Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 20 minutos, Maya disse:

@Alien @JJS e @Ruben Fonseca vocês já ouviram falar deste site? www.270towin.com

Ai dá para as pessoas fazerem as suas próprias apostas e anteverem qual o cenário mais provável que resultará destas próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos. A mim deu-me 334 votos do eleitorado para Biden e 204 para Trump.

Já conheço esse...

Costumo consultar também  mais dois sites bastante fiáveis:

https://ig.ft.com/us-election-2020/

https://projects.fivethirtyeight.com/polls/president-general/national/

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/08/2020 at 16:06, frankoak disse:

Este país está lindo...

 

 

On 14/08/2020 at 08:21, JDaman disse:

Malta que apoia um partido que quer voltar ao tempo da outra senhora precisa urgentemente de uma máquina do tempo para voltarem ao tempo da outra senhora e andarem descalços a morrer à fome para ver o quão bom era o Portugal no Estado Novo. Quem diz andar descalço e a morrer à fome, diz também repressão política, repressão sexual, colocar a mulher apenas como um animal para procriação, ter elites financeiras e económicas a mandarem no país, não ter acesso a um serviço nacional de saúde gratuito e universal, ter que ir para um guerra injusta obrigatoriamente ou então fugir para França ou para a Alemanha, ter que passar uma vida inteira a ouvir (seja pelo próprio governo, seja até a ver filmes) que não vale a pena seres mais do que aquilo que tu és e que deves continuar a viver sempre como e onde viveste e tantas outras coisas.

EDIT: Já que o @Migueldl achou piada ao meu post, seria giro se tentasse argumentar contra o que escrevi. Mas já estou a ver que é mais fácil para este "galaico" de meia tigela cuspir na cara e história do seu povo...

O racismo é tão forte assim em Portugal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/08/2020 at 11:49, Maya disse:

As últimas sondagens indicam uma ligeira vantagem do Joe Biden sobre Trump no extremamente republicano estado do Texas. https://projects.fivethirtyeight.com/polls/texas/

Será possível malta?!

Até novembro ainda pode acontecer muita coisa. Por agora ainda há um clima de instabilidade entre os dois, não conseguimos fazer previsões bem acertadas. E depois os debates em direto ajudam muito na confirmação dos indecisos... É esperar. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Bloody said:

Até novembro ainda pode acontecer muita coisa. Por agora ainda há um clima de instabilidade entre os dois, não conseguimos fazer previsões bem acertadas. E depois os debates em direto ajudam muito na confirmação dos indecisos... É esperar. 

Tenho familiares e amigos que vivem nos EUA que me dizem exatamente a mesma coisa. Se Joe Biden vencer nos estados do Michigan, Wisconsin e da Pennsylvania e mantiver a dianteira nos estados que foram ganhos por Hillary Clinton em 2016, conseguirá facilmente passar a barreira dos 270 delegados necessários para que se consiga tornar no presidente dos Estados Unidos da América.

Entretanto, não sei se vocês se lembram de Allan Lichtman, o historiador e analista político norte-americano conhecido por acertar em cheio em todas as suas previsões no que a eleições presidenciais nos EUA dizem respeito ao longo destes últimos 40 anos. No ano em que ocorreram as últimas eleições presidenciais nos EUA ela já havia previsto a vitória de Donald Trump sobre Hillary Clinton muito antes da mesma se ter concretizado. Agora, porém, parece estar completamente convicto de que este ano não será tão risonho para os republicanos quanto isso:

 

Editado por Maya
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Maya disse:

Tenho familiares e amigos que vivem nos EUA que me dizem exatamente a mesma coisa. Se Joe Biden vencer nos estados do Michigan, Wisconsin e da Pennsylvania e mantiver a dianteira nos estados que foram ganhos por Hillary Clinton em 2016, conseguirá facilmente passar a barreira dos 270 delegados necessários para que se consiga tornar no presidente dos Estados Unidos da América.

Entretanto, não sei se vocês se lembram de Allan Lichtman, o historiador e analista político norte-americano conhecido por acertar em cheio em todas as suas previsões no que a eleições presidenciais nos EUA dizem respeito ao longo destes últimos 40 anos. No ano em que ocorreram as últimas eleições presidenciais nos EUA ela já havia previsto a vitória de Donald Trump sobre Hillary Clinton muito antes da mesma se ter concretizado. Agora, porém, parece estar completamente convicto de que este ano não será tão risonho para os republicanos quanto isso:

 

Eu quero acreditar que estas eleições não vão nada ser favoráveis ao Trump, muito por causa das péssimas gestões do Covid-19 e do Black Lives Matter. Claro que há todo um grupo de Karens (que são contra o confinamento e máscaras e etc do Covid-19, que vão votar no Trump com intenção de não terem regras muito forçadas em caso de novo surto) e de racistas escondidos que deprezam o movimento BLM, mas espero que não sejam superiores aos contra-Trump. E temos os republicanos que votam sempre vermelho. 

É como eu digo, quem vai acabar por decidir são os indecisos. O Biden tem várias frentes por onde pode ir e ganhar vantagem, mesmo assim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, Bloody said:

Eu quero acreditar que estas eleições não vão nada ser favoráveis ao Trump, muito por causa das péssimas gestões do Covid-19 e do Black Lives Matter. Claro que há todo um grupo de Karens (que são contra o confinamento e máscaras e etc do Covid-19, que vão votar no Trump com intenção de não terem regras muito forçadas em caso de novo surto) e de racistas escondidos que deprezam o movimento BLM, mas espero que não sejam superiores aos contra-Trump. E temos os republicanos que votam sempre vermelho. 

É como eu digo, quem vai acabar por decidir são os indecisos. O Biden tem várias frentes por onde pode ir e ganhar vantagem, mesmo assim.

O principal obstáculo que Joe Biden, Kamala Harris e os democratas têm pela frente é a complexidade do sistema eleitoral norte-americano Bloody. Não fosse isso, o Trump jamais teria conseguido a vitória nas presidenciais de 2016.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/08/2020 at 20:57, PierreDumont disse:

 

O racismo é tão forte assim em Portugal?

Existe, menos encapotado do que muita gente pensa. E xenofobia também. A título de exemplo: a forma como os brasileiros chegam a ser tratados por alguns portugueses "em segredo" é rídicula.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, JDaman disse:

Existe, menos encapotado do que muita gente pensa. E xenofobia também. A título de exemplo: a forma como os brasileiros chegam a ser tratados por alguns portugueses "em segredo" é rídicula.

Olhe, eu não quis trazer esse tema ao fórum para evitar maiores dissabores, mas eu fiquei sabendo da xenofobia que existe contra brasileiros em Portugal. Até existe uma página chamada "Brasileiras não se calam" e o que eu li chega a ser escabroso.

A xenofobia e o racismo existem no Brasil, mas a legislação é muito rígida no tocante à discriminação. Aliás, caso não saiba, enfrentamos uma considerável onda de imigração de haitianos, venezuelanos, cubanos, congoleses e senegaleses. E tudo isso tem sido algo completamente novo para nós. E pensar que até meus 17 ou 18 anos de idade (tenho quase 30), eu só tive contato com um estrangeiro, foi um médico boliviano que me atendeu na infância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, PierreDumont disse:

Olhe, eu não quis trazer esse tema ao fórum para evitar maiores dissabores, mas eu fiquei sabendo da xenofobia que existe contra brasileiros em Portugal. Até existe uma página chamada "Brasileiras não se calam" e o que eu li chega a ser escabroso.

A xenofobia e o racismo existem no Brasil, mas a legislação é muito rígida no tocante à discriminação. Aliás, caso não saiba, enfrentamos uma considerável onda de imigração de haitianos, venezuelanos, cubanos, congoleses e senegaleses. E tudo isso tem sido algo completamente novo para nós. E pensar que até meus 17 ou 18 anos de idade (tenho quase 30), eu só tive contato com um estrangeiro, foi um médico boliviano que me atendeu na infância.

Sim, ainda há muito uma imagem da mulher brasileira que é (passo a citar) "p*ta" e "destruidora de lares" e que "só vem para roubar empregos e casas às portuguesas". Os dois primeiros estereótipos são bem datados, mas persistem e o segundo foi exacerbado pela crise da habitação que se sentiu em Portugal e que é mais culpa dos chicos-espertos portugueses do que dos brasileiros que só vêm para aqui procurar uma viragem para a sua vida.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JDaman disse:

Sim, ainda há muito uma imagem da mulher brasileira que é (passo a citar) "p*ta" e "destruidora de lares" e que "só vem para roubar empregos e casas às portuguesas". Os dois primeiros estereótipos são bem datados, mas persistem e o segundo foi exacerbado pela crise da habitação que se sentiu em Portugal e que é mais culpa dos chicos-espertos portugueses do que dos brasileiros que só vêm para aqui procurar uma viragem para a sua vida.

Eu tenho a percepção de que Portugal é completamente distinto do Brasil em várias questões. Pese a diferença econômica, eu achei tudo muito distinto. Conheci uma estudante portuguesa, que disse-me: não vi nada português no Brasil. Não sei se vocês tem o mesmo sentimento por aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/08/2020 at 20:57, PierreDumont disse:

 

O racismo é tão forte assim em Portugal?

Portugal na generalidade não é um país racista. Há muito exagero sobre este assunto na comunicação social e na política também. 

Mas não me venham dizer que Portugal é racista porque não é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

Portugal na generalidade não é um país racista. Há muito exagero sobre este assunto na comunicação social e na política também. 

Mas não me venham dizer que Portugal é racista porque não é.

:nerves: O meu sangue até já ferve quando leio estas coisas. 

É CLARO que Portugal é um país racista. Aliás, o racismo é uma realidade mundial, não acontece só nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países. Portugal é sim um país racista, tal como a maioria. Ser racista não é só chamar "preto" a alguém, é negar oportunidades a alguém que tenha tantas ou mais qualificações para um trabalho quanto um branco, é negar crianças em certas escolas, é rejeitar candidaturas; é a falta de representatividade nos media, etc. É óbvio que a comunidade negra em Portugal é pequena, só mesmo em Lisboa e no Porto é que estão mais presentes, porque no interior do país não é tão comum entrar comunidades ou etnias que não sejam as brancas, mas isso não significa que estas comunidades não tenham histórias que não sejam ouvidas, porque as têm. 

Já que estamos num fórum sobre televisão, tento só trazer para a conversa as novelas que foram protagonizadas por atrizes ou atores negros. Tivemos uma: A Única Mulher, com a Ana Sofia Martins que é mais branca do que outra coisa. E a pergunta fica: não existem atores e atrizes negras? Existem. Mas não se contam as histórias dessas comunidades. Nas novelas, ficam atiradas para os núcleos secundários (quando existem!) e nunca têm o destaque que merecem, nem mesmo em séries mais pequenas ou menos comerciais. E este é um exemplo apenas no mercado televisivo. Existem outros em todas as áreas. 

Se me disseres que Portugal não é um país em que o racismo mate, aí eu concordo. Já aconteceu, continuará a acontecer, mas são casos raros, não porque Portugal "é menos racista", mas porque é um país onde a violência não governa. Agora, socialmente, o racismo está muito presente e nem todos têm as mesmas oportunidades. É uma pena não conseguires ver isso. E se não acreditas no que te digo, basta pesquisares. Vais encontrar vários estudos que comprovam esta ideia, ao mesmo tempo que não encontrarás nenhum que comprove o contrário. 

Para combater o racismo é preciso abrir os olhos e saber o ouvir. As histórias estão aí. Só não dá importância quem não quer. 

  • Gosto 5
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Miguel S. disse:

:nerves: O meu sangue até já ferve quando leio estas coisas. 

É CLARO que Portugal é um país racista. Aliás, o racismo é uma realidade mundial, não acontece só nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países. Portugal é sim um país racista, tal como a maioria. Ser racista não é só chamar "preto" a alguém, é negar oportunidades a alguém que tenha tantas ou mais qualificações para um trabalho quanto um branco, é negar crianças em certas escolas, é rejeitar candidaturas; é a falta de representatividade nos media, etc. É óbvio que a comunidade negra em Portugal é pequena, só mesmo em Lisboa e no Porto é que estão mais presentes, porque no interior do país não é tão comum entrar comunidades ou etnias que não sejam as brancas, mas isso não significa que estas comunidades não tenham histórias que não sejam ouvidas, porque as têm. 

Já que estamos num fórum sobre televisão, tento só trazer para a conversa as novelas que foram protagonizadas por atrizes ou atores negros. Tivemos uma: A Única Mulher, com a Ana Sofia Martins que é mais branca do que outra coisa. E a pergunta fica: não existem atores e atrizes negras? Existem. Mas não se contam as histórias dessas comunidades. Nas novelas, ficam atiradas para os núcleos secundários (quando existem!) e nunca têm o destaque que merecem, nem mesmo em séries mais pequenas ou menos comerciais. E este é um exemplo apenas no mercado televisivo. Existem outros em todas as áreas. 

Se me disseres que Portugal não é um país em que o racismo mate, aí eu concordo. Já aconteceu, continuará a acontecer, mas são casos raros, não porque Portugal "é menos racista", mas porque é um país onde a violência não governa. Agora, socialmente, o racismo está muito presente e nem todos têm as mesmas oportunidades. É uma pena não conseguires ver isso. E se não acreditas no que te digo, basta pesquisares. Vais encontrar vários estudos que comprovam esta ideia, ao mesmo tempo que não encontrarás nenhum que comprove o contrário. 

Para combater o racismo é preciso abrir os olhos e saber o ouvir. As histórias estão aí. Só não dá importância quem não quer. 

Eu não tenho essa percepção. Esses exemplos que tu destes, tem que ver com questões culturais e com decisões de quem manda mas não é propriamente racismo.

Não estou a ver um diretor de uma empresa em Portugal a recusar contratar alguém por ser preto. Isso sim é racismo.

Dizer que Portugal é racista é uma ofensa a todos os portugueses. 

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Eu não tenho essa percepção. Esses exemplos que tu destes, tem que ver com questões culturais e com decisões de quem manda mas não é propriamente racismo.

Não estou a ver um diretor de uma empresa em Portugal a recusar contratar alguém por ser preto. Isso sim é racismo.

Dizer que Portugal é racista é uma ofensa a todos os portugueses. 

É uma ofensa a todos os portugueses? Vou passar à frente porque nem sei o que dizer. 

E não tens essa perceção porque se calhar não te dás com pessoas de comunidades negras ou não falas com elas sobre este assunto. Muito dificilmente encontrarás alguma que te diga que Portugal não é racista e são essas pessoas que têm algo a dizer sobre a situação, não os brancos que têm sempre oportunidades garantidas. E isso de serem questões culturais é precisamente o ponto onde quero chegar. O racismo é uma questão cultural. Está presente há vários anos, há várias gerações. Claro que Portugal defende os direitos dos negros e fez grandes evoluções ao longo da sua história, como abolir a escravatura muito antes de ser uma prática normal mundialmente, mas isso não significa que culturalmente o racismo tenha sido apagado, tanto que ainda tens muitas pessoas que não têm as mesmas oportunidades. 

Como já disse no outro post, eu acho que o racismo não tem práticas violentas em Portugal e nesse aspeto eu concordo contigo, mas culturalmente o racismo está presente. E existem sim diretores de empresas que recusam empregar pessoas de outras cores, apresentando desculpas como "não trabalham tanto" e coisas do género. Existem TANTAS pessoas a falar sobre este assunto. Tantas pessoas negras que dão a voz para falar sobre este problema. Deixa-me triste que existam pessoas que não ouvem, que ignorem e que achem que Portugal não é racista quando as comunidades negras ainda são olhadas de lado. 

Outro exemplo de como o racismo é uma coisa cultural é o exemplo dos lápis "cor-de-pele". Claro que não é uma ofensa direta e provavelmente foi algo inocente, mas já pensaste a brutalidade que é para uma criança negra saber que a sua pele, quando representada, não é cor-de-pele? 

37794286_829749220562198_4473828185384943616_n.jpg

Vi esta campanha no outro dia, da Giotto, e achei fenomenal. O racismo está presente nas mais pequenas coisas e às vezes nem vem com a intenção de ser maldoso ou de magoar. Está na cultura e na falta de sensibilidade. E é preciso mudar isso. 

Não estou a escrever este post para te mudar a mentalidade, até porque já sei que isso é complicado, mas gostava que ao menos tentasses reconhecer que não é tudo "tão preto no branco" e que o racismo e a descriminação têm várias camadas. 

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Miguel S. disse:

É uma ofensa a todos os portugueses? Vou passar à frente porque nem sei o que dizer. 

E não tens essa perceção porque se calhar não te dás com pessoas de comunidades negras ou não falas com elas sobre este assunto. Muito dificilmente encontrarás alguma que te diga que Portugal não é racista e são essas pessoas que têm algo a dizer sobre a situação, não os brancos que têm sempre oportunidades garantidas. E isso de serem questões culturais é precisamente o ponto onde quero chegar. O racismo é uma questão cultural. Está presente há vários anos, há várias gerações. Claro que Portugal defende os direitos dos negros e fez grandes evoluções ao longo da sua história, como abolir a escravatura muito antes de ser uma prática normal mundialmente, mas isso não significa que culturalmente o racismo tenha sido apagado, tanto que ainda tens muitas pessoas que não têm as mesmas oportunidades. 

Como já disse no outro post, eu acho que o racismo não tem práticas violentas em Portugal e nesse aspeto eu concordo contigo, mas culturalmente o racismo está presente. E existem sim diretores de empresas que recusam empregar pessoas de outras cores, apresentando desculpas como "não trabalham tanto" e coisas do género. Existem TANTAS pessoas a falar sobre este assunto. Tantas pessoas negras que dão a voz para falar sobre este problema. Deixa-me triste que existam pessoas que não ouvem, que ignorem e que achem que Portugal não é racista quando as comunidades negras ainda são olhadas de lado. 

Outro exemplo de como o racismo é uma coisa cultural é o exemplo dos lápis "cor-de-pele". Claro que não é uma ofensa direta e provavelmente foi algo inocente, mas já pensaste a brutalidade que é para uma criança negra saber que a sua pele, quando representada, não é cor-de-pele? 

37794286_829749220562198_4473828185384943616_n.jpg

Vi esta campanha no outro dia, da Giotto, e achei fenomenal. O racismo está presente nas mais pequenas coisas e às vezes nem vem com a intenção de ser maldoso ou de magoar. Está na cultura e na falta de sensibilidade. E é preciso mudar isso. 

Não estou a escrever este post para te mudar a mentalidade, até porque já sei que isso é complicado, mas gostava que ao menos tentasses reconhecer que não é tudo "tão preto no branco" e que o racismo e a descriminação têm várias camadas. 

Não conhecia essa campanha, é bonita.

Claro que tudo é uma questão cultural. Mas Portugal na sua generalidade não é racista.

Não te esqueças que os portugueses elegeram um primeiro ministro negro. Existem pessoas na assembleia da republica que são negras.

Existem algumas pessoas que são racistas, mas não são a maioria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Não conhecia essa campanha, é bonita.

Claro que tudo é uma questão cultural. Mas Portugal na sua generalidade não é racista.

Não te esqueças que os portugueses elegeram um primeiro ministro negro. Existem pessoas na assembleia da republica que são negras.

Existem algumas pessoas que são racistas, mas não são a maioria.

o antónio costa não é negro. é de origem/ascendência indiana, é diferente.

Editado por joanna
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens essa percepção porque és branco e viras a cara quando as coisas acontecem, tão simples quanto isso.

Negar o racismo em Portugal já está praticamente ao nível de negar o aquecimento global.

há 5 horas, Miguel S. disse:

:nerves: O meu sangue até já ferve quando leio estas coisas.

O meu também, mas se responder à letra vou de ban.

Só não concordo que o racismo em Portugal não mate. Mata, pouco relativamente a outros países (provavelmente pela própria criminalidade violenta ser muito baixa), mas mata e a tendência vai ser matar mais.

há 3 horas, joanna disse:

o antónio costa não é negro. é de origem/ascendência indiana, é diferente.

E é chamado de monhé por muitos.

Editado por Lu Bloqueada até 03.08
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo totalmente com o Miguel.

Eu diria que o racismo em Portugal é um racismo indireto. Não é tão comum, como nos EUA, ver pancada de brancos e negros, mas é super comum passares no meio da rua e ouvires um "olha-me aquele preto", ou "olha-me estes angolanos/moçambicanos". Infelizmente a palavra "preto" está tão generalizada na sociedade portuguesa que nem é tomada como prejorativa, mas é (e muito). Negarem que não há racismo em Portugal é dizerem o mesmo que não há xenofobia perante os chineses e etc, e ambos estão errados. 

No entanto quem é branco não tem legitimidade para dizer que "não há racismo" pois não passa por ele. Não sabe o que é ser recusado de um posto no trabalho por ser negro, ou ser cobrado de forma diferente por ser negro. Entre muitos outros exemplos. 

 

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Não tens essa percepção porque és branco e viras a cara quando as coisas acontecem, tão simples quanto isso.

Negar o racismo em Portugal já está praticamente ao nível de negar o aquecimento global.

O meu também, mas se responder à letra vou de ban.

Só não concordo que o racismo em Portugal não mate. Mata, pouco relativamente a outros países (provavelmente pela própria criminalidade violenta ser muito baixa), mas mata e a tendência vai ser matar mais.

E é chamado de monhé por muitos.

Sim, acho que mata, mas disse-o em comparação com outros países. E temos casos recentes de como o racismo também mata em Portugal, simplesmente e felizmente, não está ao nível do que acontece nos Estados Unidos ou noutros países. Como dizes, a criminalidade violenta em nada se compara com a criminalidade americana ou brasileira. 

Eu não sei quanto a vocês, mas este tema do racismo deixa-me mesmo com o sangue em brasa e acho que é dos poucos temas que me deixa verdadeiramente revoltado e emocionado. Não sou nada ativista, nem nas redes sociais me costumo prenunciar sobre estas temáticas, até porque não as uso nesse sentido, mas é tão visível que as oportunidades não são iguais entre brancos e negros que fico revoltado com quem não entende. E isto acontece-me com o tema das touradas, da eutanásia ou do feminismo. Acho tão incompreensível que as mulheres, em 2020, ainda não recebam o mesmo salário que muitos homens em várias áreas. Portugal é um país muito avançado em muita coisa, mas quando se olha para estas coisas, é impossível não ficar desiludido.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, PierreDumont disse:

Eu tenho a percepção de que Portugal é completamente distinto do Brasil em várias questões. Pese a diferença econômica, eu achei tudo muito distinto. Conheci uma estudante portuguesa, que disse-me: não vi nada português no Brasil. Não sei se vocês tem o mesmo sentimento por aí.

Muitos anos de um distanciamento político e social entre os outro dois países e o facto de Portugal ser mais homogéneo que o Brasil levam a isso. O Brasil e a sua diversidade cultural são fenomenais. Gostava que os portugueses tivessem mais orgulho em deixar lá uma língua em constante evolução do que andar sempre a resmungar que "nós inventámos a língua e eles é que nos querem ensinar a falar" e "os brasileiros nunca querem saber nada de Portugal". E gostava também que os portugueses tivessem mais noção de que o que fizemos no Brasil durante a colonização deixou um rasto que para muitos está difícil de ser revertido (basta ver as desigualdades sociais conforme os grupos étnicos).

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JDaman disse:

Muitos anos de um distanciamento político e social entre os outro dois países e o facto de Portugal ser mais homogéneo que o Brasil levam a isso. O Brasil e a sua diversidade cultural são fenomenais. Gostava que os portugueses tivessem mais orgulho em deixar lá uma língua em constante evolução do que andar sempre a resmungar que "nós inventámos a língua e eles é que nos querem ensinar a falar" e "os brasileiros nunca querem saber nada de Portugal". E gostava também que os portugueses tivessem mais noção de que o que fizemos no Brasil durante a colonização deixou um rasto que para muitos está difícil de ser revertido (basta ver as desigualdades sociais conforme os grupos étnicos).

Mas os brasileiros também tem algum preconceito com Portugal e os portugueses. Basta lembrar o polémico vídeo da Maitê Proença. E muitas vezes referem-se a Portugal como a terrinha.

Mas concordo contigo, devíamos ter mais orgulho nessas questões.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/31/2020 at 9:09 AM, D91 said:

Portugal na generalidade não é um país racista. Há muito exagero sobre este assunto na comunicação social e na política também. 

Mas não me venham dizer que Portugal é racista porque não é.

 

22 hours ago, Miguel S. said:

:nerves: O meu sangue até já ferve quando leio estas coisas. 

É CLARO que Portugal é um país racista. Aliás, o racismo é uma realidade mundial, não acontece só nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países. Portugal é sim um país racista, tal como a maioria. Ser racista não é só chamar "preto" a alguém, é negar oportunidades a alguém que tenha tantas ou mais qualificações para um trabalho quanto um branco, é negar crianças em certas escolas, é rejeitar candidaturas; é a falta de representatividade nos media, etc. É óbvio que a comunidade negra em Portugal é pequena, só mesmo em Lisboa e no Porto é que estão mais presentes, porque no interior do país não é tão comum entrar comunidades ou etnias que não sejam as brancas, mas isso não significa que estas comunidades não tenham histórias que não sejam ouvidas, porque as têm. 

Já que estamos num fórum sobre televisão, tento só trazer para a conversa as novelas que foram protagonizadas por atrizes ou atores negros. Tivemos uma: A Única Mulher, com a Ana Sofia Martins que é mais branca do que outra coisa. E a pergunta fica: não existem atores e atrizes negras? Existem. Mas não se contam as histórias dessas comunidades. Nas novelas, ficam atiradas para os núcleos secundários (quando existem!) e nunca têm o destaque que merecem, nem mesmo em séries mais pequenas ou menos comerciais. E este é um exemplo apenas no mercado televisivo. Existem outros em todas as áreas. 

Se me disseres que Portugal não é um país em que o racismo mate, aí eu concordo. Já aconteceu, continuará a acontecer, mas são casos raros, não porque Portugal "é menos racista", mas porque é um país onde a violência não governa. Agora, socialmente, o racismo está muito presente e nem todos têm as mesmas oportunidades. É uma pena não conseguires ver isso. E se não acreditas no que te digo, basta pesquisares. Vais encontrar vários estudos que comprovam esta ideia, ao mesmo tempo que não encontrarás nenhum que comprove o contrário. 

Para combater o racismo é preciso abrir os olhos e saber o ouvir. As histórias estão aí. Só não dá importância quem não quer. 

A pergunta genericamente, sobretudo como é muitas vezes colocada em notícias e coisas semelhantes, é parva e tipicamente serve mais para gerar confusão do que para promover uma discussão saudável sobre o tema e possíveis soluções.

O que é Portugal, ou genericamente um país, ser racista? É as suas leis permitirem e até promoverem a discriminação? É haver atos públicos e assumidos de discriminação por parte da população? É haver um sentimento comum, mais ou menos consciente, por parte das comunidades não discriminadas de uma certa superioridade moral, cultural, etc. face ao resto das pessoas?

Quanto a gestos e ações racistas existirem em Portugal, é óbvio que há. Portugal e a sua população, não é diferente do resto do mundo, nem no racismo nem em outras formas de discriminação. O que muda é a gravidade e regularidade com que acontecem e se as formas de discriminação são mais ou menos conscientes.

Eu já assisti a comentários em Portugal tão simples e crus como "eu não quero ficar neste hotel porque tem um rececionista preto" ou "eu não quero ir àquela loja porque tem um preto". As pessoas que eram alvo destes comentários não os sentiram, mas o discurso racista não deixou de existir. Eu por acaso até sei que a intenção com que foi dita não era má, era por uma questão de medo ou receio, porque os "pretos são criminosos", ou isso é a ideia que as mais variadas notícias passam ou tentam passar.

A falta de representação e uma informação feita quase em exclusivo de aspetos negativos também é uma forma de racismo. Para alguém que tem pouco ou nenhum contacto com uma outra comunidade que não a sua e que apenas recebe relatos negativos referentes à mesma, é natural que depois tenha ideias, discurso e até ações discriminatórias para com essa comunidade.

E apenas para concluir, é verdade que há locais em que as experiências de discriminação são muito piores. No entanto, em Portugal alguém que tenha ascendência africana continua a ter um caminho mais dificultado, nem que seja nas pequenas coisas, do que alguém que não a tem. E isto por si só, já é discriminação.

Editado por zent
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, JDaman disse:

Muitos anos de um distanciamento político e social entre os outro dois países e o facto de Portugal ser mais homogéneo que o Brasil levam a isso. O Brasil e a sua diversidade cultural são fenomenais. Gostava que os portugueses tivessem mais orgulho em deixar lá uma língua em constante evolução do que andar sempre a resmungar que "nós inventámos a língua e eles é que nos querem ensinar a falar" e "os brasileiros nunca querem saber nada de Portugal". E gostava também que os portugueses tivessem mais noção de que o que fizemos no Brasil durante a colonização deixou um rasto que para muitos está difícil de ser revertido (basta ver as desigualdades sociais conforme os grupos étnicos).

Tamanho é o distanciamento sociopolítico entre ambos os países que chegou-se ao cúmulo do governo espanhol financiar a restauração de igrejas e casarões portugueses de João Pessoa a partir de 1987. Inclusive a própria representante do governo espanhol buscou ressaltar que "a cidade foi fundada sob domínio espanhol e levava o nome de um rei espanhol (Filipéia), ressaltando vínculo histórico e cultural com a Espanha".

Caso não saibam, o brasileiro sente orgulho de falar português por ser um forte elemento de identificação e também por ser uma maneira de se diferenciar dos seus vizinhos hispânicos. Inclusive, a língua portuguesa está na Constituição Federal do Brasil (1988) como um dos maiores símbolos da nação. Não tiro a razão de quem se revolta com os estrangeirismos ou com o baixo nível da educação brasileira. Mas, a lógica gramatical brasileira, assim como a portuguesa, baseia-se na prosódia (ritmo de pronúncia). Isto faz com que a terrível mesóclise soe pernóstica e ultrapassada mesmo em situações muito formais no Brasil.

há 8 horas, D91 disse:

Mas os brasileiros também tem algum preconceito com Portugal e os portugueses. Basta lembrar o polémico vídeo da Maitê Proença. E muitas vezes referem-se a Portugal como a terrinha.

Mas concordo contigo, devíamos ter mais orgulho nessas questões.

Se quiseres ter a real noção de como Portugal e os portugueses são vistos no Brasil, leia os escritos do jornalista Carlos Fino. Ele soube, como poucos, resumir essa relação em uma frase: "A elite brasileira tem desdém e o brasileiro comum tem ignorância." Para a elite brasileira, da qual a problemática atriz Maitê Proença faz parte, Portugal é visto como a "periferia da Europa", país atrasado, sem importância, como se ainda estivesse preso aos tempos de Salazar. A prosódia portuguesa tende a ser vista como desagradável e incompreensível. Para um brasileiro comum, Portugal será um ilustre desconhecido ou, no máximo, um "museu" presente nos livros de história. A maior prova disso é que um dos portugueses mais conhecidos no Brasil é Pedro Álvares Cabral. O esteriótipo clássico do português, no Brasil e também na Venezuela, é o dono de padaria que tem uma barriga enorme, é meio careca, tem um bigodão, é desconfiado, extremamente literal, pouco amistoso e muito trabalhador. Chama-se Manoel ou Joaquim, sua esposa será Maria, uma mulher que tem bigode, sempre usa preto e tamancos.

"Terrinha", no Brasil, não tem a conotação negativa de diminuição. O brasileiro usa o diminutivo indiscriminadamente, principalmente quando se trata de algo familiar ou carinhoso. Esse adjetivo foi dado por imigrantes portugueses à sua terra natal de maneira um tanto carinhosa: "Ai, minha terrinha..." e assim o nome pegou.

Queria aproveitar a oportunidade que estamos em um bom clima e devolver um questionamento: Há uns 3 anos, a apresentadora Luísa Castel Branco disse que o Brasil era um país sem idioma e cultura. Qual a visão que vocês tem dela? ela costuma a dizer tantos despautérios?

P.s.: Maitê Proença Gallo é vista como uma atriz problemática no Brasil. Basta pesquisar "Maitê Proença pensão" no Google e saberão um dos motivos.

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...