Jump to content

Audiências de Programas Antigos


TheSecret

Posts Recomendados

On 05/08/2023 at 17:15, thass_hot disse:

Mas os diários do BB4 nunca foram emitidos contra Mulheres Apaixonadas, era aí que eu queria chegar. MA liderava sim, mas era contra O teu olhar ou no breve período em que combateu Queridas Feras. MA como já te disse dava na 2ª linha de HN da SIC sempre depois dos Malucos do Riso e o BB quando dava em HN era contra os malucos do riso. E mesmo assim MA só se começou a destacar em HN quando acabou Amanhecer no início de agosto, até lá perdia contra esta última. Quando estreou o teu olhar esta se esteve na 1ª linha de HN foi muito pouco tempo e logo foi mandada para depois de Saber Amar. MA contra o teu olhar começou a ganhar fôlego.

Eu lembro-me de ler na imprensa escrita daquela época a respeito dos "arrasos que MA dava à quarta edição do Big Brother". Sinceramente acho muito pouco provável que os diários do BB4 tenham sido exibidos até ao fim na primeira linha do HN quando estes nem sequer apareciam no top 10 dos programas mais vistos daquela época, à exceção das primeiras duas ou três semanas, e depois tinhas uma Saber Amar que ia aos 15/16 pontos...

Voltando ao assunto "confronto SDD X MF", a verdade é que a produção da Globo já se posicionava acima da novela da TVI desde a primeira semana do confronto entre ambas mesmo com os diários da QDC1 a darem um boost à recém estreada MF, como podes ver aqui: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~68d.aspx

Ressalvo ainda o facto de MF ter estreado a 28 de novembro (domingo) e que esta foi provavelmente a única semana em que a novela conseguiu ser mais vista que SDD (a semana de 6 a 12 de dezembro de 2004 é a única que não tenho valores de nenhuma das novelas, uma vez que quer uma quer a outra ficaram de fora do top 10 dos programas mais vistos dessa semana).

Editado por Luís Dias
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Luís Dias disse:

Eu lembro-me de ler na imprensa escrita daquela época a respeito dos "arrasos que MA dava à quarta edição do Big Brother". Sinceramente acho muito pouco provável que os diários do BB4 tenham sido exibidos até ao fim na primeira linha do HN quando estes nem sequer apareciam no top 10 dos programas mais vistos daquela época, e depois tinhas uma Saber Amar que ia aos 15/16 pontos...

Voltando ao assunto confronto entre SDD e MF, a verdade é que a produção da Globo já se posicionava acima da novela da TVI na primeira semana do confronto entre ambas, como podes ver aqui: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~68d.aspx

Ressalvo ainda o facto de MF ter estreado a 28 de novembro (domingo) e que esta foi provavelmente a única semana em que a novela conseguiu ser mais vista que SDD (não tenho os valores de ambas as novelas na semana de 6 a 12 de dezembro, uma vez que quer uma quer a outra ficaram de fora do top 10 dos programas mais vistos dessa semana).

SdD liderou sempre contra MF disso não há dúvida. MF só liderou mesmo na estreia (a um domingo porque deu antes da gala da quinta das celebridades e foi o programa mais visto da semana), mas logo na semana seguinte caiu imenso.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

Supostamente, Como uma Onda também não correu particularmente mal naquela altura, apesar de não ser nenhum pilar.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, D91 disse:

A gestão que o Moniz fez de Ninguém como Tu bem antes do arranque desta foi das mais exímias e bem orquestradas de que há memória! A novela estreou no horário das 21:30, uma faixa com grande visibilidade e até então tradicionalmente reservada a outros formatos de entretenimento, para evitar o confronto direto com Senhora do Destino, fortalecendo e preparando a novela para a batalha futura que viria a dar-se quando ambas acabaram por se digladiar mais diretamente. Lembro-me que essa estratégia da TVI chegou inclusive a ser amplamente elogiada em vários órgãos de comunicação social e por alguns profissionais da área, inclusive da própria SIC! 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Luís Dias disse:

A gestão que o Moniz fez de Ninguém como Tu bem antes do arranque desta foi das mais exímias e bem orquestradas de que há memória! A novela estreou no horário das 21:30, uma faixa com grande visibilidade e até então tradicionalmente reservada a outros formatos de entretenimento, para evitar o confronto direto com Senhora do Destino, fortalecendo e preparando a novela para a batalha futura que viria a dar-se quando ambas acabaram por se digladiar mais diretamente. Lembro-me que essa estratégia da TVI chegou inclusive a ser amplamente elogiada em vários órgãos de comunicação social e por alguns profissionais da área, inclusive da própria SIC! 

Nessa altura a SIC ainda tinha religiosamente Malucos do Riso, Maré Alta, Zero em Comportamento ou o Camilo (dependendo do dia da semana) depois do JdN e antes da novela, o que fazia com que NCT se batesse com um desses produtos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, thass_hot disse:

Nessa altura a SIC ainda tinha religiosamente Malucos do Riso, Maré Alta, Zero em Comportamento ou o Camilo (dependendo do dia da semana) depois do JdN e antes da novela, o que fazia com que NCT se batesse com um desses produtos.

Lembro-me de Maré Alta ter estreado em 2004 e ser exibida numa fase inicial apenas ao domingo. Acho que só a partir de 2005 é que a série passou a ser transmitida aos dias úteis, pelo menos uma vez por semana.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Luís Dias disse:

@thass_hot já agora aproveito para esclarecer que, como telespectador assíduo de Mulheres Apaixonadas que fui na altura em que esta foi exibida pela SIC, tenho plena consciência de que a novela nunca foi produto de primeiro horário no HN :)

Eu diria que Porto dos Milagres foi a última novela da Globo a ser exibida logo a seguir ao JdN. Quando esta terminou meteram as Filhas da mãe antes de estrear o Clone e depois disso havia sempre algum programa humorístico a seguir ao JdN: MdR, não há pai, e mais tarde Maré Alta, Zero em Comportamento (e não sei se houve mais algum). A novela que voltou a ser transmitida depois do JdN foi Floribella (e além disso dava não sei quantas vezes por dia).

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, thass_hot disse:

Eu diria que Porto dos Milagres foi a última novela da Globo a ser exibida logo a seguir ao JdN. Quando esta terminou meteram as Filhas da mãe antes de estrear o Clone e depois disso havia sempre algum programa humorístico a seguir ao JdN: MdR, não há pai, e mais tarde Maré Alta, Zero em Comportamento (e não sei se houve mais algum). A novela que voltou a ser transmitida depois do JdN foi Floribella (e além disso dava não sei quantas vezes por dia).

Chocolate com Pimenta não chegou a ser transmitida a seguir ao Jornal da Noite? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, thass_hot disse:

Eu diria que Porto dos Milagres foi a última novela da Globo a ser exibida logo a seguir ao JdN. Quando esta terminou meteram as Filhas da mãe antes de estrear o Clone e depois disso havia sempre algum programa humorístico a seguir ao JdN: MdR, não há pai, e mais tarde Maré Alta, Zero em Comportamento (e não sei se houve mais algum). A novela que voltou a ser transmitida depois do JdN foi Floribella (e além disso dava não sei quantas vezes por dia).

Também houve Flagrante Delírio (2004).

Acho que América também chegou a ser exibida logo a seguir ao Jornal da Noite. Mas deve ter sido só o primeiro episódio, ou nos máximos dos máximos na semana de estreia.

agora mesmo, D91 disse:

Chocolate com Pimenta não chegou a ser transmitida a seguir ao Jornal da Noite? 

Tenho ideia que sim, mas deve ter sido para aí um mês algures em fevereiro ou março, altura em que a SIC emitia dois episódios por dia da novela (um ao final da tarde e outro no prime time).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Luís Dias disse:

Também houve Flagrante Delírio (2004).

Acho que América também chegou a ser exibida logo a seguir ao Jornal da Noite. Mas deve ter sido só o primeiro episódio, ou nos máximos dos máximos na semana de estreia.

Tenho ideia que sim, mas deve ter sido para aí um mês algures em fevereiro ou março, altura em que a SIC emitia dois episódios por dia da novela (um ao final da tarde e outro no prime time).

Sim encontrei no site antigo do publico uma grelha de programação da SIC em Abril de 2004 com "Chocolate com Pimenta" a ser emitida após o "Jornal da Noite". 

https://web.archive.org/web/20040401163945/http://www.publico.pt:80/programacaotv/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Luís Dias disse:

A gestão que o Moniz fez de Ninguém como Tu bem antes do arranque desta foi das mais exímias e bem orquestradas de que há memória! A novela estreou no horário das 21:30, uma faixa com grande visibilidade e até então tradicionalmente reservada a outros formatos de entretenimento, para evitar o confronto direto com Senhora do Destino, fortalecendo e preparando a novela para a batalha futura que viria a dar-se quando ambas acabaram por se digladiar mais diretamente. Lembro-me que essa estratégia da TVI chegou inclusive a ser amplamente elogiada em vários órgãos de comunicação social e por alguns profissionais da área, inclusive da própria SIC! 

Também foi o Moniz que ordenou o reset na telenovela, com episódios regravados e alguns actores substituídos (por exemplo, Dalila Carmo entrou para o papel de Júlia em vez de Sofia Alves e Alexandre Ferreira, que era o Miguel inicial, passou a fazer de Nuno).  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Sim encontrei no site antigo do publico uma grelha de programação da SIC em Abril de 2004 com "Chocolate com Pimenta" a ser emitida após o "Jornal da Noite". 

https://web.archive.org/web/20040401163945/http://www.publico.pt:80/programacaotv/

Sim a novela foi exibida imediatamente após o JDN durante uns três meses. Entre fevereiro e março de 2004 foi quando transmitiam dois blocos de episódios por dia, quando se deu a transição da novela das tardes para o HN.

 

há 1 hora, D91 disse:

 

 

há 1 hora, FraisesSucrées disse:

Também foi o Moniz que ordenou o reset na telenovela, com episódios regravados e alguns actores substituídos (por exemplo, Dalila Carmo entrou para o papel de Júlia em vez de Sofia Alves e Alexandre Ferreira, que era o Miguel inicial, passou a fazer de Nuno).  

Não tenho a certeza mas acho que foi a própria Sofia Alves quem na altura pediu para sair da novela poucos dias depois de terem arrancado as gravações... 

Editado por Luís Dias
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir também que os valores dessa reposição de Olhos de Água é a coisa mais cercana que temos dos valores de hoje em dia no horário 14-15h :lol:

Mesmo assim, até algo como Topíssima faz mais que 1.9% rating agora. Por outro lado, nada se aproxima dos 20% share nesta altura.

Pelos vistos a RTP1 sempre teve poucas dificuldades nesse horário, lembrando que tiveram muitos sucessos com transmissões de novelas da Record/SBT/Bandeirantes/etc.. Assumindo sucesso do programa Às Duas por Três, Olhos de Água e a TVI ficavam em terceiro ali contra a (R) da Lenda da Garça :ph34r:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Johnman disse:

Esqueci-me de referir também que os valores dessa reposição de Olhos de Água é a coisa mais cercana que temos dos valores de hoje em dia no horário 14-15h :lol:

Mesmo assim, até algo como Topíssima faz mais que 1.9% rating agora. Por outro lado, nada se aproxima dos 20% share nesta altura.

Pelos vistos a RTP1 sempre teve poucas dificuldades nesse horário, lembrando que tiveram muitos sucessos com transmissões de novelas da Record/SBT/Bandeirantes/etc.. Assumindo sucesso do programa Às Duas por Três, Olhos de Água e a TVI ficavam em terceiro ali contra a (R) da Lenda da Garça :ph34r:

O daytime nessa altura ainda era o grande calcanhar de Aquiles da TVI, principalmente as tardes.

Mesmo quando a TVI se tornou líder anual pela primeira vez em 2005 o período 14H-18H continuava a ser bastante problemático. Quem não se lembra dos arrasos lendários do remake da Escrava Isaura nesse ano? A novela teve uma média de 7,2%/50,4%

  • Gosto 2
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Luís Dias disse:

O daytime nessa altura ainda era o grande calcanhar de Aquiles da TVI, principalmente as tardes.

Mesmo quando a TVI se tornou líder anual pela primeira vez em 2005 o período 14H-18H continuava a ser bastante problemático. Quem não se lembra dos arrasos lendários do remake da Escrava Isaura nesse ano? A novela teve uma média de 7,2%/50,4%

Se não me engano, a TVI só consegue mesmo arrecadar a liderança do daytime lá para 2010-2011 ou algo assim. Já o Você na TV vencia e a Companhia das Manhãs da SIC estava nos seus últimos suspiros, antes do super fracassado Querida Júlia. À tarde, acho que o Vida Nova com a Fátima Lopes liderava, mas quando ela saiu, o Boa Tarde com a Conceição Lino (programa que, pelos vistos, deixou algumas saudades lol) rapidamente perdeu fôlego para as tardes da TVI (que transitaram do As Tardes da Júlia para o "eterno" a Tarde é Sua lmao).

Mesmo liderando nos horários 10-13h e 15-17h, ainda ficava longe da SIC e RTP1 nas 14h (tinha a SIC reposições e inéditas da Globo, e a RTP da Record). Só em 2012/13 com as reposições de Ilha dos Amores e Tempo de Viver é que se estabeleceu no horário. Os Morangos ao final da tarde eram fortes na 7ª temporada, mas eventualmente perderam para as novelas da Globo, seguido da também derrotada Doida por Ti, contra por ex.: Caras e Bocas, Escrito nas Estrelas, Morde e Assopra, Fina Estampa, Cheias de Charme. Acho que o Preço Certo também era duro de roer.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Johnman disse:

Se não me engano, a TVI só consegue mesmo arrecadar a liderança do daytime lá para 2010-2011 ou algo assim. Já o Você na TV vencia e a Companhia das Manhãs da SIC estava nos seus últimos suspiros, antes do super fracassado Querida Júlia. À tarde, acho que o Vida Nova com a Fátima Lopes liderava, mas quando ela saiu, o Boa Tarde com a Conceição Lino (programa que, pelos vistos, deixou algumas saudades lol) rapidamente perdeu fôlego para as tardes da TVI (que transitaram do As Tardes da Júlia para o "eterno" a Tarde é Sua lmao).

Mesmo liderando nos horários 10-13h e 15-17h, ainda ficava longe da SIC e RTP1 nas 14h (tinha a SIC reposições e inéditas da Globo, e a RTP da Record). Só em 2012/13 com as reposições de Ilha dos Amores e Tempo de Viver é que se estabeleceu no horário. Os Morangos ao final da tarde eram fortes na 7ª temporada, mas eventualmente perderam para as novelas da Globo, seguido da também derrotada Doida por Ti, contra por ex.: Caras e Bocas, Escrito nas Estrelas, Morde e Assopra, Fina Estampa, Cheias de Charme. Acho que o Preço Certo também era duro de roer.

Se não me engano o "Você na TV" começa a liderar quando o "Fátima" se começou a desgastar ali por volta de 2008/2009., e então quando a Fátima sai por causa da gravidez e é substituída pelo Carlos Ribeiro e a Merche Romero, o "Você na TV" nunca mais parou de liderar. 

Nas tardes penso que "As Tardes da Júlia" começou a liderar uns meses depois de estrear. Ainda foi ameaçado pelo "Vida Nova" mas teve sempre boas audiências. 

Sim a TVI durante muito tempo perdeu no horário das 14h para as novelas da RTP1 e SIC. 

Editado por D91
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

49 minutes ago, Johnman said:

Se não me engano, a TVI só consegue mesmo arrecadar a liderança do daytime lá para 2010-2011 ou algo assim. Já o Você na TV vencia e a Companhia das Manhãs da SIC estava nos seus últimos suspiros, antes do super fracassado Querida Júlia. À tarde, acho que o Vida Nova com a Fátima Lopes liderava, mas quando ela saiu, o Boa Tarde com a Conceição Lino (programa que, pelos vistos, deixou algumas saudades lol) rapidamente perdeu fôlego para as tardes da TVI (que transitaram do As Tardes da Júlia para o "eterno" a Tarde é Sua lmao).

Mesmo liderando nos horários 10-13h e 15-17h, ainda ficava longe da SIC e RTP1 nas 14h (tinha a SIC reposições e inéditas da Globo, e a RTP da Record). Só em 2012/13 com as reposições de Ilha dos Amores e Tempo de Viver é que se estabeleceu no horário. Os Morangos ao final da tarde eram fortes na 7ª temporada, mas eventualmente perderam para as novelas da Globo, seguido da também derrotada Doida por Ti, contra por ex.: Caras e Bocas, Escrito nas Estrelas, Morde e Assopra, Fina Estampa, Cheias de Charme. Acho que o Preço Certo também era duro de roer.

Você na TV já era líder desde meados de 2008, e com a gravidez da Fátima Lopes o "Fátima" foi ladeira abaixo. De Companhia das Manhãs nem vale a pena falar.

Após os jornais do almoço, em que o Jornal da Tarde era fortíssimo, as novelas da RTP1 geralmente lideravam, em alternância com as da Globo da SIC. 

As Tardes da Júlia penso que começou a liderar quando passou a ser emitido no horário das 16:00 em vez das 14:30, fugindo do horário das novelas da concorrência, mas não tenho a certeza. Vida Nova penso que nunca liderou durante a sua exibição, que foi pouco mais de um ano.

Já os Morangos com Açúcar foram reis do horário 18-20 durante anos - eventualmente no inverno com a dupla Portugal em Directo/Preço Certo da RTP1 a dar luta - só começou a perder sistematicamente em finais de 2010 com Escrito nas Estrelas e Caras e Bocas na SIC, embora em 2009 já tinha começado a dar sinais de fraqueza. Tanto que nessa altura Feitiço de Amor passou a ter exibição às 19:30 e 21:30, com o Jornal Nacional em "sanduíche".

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Johnman disse:

Se não me engano, a TVI só consegue mesmo arrecadar a liderança do daytime lá para 2010-2011 ou algo assim. Já o Você na TV vencia e a Companhia das Manhãs da SIC estava nos seus últimos suspiros, antes do super fracassado Querida Júlia. À tarde, acho que o Vida Nova com a Fátima Lopes liderava, mas quando ela saiu, o Boa Tarde com a Conceição Lino (programa que, pelos vistos, deixou algumas saudades lol) rapidamente perdeu fôlego para as tardes da TVI (que transitaram do As Tardes da Júlia para o "eterno" a Tarde é Sua lmao).

Mesmo liderando nos horários 10-13h e 15-17h, ainda ficava longe da SIC e RTP1 nas 14h (tinha a SIC reposições e inéditas da Globo, e a RTP da Record). Só em 2012/13 com as reposições de Ilha dos Amores e Tempo de Viver é que se estabeleceu no horário. Os Morangos ao final da tarde eram fortes na 7ª temporada, mas eventualmente perderam para as novelas da Globo, seguido da também derrotada Doida por Ti, contra por ex.: Caras e Bocas, Escrito nas Estrelas, Morde e Assopra, Fina Estampa, Cheias de Charme. Acho que o Preço Certo também era duro de roer.

O Você na TV conquistou a liderança definitiva em 2009, se não me engano. Contudo o programa sempre foi competitivo desde o início em 2004 e foi alternando a liderança com o SIC 10 Horas e o Fátima nos anos que se seguiram.

Ter tirado a Fátima das manhãs foi talvez o maior erro cometido na direção de Nuno Santos, uma vez que ela era a única apresentadora da SIC naquela altura capaz de fazer frente à dupla formada por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Uma decisão que não só consolidou ainda mais a liderança do VNTV, mas também permitiu que a Praça da Alegria se posicionasse permanentemente no segundo lugar das audiências, pelo menos nos dois/três anos que restariam de marktest.

Os MCA só começaram a perder ocasionalmente para a ficção da Globo a partir da oitava temporada, que tinha Caras e Bocas e (salvo erro) Escrito nas Estrelas como principais adversárias. A perda da liderança dos MCA sobre a SIC só se dá a partir da série 9, em 2012.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, AG. disse:

Vida Nova penso que nunca liderou durante a sua exibição, que foi pouco mais de um ano.

Tenho ideia que chegou a liderar. Tanto que fizeram mudanças no As Tardes da Júlia nessa altura.

há 43 minutos, D91 disse:

é substituída pelo Carlos Ribeiro e a Merche Romero

O que terá pensado o Nuno Santos quando escolheu esta dupla? :ph34r:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Televisão 10 said:

Tenho ideia que chegou a liderar. Tanto que fizeram mudanças no As Tardes da Júlia nessa altura.

É possível. Nessa altura deixei de acompanhar as audiências diárias (tinha começado em finais de 2006). Só o voltei a fazer em finais de 2012. Por isso devo estar errado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...