Jump to content

Desporto 2


Diana

Posts Recomendados

Eu prefiro ouvir o Marco Chagas a qualquer "homezinho" da Eurosport em qualquer dia do ano. Estamos só a falar de um dos maiores ciclistas portugueses de todos os tempos! Mas lá está, estamos num país onde as pessoas e os "críticos especializados de TV" adoraram ouvir o Pedro Ribeiro a narrar os jogos do UEFA Euro 2012 e um jogo da UCL na TVI apesar de ele passar maior parte do tempo a fazer piadas e a pronunciar de forma errada os nomes dos jogadores (ainda estou para saber quem o Van Der Pirce que jogou na selecção holandesa no UEFA Euro 2012), pelo que se prefer palhaçada à seriedade, pelos vistos.

 

Eu não tenho problema em ver os comentadores a interagir com o público e afins e a dar uma olhada por stats e pela imprensa (aos anos que vejo o Professor Carlos Barroca, o Luís Avelãs e o Maurício Xavier a fazerem-no nas emissões da NBA e da NHL na SportTV), mas acho que há um limite. E numa emissão de uma prova de ciclismo porem-se a falar sobre programas de culinária, pelo de amor de tudo o que é bom, mas aí o limite já foi ultrapassado e há muito.

 

Fiquem Bem.

 

 

Ter sido um enorme ciclista não o credibiliza como comentador. 

Nem percebo classificar os comentadores da Eurosport como "homemzinhos" por oposição a Marco Chagas, porque é o Marco Chagas que tem toda a sua carreira de ciclista manchada por casos de doping.

Não tenho nada contra o senhor nem nada a favor dos Eurosport (nem sequer aprecio o ex-sprinter, está-me a falhar o nome, por causa dos constantes pontapés no português), só acho que o trabalho do trio da Eurosport é superior. 

E é inegável que com as tais palhaçadas e falta de seriedade que apontas, são a par da dupla da NBA a equipa de comentários que mais fãs angariou para um desporto por influencia própria. O Olivier Bonamici tem um canal de Youtube, um blog e um twitter que prova o interesse que o trio gerou nos adeptos mais jovens da modalidade.

 

Acho que o Pedro Ribeiro não fez um Euro 2012 nada positivo, por isso é que desde aí fez muito poucos jogos mais.

Quanto à credibilidade, o que dizes não faz sentido. 

Os comentadores que entretém não são mais ou menos propícios a cometer erros. Ouço nomes mal ditos em todas as emissões sem excepção.

Não sei qual é o comentador sério em Portugal. Se são os Luís Freitas Lobos e os seus lirismos, que tem muito de poético e muito pouco de factual (no recente jogo dos USA consegui detectar três informações concretas erradas em cerca de 10 min) ou se são os profissionais da RTP que andam a decidir entre se vão para os departamentos de comunicação dos seus clubes ou se ficam a servi-los desde a estação mais uns aninhos.

 

E eu não peço piadas, de todo. Nem sequer gosto.

Peço emoção e intensidade (os jogos entre pequenos da Liga Portuguesa na Sporttv são aberrantes neste aspecto, parece uma conversa relaxada e que o resultado pouco importa) e peço informação e adequação aos novos tempos, que praticamente nenhum comentador de futebol português no activo apresenta. O que não é de admirar, porque são quase todos favores e tachos.

 

Para não dizerem que digo mal de tudo, exemplos que vejo em Portugal do que para mim do que deve ser o comentário desportivo são a dupla Carlos Barroca/Luis Avelãs e o senhor, que infelizmente nunca soube o nome, que fazia o motociclismo para a Eurosport.

Editado por Nathan
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E eu não peço piadas, de todo. Nem sequer gosto.

Peço emoção e intensidade (os jogos entre pequenos da Liga Portuguesa na Sporttv são aberrantes neste aspecto, parece uma conversa relaxada e que o resultado pouco importa) e peço informação e adequação aos novos tempos, que praticamente nenhum comentador de futebol português no activo apresenta. O que não é de admirar, porque são quase todos favores e tachos.

 

Emoção e intensidade? A TV agora deixou de ter imagem e passou-se a chamar "rádio"?

 

Quanto a informação adequada aos novos tempos, dá uma olhada pela forma como as coisas se fazem no UK e na Alemanha. Não há cá "emoções" e "intensidade". Há o reportar de eventos de forma objectiva e clara. Quando se mistura jornalismo com emoção e intensidade, abre-se um conjunto de precedentes enorme.

 

Fica Bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emoção e intensidade? A TV agora deixou de ter imagem e passou-se a chamar "rádio"?

 

Quanto a informação adequada aos novos tempos, dá uma olhada pela forma como as coisas se fazem no UK e na Alemanha. Não há cá "emoções" e "intensidade". Há o reportar de eventos de forma objectiva e clara. Quando se mistura jornalismo com emoção e intensidade, abre-se um conjunto de precedentes enorme.

 

Fica Bem.

 

Dou constantemente. Hoje já não o faço mas passei anos e anos da minha vida a ver futebol quase só em stream.

Na Alemanha não tenho grande opinião porque não entendo a língua mas de facto a memória que tenho é de serem relativamente discretos (mas nada que se pareça ao que a Sporttv faz em jogos entre pequenos, onde chegam a continuar uma conversa por cima de um golo), já os comentadores britânicos por norma conferem ao jogo muita "emoção" e "intensidade", sim.

 

Exemplo: http://youtu.be/--1iRJ6XOPE?t=2m

 

Não sei se acompanhas Formula 1 mas o comentador mais mítico de todos, Murray Walker, este era o estilo dele: http://youtu.be/kY0XdaiU2BMt=1s (arranjar vídeos de F1 é dificil por causa do copyright)

Mas nos desportos motorizados praticamente todas as equipas de comentários do mundo inteiro (tirando o nosso José Miguel Barros) cometem esse pecado de conferir emoção à prova. Esta é a equipa da Telecinco a ver o Hamilton desistir: http://dai.ly/xv6rk2

 

É inegável que os grandes comentadores se fazem de carisma.

Até porque como dizes não é rádio, logo o relatador play-by-play não tem eventos para reportar que não sejam já óbvios na imagem. Mais valia nem existir então.

Editado por Nathan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sim, é mais do que oficial :)!
"A Volta a França em Bicicleta realiza-se de 5 a 27 de Julho e diariamente a RTP2 transmite as etapas em directo a partir das 13h10".
 
Quanto ao vídeo do Giro de 2000, fui eu que o tirei. Tenho de gerir as notificações dos direitos de autor com algum cuidado. No entanto, posso confirmar que em 2000 o Giro deu na RTP2.
Aliás, em 2001, no dia dos atentados do 11 de Setembro, a RTP2 também transmitiu a Vuelta. Se a memória não me falha, em 2002, a RTP2 também deu a Vuelta.
 
A Volta a França deu na RTP2 até 2003, como sabem. A partir de 2004, a prova foi desviada para a RTPN. Só no ano passado a Volta a França voltou a ser um exclusivo da RTP2...

Foi esta a promoção do ano passado da RTP2 da Volta a França!

 

Este ano, já temos outra no Facebook da RTP2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o Tour não vai dar na TVI24. Vão dar é a Volta a Espanha.

 

Ai já faz sentido!!

 

Teoricamente, daria em três canais!

Parece que a RTP tem os direitos da prova até 2015, inclusive.

De madrugada, a RTP Informação vai repetir a etapa...

 

Mais 2 anos depois toca a renovar....

 

Sim a RTP Inf repte já vi na grelha

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa eu sabia que ia dar. Perguntei aquilo porque o comentador Eurosport Paulo Martins tinha dito que o Tour também daria na TVI24. Deve-se ter enganado.

Sim, eu também vi essa publicação que induziu em erro algumas pessoas. Mas entretanto o próprio Nuno Sabido (comentador de ciclismo da TVI24) veio rectificar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Amanhã, a anteceder a última etapa da Volta à França, a RTP2 vai transmitir uma prova especial de ciclismo feminino, o La Course by Tour de France.
13:00/13:50 - Ciclismo - La Course by Le Tour de France (Directo)
13:52/14:17 - Ciclismo Btt - Camp. Nacional Downhill - Mujães
14:27/19:00 - Ciclismo - Volta a França (Directo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...