Jump to content

Sugestões RTP2


k3o4

Posts Recomendados

há 1 hora, canal5 disse:

Não, Transmite muito mais documentários e cinema europeu que a RTP2, a única diferença é mesmo o êxito do concurso Saber e Ganar que seria impossível por cá. Parece que para além do preconceito que a 2 sempre teve o canal por lá está muito melhor implantado e principalmente transmite uma imagem muito menos elitista.

Transmitem também programas de cozinha, o que seria uma boa aposta para a RTP 2, que até tinha o Ingrediente Secreto.

Pior é que parece que a RTP 2 é que fomenta esse próprio preconceito muitas vezes...

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Televisão 10 disse:

Transmitem também programas de cozinha, o que seria uma boa aposta para a RTP 2, que até tinha o Ingrediente Secreto.

Pior é que parece que a RTP 2 é que fomenta esse próprio preconceito muitas vezes...

Pois...

Como medidas imediatas sugeria:

Mudar urgentemente de slogan,
Investir em publicidade a sério nas redes sociais e no Youtube já que o público-alvo da RTP2 não está nos restantes canais da RTP.
Reduzir urgementemente a duração do Zig Zag e apostar sustentadamente em séries juvenis/jovens estrangeiras ou nacionais como o Quaranteens num melhor horário (não pode ser só quando lhes apetece)
Poupar as séries europeias, apenas de segunda a quinta ou terça a sexta e por favor não apostar apenas em séries dramáticas.
Repetir os documentários que passam na RTP3 às 20h onde são completamente ignorados.
Mudar o Sociedade Civil de horário, se há uns anos achava que seria um flop agora acho mesmo que poderia levantar um pouco os resultados ao fim da tarde.
 

Editado por canal7
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, canal5 disse:

Mudar o Sociedade Civil de horário, se há uns anos achava que seria um flop agora acho mesmo que poderia levantar um pouco os resultados ao fim da tarde.
 

Teria de levar uma grande revolução. O atual é fraco e pouco atrativo.

Teria de ser em direto, com mais participação dos telespectadores, com mais convidados e com outra apresentação. 

O formato que tinham no Porto seria um bom exemplo.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Televisão 10 disse:

Teria de levar uma grande revolução. O atual é fraco e pouco atrativo.

Teria de ser em direto, com mais participação dos telespectadores, com mais convidados e com outra apresentação. 

O formato que tinham no Porto seria um bom exemplo.

 

O programa era excelente com a Fernanda de Freitas, ainda se aguentou com a Eduarda Maio e após a  saída da Eduarda o programa tornou-se completamente irrelevante , que é o caso agora.

 - A RTP2 tem de reduzir o tamanho do Zig Zag, especialmente ao fim de semana e durante a semana podia acabar ás 20h e retirar a parte final.

- Tem de passar os Magazines fixos de Fim de semana como o 70x7 e o Caminhos para o fim da manhã, estilo Meio dia ou 13h que já não cortam a tarde.

- Tem de reformular Sociedade Civil, de momento não é nada.

- Tem de repensar as tarde de Domingo e até talvez as de Sábado(bem sei que o desporto, que agora não há complica, mas mesmo assim deve dar para mexer).

- Tem de ter mais tacto na escolha dos horários para as séries e não andar em alguns horários a desperdiça-las, além de que devia comprar umas séries de comédia e não ter só dramas e policiais.

- Arranjar um horário decente para o cinema, nem que uma vez por semana não transmitissem a série e punham o filme mais cedo(bem sei que por exemplo o Sexta Feira 13 não podia, mas outros daria)

- Reformular o Cinemax Curtas, neste momento é uma seca de programa, aquilo era bom, era no tempo em que voz off era a Maria Inês Menezes.

- Talvez fazer voltar um programa de culinária como já teve.

 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A La 2 tem sim um perfil mais "abrangente", embora concilie isso com alguma programação de nicho tal como a RTP2. Não é uma BBC Two (e ainda bem, nada contra mas não acho que seja um modelo a replicar), mas é mais "popular". Além do histórico Saber y Ganar, consegue bons resultados com alguns documentários à tarde e tem cinema durante o daytime. E não esquecer que a TDT em Espanha tem um peso muito maior que em Portugal, e a RTP2 é muito dependente de público sem cabo - não é por acaso que foi o canal que mais sofreu com a entrada da RTP3 e da RTP Memória.

há 40 minutos, tuscano disse:

- Reformular o Cinemax Curtas, neste momento é uma seca de programa, aquilo era bom, era no tempo em que voz off era a Maria Inês Menezes.

Eu gostava muito do Onda Curta e adoro a Inês Meneses, mas não vejo razão para achar o Cinemax "uma seca". Simplesmente são programas diferentes e com programações diferentes, o Cinemax aposta mais em produções nacionais, mas não acho que seja inferior por causa disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, miguelalex23 disse:

A La 2 tem sim um perfil mais "abrangente", embora concilie isso com alguma programação de nicho tal como a RTP2. Não é uma BBC Two (e ainda bem, nada contra mas não acho que seja um modelo a replicar), mas é mais "popular". Além do histórico Saber y Ganar, consegue bons resultados com alguns documentários à tarde e tem cinema durante o daytime. E não esquecer que a TDT em Espanha tem um peso muito maior que em Portugal, e a RTP2 é muito dependente de público sem cabo - não é por acaso que foi o canal que mais sofreu com a entrada da RTP3 e da RTP Memória.

Eu gostava muito do Onda Curta e adoro a Inês Meneses, mas não vejo razão para achar o Cinemax "uma seca". Simplesmente são programas diferentes e com programações diferentes, o Cinemax aposta mais em produções nacionais, mas não acho que seja inferior por causa disso.

O problema não está nos filmes apresentados, está no resto, demasiado tempo de conversa, que leva a que o programa se torne chato, compreendo que se queira falar com quem fez os filme e tal, mas como disse torna o programa chato, só isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, miguelalex23 disse:

A La 2 tem sim um perfil mais "abrangente", embora concilie isso com alguma programação de nicho tal como a RTP2. Não é uma BBC Two (e ainda bem, nada contra mas não acho que seja um modelo a replicar), mas é mais "popular". Além do histórico Saber y Ganar, consegue bons resultados com alguns documentários à tarde e tem cinema durante o daytime. E não esquecer que a TDT em Espanha tem um peso muito maior que em Portugal, e a RTP2 é muito dependente de público sem cabo - não é por acaso que foi o canal que mais sofreu com a entrada da RTP3 e da RTP Memória.

Tens razão, mas a La 2 também tem a concorrência da versão gratuita do Discovery na TDT (o DMAX) e por exemplo - e não estou a dizer que isto é totalmente bom - é muito menos erudita que a RTP2 e ninguém se queixa por lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, canal5 disse:

Tens razão, mas a La 2 também tem a concorrência da versão gratuita do Discovery na TDT (o DMAX) e por exemplo - e não estou a dizer que isto é totalmente bom - é muito menos erudita que a RTP2 e ninguém se queixa por lá.

Pelo que sei os canais de "documentários" (passam mais mas é realities) são tão populares na TDT deles que até chegam a ter mais audiência que a La 2.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP2 tem de aumentar o número de programas em língua portuguesa. Num relatório de 2018 que está no site da ERC, onde foi feita uma auditoria ao serviço público por uma entidade externa, verifica-se que apenas 47% da programação do segundo canal contém programas em língua portuguesa, ao contrário dos restantes canais do grupo RTP que excedem os 60 e tal, ou seja, não cumpre o Contrato de Serviço Público de Rádio e Televisão que estabelece que deve ter mais de 50% da programação em língua portuguesa.

Para mim, o principal problema da RTP2 é o excesso de tempo dedicado ao Zig Zag. Acho que esta direção devia de ir ver as grelhas do tempo do Jorge Wemans e ver que o Zig Zag era apenas um complemento na programação e não a base da programação. Com o fim do #EstudoEmCasa podiam passar alguns dos conteúdos para a RTP2, tirando algumas horas do Zig Zag.

A escolha das séries não está má. Podiam era comprar séries de comédia europeias que até não são más. E as séries deviam de ter exibição vertical e não horizontal como está agora.

Com isto tudo, eu faria assim:

Segunda a Sexta

08:00 Zig Zag (com desenhos animados direcionados para a idade pré-escolar)

10:30 Conteúdos educativos (quando acabar o #EstudoEmCasa criar aqui um espaço com conteúdos educativos do mesmo género da telescola direcionados aos 1. º e 2.º Ciclos)

13:30 Documentário

14:30 Sociedade Civil

16:00 Zig Zag (com desenhos animados direcionados para o público infanto-juvenil)

18:00 Série infanto-juvenil

19:00 A Fé dos Homens

20:00 Magazines (tipo Biosfera, Visita Guiada, etc e tal)

20:30 Documentário

21:30 Jornal 2 (mesmo formato, com novo grafismo e colocar a Folha de Sala como uma rubrica no final do mesmo)

22:00 Série (aqui cada dia da semana tinha uma série de cada tipo, por exemplo à segunda comédia, à terça drama, à quarta policial, etc)

23:00 Curtas

00:00 Repetições e simultâneo com a Euronews quando a RTP1 estiver a dar Televendas

 

Sábado e Domingo

08:00 Zig Zag (aqui com maior liberdade de conteúdos, direcionado para todas as camadas jovens)

13:00 Cinema Infanto-juvenil/Circo

15:00 Caminhos/70x7

15:30 Desporto 2

17:30 Peça de teatro

19:30 não sei bem o que meter aqui, talvez magazines

20:30 Série

21:30 Jornal 2

22:00 Musical

23:30/00:00 Cinema Europeu

01:30 Repetições e simultâneo com a Euronews quando a RTP1 estiver a dar Televendas

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, mavb98 disse:

20:00 Magazines (tipo Biosfera, Visita Guiada, etc e tal)

20:30 Documentário

Posso estar enganado, mas acho que a Teresa Paixão já apostou neste género de conteúdo antes do Jornal 2 e não resultou. No entanto, tens boas sugestões.

Tenho de fazer uma sugestão de programação em breve para a RTP 2.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP2 tem sido comparada com a La 2, em Espanha, e eu acho que a RTP devia seguir o mesmo modelo da TVE, ou seja, a actual RTP2 deveria ser dividida em três canais diferentes: mantinha-se a RTP2 com os documentários, a aposta em filmes e séries europeus, os diferentes magazines e um reforço da produção nacional; a programação infanto-juvenil desaparecia e seria criado um novo canal só dedicado a esta temática e onde também houvesse uma aposta maior na produção nacional; e tirava também o desporto da RTP2, se bem que só ocupe os fins-de-semana (e agora nem isso) e apostava num canal só dedicado ao desporto, onde até se poderia dar mais destaque a modalidades que raramente o têm. É claro que estes canais estariam todos disponíveis na TDT.

 

A TVE tem canais com diferentes temáticas, assim como a BBC e imagino que outras estações públicas europeias também. Acho que o problema da RTP2 é que quer chegar a públicos tão diferentes que acaba por se tornar numa "salada russa" e programas de muita qualidade acabam por se perder no meio da confusão.

 

E, já agora, numa de novos canais, poderia surgir o RTP Música que chegou a ser anunciado, mas nunca viu a luz do dia... 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última coisa que a RTP precisa é andar a criar canais à doida para serem um buraco financeiro e nenhum deles chegar a 1% de share sequer.

O Teledeporte é um buraco, tem audiências pífias e é caro. O seu encerramento é uma ideia que de vez em quando paira no ar, e acho que mais tarde ou mais cedo vai acontecer, com aposta no streaming e algum desporto a regressar à La 2.
Criar uma RTP Desporto seria um esforço enorme (mesmo podendo recorrer à EBU para ter algumas provas a preço mais favorável). Tirando aquela aposta um pouco megalómana nos pacotes da UEFA e da FIFA (subs, futsal, etc...) para a RTP Play que devia ser melhor aproveitada em TV, a RTP ia ter de investir muito para preencher o canal no resto do ano. Conhecendo a pobre cultura desportiva no nosso país, seria mais um canal para se arrastar com audiências baixas.

Quanto a um canal infantil: o Zig Zag tem perdido audiência porque é muito difícil combater com as marcas Disney, Panda, Cartoon Network, etc. A marca Zig Zag está bem estabelecida e a RTP tem feito um esforço em reforçá-la, mas será sempre uma luta inglória. Não acho que autonomizar o Zig Zag num canal próprio fosse mudar grande coisa nesse sentido. Acho que está bem na RTP2, apesar de tudo.

Por fim, o abandono do projecto RTP Música foi uma bênção que a crise deu à RTP. Olhando para trás, não vejo nenhum futuro ali, acho mesmo que ia acabar por fechar pouco tempo depois com os cortes a que a RTP esteve sujeita.

há 51 minutos, mavb98 disse:

Para mim, o principal problema da RTP2 é o excesso de tempo dedicado ao Zig Zag. Acho que esta direção devia de ir ver as grelhas do tempo do Jorge Wemans e ver que o Zig Zag era apenas um complemento na programação e não a base da programação. Com o fim do #EstudoEmCasa podiam passar alguns dos conteúdos para a RTP2, tirando algumas horas do Zig Zag.

Não é bem assim. Foi com o Wemans que o Zig Zag passou a ocupar todo o período das 7h às 14h, como tem estado ultimamente desde a pandemia. A única diferença é que o bloco da tarde e da noite eram interrompidos pelo A Fé dos Homens e por magazines - que já na altura quebravam imenso ali a audiência, não sei porque sugeres que volte àquele horário.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "A Fé dos Homens" fazia sentido às 18h, para preparar as beatas para o Terço às 18h30 na Renascença :shipwrecked: A essa hora podiam transmitir um magazine ou documentário ligeiro e de seguida, às 19h, quando na RTP1 já terminou o Portugal em Direto, uma versão renovada do Sociedade Civil. (Claro que com o Sociedade Civil às 19h, agora não faço ideia do que a RTP2 deveria emitir às 14h... talvez repetições das suas séries de horário nobre?  se houvesse dinheiro podiam recuperar o "Tudo em Família", um Sociedade Civil mais familiar, com a Margarida Mercês de Mello ou uma Isabel Stiwell ou Laurinda Alves :fancy: . Nada disto é novo, e já foi tentado na era do Manuel Falcão e do Wemans; mas como passaram-se tantos anos e o mercado está diferente, valia a pena tentar outra vez)

Editado por bacalhaucomnatas
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a RTP 2 deveria renovar o formato da sua concessão. Boa parte dos programas estipulados no contrato de 2004 com a sociedade civil já saíram do ar. Restam só alguns (religiosos, Sociedade Civil, Biosfera).

Por concessão, entenda-se uma RTP 2 parecida a como era até 2004. Recentemente descobri notícias de 2002/2003 e estava na calha uma mudança da RTP 2 para "Canal Sociedade" (ainda bem que não escolheram este nome, parece um canal público do Brasil do tempo do Lula da Silva).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, miguelalex23 disse:

Não é bem assim. Foi com o Wemans que o Zig Zag passou a ocupar todo o período das 7h às 14h, como tem estado ultimamente desde a pandemia. A única diferença é que o bloco da tarde e da noite eram interrompidos pelo A Fé dos Homens e por magazines - que já na altura quebravam imenso ali a audiência, não sei porque sugeres que volte àquele horário.

Estava a falar mais no segmento da tarde, que vai até ao Jornal 2 e com o Wemans dava tempo de dar magazines, um documentário e uma série.

Não sabia que a essa hora não dava audiências.

Não vejo então outra solução para a RTP2.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, bacalhaucomnatas said:

mítico genérico

 

em tempos cheguei a enviar mail para o João Garção Borges (o criador do programa, um cinéfilo á séria) a perguntar pelo autor da música, mas ele ou não o viu ou não quis responder :clown:

Esse genérico durou imensos anos, penso que é de 2000 ou 2001.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

A última coisa que a RTP precisa é andar a criar canais à doida para serem um buraco financeiro e nenhum deles chegar a 1% de share sequer.

O Teledeporte é um buraco, tem audiências pífias e é caro. O seu encerramento é uma ideia que de vez em quando paira no ar, e acho que mais tarde ou mais cedo vai acontecer, com aposta no streaming e algum desporto a regressar à La 2.
Criar uma RTP Desporto seria um esforço enorme (mesmo podendo recorrer à EBU para ter algumas provas a preço mais favorável). Tirando aquela aposta um pouco megalómana nos pacotes da UEFA e da FIFA (subs, futsal, etc...) para a RTP Play que devia ser melhor aproveitada em TV, a RTP ia ter de investir muito para preencher o canal no resto do ano. Conhecendo a pobre cultura desportiva no nosso país, seria mais um canal para se arrastar com audiências baixas.

Quanto a um canal infantil: o Zig Zag tem perdido audiência porque é muito difícil combater com as marcas Disney, Panda, Cartoon Network, etc. A marca Zig Zag está bem estabelecida e a RTP tem feito um esforço em reforçá-la, mas será sempre uma luta inglória. Não acho que autonomizar o Zig Zag num canal próprio fosse mudar grande coisa nesse sentido. Acho que está bem na RTP2, apesar de tudo.

Por fim, o abandono do projecto RTP Música foi uma bênção que a crise deu à RTP. Olhando para trás, não vejo nenhum futuro ali, acho mesmo que ia acabar por fechar pouco tempo depois com os cortes a que a RTP esteve sujeita.

Não é bem assim. Foi com o Wemans que o Zig Zag passou a ocupar todo o período das 7h às 14h, como tem estado ultimamente desde a pandemia. A única diferença é que o bloco da tarde e da noite eram interrompidos pelo A Fé dos Homens e por magazines - que já na altura quebravam imenso ali a audiência, não sei porque sugeres que volte àquele horário.

Eu falo pelo meu lado como espectadora... por mim, quantos mais canais melhor! Do lado da gestão financeira dos canais, como se vê, não percebo nada... :rolleyes:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Lusitana disse:

Eu falo pelo meu lado como espectadora... por mim, quantos mais canais melhor! Do lado da gestão financeira dos canais, como se vê, não percebo nada... :rolleyes:

Sim, eu percebo o ponto de vista, e também não me importaria nada que houvesse mais canais, eram mais opções de escolha. :) 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é certo é que, quando acabar o #EstudoEmCasa, os conteúdos têm de passar para a RTP2. Não só para os jovens em idade escolar, mas também para os mais velhos que aproveitaram para adquirir conhecimentos através da nova telescola.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, mavb98 disse:

O que é certo é que, quando acabar o #EstudoEmCasa, os conteúdos têm de passar para a RTP2. Não só para os jovens em idade escolar, mas também para os mais velhos que aproveitaram para adquirir conhecimentos através da nova telescola.

Sinceramente, parece-me que, com o fim deste ano letivo, o projeto não vai ter continuidade. A ter, deve passar essencialmente por plataformas online. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, bacalhaucomnatas disse:

Eu queria era as cadeiras unidades curriculares da Universidade Aberta de regresso aos fins-de-semana pelo fim da manhã  :napoleon:

 

A UAb em 2007 que eu saiba ainda dava no horário clássico (9 às 12). Com o tempo perdeu tempo de antena e já em 2009 o seu horário foi ocupado por magazines diversos (isto mudou em Fevereiro de 2009 quando o Zig Zag de sábado é criado).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, ATVTQsV disse:

A UAb em 2007 que eu saiba ainda dava no horário clássico (9 às 12). Com o tempo perdeu tempo de antena e já em 2009 o seu horário foi ocupado por magazines diversos (isto mudou em Fevereiro de 2009 quando o Zig Zag de sábado é criado).

Lembro-me de em miúdo, ao fazer zapping, deparar-me com coisas do tipo  História do Teatro Português II, Pré e Proto-História de Portugal III ou Poéticas da Representação Artística V e ficar feito boi a olhar para o palácio... :adoro:

Um bloco de best-of de #EstudoEmCasa durante a semana ao final das manhãs ou a meio da tarde também não era má ideia para desenjoar de tanto Zig Zag, e se calhar roubava algum público  aos talk shows da concorrência. Era desta que metade do público da Praça da Alegria e d'A Nossa Tarde tirava a escolaridade obrigatória! :mickey:

Editado por bacalhaucomnatas
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...