Jump to content

RTP1 em Direto


João

Posts Recomendados

  • Respostas 17,4k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Que saudades, do Mea Culpa da Catarina no ano passado. Porque raio, Portugal não leva uma música com ritmo bem cantada, que saudades da Lúcia Moniz e da fenomenal Vânia Fernandes. Lá para 2020, talvez levemos uma música de jeito ao ESC. Vou fazer é um apelo à nova administração, acordem que não estamos em 1970. Até a música pimba tem mais ritmo que isto. :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, não gostei nada da 2. Quando a ouvi, pensei mesmo "Se forem todas assim, mais vale mandar a música angolana. Pode não ter nada a ver com a nossa cultura, mas sempre enviava-se algo diferente para lá. Ainda ficavam a pensar que Portugal era um país do Magrebe ou então que Lisboa se estava a tornar num melting pot como Paris e Londres." O facto de se enviar algo diferente pode muito bem ser bem visto. No ano passado, a vencedora da Eurovisão (eu acho que foi uma vencedora, mas não me interpretem mal ao ler aquele "eu acho") não foi um travesti? Creio que foi a primeira vez! Este ano, podia-se enviar uma música africana. Num continente e num mundo onde de vez em quando acontecem coisas relacionadas com o racismo, a moça até era capaz de ganhar por causa do politicamente correto.

A 3 foi do género que costuma aparecer sempre na Eurovisão. Uma moça a gingar os ombros e um ou mais rapazes de tronco nu a dançarem e de vez em quando a gingar a cintura em volta da moça que canta.

A 4 foi a melhor para mim. No início, pensei que ia sair dali fado, mas foi mais do que isso, porque envolveu outros instrumentos para além da guitarra portuguesa. Gostei mesmo.

A 5 foi normal. Não tenho comentários a tecer sobre esta.

 

E pronto. Quinta-feira há mais. :)

Editado por srcbica
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente, este ano até gostei da atuação da Suzy. Apesar de a música ser a mesma e de lhe faltar qualidade musical assim como uma letra decente, não posso deixar de apreciar e aplauidir os esforços da RTP em melhorar o Festival da Canção deste ano. Caso não se recordem, o ano passado foi substancialmente mais fraco, quer ao nível da apresentação, quer ao nível dos cenários, do palco, dos esquemas de luz, do som (fator banda ao vivo este ano). Porém, uma coisa que notei este ano é que não se percebia o que estavam a cantar. Não percebi quase nada do que a Adelaide Ferreira disse, ou o que a primeira música dizia. E nas outras também foi mais ou menos assim.

Como é óbvio não íamos recuperar o nosso colossal atraso de um ano para o outro e este ano vejo da Rtp uma vontade grande em mudar algumas coisas, a começar por um palco mais 2015 é menos anos 80 ou 90 como se poderia dizer que parecia o do ano passado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente, este ano até gostei da atuação da Suzy. Apesar de a música ser a mesma e de lhe faltar qualidade musical assim como uma letra decente, não posso deixar de apreciar e aplauidir os esforços da RTP em melhorar o Festival da Canção deste ano. Caso não se recordem, o ano passado foi substancialmente mais fraco, quer ao nível da apresentação, quer ao nível dos cenários, do palco, dos esquemas de luz, do som (fator banda ao vivo este ano). Porém, uma coisa que notei este ano é que não se percebia o que estavam a cantar. Não percebi quase nada do que a Adelaide Ferreira disse, ou o que a primeira música dizia. E nas outras também foi mais ou menos assim.

Como é óbvio não íamos recuperar o nosso colossal atraso de um ano para o outro e este ano vejo da Rtp uma vontade grande em mudar algumas coisas, a começar por um palco mais 2015 é menos anos 80 ou 90 como se poderia dizer que parecia o do ano passado.

Eu também tive muita dificuldade a entender as letras.

 

 

Cada ano que passa isto fica pior. Desde 2010 que não levamos uma música de jeito e este ano até agora ainda pior que a Suzy. 

O que é que levámos em 2010? É que para mim, a última música de jeito foi a "Senhora do Mar".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um festival de canções, não de cantores, portanto sim, os compositores e letristas interessam. Principalmente num ano em que há mais compositores conhecidos que o costume.

De que é que isso vale, a julgar pelas canções de hoje pelo menos? A ver o FdC parecia que tinha viajado no tempo e estava a ver um programa de 1990... a verdade é que a RTP deve ter convidado os compositores á última da hora e eles devem ter feito as musicas mesmo á pressa. 

 

Na canção da Leonor notava-se isso. Os versos, sobretudo o minuto inicial, estava excelente. Foi um grande crescendo para o refrão, que chegou e mandou tudo abaixo. Um refrão tão cliché, tão normal, tão beige, ná faz justiça ao resto da música, parece que foi feito mesmo tudo á pressa e foi o que arranjaram!

Além disso a RTP já devia ter desistido de seleccionar as músicas desta maneira, isto é, convidando os mesmos compositores de sempre em vez de fazer uma selecção aberta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que é que isso vale, a julgar pelas canções de hoje pelo menos? A ver o FdC parecia que tinha viajado no tempo e estava a ver um programa de 1990... a verdade é que a RTP deve ter convidado os compositores á última da hora e eles devem ter feito as musicas mesmo á pressa.

Na canção da Leonor notava-se isso. Os versos, sobretudo o minuto inicial, estava excelente. Foi um grande crescendo para o refrão, que chegou e mandou tudo abaixo. Um refrão tão cliché, tão normal, tão beige, ná faz justiça ao resto da música, parece que foi feito mesmo tudo á pressa e foi o que arranjaram!

Além disso a RTP já devia ter desistido de seleccionar as músicas desta maneira, isto é, convidando os mesmos compositores de sempre em vez de fazer uma selecção aberta.

Atrevo-me a dizer que foram as duas coisas, uma conjugação de fatores:

Por um lado há um certo atraso de Portugal relação à Espanha e ao resto da Europa. Já se chegou a medir esse atraso em anos, já disseram que seriam cerca de 20 anos em relação a Espanha,... Há um atraso ( algumas coisas, noutras pode dizer-se que estamos na média ou na mesma vanguarda) e eu diria que esse atraso (estamos em 2015 e as nossas músicas parecem de anos 80 ou 90) corresponde ao tal atraso de que tinha falado antes.

Por outro também deve ter havido ouço tempo para preparar a música. Convém não esquecer a turbulência que vinha a agitar a administração da RTP e que acredito que de alguma forma tenha influenciado. Aliás, o Marco de Camilis disse, a propósito de ter sido ele a preparar as coreografias em palco, que apenas tinha recebido as músicas há cerca de 2 semanas e meia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...