Mar-Vell Postado 7 de janeiro 2024 Postado 7 de janeiro 2024 agora mesmo, Patiño disse: Este arrumadinho desde que começou a comentar política de há uns meses para cá e a fazer posts diários sobre política que só se enterra. Credo. É um chato que dói. Ainda bem que a Popcorn o pôs a andar. Citar
Patiño Postado 7 de janeiro 2024 Postado 7 de janeiro 2024 (editado) há 1 minuto, Mar-Vell disse: É um chato que dói. Ainda bem que a Popcorn o pôs a andar. Sim, até nos comentários as "fãs" dizem para ele parar de falar de política porque não percebe nada. Editado 7 de janeiro 2024 por Patiño 1 Citar
PierreDumont Postado 7 de janeiro 2024 Postado 7 de janeiro 2024 On 06/01/2024 at 15:21, srcbica disse: A mim já não me surpreendem sondagens destas. Tanto no centro como no sul (entenda-se, as terriolas por onde eu ando), vê-se malta que votava PSD, PS (estes no centro), PCP e CDS (estes do sul) a irem para o Chega. É uma cena impressionante. Algo similar ocorreu no Brasil em 2018: os que votavam no PSDB e no DEM passaram a votar no Bolsonarismo... Aliás, esse processo de idolatrar figuras carismáticas é relativamente comum na América Latina e que só agora está sendo conhecida na Europa e nos EUA. O que mais existe no Brasil é anedota de figuras extravagantes como o ex-presidente Jânio Quadros que passava talco na roupa para simular "caspas" ou comer pão com mortadela no meio de um comício para mostrar o quanto é "do povo". há 7 horas, Duarte com D disse: Concordo a 100%, aliás acho que muitas vezes o grande problema dos negócios é justamente os patrões que comandam o dinheiro, primeiro está as tainadas com os amigos, as férias no Brasil e o descapotável último modelo, se sobrar algum €€€ é que se desenvolve a empresa. O Brasil ainda é um destino turístico popular entre portugueses? Citar
srcbica Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 https://www.quora.com/Why-is-Portugal-losing-people Citar
carioquins Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 (editado) há 1 hora, srcbica disse: https://www.quora.com/Why-is-Portugal-losing-people site de referência quora + chatgpt + 1 pessoa random a responder. Só vem, cmtv, nunca te pedi nada Editado 8 de janeiro 2024 por carioquins 1 Citar
srcbica Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 21 minutos, carioquins disse: site de referência quora + chatgpt + 1 pessoa random a responder. Só vem, cmtv, nunca te pedi nada Só te aparece uma? A sério? Citar
carioquins Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 34 minutos, srcbica disse: Só te aparece uma? A sério? não tinha carregado as outras respostas. gosto sobretudo de uma de um estrangeiro a falar sobre as autoestradas xD 1 Citar
Duarte com D Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 19 horas, PierreDumont disse: O Brasil ainda é um destino turístico popular entre portugueses? Portugueses voltam a esgotar viagens de Ano Novo: Brasil lidera preferências, com preços médios de €3.500 por pessoa https://expresso.pt/economia/economia_turismo/2023-12-14-Portugueses-voltam-a-esgotar-viagens-de-Ano-Novo-Brasil-lidera-preferencias-com-precos-medios-de-3.500-por-pessoa-d87649ee 1 1 Citar
PierreDumont Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 1 hora, Duarte com D disse: Portugueses voltam a esgotar viagens de Ano Novo: Brasil lidera preferências, com preços médios de €3.500 por pessoa https://expresso.pt/economia/economia_turismo/2023-12-14-Portugueses-voltam-a-esgotar-viagens-de-Ano-Novo-Brasil-lidera-preferencias-com-precos-medios-de-3.500-por-pessoa-d87649ee Para a passagem do ano de 2023 foram reforçados os 'charters' de Lisboa para destinos no nordeste do Brasil, onde o grupo português Vila Galé tem hotéis, cuja capacidade encheu rapidamente Para quem não sabe, o Hotel Vila Galé de Salvador proporcionou um dos maiores surtos da webdiva Tulla Luana Fontes dos Santos. Tem um membro deste fórum que é fã dela. Marquem ele aqui por favor... Mas, sobre o assunto: eu nem sabia que o Brasil era destino popular entre os portugueses. Eu nunca vi um turista portuga aqui por João Pessoa [já ouvi espanhol e italiano por aqui, mas PT-PT não]. Citar
srcbica Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 (editado) há 36 minutos, PierreDumont disse: Para a passagem do ano de 2023 foram reforçados os 'charters' de Lisboa para destinos no nordeste do Brasil, onde o grupo português Vila Galé tem hotéis, cuja capacidade encheu rapidamente Para quem não sabe, o Hotel Vila Galé de Salvador proporcionou um dos maiores surtos da webdiva Tulla Luana Fontes dos Santos. Tem um membro deste fórum que é fã dela. Marquem ele aqui por favor... Mas, sobre o assunto: eu nem sabia que o Brasil era destino popular entre os portugueses. Eu nunca vi um turista portuga aqui por João Pessoa [já ouvi espanhol e italiano por aqui, mas PT-PT não]. Amigo, a grande maioria nem sabe onde fica João Pessoa. Mesmo sendo capital de Paraíba. É que até eu li o nome da cidade e a minha cabeça foi para outra! Enfim, eu nem li a notícia, mas aposto que os principais destinos são as cidades de Salvador, RJ e SP, porque são as que o português médio conhece mais. Editado 8 de janeiro 2024 por srcbica 1 Citar
Duarte com D Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 (editado) há 3 horas, PierreDumont disse: Mas, sobre o assunto: eu nem sabia que o Brasil era destino popular entre os portugueses. Eu nunca vi um turista portuga aqui por João Pessoa [já ouvi espanhol e italiano por aqui, mas PT-PT não]. É mais Rio de Janeiro, entre outras, mas acredito mais em Rio de Janeiro, por conta das praias de Copacabana e afins. Nós somos um país com "pouca" gente, acredito que em turismo outros países sejam mais expressivos e vês mais porque efetivamente são mais pessoas que nós, como o caso dos italianos e Espanhois. Editado 8 de janeiro 2024 por Duarte com D Citar
srcbica Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 1 hora, D91 disse: Depois da benção aos casais homossexuais, desta realmente não estava à espera. Tanto uma declaração como outra foram proferidas por causa do sínodo da sinodalidade, certo? Citar
D91 Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 3 minutos, srcbica disse: Depois da benção aos casais homossexuais, desta realmente não estava à espera. Tanto uma declaração como outra foram proferidas por causa do sínodo da sinodalidade, certo? Eu pessoalmente não sou muito a favor das barrigas de aluguer, prática a que jamais recorreria. Acho preferível a adoção. E como é obvio a igreja nunca vai ser a favor das barrigas de aluguer, por diversos motivos. Citar
Mar-Vell Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 2 horas, D91 disse: Listar as barrigas de aluguer como ameaça à paz global esta Igreja não cansa de passar mico. 1 3 1 Citar
srcbica Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 22 minutos, D91 disse: Eu pessoalmente não sou muito a favor das barrigas de aluguer, prática a que jamais recorreria. Acho preferível a adoção. E como é obvio a igreja nunca vai ser a favor das barrigas de aluguer, por diversos motivos. Mas sabes se há alguma passagem nos livros da Bíblia que sustente essa posição? Eu não li (ainda) a Bíblia no seu todo, mas a avaliar pela prática antiga relatada em Génesis de que um irmão era obrigado a casar-se com a cunhada viúva para dar descendência ao irmão morto (o primeiro filho dessa nova união era considerado filho e herdeiro direto do falecido), eu mais depressa diria que a Igreja poderia ser a favor. Com as técnicas atuais, recolhia-se espermatozóides viáveis logo após a morte do falecido. E há os casos raros em que a pessoa morre e deixou esperma ou óvulos congelados. Bom, eu estava a escrever aquele parágrafo e lembrei-me que muito possivelmente a Igreja tomou esta posição agora e quase de certeza tomará uma igual em relação à clonagem humana, porque há a tradição de considerar que só Deus cria vida. A minha interpretação da criação é outra. Ainda assim, não vejo em que medida seria diferente para Deus conceder a vida numa trompa de Falópio ou numa placa de Petri. 2 Citar
D91 Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 há 21 minutos, srcbica disse: Mas sabes se há alguma passagem nos livros da Bíblia que sustente essa posição? Eu não li (ainda) a Bíblia no seu todo, mas a avaliar pela prática antiga relatada em Génesis de que um irmão era obrigado a casar-se com a cunhada viúva para dar descendência ao irmão morto (o primeiro filho dessa nova união era considerado filho e herdeiro direto do falecido), eu mais depressa diria que a Igreja poderia ser a favor. Com as técnicas atuais, recolhia-se espermatozóides viáveis logo após a morte do falecido. E há os casos raros em que a pessoa morre e deixou esperma ou óvulos congelados. Bom, eu estava a escrever aquele parágrafo e lembrei-me que muito possivelmente a Igreja tomou esta posição agora e quase de certeza tomará uma igual em relação à clonagem humana, porque há a tradição de considerar que só Deus cria vida. A minha interpretação da criação é outra. Ainda assim, não vejo em que medida seria diferente para Deus conceder a vida numa trompa de Falópio ou numa placa de Petri. Acho que a igreja não aceita porque é algo que normalmente envolve dinheiro e pode estar relacionada e/ou ser considerado tráfico de bebés. O que o Papa diz: "Considero deplorável a prática da chamada maternidade de substituição, que representa uma grave violação da dignidade da mulher e da criança, baseada na exploração de situações de necessidades materiais da mãe. Manifesto a minha esperança num esforço da comunidade internacional para proibir universalmente esta prática". 1 1 Citar
Phoenix Postado 8 de janeiro 2024 Postado 8 de janeiro 2024 Como mulher (e que se considera de esquerda), sou terminantemente contra as barrigas de aluguer. Porquê? Porque para darem o direito a uma mulher que, infelizmente, quer ter filhos e não pode, estão a reduzir todas as outras a uma eventual condição de "útero ambulante". Não posso concordar com isso. Simplesmente não posso pedir a uma mulher que tenha um filho por mim. Ponto final parágrafo. Isso é um atentado ao corpo da mulher. Além disto, do ponto de vista ético, também não vejo muita diferença entre pagar a uma mulher para gerar o teu filho e comprar uma criança que já exista. Qual seria o critério para se permitir barrigas de aluguer mas não poderes vender ou comprar uma criança? As duas situações cabem na categoria de "comprar um ser humano" (seja geneticamente teu ou não). 1 Citar
Diogo O. Postado 9 de janeiro 2024 Postado 9 de janeiro 2024 (editado) É absolutamente normal o discurso do Papa nesta situação. A questão das barrigas de aluguer ainda é muito contraditória. Ainda assim, tem que se destacar o grande percurso feito por este Papa. Um Papa que fica para a história. Tenho muito medo do que será o Vaticano pós-Francisco. Editado 9 de janeiro 2024 por Diogo O. 1 Citar
SecretNavy Postado 9 de janeiro 2024 Postado 9 de janeiro 2024 há 26 minutos, Phoenix disse: Como mulher (e que se considera de esquerda), sou terminantemente contra as barrigas de aluguer. Porquê? Porque para darem o direito a uma mulher que, infelizmente, quer ter filhos e não pode, estão a reduzir todas as outras a uma eventual condição de "útero ambulante". Não posso concordar com isso. Simplesmente não posso pedir a uma mulher que tenha um filho por mim. Ponto final parágrafo. Isso é um atentado ao corpo da mulher. Além disto, do ponto de vista ético, também não vejo muita diferença entre pagar a uma mulher para gerar o teu filho e comprar uma criança que já exista. Qual seria o critério para se permitir barrigas de aluguer mas não poderes vender ou comprar uma criança? As duas situações cabem na categoria de "comprar um ser humano" (seja geneticamente teu ou não). Eu peço desde já desculpa como vou responder, e não levem isto para o lado pessoal, mas... Oh miga, eu sou gay! Não posso (por enquanto) reproduzir um ser humano sexualmente! E sim, a minha primeira opção será adotar! Mas e se EU NÃO QUISESSE?!? E se a minha melhor amiga estivesse disposta a carregar um filho MEU?!?! Qual é o problema?! O filho vai ser mais ou menos amado? Vocês preocupam-se demais com a ciência da coisa, quando o mais importante não é como eles nascem, mas como eles crescem para serem bons seres humanos!!! I don't fucking care se a tua mãe é uma p*ta ou se tu nasceste de inseminação artificial! Trata-me bem, com respeito, igualdade e eu farei o mesmo contigo! E assim tem de ser a Sociedade!!!! Spoiler Ai desculpem 😭 Estes assuntos deixam-me esgotado... 😕 1 2 Citar
Televisão 10 Postado 9 de janeiro 2024 Postado 9 de janeiro 2024 há 17 minutos, SecretNavy disse: Eu peço desde já desculpa como vou responder, e não levem isto para o lado pessoal, mas... Oh miga, eu sou gay! Não posso (por enquanto) reproduzir um ser humano sexualmente! E sim, a minha primeira opção será adotar! Mas e se EU NÃO QUISESSE?!? E se a minha melhor amiga estivesse disposta a carregar um filho MEU?!?! Qual é o problema?! O filho vai ser mais ou menos amado? Vocês preocupam-se demais com a ciência da coisa, quando o mais importante não é como eles nascem, mas como eles crescem para serem bons seres humanos!!! I don't fucking care se a tua mãe é uma p*ta ou se tu nasceste de inseminação artificial! Trata-me bem, com respeito, igualdade e eu farei o mesmo contigo! E assim tem de ser a Sociedade!!!! Spoiler - mostrar conteúdo oculto Ai desculpem 😭 Estes assuntos deixam-me esgotado... 😕 Por acaso, a propósito do teu comentário, há um problema: estranhamente, a lei portuguesa não permite o recurso às técnicas de procriação medicamente assistida e à gestação de substituição nem a casais homossexuais compostos por homens nem a homens solteiros, enquanto permite a casais homossexuais compostos por mulheres e a mulheres solteiras. 1 Citar
D91 Postado 9 de janeiro 2024 Postado 9 de janeiro 2024 (editado) há 49 minutos, SecretNavy disse: Eu peço desde já desculpa como vou responder, e não levem isto para o lado pessoal, mas... Oh miga, eu sou gay! Não posso (por enquanto) reproduzir um ser humano sexualmente! E sim, a minha primeira opção será adotar! Mas e se EU NÃO QUISESSE?!? E se a minha melhor amiga estivesse disposta a carregar um filho MEU?!?! Qual é o problema?! O filho vai ser mais ou menos amado? Vocês preocupam-se demais com a ciência da coisa, quando o mais importante não é como eles nascem, mas como eles crescem para serem bons seres humanos!!! I don't fucking care se a tua mãe é uma p*ta ou se tu nasceste de inseminação artificial! Trata-me bem, com respeito, igualdade e eu farei o mesmo contigo! E assim tem de ser a Sociedade!!!! Spoiler - mostrar conteúdo oculto Ai desculpem 😭 Estes assuntos deixam-me esgotado... 😕 Por acaso, em relação a essas duas questões (barriga de aluguer e inseminação artificial), eticamente podem ser questionáveis se pensarmos racionalmente. Aqui não se trata de amor, isso é algo natural, mas de outro tipo de questões que ultrapassam tudo isso. Editado 9 de janeiro 2024 por D91 Citar
SecretNavy Postado 9 de janeiro 2024 Postado 9 de janeiro 2024 há 44 minutos, Televisão 10 disse: Por acaso, a propósito do teu comentário, há um problema: estranhamente, a lei portuguesa não permite o recurso às técnicas de procriação medicamente assistida e à gestação de substituição nem a casais homossexuais compostos por homens nem a homens solteiros, enquanto permite a casais homossexuais compostos por mulheres e a mulheres solteiras. Isso torna tudo ainda pior e mais questionável, eu acho 😕 há 22 minutos, D91 disse: Por acaso, em relação a essas duas questões (barriga de aluguer e inseminação artificial), eticamente podem ser questionáveis se pensarmos racionalmente. Aqui não se trata de amor, isso é algo natural, mas de outro tipo de questões que ultrapassam tudo isso. Explica-me o teu raciocínio para eu tentar argumentar 🙏 1 Citar
D91 Postado 9 de janeiro 2024 Postado 9 de janeiro 2024 (editado) há 7 minutos, SecretNavy disse: Explica-me o teu raciocínio para eu tentar argumentar 🙏 Racional a nível biológico. A barriga de aluguer e a inseminação artificial são práticas relacionadas à reprodução assistida que levantam várias questões éticas, legais e, em alguns casos, biológicas. Faz-me sempre confusão porque podem levar pessoas a ter uma relação com irmãos sem o saberem, nesse aspeto pode ser uma situação perigosa no meu entender. Editado 9 de janeiro 2024 por D91 Citar
Fernando Postado 9 de janeiro 2024 Postado 9 de janeiro 2024 (editado) A questão das barrigas de aluguer prende-se com a mercantilização do corpo feminino. Muitas mulheres que se metem nesses processos são mulheres vulneráveis, sem condições financeiras e que são tratadas com autênticos objetos. Aliás, a escolha de ser barriga de aluguer nunca é totalmente desligada das condições socioeconómicas, o que já pressupõe que não é uma decisão puramente individual. Basta ver os países e as origens sociais das mulheres a que muitos casais, LGBT ou não, recorrem e percebe-se logo a dimensão do problema Eu nem vou falar do laço afetivo que se pode criar com o feto porque isso é algo mais subjetivo. Antes de se colocar a tónica numa questão puramente individual, esta questão deve-se pensar na problemática das barrigas de aluguer na sua vertente socioeconómica e de género. Aliás, isto é um pouco como a questão da prostituição, muita gente que é a favor da regulamentação ( eu era até há pouco tempo, por exemplo) acaba por esquecer os problemas e qual o género mais afetado por esses problemas. Há alternativas às barrigas de aluguer, a adoção existe. Um filho não será menos amado só porque não tem o sémen de x pessoa. Mas neste ponto também poderiamos discutir a celeridade da adoção em Portugal. 18 minutes ago, D91 said: Racional a nível biológico. A barriga de aluguer e a inseminação artificial são práticas relacionadas à reprodução assistida que levantam várias questões éticas, legais e, em alguns casos, biológicas. Faz-me sempre confusão porque podem levar pessoas a ter uma relação com irmãos sem o saberem, nesse aspeto pode ser uma situação perigosa no meu entender. Tu sabes que as inseminações artificiais não é só chegar lá e pedir para realizar o procedimento, certo? Há testes que são feitos. Podes ser contra por razões morais, é algo que só te diz respeito a ti, agora não uses argumentos conspiratórios e que são falíveis. Tu também podes ter uma relação com um irmão teu perdido por aí e nem sabes. Aliás, é bem mais fácil isso acontecer naturalmente do que numa clinica de fertilidade. Olha, tive um caso na família que só descobriram que eram primos no dia do casamento Editado 9 de janeiro 2024 por Fernando 8 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.