Jump to content

Recommended Posts

Posted

RTP2 dedica Ciclo de Cinema ao Filme Negro

 
05 de Fevereiro, às 22h55, na RTP2
RELÍQUIA MACABRA de John Huston  

12 de Fevereiro, 22h45, na RTP2
O DESCONHECIDO DO NORTE EXPRESSO de Alfred Hitchcock

19 de Fevereiro, 22h45, na RTP2
DESENGANO de Fritz Lang.

26 de Fevereiro, 22h45, na RTP2
TER OU NÃO TER de Howard Hawks

http://fantastictvsite.blogspot.pt/2016/01/rtp2-dedica-ciclo-de-cinema-ao-filme.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

  • Like 2
  • 1 month later...
Posted

Este mês, o ciclo de cinema é dedicado ao realizador polaco Krzysztof Kieslowski. Esta semana dão "A Dupla Vida de Véronique" e para a próxima dão o primeiro filme de uma trilogia "As Três Cores - Azul". Provavelmente nas semanas seguintes, dão os outros dois. Eu tenho ideia de já ter visto na programação da RTP2 esta trilogia já há uns bons anos.

Posted
há 11 horas, srcbica disse:

Este mês, o ciclo de cinema é dedicado ao realizador polaco Krzysztof Kieslowski. Esta semana dão "A Dupla Vida de Véronique" e para a próxima dão o primeiro filme de uma trilogia "As Três Cores - Azul". Provavelmente nas semanas seguintes, dão os outros dois. Eu tenho ideia de já ter visto na programação da RTP2 esta trilogia já há uns bons anos.

sim vão dar a trilogia... penso que o Azul deu há pouco tempo na rtp1 de madrugada, é talvez o mais conhecido.

  • Like 1
Posted
há 7 horas, pickles disse:

sim vão dar a trilogia... penso que o Azul deu há pouco tempo na rtp1 de madrugada, é talvez o mais conhecido.

Hmm agora que mencionaste, fiquei com a ideia que afinal vi os 3 filmes na programação da RTP1 e não da RTP2 há uns anos. Uma informação que não interessa a ninguém, mas pronto.:cheese:

  • 2 weeks later...
Posted (edited)
há 24 minutos, FraisesSucrées disse:

Qual é o ciclo de cinema das sextas-feiras para o mês de Abril?

Talvez seja cinema português... a supor pelo primeiro Ivone Kane que coincidência, ou não, ganhou ontem o prémio de melhor argumento e filme nos prémios autores.

Dia 13 de Maio são os Prémios Sophia que presumo sejam também transmitidos na rtp2

Edited by pickles
Posted
há 2 horas, pickles disse:

Talvez seja cinema português... a supor pelo primeiro Ivone Kane que coincidência, ou não, ganhou ontem o prémio de melhor argumento e filme nos prémios autores.

Sim, deve ser isso... no dia 8 vão estrear Pecado Fatal (Luís Diogo, 2010).

Posted
há 15 minutos, miguelalex23 disse:

Sim, deve ser isso... no dia 8 vão estrear Pecado Fatal (Luís Diogo, 2010).

então confirma-se é cinema português... espero que seja tudo inédito.

Posted

E por falar em cinema...

Il Corto. A seleção de curtas-metragens da 9ª 8 1/2 Festa do Cinema Italiano integra a programação do Cinemax Curtas, na RTP2, com 4 filmes distintos que vão ser exibidos em 4 sessões nos meses de março e abril. Esta semana, será exibida a curta-metragem "Bellissima", de Alessandro Capitani.

 

  • Like 1
Posted
há 1 minutp, Nuno TV disse:

Podiam era fazer um ciclo com alguns dos filmes portugueses que ganharam os prémios Sophia do ano passado.

Foi praticamente tudo para os Maias e o os gatos não têm vertigens, ambos já deram na tv... mas sim gostava que mesmo outros nomeadas dessem.... continuo a insistir que fazia falta um espaço semanal para o cinema portugues... ciclos é muito bonito mas são esporádicos.

Não sei é se a rtp2 teria capacidade para um terceiro espaço de cinema já que com a rtp1 não podemos contar...

 

Posted
há 5 minutos, pickles disse:

Foi praticamente tudo para os Maias e o os gatos não têm vertigens, ambos já deram na tv... mas sim gostava que mesmo outros nomeadas dessem.... continuo a insistir que fazia falta um espaço semanal para o cinema portugues... ciclos é muito bonito mas são esporádicos.

Não sei é se a rtp2 teria capacidade para um terceiro espaço de cinema já que com a rtp1 não podemos contar...

 

É verdade. Vi agora a lista dos vencedores e os prémios foram quase todos distribuídos para esses dois filmes.

Nesse caso podia-se fazer um ciclo mas para todos os filmes nomeados na categoria de melhor filme. Assim a RTP2 não só divulgava o cinema português como ao mesmo tempo promovia os prémios Sophia, que imagino que seja novamente transmitido em direto no canal.

Talvez um terceiro espaço para cinema na RTP2 seja demais, mas por exemplo à 4ª feira podia dar um filme português por mês. Assim ao fim de um ano já seriam 12 filmes, o que acho seria um número muito bom de filmes portugueses numa estação pública.

  • Like 1
  • 2 months later...
Posted (edited)
há 2 horas, Nuno TV disse:

Já há ciclo de cinema para o mês de Junho.

http://media.rtp.pt/extra/tv/ciclo-de-cinema-dedicado-a-heddy-honigman/

À exceção do do cemitério, todos me suscitaram interesse. Não conhecia essa realizadora, hei de ver se consigo ver todos. O último filme parece uma continuação do primeiro. Claramente, é de propósito.

Gostava que fizessem um ciclo de cinema dedicado à Marilyn Monroe e outro dedicado ao Alfred Hitchcock.

Edited by srcbica
  • 5 weeks later...
Posted

Verdes Anos e Mudar de Vida vi na rtp memória há pouco tempo são dois filmes incríveis para o tempo que foram feitos... quebra totalmente o género popular que vinha dos anos 40 e 50 e embarca num estilo que penso que veio até aos dias de hoje no cinema portugues.

Sobretudo Verdes Anos é impressionante como se conta aquela história em plena ditadura, uma critica quase certeira ao modo de vida citadino e que curiosamente tem ainda reflexos na actualidade. Já Mudar de Vida passa também incólume à censura sendo um filme que novamente fala sobre a degradação social e a necessidade de sair do país para encontrar algo melhor... eram os anos 60 são duas obras magnificas para a altura e para a limitação que existia cá.

  • Like 1
Posted

Também tive oportunidade de ver o Verdes Anos e o Mudar de Vida na RTP Memória há uns meses, são dois filmes marcantes da história do Novo Cinema Português. O Verdes Anos teve uns cortes da censura, não sei se a versão exibida inclui essas cenas... houve um restauro da obra há uns tempos, talvez tenham comprado essa versão.

  • Like 1
Posted

Também vi Os Verdes Anos pela primeira vez quando deu há pouco tempo na RTP Memoria, e gostei muito do filme.

Quanto a este ciclo do Paulo Rocha estou com curiosidade em ver o Rio do Ouro.

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...