Jump to content

Onde está Elisa?


Diogo_M

Posts Recomendados

há 15 minutos, SIM disse:

Já que falas de Globo, esta também teve uma minissérie em exibição diária (exceto às quartas). Tal como em grande parte das minisséries da Globo, que também deram diariamente. Podemos por isso concluir que não são séries. São mesmo o quê? Novelas? 

É diferente porque são muito pequenas, tem 10/20 eps, uma novela não pode ser tão pequena. Voces complicam muito, credo, é fácil de ver se é série ou novela.

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Forbidden disse:

É diferente porque são muito pequenas, tem 10/20 eps, uma novela não pode ser tão pequena. Voces complicam muito, credo, é fácil de ver se é série ou novela.

Mas posso dar outro exemplo. Uma série da Globo com cerca de 50 episódios que dava diariamente.

Isto mais parece uma aula de corte e costura. Deixem eles darem os nomes que quiserem. Até parece que isso é muito importante.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, SIM disse:

E nem que não tivesse. Baseei-me apenas nisto "(...)  uma série é um formato que dá semanalmente (...)"

Quando é que eu disse isso? Então admito estava tolo, mas uma serie é uma coisa com episódios fechados, bem vindos a beiras para mim é uma serie apesar de dar diariamente, pois os episódios eram sempre fechados, tinham titulo e tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, JDuarte disse:

Quando é que eu disse isso? Então admito estava tolo, mas uma serie é uma coisa com episódios fechados, bem vindos a beiras para mim é uma serie apesar de dar diariamente, pois os episódios eram sempre fechados, tinham titulo e tudo.

Não foste tu. Mas em Portugal, não lhes cabe na cabeça que uma série tem episódios fechados. Por isso criaram, basicamente, um novo significado de série. Não julgo. Ter uma novela com 500 episódios e outra com 25 episódios até faz impressão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, SIM disse:

Não foste tu. Mas em Portugal, não lhes cabe na cabeça que uma série tem episódios fechados. Por isso criaram, basicamente, um novo significado de série. Não julgo. Ter uma novela com 500 episódios e outra com 25 episódios até faz impressão.

Claro que lhe vão dar o nome de serie para mascarar, pois o formato novela está associado a demasiado episódios, e corriqueirice, e querem dar uma nova roupagem, ainda por cima os jovens têm preconceito com novelas, e assim enganam-nos bem como fizeram com os MCA.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, SIM disse:

Não foste tu. Mas em Portugal, não lhes cabe na cabeça que uma série tem episódios fechados. Por isso criaram, basicamente, um novo significado de série. Não julgo. Ter uma novela com 500 episódios e outra com 25 episódios até faz impressão.

As séries tanto podem ter eps fechados (procedurals) como eps continuados (serials), basta verem as séries dos EUA. Procedurals: CSI, Law and Order, NCSI, etc. Serials: OUAT, Scandal, Game of Thrones, Oulander, etc.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Magazine disse:

Não sei por que raio uma série tem de ter episódios fechados. O que são as séries estadunidenses, então? :huh:

As séries norte-americanas têm episódios fechados. Há histórias que se iniciam e fecham em todos os episódios e há um certo fechar do ciclo da série. Normalmente, cada episódio começa como um novo dia, não começa, como as novelas, a partir da última cena do dia anterior, embora mantenha uma linha narrativa, obviamente. Isso é o que distingue, em primeiro lugar, a série da novela, por isso, eu não concebo que chamem série aos Morangos ou a esta novela só porque não tem tantos episódios ou porque têm temporadas. Não é isso que distingue as séries. Mas também só acho que chamem séries para embrulhar um presente velho num papel novo, ou seja, querem mostrar que estão a fazer uma coisa nova, mas na essência é tudo igual.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Daniel_TV disse:

As séries norte-americanas têm episódios fechados. Há histórias que se iniciam e fecham em todos os episódios e há um certo fechar do ciclo da série. Normalmente, cada episódio começa como um novo dia, não começa, como as novelas, a partir da última cena do dia anterior, embora mantenha uma linha narrativa, obviamente. Isso é o que distingue, em primeiro lugar, a série da novela, por isso, eu não concebo que chamem série aos Morangos ou a esta novela só porque não tem tantos episódios ou porque têm temporadas. Não é isso que distingue as séries. Mas também só acho que chamem séries para embrulhar um presente velho num papel novo, ou seja, querem mostrar que estão a fazer uma coisa nova, mas na essência é tudo igual.

Ou não. Não vês Outlander, Game of Thrones, Vampire Diaries, Homeland, Once Upon a Time, etc, que não tem casos da semana e os eps tem história continuada?! Se perderes 1 ou 2 eps dessas séries ficas sem perceber nada.

Eu distinguia as séries das novelas por as séries darem 1 ep por semana e terem temporadas (pausas grandes de meses entre os eps), e as novelas darem todos os dias sem pausas entre os eps, mas agora com esta confusão toda já nem sei.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Forbidden disse:

Ou não. Não vês Outlander, Game of Thrones, Vampire Diaries, Homeland, Once Upon a Time, etc, que não tem casos da semana e os eps tem história continuada?! Se perderes 1 ou 2 eps dessas séries ficas sem perceber nada.

Mas se pegares e qualquer uma dessas series e meteres a dar diariamente, vais ver que tirando o fator qualidade, é a mesma coisa que estares a ver uma novela, não há diferencia, simplesmente quiseram chamar a isso serie pois nos EUA não venderiam como novela, nem mini novela pois têm preconceito com novelas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Ou não. Não vês Outlander, Game of Thrones, Vampire Diaries, Homeland, Once Upon a Time, etc, que não tem casos da semana e os eps tem história continuada?! Se perderes 1 ou 2 eps dessas séries ficas sem perceber nada.

Eu distinguia as séries das novelas por as séries darem 1 ep por semana e terem temporadas (pausas grandes de meses entre os eps), e as novelas darem todos os dias sem pausas entre os eps, mas agora com esta confusão toda já nem sei.

Não é ter casos da semana, é o facto de as histórias, as conversas, por exemplo, não ficarem a meio. Há um certo fechar de um ciclo, como um capítulo num livro. Em novela isso não acontece. Em novela, é tudo contado continuamente, em série, a narrativa tem quebras entre episódios e depois quebras maiores entre as temporadas.

E sim, as séries à séria, séries que seguem o padrão, são semanais. Isso de séries diárias é já uma invenção de países como Portugal ou Brasil que têm a tradição noveleira. Já é uma mistura de série e de novela, tal como é uma mistura de novela e de série as telenovelas portuguesas serem divididas em temporadas. São híbridos. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JDuarte disse:

Mas se pegares e qualquer uma dessas series e meteres a dar diariamente, vais ver que tirando o fator qualidade, é a mesma coisa que estares a ver uma novela, não há diferencia, simplesmente quiseram chamar a isso serie pois nos EUA não venderiam como novela, nem mini novela pois têm preconceito com novelas.

Lá está, mas era isso que diferenciava a série da novela: a série dava uma vez por semana e tinha pausas de meses entre as temporadas, enquanto que as novelas dão todos os dias e acabam ao fim de x meses (enquanto que uma série americana pode durar mais de 10 anos).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JDuarte disse:

Mas se pegares e qualquer uma dessas series e meteres a dar diariamente, vais ver que tirando o fator qualidade, é a mesma coisa que estares a ver uma novela, não há diferencia, simplesmente quiseram chamar a isso serie pois nos EUA não venderiam como novela, nem mini novela pois têm preconceito com novelas.

Diferencia sim. Se tu vires dois episódios seguidos de uma novela, vês que há uma continuação integral, não há quebras, enquanto se tu vires dois episódios seguidos de uma série, percebes que há ali um intervalo, por exemplo, começam a história noutro dia ou ignoram completamente onde acaba a história no episódio anterior. Nas séries, os episódios são capítulos; nas novelas, os episódios são parágrafos (para fazer uma analogia com um livro). 

Nos EUA nem há novelas, há soap operas que duram anos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Forbidden disse:

Lá está, mas era isso que diferenciava a série da novela: a série dava uma vez por semana e tinha pausas de meses entre as temporadas, enquanto que as novelas dão todos os dias e acabam ao fim de x meses (enquanto que uma série americana pode durar mais de 10 anos).

Então Floribella era o quê? Teve duas temporadas com pausa, aqui e na Argentina (país original) assim como o Mundo de Patty por exemplo e as Chiquititas, são series?

Perfeito Coração dava semanalmente ao inicio, era serie? Mulheres no fim passou a dar só ao Sábado passou a ser serie aí?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JDuarte disse:

Então Floribella era o quê? Teve duas temporadas com pausa, aqui e na Argentina (país original) assim como o Mundo de Patty por exemplo e as Chiquititas, são series?

Perfeito Coração dava semanalmente ao inicio, era serie? Mulheres no fim passou a dar só ao Sábado passou a ser serie aí?

São invenções tugas, arranjem um novo nome :lol:

há 2 minutos, Daniel_TV disse:

Diferencia sim. Se tu vires dois episódios seguidos de uma novela, vês que há uma continuação integral, não há quebras, enquanto se tu vires dois episódios seguidos de uma série, percebes que há ali um intervalo, por exemplo, começam a história noutro dia ou ignoram completamente onde acaba a história no episódio anterior. Nas séries, os episódios são capítulos; nas novelas, os episódios são parágrafos (para fazer uma analogia com um livro). 

Nos EUA nem há novelas, há soap operas que duram anos. 

Depende muito das séries, as que eu referi não acontece isso... tens eps que começam logo apos o fim do outro em termos cronológicos.

Nos EUA não há novelas, porque as novelas são um formato latino.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Forbidden disse:

Depende muito das séries, as que eu referi não acontece isso... tens eps que começam logo apos o fim do outro em termos cronológicos.

Eu claramente não me estou a fazer entender. Nas séries que tu citaste acontece isso que eu disse. Não é como a novela, há um desenrolar da história que é quase independente do episódio anterior (claro que a história é a mesma e que se perderes um episódio perdes cenas importante). Os episódios não terminam a meio de uma cena ou terminam? Não. Eu vejo claramente a diferença em relação às novelas, não percebo como não conseguem perceber isso. :dontknow: Em GoT, por exemplo, tu vês uma batalha num episódio, mas no episódio seguinte não vês todos os passos do Jon Snow. Tu vê-lo já noutro dia, numa outra situação, apesar do passado estar presente, mas já é um outro ambiente. Se fosse uma novela, tu irias vê-lo a curar as feridas, a falar às tropas, a ir deitar-se, sei lá, iria ser uma forma narrativa completamente diferente. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...