Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

há 17 minutos, ATVTQsV disse:

No tempo em que anúncios a brinquedos eram permitidos na RTP 2. A RTP ainda tem uma forte componente infantil mas recusa-se a passar anúncios deste tipo, sobretudo porque a RTP 2 não tem publicidade e a Teresa Paixão supostamente não deixa que os filhos pedinchem muito.

E tu supostamente também sabes muito bem que a RTP2 por lei não pode passar publicidade comercial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, RQ7T disse:

Praticamente a publicidade que dá é a eventos e os desenhos animados já não são o que eram há uns anos mas também pode ser apenas impressão minha por ter crescido. Até mesmo a RTP1 atualmente não dá tantos anúncios como antigamente.

Não é impressão minha. Andam a ser piores de ano para ano. O facto da RTP 1 ter mais anúncios era...

...do monopólio, ora!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorava este programa: “Desafio Verde”. Ainda me lembro da música de genérico, que aparece no final do vídeo... Também gostava (e gosto) muito da Cláudia Semedo. Lembro-me de ver só ao sábado. Não sabia que também tinha dado de 2ª a 6ª-feira...

Também não me lembro de ter sido apresentado pela Sílvia Alberto. Curiosamente, lembro-me deste episódio. Enquanto criança bem comportada, fiquei espantado com a atitude destes jovens.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que é necessário para a RTP2 ( presumo que só pode ser possível se mandarem a Teresinha 'paixona porta fora, fora do GABINETE!) é o Agora Escolha:

 

E claro não esquecendo das suas aberturas/logos:

1986-1987

1987-1990

Existe uma versão animada que apareceu quando a Serenella relembrou as Tardes da rtp.

Supostamente o título diz música do AE de 89 mas a do telefone ainda era a abertura em 89 e esta música não é de nenhum genérico que eu conheça.

1990-1993

1993-1994

Para mim as melhores são as de 86 e 87, e as vossas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

Aquela tal mira do II Programa de 1968 é um verdadeiro achado, e por "um novo indicativo musical" parece que o famoso genérico de abertura da RTP só veio com a chegada do segundo canal.

Leste mal,diz "novo indicativo visual..., ao som do já conhecido do I Programa

o Alinhamento mostra Slide II Programa, enquanto a RTP1 começava com o Genérico animado a RTP2 comecava com um slide.

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Leste mal,diz "novo indicativo visua..., ao som do já conhecido do I Programa

Eu li, mas estava-me a referir ao separador em si, pois anteriormente as emissões arrancavam com o símbolo da RTP a formar-se à frente de imagens do controlo téncico da RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, ATVTQsV disse:

pois anteriormente as emissões arrancavam com o símbolo da RTP a formar-se à frente de imagens do controlo téncico da RTP.

Essa deve ser de pelo menos 64/65, pois a RTP já tinha aquelas cameras EMI.

Era esse que deu nos 59 da RTP na RTP Memória, podias partilhar no Dailymotion? O paraiso do Copyright!

Eu acho que naqula altura o genérico do Telejornal seria o do Farol

 

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um apanhado dos genéricos de abertura da RTP 2 (de memória):

1968-1978: o mesmo da RTP 1
1978-1980: o mesmo da RTP (1) de meados da década de 60, só que com imagens de âmbito mais técnico pelo meio. No fim aparece o símbolo do canal.
1980-1981: supostamente o mesmo da RTP 1 mas com o símbolo da RTP 2?
1981-1983: no data
1983-1986: o mesmo da RTP 1 do controlo técnico e isso tudo só que no fim, quando aparecia a antena de Monsanto, aparecia um 2.
1986-1990: no data
1990-1992: imagens de giz. Um emissor lança um raio e voa por uma cidade, entra numa casa e depois entra num televisor, onde depois é formado o símbolo do canal, e o raio vai para o 2.
1992-1996: um panorama roxo com uns quartzos no meio e uma fita vermelha que voa. Depois o panorama escurece e a fita vai para os quartos onde depois o separador corta para o do canal onde a fita vermelha passa a amarela, depois encarcera um dos quartzos para formar o "TV" e depois faz o 2.
1996-1998: uma combinação de vários separadores do canal com a música da grelha de programação

Vou fazer uma para a RTP 1 mais logo. Fiz isto sem recurso a vídeos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU vou fazer uns ajustes:

1968-1978- Um slide a dizer II Programa ou coisa parecida.

1978-1980-Acredito que seria o que toda agente conhece, aquilo parecia-me uma montagem o que referes

Eu acredito que os genericos com o simbolo do olho duraram até 1983, porque os slides duraram até 1983

1990-1992-Em outras palavras, é um remake do genérico dos anos 70 em giz (a condizer com o novo logo do C2), o risco sobrevoa por sitios que parecem o castelo de S.Jorge e a ponte da arrabida, e existia outra versão com o separador "Canal Dois, é mesmo opção que aparece naquele Horizontes da Memória sobre os 50 anos da RTP

Uma vez li um comentário de Solojinglesradio a dizer que também se lembrava de um genérico de 1998-2002, além de se recordar do de 1996..

@Rangel, @miguelalex23 entre outros, existia mesmo genéricos de abertura da rtp1 e rtp2 naquela altura, mesmo!?

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Vascof2001 disse:

Uma vez li um comentário de Solojinglesradio a dizer que também se lembrava de um genérico de 1998-2002, além de se recordar do de 1996..

@Rangel, @miguelalex23 entre outros, existia mesmo genéricos de abertura da rtp1 e rtp2 naquela altura, mesmo!?

Embora me lembre bem de ver a mira técnica na RTP2 na fase em que abria às 15h aos dias úteis, não me recordo da abertura da emissão, era muito miúdo. Lembro-me, isso sim, de ver a emissão abrir aos sábados às 8h e aos domingos às 9h (ou vice-versa) em 2002-03, e acho que era só o relógio do canal seguido do quadro da programação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Separadores de abertura da RTP 2:

1968-1978: supostamente era utilizado o mesmo da RTP 1.
1978-1980: o mesmo, só que usa poucos excertos do filme de abertura anterior mas com imagens técnicas, das quais incluem um carro de exteriores a passar, um programa a ser filmado o controlo técnico e um estúdio com o símbolo da RTP 1, da qual não sei se era o de continuidade. No fim aparece a antena de Monsanto da animação dos anos 60, à qual passa para o símbolo do canal a aparecer peça por peça.
1980-1981: supostamente o mesmo da RTP 1
1981-1983: no data
1983-1986: era este, só que aparecia um 2
1986-1990: no data
1990-1992: animação de giz. Começa com um emissor (o do Monte da Virgem, calculo). Do emissor sai um traço que começa a voar sobre representações do castelo de S. Jorge e da Ponte da Arrábida até chegar a uma antena de um telhado, aparece depois um televisor com estática e depois a estática contrai-se, quais pássaros, a criar o 2, o fundo passa a ser preto, aparece o traço azul e o símbolo da RTP.
Bónus: separador de fecho (hino nacional): animação que retrata os descobrimentos e a passagem no Cabo Bojador que acaba com um painel dos descobrimentos posicionado para que depois apareça a bandeira.
1992-1996: o separador começa com um panorama inteiramente roxo, céu roxo, mar roxo. Direi apenas que este é o planeta dos quartzos. Por falar em quartzos, os ditos emergem das águas e aparece uma fita vermelha a voar desgovernada e o panorama "amanhece" ao dar uma luz amarelada, qual sol, depois a fita reaparece e dá uma volta aos quartzos. Depois o fundo escurece (para transitar para o separador) e a fita aparece uma última vez. Corta depois para o separador da TV2, com a fita já dentro dos quartzos, das quais a fita dá a volta a um deles (que se separa do grupo) para formar o "TV". A fita é depois "reciclada" e passa a formar um 2 amarelo e o separador fica estático até à música acabar.
1996-1998: o utilizador espanhol solojinglesradio1 lembra-se de ver uma versão deste que encerrava a emissão em que a música era a mesma que dava na grelha de programas para o dia seguinte. Por esta altura já não era usado o hino da RTP.
1998-2002: com base em vídeos da RTP 1 publicados neste ano pelo LUSITANIATV, era o separador antes da grelha de programas mas supostamente com outra sonoridade.
2002-2005: por esta altura já não se usava separador para abrir. Inicialmente o relógio saltava logo para a grelha mas passado algum tempo passou a saltar logo para o primeiro da manhã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, ATVTQsV disse:

Separadores de abertura da RTP 2:

1968-1978: supostamente era utilizado o mesmo da RTP 1.
1978-1980: o mesmo, só que usa poucos excertos do filme de abertura anterior mas com imagens técnicas, das quais incluem um carro de exteriores a passar, um programa a ser filmado o controlo técnico e um estúdio com o símbolo da RTP 1, da qual não sei se era o de continuidade. No fim aparece a antena de Monsanto da animação dos anos 60, à qual passa para o símbolo do canal a aparecer peça por peça.
1980-1981: supostamente o mesmo da RTP 1
1981-1983: no data
1983-1986: era este, só que aparecia um 2
1986-1990: no data
1990-1992: animação de giz. Começa com um emissor (o do Monte da Virgem, calculo). Do emissor sai um traço que começa a voar sobre representações do castelo de S. Jorge e da Ponte da Arrábida até chegar a uma antena de um telhado, aparece depois um televisor com estática e depois a estática contrai-se, quais pássaros, a criar o 2, o fundo passa a ser preto, aparece o traço azul e o símbolo da RTP.
Bónus: separador de fecho (hino nacional): animação que retrata os descobrimentos e a passagem no Cabo Bojador que acaba com um painel dos descobrimentos posicionado para que depois apareça a bandeira.
1992-1996: o separador começa com um panorama inteiramente roxo, céu roxo, mar roxo. Direi apenas que este é o planeta dos quartzos. Por falar em quartzos, os ditos emergem das águas e aparece uma fita vermelha a voar desgovernada e o panorama "amanhece" ao dar uma luz amarelada, qual sol, depois a fita reaparece e dá uma volta aos quartzos. Depois o fundo escurece (para transitar para o separador) e a fita aparece uma última vez. Corta depois para o separador da TV2, com a fita já dentro dos quartzos, das quais a fita dá a volta a um deles (que se separa do grupo) para formar o "TV". A fita é depois "reciclada" e passa a formar um 2 amarelo e o separador fica estático até à música acabar.
1996-1998: o utilizador espanhol solojinglesradio1 lembra-se de ver uma versão deste que encerrava a emissão em que a música era a mesma que dava na grelha de programas para o dia seguinte. Por esta altura já não era usado o hino da RTP.
1998-2002: com base em vídeos da RTP 1 publicados neste ano pelo LUSITANIATV, era o separador antes da grelha de programas mas supostamente com outra sonoridade.
2002-2005: por esta altura já não se usava separador para abrir. Inicialmente o relógio saltava logo para a grelha mas passado algum tempo passou a saltar logo para o primeiro da manhã.

NA verdade abria com um slide.11-0d4afd7b44.jpgAquilo é uma montage a de 1978, até porque aparece imagens retiradas do "Televisão 25 anos"

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/12/2017 at 13:19, Vascof2001 disse:

Para quem não sabe, ontem fez-se 49 anos da primeira emissão do II Programa

img761-4.jpgnova-antena-3-janeiro-1970.jpg

Como é possível a RTP2 nunca fazer referência ao seu aniversário? Juntamente com a RTP3 e a RTP Memória, são os únicos canais da RTP que não fazem referência ao seu aniversário. Vamos ver se para o seu 50º aniversário vão fazer alguma coisa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, mavb98 disse:

Como é possível a RTP2 nunca fazer referência ao seu aniversário? Juntamente com a RTP3 e a RTP Memória, são os únicos canais da RTP que não fazem referência ao seu aniversário. Vamos ver se para o seu 50º aniversário vão fazer alguma coisa.

Os únicos aniversários às quais a RTP 2 referenciou foram o 44º (só uma pequena nota no Facebook) e o 45º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, mavb98 disse:

Como é possível a RTP2 nunca fazer referência ao seu aniversário? Juntamente com a RTP3 e a RTP Memória, são os únicos canais da RTP que não fazem referência ao seu aniversário. Vamos ver se para o seu 50º aniversário vão fazer alguma coisa.

Sinceramente, até compreendo. A RTP é um só grupo. Mais vale celebrar um único aniversário.

Na TVI, também só se celebra o aniversário do canal principal. Na SIC, penso que celebram dos temáticos, mas nem todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Televisão 10 Relativamente aos canais temáticos como são muitos, percebo a escolha de só fazer o do canal principal, neste caso a RTP1/Grupo RTP.
Agora a RTP2? O segundo canal generalista. O canal que mudou um pouco da História da televisão em Portugal (não mudou mais por causa da ditadura, mas isso é outra história). O canal que durante muitos anos serviu de alternativa ao primeiro. O canal que já foi da sociedade civil (e que devia de ter continuado assim)? Enfim...

Acho que pela história do canal e pelo que já passou e passa atualmente, devia de ser mais valorizado.

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, mavb98 disse:

@Televisão 10 Relativamente aos canais temáticos como são muitos, percebo a escolha de só fazer o do canal principal, neste caso a RTP1/Grupo RTP.
Agora a RTP2? O segundo canal generalista. O canal que mudou um pouco da História da televisão em Portugal (não mudou mais por causa da ditadura, mas isso é outra história). O canal que durante muitos anos serviu de alternativa ao primeiro. O canal que já foi da sociedade civil (e que devia de ter continuado assim)? Enfim...

Acho que pela história do canal e pelo que já passou e passa atualmente, devia de ser mais valorizado.

Como assim já não é Sociadade Civil?! pouca coisa mudou de 2004 a 2017 na parte de Programas dedicados á sociadade civíl e as religiões

Basta comparar as grelhas da atual RTP2 com as da antiga 2:...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...