Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

Afinal estavas a falar deste vídeo, pensei que seria outro.

Outra coisa, além do Jd9 e do 1ºJornal, em 91, o canal 2 tinha outro serviço informativo chamado "Jornal das 2" que eu acho que durou pouco tempo. Não existe na net nada disto.

E outra coisa, ouvi dizer que esta musica chegou a ser usada como indicativo das notícias da RTP2 se calhar no ínicio dos anos 90:

 

se calhar deveria ser do Jornal das 2 ou do Primeiro Jornal.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Vascof2001 disse:

Pessoal, lembro-me de há 5 anos ter visto num intervalo da 2 do lusitaniatv que já não está na net em que tinha uma vinheta própria dos 30 anos da RTP com aquela versão coro do hino da RTP, alguém aqui preservou esse video?

Só conheço este...

há 10 horas, ATVTQsV disse:

Já existe um vídeo de outro curso, para aí de 1986/1987 (não sei bem ao certo) com aquele separador antiquado que parecia dos anos 70.

Envias-me o link, sff?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LP 98 disse:

Envias-me o link, sff?

Já publiquei. É de 1990 (acho que a UAb foi fundada em 1988) e o vídeo veio de uma cassete (posteriormente entregue à RTP?) sobre o tema do absentismo escolar. O separador da UAb parece de 1980, mas o do curso de Psicologia é que não.

Já agora, a tua cassete da UAb é de que "curso", já que a tua é de uma gravação televisiva?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Já publiquei. É de 1990 (acho que a UAb foi fundada em 1988) e o vídeo veio de uma cassete (posteriormente entregue à RTP?) sobre o tema do absentismo escolar. O separador da UAb parece de 1980, mas o do curso de Psicologia é que não.

Já agora, a tua cassete da UAb é de que "curso", já que a tua é de uma gravação televisiva?

Ah sim, desculpa, esqueci-me de mudar a página :mosking: E sim, a minha gravação tem um DOG baseado nesse logo que tu dizes parecer de 1980 (sem "Universidade Aberta" escrito, apenas o templo grego). Bom, não sei se isto responde à tua pergunta quanto ao curso (porque a cassete não apanhou a emissão desde o princípio...), mas os temas abordados são:


- "A arquitetura doméstica e o seu significado social"

- "História do teatro português: Teatro e a teatralidade da vida"

- "Proto-História de Portugal: O poder e a origem das sociedades proto-estatais"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LP 98 disse:

Ah sim, desculpa, esqueci-me de mudar a página :mosking: E sim, a minha gravação tem um DOG baseado nesse logo que tu dizes parecer de 1980 (sem "Universidade Aberta" escrito, apenas o templo grego). Bom, não sei se isto responde à tua pergunta quanto ao curso (porque a cassete não apanhou a emissão desde o princípio...), mas os temas abordados são:


- "A arquitetura doméstica e o seu significado social"

- "História do teatro português: Teatro e a teatralidade da vida"

- "Proto-História de Portugal: O poder e a origem das sociedades proto-estatais"

Wow, isto é material "valioso", hoje em dia nenhum canal ousaria emitir conteúdos com títulos tão apelativos como os temas ali tratados. De há dez anos para cá, a UAb deixou de ser emitida no horário de sábado (9 às 12) e passou a ser um mero programa de meia hora. A UAb sobreviveu aos primeiros tempos da "renascida" RTP 2 mas não resistiu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Wow, isto é material "valioso", hoje em dia nenhum canal ousaria emitir conteúdos com títulos tão apelativos como os temas ali tratados. De há dez anos para cá, a UAb deixou de ser emitida no horário de sábado (9 às 12) e passou a ser um mero programa de meia hora. A UAb sobreviveu aos primeiros tempos da "renascida" RTP 2 mas não resistiu.

Sem dúvida... Para mim é um choque, ao visualizar estas cassetes, como a programação das emissoras tem vindo a baixar sucessivamente de nível.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, ATVTQsV said:

Wow, isto é material "valioso", hoje em dia nenhum canal ousaria emitir conteúdos com títulos tão apelativos como os temas ali tratados. De há dez anos para cá, a UAb deixou de ser emitida no horário de sábado (9 às 12) e passou a ser um mero programa de meia hora. A UAb sobreviveu aos primeiros tempos da "renascida" RTP 2 mas não resistiu.

E nessa altura (até 2003) tinham um pequeno programa na Rádio Renascença entre as 22:00 e as 22:30.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me da promo à programação infantil da RTP 2 em 2003, ou melhor só do início: era de uma cena de uma das séries passada num palco em que uma pessoa diz "Estão todos prontos?" e a audiência responde com um "sim". Lembro-me também de ter apanhado em 2004, pouco tempo depois da mudança - e na promo a locutora ainda dizia RTP 2!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me que o separador da RTP 2 tinha som, acho que eram aqueles apitos dos computadores antigos. Se calhar era o som de outro, em que apareciam as componentes do símbolo uma a uma (tipo o separador que existe). É tipo uma versão "no budget" do genérico de abertura e fecho das emissões da Télé Monte-Carlo dos anos 70.

Lembro-me que era numa espécie de documentário que a RTP 1 passou na tarde dos 50 anos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, RQ7T disse:

Estranho, na TV2 o hino era tocado apenas com a imagem da bandeira e no canal1 era inicialmente o escudo da bandeira no mar e depois a junção das restantes partes:

Isso era porque o Final da Emissão foi propriamente feito para o Canal 1, quando era Canal 2 o fecho era uma animação feita a giz sobre os descobrimentos Portugueses.

A abertura de emissão, era esta:

Esta é a minha versão preferida do hino RTP. E mais uma coisa, a minha mãe gostava imenso da série Trintões

Editado por Vascof2001
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Rangel disse:

E tal como n'O Tempo, nas mudanças de 1996 adaptaram a versão do hino TV2 para a RTP1 e RTP2.

 

 

Pois aí já era igual tendo durado até final de 1999.

há 11 horas, Vascof2001 disse:

Isso era porque o Final da Emissão foi propriamente feito para o Canal 1, quando era Canal 2 o fecho era uma animação feita a giz sobre os descobrimentos Portugueses.

A abertura de emissão, era esta:

 

Excelente a música de abertura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Rangel disse:

E tal como n'O Tempo, nas mudanças de 1996 adaptaram a versão do hino TV2 para a RTP1 e RTP2.

Será que foi feita pela Edipim? É que o vídeo do hino aparece algumas vezes na primeira temporada da Enciclopédia do Hermano, houve até um sketch em que o novo hino nacional era apresentado pelo Josimar Babaca e aparece o vídeo de fecho atrás do cantor. Por esta altura já passava nos dois canais.

By the way, alguém sabe como funcionava o Videotexto? Tenho todas as certezas que era emissão em teletexto em regime experimental (o teletexto chegou formalmente à RTP em 1997).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, ATVTQsV disse:

By the way, alguém sabe como funcionava o Videotexto? Tenho todas as certezas que era emissão em teletexto em regime experimental (o teletexto chegou formalmente à RTP em 1997).

Se calhar, seria tipo o que a BBC fazia nos anos 80

Curiosamente, a RTP 2 chegou a ter algo semelhante no final de 1982:

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06839.189.29478#!21

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, LAboy 456 disse:

Se calhar, seria tipo o que a BBC fazia nos anos 80

Curiosamente, a RTP 2 chegou a ter algo semelhante no final de 1982:

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06839.189.29478#!21

Já ouvi falar sobre aquilo no "documentário" que a RTP fez aquando dos seus 25 anos. Infelizmente nós chegámos tardíssimo (1997), ou seja, o teletexto em Portugal viveu tantos anos em regime experimental.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...