Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

há 17 horas, Vascof2001 disse:

Olha, como muita gente falou no forum da RTP3 sobre a ntv e a sua passagem para RTPN, sabiam que a RTP antes do Rangel queria tornar a RTP2 num canal de informação e reforçar lá educação, ciência e tecnologia? E que a RTP estava a pensar criar um canal com audiência-alvo as pessoas com idade ente 10 e 30 anos e pretendia refletir os seus gostos em música, artes e entretenimento? E que já estava a ser pensado a RTP Memória?

https://www.publico.pt/2001/01/10/educacao/noticia/rtp2-virase-para-a-informacao-6441

O que acham? Preferiam uma RTP2 assim?

Acho que era má ideia. Iria descaracterizar o canal, e para além disso desaparecia uma alternativa cultural e juvenil às três generalistas. O cabo estava no início da sua massificação, a larga maioria maioria dos espectadores ainda só tinha os 4 canais.

Ainda bem que Rangel recuou nessa intenção, e no pós-Rangel apostou-se numa RTP1 muito mais virada para a informação (acredito que ele também faria o mesmo), que teve excelentes resultados a partir do início de 2003, com a Guerra do Iraque.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais valia era terem criado mais um canal da RTP ainda no analógico terrestre mas teria as suas limitações por causa da falta de espaço.

As maratonas de 24 consistiam na transmissão contínua dos episódios de uma temporada inteira para fazer a simulação da série o mais real possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Rangel disse:

Acho que era má ideia. Iria descaracterizar o canal, e para além disso desaparecia uma alternativa cultural e juvenil às três generalistas. O cabo estava no início da sua massificação, a larga maioria maioria dos espectadores ainda só tinha os 4 canais.

Ainda bem que Rangel recuou nessa intenção, e no pós-Rangel apostou-se numa RTP1 muito mais virada para a informação (acredito que ele também faria o mesmo), que teve excelentes resultados a partir do início de 2003, com a Guerra do Iraque.

Nessa altura realmente não fazia sentido, mas em 2012 não sei se teria sido o melhor... Com uma RTP2 com informação (não precisava de ser 24h como um canal de notícias, mantendo docs no HN) numa altura em que a pseudo-TDT só começava a arrancar mas ainda se podia estancar a fuga para os canais de informação do cabo, talvez não tivéssemos de levar aqueles anos horríveis da RTP Informação até à chegada da RTP3 e com uma 2 com orçamento quase zero nos anos do Relvas que afastou muita gente, até hoje. Tenho é muitas dúvidas que fosse criado outro canal jovem/informal para compensar essa mudança da 2, e aí seria má ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O genérico do mítico «Informação 2» de 1978, quando a RTP2 ganhou autonomia relativamente à RTP1, funcionando pela primeira vez como uma verdadeira alternativa ao primeiro canal, deixando de ser um 'apêndice' como até aqui. Iniciativa do presidente da altura João Soares Louro. Segundo li, estudos na altura indicavam que a RTP2 tinha quase 20% de audiência, o que era inédito.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Rangel disse:


Verdade. Grande parte delas já vinham do tempo da Dois, saudades das maratonas de 24, em que o DOG era "2:4". Saúdades também de Sopranos, Sete Palmos de Terra (estas ainda no tempo do Rangel ou mesmo antes).

"Sete Palmos de Terra" era aquela série que se passava no Alaska?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Vascof2001 disse:

O Sociedade Cívil não devia ter tirado este tema:

 

Concordo. Esse tema traz-me recordações e manteve-se por vários anos, menos depois do fim da 2:. Penso que o genérico mudou devido à mudança do estúdio para o Porto. A música não era tão boa, mas o genérico estava muito bem feito. Além disso, tinha público, o que trazia dinamismo ao programa. O cenário deve ter sido o melhor do “Sociedade Civil”. De notar também que os contornos no DOG já vinham desta altura...

Depois “A Praça” voltou para o Porto e o programa voltou para Lisboa, onde tem um genérico feio com um cenário feio, com menos convidadas e sem dinamismo. Foi dos programas que piorou mais... Não tarda nada e acaba.

 

Na altura, não gostei muito do fim do "Jornal 2", mas devo confessar que o "Hoje" era um bom noticiário. Aliás, o atual “Jornal 2” é baseado neste noticiário. Lembro-me que a minha avó via as duas edições (da tarde e da noite) e o que eu gostava mais era do cenário. Muito bom, melhor até do que o atual da RTP 3 e do que o do "Jornal 2" atual.

 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Televisão 10 disse:

Concordo. Esse tema traz-me recordações e manteve-se por vários anos, menos depois do fim da 2:. Penso que o genérico mudou devido à mudança do estúdio para o Porto. A música não era tão boa, mas o genérico estava muito bem feito. Além disso, tinha público, o que trazia dinamismo ao programa. O cenário deve ter sido o melhor do “Sociedade Civil”. De notar também que os contornos no DOG já vinham desta altura...

Depois “A Praça” voltou para o Porto e o programa voltou para Lisboa, onde tem um genérico feio com um cenário feio, com menos convidadas e sem dinamismo. Foi dos programas que piorou mais... Não tarda nada e acaba.

 

Na altura, não gostei muito do fim do "Jornal 2", mas devo confessar que o "Hoje" era um bom noticiário. Aliás, o atual “Jornal 2” é baseado neste noticiário. Lembro-me que a minha avó via as duas edições (da tarde e da noite) e o que eu gostava mais era do cenário. Muito bom, melhor até do que o atual da RTP 3 e do que o do "Jornal 2" atual.

 

Bem, uma coisa que não percebo: quais são as diferenças, igualdades e semelhanças entre o Jornal 2 com base no Jornal das Nove e o Jornal 2 com base no Hoje?

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Vascof2001 disse:

Bem, uma coisa que não percebo: quais são as diferenças, igualdades e semelhanças entre o Jornal 2 com base no Jornal das Nove e o Jornal 2 com base no Hoje.

Este “Jornal 2” é baseado no “Hoje”, uma vez que o pivô está em pé, o que habitualmente não acontece nos outros noticiários da RTP. Além disso, tem espaços para entrevistas, comentários..., que penso que o "Jornal 2" antigo não tinha. Ainda assim, também não me recordo muito do "Jornal 2” antigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Hoje ficou pior a partir de setembro de 2011, quando nasceu a RTP Informação e quando acabaram com a 1ª edição. Removeram esse ecrã grande de fundo, o que tornava o jornal mais dinâmico, para colocarem no estúdio da RTP Informação e para não ficar sem ecrã colocaram um pequeno televisor. Por acaso esse ecrã agora está no estúdio do Telejornal e serve para a meteorologia e para o Sexta às 9.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse tópico falamos nos últimos dias sobre o Hoje, agora olhar uma vasta evolução dos noticiários do Canal2 a partir do Jornal das 9 ao Jornal 2:

O Jornal das 9 estreou no dia 13 de Outubro de 1986, sucedendo as "Últimas Notícias". O Inf2 foi substituído pelo "Jornal da Noite" (#maislostmedia, deve estar lá enfiado nos arquivos do monte da Virgem) e era feito pelos estúdios do Porto (tal como hoje, a RTP2 de 1981-1986 era sedada no Porto) e foi emitido entre 1982 a 1983 e de 1984 a Fevereiro de 1986. Uma curiosidade é que no seu primeira dia de vida, o Diário de Lisboa referia o Jornal das 9 como "Jornal 2", e também na programação semana apresentada no sábado anterior á estreia, aqui alguns excertos:

Em cima, gafe aos 1:30

Eu digo a música de abertura é viciante, também digo o mesmo á música de síntese, se alguém dizer se alguma não é original da RTP, eu agradeço.

Em Fevereiro de 1993, o Jornal das 9 muda-se de nome, e passa a ser o TV2 Jornal. Pelo que eu vejo, o Tv2 Jornal não tinha a análise de convidados típica dos Jornais da RTP2

Quando a TV2 volta a ser RTP2, o TV2 Jornal passa a ser o Jornal 2, um dos destaques foi o regresso do H.Garcia á informação da 2.

O genérico da autoria de Patricio até era bom, mas neste vídeo, o Jornal 2 usava ainda o tema do Jornal das 9 nos créditos e ainda o tema da síntese do anterior, ah é isto que chamo reciclagem.;)

O Jornal 2 mudou em 1998 com a mudança grafica da RTP.

Uma coisa que me questiono era que o Jornal 2 tinha mudado de genérico em 2000? O website antigo da RTP mostrava ainda o genérico de 1998 mas o cenário já era diferente, e não estou com a confirmação de que foi feito pelo mesmo gajo que fez o do TJ porque não aparece no site dele!

Em 2002 a Márcia Rodrigues foi substituida pela FCF e que depois não sei porque foi sustituidada pela Marques Fernandes, mas porque? A Fátima fazia o PeC e apresentava o Jornal2 noutro dia que não seja segunda! Eu desejava que o Rangel não fosse corrido da RTP.:80:

Nota-se que o Jornal 2 naquela época ressuscitou as efemérides ao terminar o noticiário, uma coisa que o Jd9 fazia.

Nos tempos d'a 2:, o Vasco Trigo juntou-se á AMF e ao Carlos Fino na apresntação do Jornal 2:, o Jornal era inicialmente feito no Lumiar e depois paasou a ser feito em Cabo Ruivo:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...