Jump to content

Audiências de Programas Antigos


TheSecret

Posts Recomendados

há 12 horas, Televisão 10 disse:

Novela que supostamente foi pensada para o horário nobre. O Fragoso é que decidiu colocá-la aos fins de semana à tarde, tendo sido inclusive atacado pela Simone de Oliveira no dia da apresentação à imprensa por conta dessa decisão: :mosking:

https://www.google.com/amp/s/lifestyle.sapo.pt/amp/fama/noticias-fama/artigos/simone-de-oliveira-insulta-director-da-rtp

Por acaso acho que o facto de a novela ter dado aos fim‑de‑semana de tarde foi o que lhe deu umas audiências razoáveis. Se tivesse dado em HN teria levado com o rolo compressor da ficção da TVI que em 2008 teve o seu trio mais poderoso. No site da marktest os clippings já não estão disponíveis, mas lembro-me de ver um top novelas da TV Guia dessa altura e ver Vila Faia na casa dos 8 de rating, bem bom para uma novela de fim‑de‑semana de tarde.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores dos programas mais vistos entre 23 e 29 de abril de 2007:

programas.gif.mrkf

Domínio da TVI e predominância secundária da RTP1 :cryhappy:  SIC só teve um programa no top :cryhappy:

Ilha dos Amores foi uma bomba audiométrica, lembro-me que apanhou basicamente aquela fase rolo compressor da TVI em que quase tudo era um sucesso (só Tu e Eu flopava por esta altura, se não me engano). Doce Fugitiva, se me recordo, transmitia às 19h?

Bom valor também do derby Boavista x Porto - esse é talvez o único tipo de programação que pudesse fazer tanto ou mais hoje em dia do que os jogos de 2007 :lol:  O Man United x Milão também bombou, muito provavelmente por causa de um jovem Cristiano Ronaldo.

A Bela e o Mestre, isso não foi um flop? Lembro-me bem do conceito... péssima ideia lmao.

Páginas da Vida, assim se vê o que carregava a SIC em tempos :cryhappy:  Não surpreende que a reposição em 2013 também tenha sido hit, no seguimento do rolo compressor da própria SIC nesse ano.

E depois, Telejornal, Vidas Suspensas e reposição do Contra Informação :cryhappy:  Por acaso alguém sabe valores gerais do Contra durante a sua história?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Johnman disse:

Valores dos programas mais vistos entre 23 e 29 de abril de 2007:

programas.gif.mrkf

Domínio da TVI e predominância secundária da RTP1 :cryhappy:  SIC só teve um programa no top :cryhappy:

Ilha dos Amores foi uma bomba audiométrica, lembro-me que apanhou basicamente aquela fase rolo compressor da TVI em que quase tudo era um sucesso (só Tu e Eu flopava por esta altura, se não me engano). Doce Fugitiva, se me recordo, transmitia às 19h?

Bom valor também do derby Boavista x Porto - esse é talvez o único tipo de programação que pudesse fazer tanto ou mais hoje em dia do que os jogos de 2007 :lol:  O Man United x Milão também bombou, muito provavelmente por causa de um jovem Cristiano Ronaldo.

A Bela e o Mestre, isso não foi um flop? Lembro-me bem do conceito... péssima ideia lmao.

Páginas da Vida, assim se vê o que carregava a SIC em tempos :cryhappy:  Não surpreende que a reposição em 2013 também tenha sido hit, no seguimento do rolo compressor da própria SIC nesse ano.

E depois, Telejornal, Vidas Suspensas e reposição do Contra Informação :cryhappy:  Por acaso alguém sabe valores gerais do Contra durante a sua história?

2007 foi um dos anos em que a SIC ficou em 3º no total do ano. IdA tinha começado há cerca de 1 mês: teve muito boas audiências mas mais na última parte. Aproveitou a fragilidade da SIC que já tinha acabado a 1º temporada da Floribella que depois foi uma confusão de horários.

PdV foi junto com Senhora do Destino das novelas brasileiras mais vistas da 2ª metade da década de 2000.

A RTP1 viveu em 2007 um dos melhores anos: tinha os gato fedorento, os concursos corriam bem, a informação também e foi o ano em que comemorou o 50º aniversário. Não ganhou nenhum mês, mas algumas semanas ganhou e em março esteve muito perto da TVI.

  • Gosto 11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 08/06/2023 at 11:07, thass_hot disse:

Posição de Laços de Família e Jardins Proibidos na tabela dos mais vistos da semana (desde que estiveram em simultâneo no ar):

  • 10 a 16 julho: LF 22,2/59,4 (#2) vs JP 10,6/37,4 (#13)
  • 17 a 23 julho: LF 17,4/50,5 (#1) vs JP 10,5/31,5 (#16)
  • 24 a 30 julho: LF 18,3/48,8 (#1) vs JP menos de 10,2 de rating (ñ aparece nos 20+)
  • 31 jul a 6 ago: LF 17,1/52 (#1) vs JP 9,1/38,9 (#16)
  • 7 a 13 agosto: LF 15/50,6 (#4) vs JP 9/36,6 (#17)
  • 14 a 20 agosto: LF 14,9/55,2 (#4) vs JP 11/41,1 (#13)
  • 21 a 27 agosto: LF 16,2/54,4 (#6) vs JP menos de 9,9rat
  • 28ago a 3set: LF 18,9/54,4 (#2) vs JP menos de 9,8rat
  • 4 a 10 setembro: LF 18,5/46,2 (#1) vs JP 12/32,4 (#12) o valor é de uma 2ªf
  • 11 a 17 setembro: LF 18,3/43,7 (#5) vs JP 11,3/27,1 (#19)
  • 18 a 24 setembro: LF 16,8/41,8 (#6) vs JP 11,4/28,9 (#17)
  • 25set a 1out: LF 17,7/42,4 (#5) vs JP 14,4/39,5 (#13)
  • 2 a 8 outubro: LF 15,7/52,6 (#8) vs JP 12,5/38,3 (#15)
  • 9 a 15 outubro: LF 16,3/44,5 (#8) vs JP 13,8/36,2 (#13)
  • 16 a 22 outubro: LF 16,1/44,7 (#9) vs 14,1/40,1 (#14) 6ªf
  • 23 a 29 outubro: LF 14,9/30 (#10) vs JP 14,7/45,2 (#11)
  • 30out a 5nov: LF 17/41,9 (#7) vs JP 16/51,2 (#10)
  • 6 a 12 novembro: JP 16,2/44,5 (#6) vs LF 14,2/32,3 (#11)
  • 13 a 19 novembro: JP 17,3/46,3 (#7) vs LF 14,5/34,2 (#12)
  • 20 a 26 novembro: JP 18,6/50,6 (#5) vs LF 13,5/31,1 (#13)
  • 27nov a 3dez: JP 21,9/53,3 (#3) vs LF 13,3/35,5 (#15)
  • 4 a 10 dezembro: não tenho dados mas JP #2 vs LF #15
  • 11 a 17 dezembro: JP 21/49,4 vs LF 13,4/36,4 (#16)
  • 18 a 24 dezembro: JP 19,6/47,5 (#3) vs LF 14,3/42,9 (#11)
  • 25 a 31 dezembro: JP 20,8/50,3 (#5) vs LF 13,5/36,9 (#17)
  • 1 a 7 janeiro: JP 26,5/63,8 (#1) vs 12,3/33,4 (#16)
  • 8 a 14 janeiro: JP 20/49,7 (#1) vs LF 16,1/38,8 (#6)
  • 15 a 21 janeiro: JP 20/48,6 (#4) vs LF 16,3/42,9 (#7)
  • 22 a 28 janeiro: 23,1/50,7 (#2) vs LF 15,7/38,2 (#8)

O valor máximo de LdF obtido na semana de 4 a 10 de setembro estará correto?

De acordo com este artigo publicado pela Meios e Publicidade em 2000, a estreia do programa A Febre do Dinheiro no dia 4 (um dia depois da estreia do primeiro Big Brother) obteve 19,5% de rating e foi o segundo programa mais visto do dia, atrás de LdF:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Luís Dias disse:

O valor máximo de LdF obtido na semana de 4 a 10 de setembro estará correto?

De acordo com este artigo publicado pela Meios e Publicidade em 2000, a estreia do programa A Febre do Dinheiro no dia 4 (um dia depois da estreia do primeiro Big Brother) obteve 19,5% de rating foi o segundo programa mais visto do dia, atrás de LdF:

 

São os valores que eu tenho. Sinceramente penso que se a febre do dinheiro fez 19,5 de rating acho que deve ter sido o programa mais visto do dia. Acho difícil LdF ter feito mais que isso. Sem ser na semana de estreia nunca tinha feito mais de 20 de rating (e deve ter feito pelo efeito de espera de Terra Nostra que estava na última semana).

Editado por thass_hot
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, thass_hot disse:

São os valores que eu tenho. Sinceramente penso que se a febre do dinheiro fez 19,5 de rating acho que deve ter sido o programa mais visto do dia. Acho difícil LdF ter feito mais que isso. Sem ser na semana de estreia nunca tinha feito mais de 20 de rating (e deve ter feito pelo efeito de espera de Terra Nostra que estava na última semana).

Deve ser erro de reportagem então. Não seria a primeira vez :)

LdF deve ter ficado em segundo lugar no top dos programas mais vistos dessa semana, atrás de AFdD.

Editado por Luís Dias
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/05/2021 at 23:55, Diogo O. disse:

XcFe3C9.png 

Explosão das Índias. :smoke:

O final de Caminho das Índias bombou muito, 10,4%/38,0% ás 23h30 é obra em 2009! Líder destacada! Vem @D91 e @thass_hot

Peço desculpa por citar um post com dois anos, estava a navegar neste tópico e cruzei-me com isto. Chamem-me nostálgico, mas isto eram horários nobres de jeito.

Mesmo na TVI com a monocultura das novelas, ao menos eram novelas populares e bem lembradas (tirando Sentimentos putz). A RTP1 com um programa informativo, uma série documental muito flop (Fragoso 2009 e Fragoso 2023 still the same), um concurso memorável e cinema. A SIC com um programa de comédia, um concurso icónico, uma novela da Globo moderadamente memorável e uma série americana.

Hoje em dia só a RTP1 faz bons HN's e é porque os horários são uma confusão todos os dias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

new_pi71.jpg

new_pi72.jpg

new_pi74.jpg

Precisamente há 10 anos atrás :clap:

Quando Dancin' Days estava consolidadíssima e a atingir 15% de audiência em pleno verão. Supostamente o Big Brother VIP foi uma estratégia da TVI para estancar a liderança do HN da SIC - não me lembro ao certo até que ponto conseguiu mesmo, mas o BBVIP era de facto mais competitivo do que Destinos Cruzados (que, não obstante, fazia valores sólidos, mas acho que se esperava mais). Também temos Bem-Vindos a Beirais na sua infância, a fazer valores baixos, longe daquilo que se eventualmente tornaria.

Avenida Brasil também quase nos 12% rating, de pensar que já tivemos novelas da Globo no milhão. Hoje em dia, nenhuma novela lá chega :rofl:  DC liderou neste dia, por acaso e deu bom lead-in a Mundo ao Contrário, que por esta altura já se sabia que o fim ia ser antecipado e, curiosamente, começou a fazer ótimos resultados desde aí :cryhappy: Mesmo assim, a reposição de Páginas da Vida, longe da concorrência, não envergonhava para uma repetição à meia noite. Os programas Anticrise e Portugueses pelo Mundo longe.

Ainda destaque para o fim de tarde, com Cheias de Charme às 18h30 a fazer estragos, mas a não ser o rolo compressor que Fina Estampa havia sido. Doida por Ti, a tentativa da TVI de recuperar a liderança no acesso ao HN, acabou por não resultar como esperado: fazia valores aceitáveis, mas provavelmente abaixo do espectável para o investimento. Dito isso, perante tentativas mais recentes como Rua das Flores, parece um hitalhão :rofl: Curiosa a repetição de Doce Fugitiva a anteceder DpT, que fazia valores competitivos às 18h. O Preço Certo, no verão, era uma pequena nulidade perante as privadas, assim como o Portugal em Direto.

No início de tarde, de notar o sucesso de Windeck a anteceder o flop total da novela brasileira Éramos Seis na RTP1. Esta e Vingança na SIC (talvez uma escolha pouco apropriada para o horário, ainda por cima na sucessão do flop Podia Acabar o Mundo) em nada davam luta a Ninguém como Tu na TVI, que foi, se não me engano, um dos maiores sucessos na linha de reposições às 14-15h do canal, juntamente com A Outra.

Nas manhãs, a luta era entre o já consolidado Você na TV e o Verão Total da RTP1, com Querida Júlia muito longe - um dos maiores flops de sempre no daytime português. Destaque ainda para a Volta a França na RTP2 a causar danos. Na tarde, Boa Tarde igualmente longe das concorrentes Verão Total (tarde) e A Tarde é Sua.

Na informação, domínio total da RTP1 nas manhãs e tarde, com a TVI a segurar a liderança à noite e a vice-liderança no restante dia.

No late night, o Extra do BBVIP a liderar sobre as séries Investigação Criminal e Dallas.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/07/2023 at 18:53, Johnman disse:

Peço desculpa por citar um post com dois anos, estava a navegar neste tópico e cruzei-me com isto. Chamem-me nostálgico, mas isto eram horários nobres de jeito.

Mesmo na TVI com a monocultura das novelas, ao menos eram novelas populares e bem lembradas (tirando Sentimentos putz). A RTP1 com um programa informativo, uma série documental muito flop (Fragoso 2009 e Fragoso 2023 still the same), um concurso memorável e cinema. A SIC com um programa de comédia, um concurso icónico, uma novela da Globo moderadamente memorável e uma série americana.

Hoje em dia só a RTP1 faz bons HN's e é porque os horários são uma confusão todos os dias.

Importante salientar a diversidade na programação das quatro generalistas nessa altura, mesmo nos canais privados que hoje em dia pouco ou nada diferem na sua oferta. 

Parece que se passaram séculos desde a última vez que vimos um concurso da RTP1 (e quem não se recorda do saudoso Jogo Duplo?) acima dos 20%, ainda por cima emitido no horário das 22h!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Johnman disse:

Precisamente há 10 anos atrás :clap:

Quando Dancin' Days estava consolidadíssima e a atingir 15% de audiência em pleno verão. Supostamente o Big Brother VIP foi uma estratégia da TVI para estancar a liderança do HN da SIC - não me lembro ao certo até que ponto conseguiu mesmo, mas o BBVIP era de facto mais competitivo do que Destinos Cruzados (que, não obstante, fazia valores sólidos, mas acho que se esperava mais). Também temos Bem-Vindos a Beirais na sua infância, a fazer valores baixos, longe daquilo que se eventualmente tornaria.

Avenida Brasil também quase nos 12% rating, de pensar que já tivemos novelas da Globo no milhão. Hoje em dia, nenhuma novela lá chega :rofl:  DC liderou neste dia, por acaso e deu bom lead-in a Mundo ao Contrário, que por esta altura já se sabia que o fim ia ser antecipado e, curiosamente, começou a fazer ótimos resultados desde aí :cryhappy: Mesmo assim, a reposição de Páginas da Vida, longe da concorrência, não envergonhava para uma repetição à meia noite. Os programas Anticrise e Portugueses pelo Mundo longe.

Ainda destaque para o fim de tarde, com Cheias de Charme às 18h30 a fazer estragos, mas a não ser o rolo compressor que Fina Estampa havia sido. Doida por Ti, a tentativa da TVI de recuperar a liderança no acesso ao HN, acabou por não resultar como esperado: fazia valores aceitáveis, mas provavelmente abaixo do espectável para o investimento. Dito isso, perante tentativas mais recentes como Rua das Flores, parece um hitalhão :rofl: Curiosa a repetição de Doce Fugitiva a anteceder DpT, que fazia valores competitivos às 18h. O Preço Certo, no verão, era uma pequena nulidade perante as privadas, assim como o Portugal em Direto.

No início de tarde, de notar o sucesso de Windeck a anteceder o flop total da novela brasileira Éramos Seis na RTP1. Esta e Vingança na SIC (talvez uma escolha pouco apropriada para o horário, ainda por cima na sucessão do flop Podia Acabar o Mundo) em nada davam luta a Ninguém como Tu na TVI, que foi, se não me engano, um dos maiores sucessos na linha de reposições às 14-15h do canal, juntamente com A Outra.

Nas manhãs, a luta era entre o já consolidado Você na TV e o Verão Total da RTP1, com Querida Júlia muito longe - um dos maiores flops de sempre no daytime português. Destaque ainda para a Volta a França na RTP2 a causar danos. Na tarde, Boa Tarde igualmente longe das concorrentes Verão Total (tarde) e A Tarde é Sua.

Na informação, domínio total da RTP1 nas manhãs e tarde, com a TVI a segurar a liderança à noite e a vice-liderança no restante dia.

No late night, o Extra do BBVIP a liderar sobre as séries Investigação Criminal e Dallas.

Que se passou neste Verão? Parece que o consumo não baixou assim tanto, para o Verão. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/17/2023 at 5:53 PM, Johnman said:

Peço desculpa por citar um post com dois anos, estava a navegar neste tópico e cruzei-me com isto. Chamem-me nostálgico, mas isto eram horários nobres de jeito.

Mesmo na TVI com a monocultura das novelas, ao menos eram novelas populares e bem lembradas (tirando Sentimentos putz). A RTP1 com um programa informativo, uma série documental muito flop (Fragoso 2009 e Fragoso 2023 still the same), um concurso memorável e cinema. A SIC com um programa de comédia, um concurso icónico, uma novela da Globo moderadamente memorável e uma série americana.

Hoje em dia só a RTP1 faz bons HN's e é porque os horários são uma confusão todos os dias.

A SIC apostava nesse HN porque as novelas da Globo estavam numa fase péssima tal como as produzidas pelo canal. Penso que isso ainda é consequência da overdose de Floribella que esvaziou toda a grelha da SIC, como um eucalipto. No final não sobrou nada e a SIC teve quase três anos a penar.

Este HN da SIC foi uma tentativa de fugir às novelas à TVI e a tentar buscar público da RTP1 (aposta em programas de informação no ano anterior e o Gato Fedorento são disso exemplos), mas tinha resultados muito instáveis. E Nuno Santos tinha o defeito de esticar o que corria bem até começar a afundar, como sê bem com este resultado do Salve-se Quem Puder. Como é sabido, o HN da SIC só começou a melhorar em definitivo com Laços de Sangue, já em fins de 2010. Paradoxalmente essas tentativas da SIC foram um ganho para o espectador (mas não para o canal), no sentido em que a oferta foi mais variada durante algum tempo.

Nem sequer me lembro desse documentário da RTP1. Jogo Duplo já acusava desgaste, já estava há mais de um ano no ar. Mesmo assim ainda dava para vencer outro concurso desgastado, o SQP. E a informação da RTP era muito sólida naquele tempo.

Editado por AG.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Luís Dias disse:

Importante salientar a diversidade na programação das quatro generalistas nessa altura, mesmo nos canais privados que hoje em dia pouco ou nada diferem na sua oferta. 

olhando para aqueles tops, prefiro a programaçao que as privadas têm nos dias de hoje

nao vejo diversidade nenhuma no top acima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Patiño disse:

Que se passou neste Verão? Parece que o consumo não baixou assim tanto, para o Verão. 

Provavelmente foi um verão de consumo atípico. Isso ou ainda os efeitos da inflação de audiência na mudança da Marktest para a GFK (mas esta já estava a medir audiências desde inícios do ano anterior, portanto não sei até que ponto isso é certo).

Também faz sentido, por ex. Dancin' Days e o BBVIP eram bombas e tinham públicos muito consolidados.

há 10 horas, AG. disse:

A SIC apostava nesse HN porque as novelas da Globo estavam numa fase péssima tal como as produzidas pelo canal. Penso que isso ainda é consequência da overdose de Floribella que esvaziou toda a grelha da SIC, como um eucalipto. No final não sobrou nada e a SIC teve quase três anos a penar.

Este HN da SIC foi uma tentativa de fugir às novelas à TVI e a tentar buscar público da RTP1 (aposta em programas de informação no ano anterior e o Gato Fedorento são disso exemplos), mas tinha resultados muito instáveis. E Nuno Santos tinha o defeito de esticar o que corria bem até começar a afundar, como sê bem com este resultado do Salve-se Quem Puder. Como é sabido, o HN da SIC só começou a melhorar em definitivo com Laços de Sangue, já em fins de 2010. Paradoxalmente essas tentativas da SIC foram um ganho para o espectador (mas não para o canal), no sentido em que a oferta foi mais variada durante algum tempo.

Nem sequer me lembro desse documentário da RTP1. Jogo Duplo já acusava desgaste, já estava há mais de um ano no ar. Mesmo assim ainda dava para vencer outro concurso desgastado, o SQP. E a informação da RTP era muito sólida naquele tempo.

O defeito de esticar o que corria bem até começar a afundar... sounds familiar lol.

De facto, reconhecendo que o HN da SIC era muito pobre em audiências, também acho que, em termos de conteúdos, era muito melhor.

O documentário era uma coisa super who e aleatória para transmitir em HN, mas pronto, valia sempre por tentar algo diferente.

há 1 hora, jt9 disse:

olhando para aqueles tops, prefiro a programaçao que as privadas têm nos dias de hoje

nao vejo diversidade nenhuma no top acima

Estás a citar o post de 2013, ou o de 2009?

É que o de 2009 é muito mais diversificado do que o atual :cryhappy: A SIC tinha variação em todos os horários, hoje é só novelas portuguesas e brasileiras. A TVI está praticamente igual, só trocando o cinema pelo Extra, mas prefiro uma Flor do Mar ou uma Deixa Que te Leve às Festas da vida.

O de 2013 sim, é semelhante ao atual, mas a TVI sempre tinha o BB às 21h e a SIC ao menos tinha uma tripla de novelas memorável. Continuo a achar bem melhor do que o de 2023, mas pronto, opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, jt9 disse:

olhando para aqueles tops, prefiro a programaçao que as privadas têm nos dias de hoje

nao vejo diversidade nenhuma no top acima

Com todo respeito, creio que devias pensar seriamente em trocar essas lentes, porque se existe uma palavra de ordem que defina a grelha das generalistas pré-2009 e que não abunda de todo nos tempos que correm essa seria definitivamente "diversidade"...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, AG. disse:

A SIC apostava nesse HN porque as novelas da Globo estavam numa fase péssima tal como as produzidas pelo canal. Penso que isso ainda é consequência da overdose de Floribella que esvaziou toda a grelha da SIC, como um eucalipto. No final não sobrou nada e a SIC teve quase três anos a penar.

Este HN da SIC foi uma tentativa de fugir às novelas à TVI e a tentar buscar público da RTP1 (aposta em programas de informação no ano anterior e o Gato Fedorento são disso exemplos), mas tinha resultados muito instáveis. E Nuno Santos tinha o defeito de esticar o que corria bem até começar a afundar, como sê bem com este resultado do Salve-se Quem Puder. Como é sabido, o HN da SIC só começou a melhorar em definitivo com Laços de Sangue, já em fins de 2010. Paradoxalmente essas tentativas da SIC foram um ganho para o espectador (mas não para o canal), no sentido em que a oferta foi mais variada durante algum tempo.

Nem sequer me lembro desse documentário da RTP1. Jogo Duplo já acusava desgaste, já estava há mais de um ano no ar. Mesmo assim ainda dava para vencer outro concurso desgastado, o SQP. E a informação da RTP era muito sólida naquele tempo.

A fase 2009-2010 foi quando a RTP1 conseguiu ficar dois anos seguidos em segundo lugar na média anual. 

Para além do prime time da estação pública ser relativamente competitivo nessa altura, o daytime também era bastante sólido com A Praça da Alegria muitas vezes a conseguir distanciar-se do Companhia das Manhãs, e chegando mesmo ocasionalmente a morder os calcanhares ao Você na TV.

O prime time da SIC por sua vez já vinha em rota descendente desde o fim de Páginas da Vida quando a aposta em Chiquititas no lugar desta produção da Globo se revelou um fracasso absoluto que a médio prazo acabaria por acelerar ainda mais a erosão de público do canal, que culminou como toda a gente sabe no flop sem precedentes Podia Acabar o Mundo. 

E se a memória não me falha, acho que Caminho das Índias chegava a ter mais espectadores que PAoM com alguma frequência, mesmo sendo transmitida mais tarde. Esta foi de resto uma tendência que assombrou a ficção da SIC desde os seus primórdios em 2001 (novelas brasileiras mais vistas que as portuguesas) e que cessaria de vigorar somente 9 anos depois a partir de Laços de Sangue.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, Luís Dias disse:

A fase 2009-2010 foi quando a RTP1 conseguiu ficar dois anos seguidos em segundo lugar na média anual. 

Para além do prime time da estação pública ser relativamente competitivo nessa altura, o daytime também era bastante sólido com A Praça da Alegria muitas vezes a conseguir distanciar-se do Companhia das Manhãs, e chegando mesmo ocasionalmente a morder os calcanhares ao Você na TV.

O prime time da SIC por sua vez já vinha em rota descendente desde o fim de Páginas da Vida quando a aposta em Chiquititas no lugar desta produção da Globo se revelou um fracasso absoluto que a médio prazo acabaria por acelerar ainda mais a erosão de público do canal, que culminou como toda a gente sabe no flop sem precedentes Podia Acabar o Mundo. 

E se a memória não me falha, acho que Caminho das Índias chegava a ter mais espectadores que PAoM com alguma frequência, mesmo sendo transmitida mais tarde. Esta foi de resto uma tendência que assombrou a ficção da SIC desde os seus primórdios em 2001 (novelas brasileiras mais vistas que as portuguesas) e que cessaria de vigorar somente 9 anos depois a partir de Laços de Sangue.

há que ter em atenção que nessa altura o painel da medidora de audiências, a Marktest, estava envelhecido e, supostamente, tendia a sobrevalorizar a RTP 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, bacalhaucomnatas disse:

há que ter em atenção que nessa altura o painel da medidora de audiências, a Marktest, estava envelhecido e, supostamente, tendia a sobrevalorizar a RTP 

Isso tem muito que se lhe diga. Como sabemos que a amostra atual da GFK é representativa? Vivemos num país envelhecido, infelizmente. Um professor disse-me que a estatística não nos dá resultados reais. O propósito da estatística é procurarmos os resultados que queremos. Apenas quando os resultados têm uma diferença abrupta entre concorrentes, podemos presumir efetivamente que são representativos da realidade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, bacalhaucomnatas disse:

há que ter em atenção que nessa altura o painel da medidora de audiências, a Marktest, estava envelhecido e, supostamente, tendia a sobrevalorizar a RTP 

Realidade: em 10 anos das 3 generalistas a RTP1 foi a que menos público perdeu. Mesmo a SIC que em 2013 era 2ª e agora 1º perdeu mais que a RTP1 que continua em 3º 10 anos depois.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, SorNunz disse:

Isso tem muito que se lhe diga. Como sabemos que a amostra atual da GFK é representativa? Vivemos num país envelhecido, infelizmente. Um professor disse-me que a estatística não nos dá resultados reais. O propósito da estatística é procurarmos os resultados que queremos. Apenas quando os resultados têm uma diferença abrupta entre concorrentes, podemos presumir efetivamente que são representativos da realidade.

As amostras são sempre representativas à população, se há muitos mais idosos em Portugal que jovens, é evidente que a amostra tem mais idosos do que jovens. É precisamente proporcional. Além da idade, tem que ter a quota sexo/classe social/região também. Só assim faz sentido a amostra das audiências. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Patiño disse:

As amostras são sempre representativas à população, se há muitos mais idosos em Portugal que jovens, é evidente que a amostra tem mais idosos do que jovens. É precisamente proporcional. Além da idade, tem que ter a quota sexo/classe social/região também. Só assim faz sentido a amostra das audiências. 

O problema é que essa proporcionalidade é fictícia: tens 10 idosos, escolhes 3 que vêm SIC e 2 que vêm TVI (mesmo sem saberes). A tua amostra é metade da população, mas quem te diz que os 5 restantes não vêm também TVI? Quantas sondagens políticas não resultaram já em falhanços estrondosos? Estudos de mercado servem para ter ideias generalistas que ajudem as empresas a perceberem quais são os seus públicos-alvo, quanto a números exatos, a estatística apenas dá sugestões, que muitas vezes estão longe da verdade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, thass_hot disse:

Realidade: em 10 anos das 3 generalistas a RTP1 foi a que menos público perdeu. Mesmo a SIC que em 2013 era 2ª e agora 1º perdeu mais que a RTP1 que continua em 3º 10 anos depois.

Embora há que ter em conta que a RTP1 e a RTP2 foram as primeiras a sofrerem tombos com a mudança, muito porque parte do público deste dois canais estava mais susceptível em migrar para canais de TV paga. Contudo, depois desse fenómeno, a RTP1 aguentou relativamente firme, com algumas subidas e descidas pelo meio, que até eram de esperar, devido a algumas mudanças de estratégia para o HN em diferentes direcções.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Big Brother VIP - 2013 ESTREIA

Com inicio às 21h31, tendo prolongado-se até às 00h50, o programa registou uma audiência média de 20,5% e 45,9% de quota de mercado. Este foi também o programa com o minuto mais visto ontem, quando às 22h52, quase dois milhões e quatrocentos mil espectadores estavam sintonizados no canal de Queluz de Baixo.

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...