Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

On ‎24‎/‎07‎/‎2017 at 17:44, Vascof2001 disse:

@LP 98 Era verdade que a notas iniciais da sonoridade da grelha eram útilizadas na 1a vinheta?

E este grafismo foi na verdade útilizado até 2002 e não 2001

 

Em 2002, a RTP 2 ainda não tinha mudado de logótipo como a RTP 1?

Desde já dizer que acho esses separadores muito bons. Atualizados, poderiam ser utilizados atualmente.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Televisão 10 said:

Em 2002, a RTP 2 ainda não tinha mudado de logótipo como a RTP 1?

Desde já dizer que acho esses separadores muito bons. Atualizados, poderiam ser utilizados atualmente.

Mudaram ambos no mesmo dia, 28 de Janeiro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais alguém se lembra de quando a Universidade Aberta durava três horas e era um contentor de conteúdos educativos?

EDIT: Olhem só o que encontrei:

No início e no fim deste vídeo temos o tal separador da Universidade Aberta que julgava que estava perdido!

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 8/20/2017 at 11:36, ATVTQsV disse:

No início e no fim deste vídeo temos o tal separador da Universidade Aberta que julgava que estava perdido!

Ando há anos à procura desse genérico da Universidade Aberta e nunca vi esse vídeo! Tantas manhãs de sábado em que, no zapping entre desenhos animados, acabava por ver partes desse bloco de programação. Lembro-me de um curso sobre televisão ou jornalismo feito algures em 1997 ou 1998 mas que eles de vez em quando repetiam, e na altura adorei rever os genéricos antigos dos vários telejornais.

Aqui, o separador em 1990.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, LFTV disse:

Eu adorava o "Hugo". Via sempre.:D

Eu A-M-A-V-A. Via religiosamente. Apesar de ter apenas 4 anos lembro-me tão bem disto: 

:wub: Tempos em que tinha uma televisão no meu quarto e era tão bom ver no quentinho da cama :wub: 

Lembro-me de ver pelo menos de 97 a 2001. Nunca joguei, só mesmo no Game Boy :yes:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu via tanto isto!! Aliás eu chorava quando não dava :cray:

Estou parvo da alma :O Não fazia a mais pequena ideia que a Susana Bento Ramos tinha apresentado o Hugo :O Ela já tinha postura de pivot :P Aliás só me lembrava do Fernando Martins mesmo :P  Ele era fantástico apresentar isto, era sempre tão querido e divertido a falar com os miúdos! Tenho pena que ele hoje em dia não tenha trabalho como actor :(  Não sei porquê acho o Duarte Gomes muito parecido com ele :S 

 

O cenário era qualquer coisa de extraordinário!! E os prémios até eram muito bons para altura!

Editado por Manú Tenry
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Nos cantos inferiores também não seria bom, devido ao uso da linguagem gestual.

Punha-se a linguagem gestual à esquerda, pronto. Agora quanto a filmes, há legendas nos filmes estrangeiros mas não costuma haver janela de LG... Aí não vejo porquê de não se pôr o logo no canto inferior. Agora se realmente não desse para agrupar toda essa informação inferiormente, como por exemplo, num noticiário (rodapé, logo e LG), nesse caso punha-se excecionalmente o logo no canto superior esquerdo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LP 98 disse:

Punha-se a linguagem gestual à esquerda, pronto. Agora quanto a filmes, há legendas nos filmes estrangeiros mas não costuma haver janela de LG... Aí não vejo porquê de não se pôr o logo no canto inferior. Agora se realmente não desse para agrupar toda essa informação inferiormente, como por exemplo, num noticiário (rodapé, logo e LG), nesse caso punha-se excecionalmente o logo no canto superior esquerdo.

Não gosto muito de ver a linguagem gestual à esquerda, como fazem na SIC. Também penso que os atuais logótipos da RTP não ficavam bem no canto inferior direito, principalmente os da RTP Memória, Internacional e África. Basta ver o logótipo do canal Cuatro, que passou para o canto inferior direito (como habitual em Espanha) e fica mal. Ainda assim, gosto de ver os logótipos da TVE no canto inferior direito e penso que não ficariam bem em cima. Depende do logótipo... Mais pequeno e/ou circular, fica melhor em baixo. Mais longo, em cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Não gosto muito de ver a linguagem gestual à esquerda, como fazem na SIC. Também penso que os atuais logótipos da RTP não ficavam bem no canto inferior direito, principalmente os da RTP Memória, Internacional e África. Basta ver o logótipo do canal Cuatro, que passou para o canto inferior direito (como habitual em Espanha) e fica mal. Ainda assim, gosto de ver os logótipos da TVE no canto inferior direito e penso que não ficariam bem em cima. Depende do logótipo... Mais pequeno e/ou circular, fica melhor em baixo. Mais longo, em cima.

Bom, nisso concordo, que depende muito do logo... Agora faz falta pelo menos uma marca d'água, sei lá :( Ora temos logos berrantes (SIC), ora muito brancos (RTP). Apesar de tudo, o canal que menos vejo acaba por ter o mais aceitável de todos, a TVI.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegue-se numa imagem do «Je Vous Salue, Marie», de Godard, recentemente emitido na RTP2: há uma imagem totalmente negra, excepto pela pequena lua a 1/3 de altura do écran, transformada num surreal sistema solar com um quadrado azul e amarelo à sua esquerda e uma bolinha vermelha à sua direita.

Esta citação vem de um outro artigo (sobre o problema das bolas no canto do ecrã).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Já se faz 25 anos desde da TV2 ter nascido:

A RTP2 que quis combater as privadas e acabou por ser repreendida pela SIC por apenas emitir futebol e novelas... Consequência disso, em finais de 1994/inícios de 1995 (mais ou menos na altura em que o seu grafismo recebeu um refresh) a TV2 retomava os moldes que já desde o passado possuía, e que mantém até hoje: um canal sobretudo cultural e de minorias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, LP 98 disse:

A RTP2 que quis combater as privadas e acabou por ser repreendida pela SIC por apenas emitir futebol e novelas... Consequência disso, em finais de 1994/inícios de 1995 (mais ou menos na altura em que o seu grafismo recebeu um refresh) a TV2 retomava os moldes que já desde o passado possuía, e que mantém até hoje: um canal sobretudo cultural e de minorias.

Pois, dizem que a tv2 era a SportTV antes da SportTV, mas nem todos os dias dava desporto, a tv2 daquela época também dava séries, a minha gostava de ver Os Tritões.

Eu acho que o grafismo e a Tv2 em geral mudou em 1994 com a saída do Adriano Cerqueira e noto na vinheta da RTC ter ainda a música antiga e o "publicidade" ter sido adicionado depois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Pois, dizem que a tv2 era a SportTV antes da SportTV, mas nem todos os dias dava desporto, a tv2 daquela época também dava séries, a minha gostava de ver Os Tritões.

Eu acho que o grafismo e a Tv2 em geral mudou em 1994 com a saída do Adriano Cerqueira e noto na vinheta da RTC ter ainda a música antiga e o "publicidade" ter sido adicionado depois.

Sim, também acho que é injusto essa afirmação, de que era só futebol... Até porque antes da era TV2 já tinhas no Canal 2 tardes inteiras de domingo dedicadas ao desporto. Mas enfim, já sabes que a SIC adora criticar absolutamente tudo o que a concorrência faça...

E quanto ao grafismo, eu tenho-o numa cassete inclusivé :) E eu apenas deduzo que tenha estreado em janeiro de 1995, pois foi na mesma altura que deram um refresh ao Canal 1.

 

Especificamente quanto ao Canal 1, a seguir a este grafismo introduziram no verão de 1995 (provavelmente em junho) aqueles separadores com os raios solares à volta da esfera armilar e depois em setembro/outubro aquele das gotas de chuva, que se manteve até abril de 1996.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho quando o c1 mudou para esse grafismo em 09/1994, a Tv2 teria mudado para aquele também porque ambos os grafismos tem os jingles antigos da RTC e a presença daquilo que os brasileiros chamam da vinheta pos-chamadas. Esse do canal1 durou pensou eu, até a passagem de ano 94/95 porque eu acho que isso tudo mudou com a entrada da FCF para o Telejornal e a mudança da Tv2 for real.

O primeiro de 95 já foi considerado como o meu grafismo preferido da rtp1 há 5 anos.

O último grafismo do c1 começou a ser utilizado em 18 de setembro com a reentré. Foi erro terem mudado para Rtp1 porque o grafismo que estava a ser usado até então era 1000 melhor do Rtpummmmmm! E esta música, esta música:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...