura da Expo 98 e o Andante em 2006.

o sistema por coroas não integrava todos os transportes sobretudo os autocarros municipais, apenas alguns percursos sobretudo os que conectavam a lisboa, era demasiado confuso e caro diga-se.

Editado por AndreRob
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AndreRob disse:

o sistema por coroas não integrava todos os transportes sobretudo os autocarros municipais, apenas alguns percursos sobretudo os que conectavam a lisboa, era demasiado confuso e caro diga-se.

É verdade, o que existia também - a partir de 1993 pelo que pesquisei - eram os títulos combinados de transporte. Lembro-me que existia Passe Metro/CP, Metro/Carris, Carris/Vimeca, etc. Mas era muito confuso e caro como dizes.

A unificação tarifária e o novos sistemas de passes (municipal e urbano) criados em 2019 foram de facto uma grande melhoria.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/04/2024 at 14:59, JDaman disse:

Falem bem do estrangeiro, mas ignorem Berlim, que ainda vos dá uma coisa má. eh eh

Vou ignorar porque nunca lá fui :mosking: Mas sim, já tinha ouvido falar de os serviços ferroviários na Alemanha não serem grande coisa.

Não tenho muitas cidades europeias no meu "currículo", mas nas que visitei tive sempre boas experiências a nível de transportes. Bordéus por exemplo gostei muito também. Na altura em que fui só havia autocarro entre o aeroporto e o centro da cidade, mas estavam a expandir o tram (elétrico/metro de superfície) para lá. 

O que mais me irrita cá em Portugal é a "moda" dos metrobus, sobretudo na minha cidade (Coimbra). O sistema BRT é bom como upgrade de linhas urbanas de autocarros convencionais (e ideal em cidades mais pequenas como Viseu e Leiria), não para substituir linhas férreas :rolleyes:

Falando em autocarros, fiquei fã dos de Londres, é tão bom viajar no andar de cima à frente, com aquela vista panorâmica :cryhappy:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Televisão 10 disse:

Segundo a SIC Notícias, Sebastião Bugalho será o cabeça de lista da AD às Europeias.

Marta Temido será a do PS, segundo vários órgãos de comunicação social.

Também quero um tacho para mim:lighten:.

Vou-me filiar num partido.:cristinadelrey:

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Televisão 10 disse:

Segundo a SIC Notícias, Sebastião Bugalho será o cabeça de lista da AD às Europeias.

Marta Temido será a do PS, segundo vários órgãos de comunicação social.

Escolher alguém com a fama do Bugalho para representante de um partido/coligação realmente é… uma escolha.

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Televisão 10 disse:

Segundo a SIC Notícias, Sebastião Bugalho será o cabeça de lista da AD às Europeias.

Marta Temido será a do PS, segundo vários órgãos de comunicação social.

:rofl:

A marta temido seria de esperar mais tarde ou mais cedo... mas esta do bugalho e ainda por cima cabeça de lista é para rir? :chocada:

há 3 minutos, Guida disse:

O Bugalho é uma péssima escolha. Péssima mesmo!

já o estou a imaginar a fazer campanha e a oferecer porrada a todos os que lhe vierem mandar bocas... o PSD só se enterra.

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 minutes ago, Televisão 10 said:

Segundo a SIC Notícias, Sebastião Bugalho será o cabeça de lista da AD às Europeias.

Marta Temido será a do PS, segundo vários órgãos de comunicação social.

Que nomes tão bons

:ew:

O PS e o PSD entregues à bicharda, mds. Um puto mimado sem nenhuma noção da realidade e uma sem noção incompetente até ao teto. 

Está ótimo, desta vez é capaz de bater os 70% de abstenção.

Editado por Fernando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...