Jump to content

Posts Recomendados

Postado (editado)
3 hours ago, chicoria said:

Obrigado por responderes! Mas agora é que percebi que vocês estavam a falar de dois vídeos diferentes afinal. O que eu queria encontrar era o vídeo com Sozinho em Casa, O Império Contra-Ataca e O Regresso do Jedi, de dezembro de 1993.

Já agora Renascer estreou a 31 de maio. O vídeo não sei de que dia do mês é ao certo, porque a Comarca de Arganil indica o filme "O Motim" tendo passado a sab 29/05 mas a "Noite de Estreia" de 2a feira seguinte não era o "Policia no Jardim-Escola" (filme que alias vi quando passou na SIC portanto nesse dia), maneira que não sei. Sei que o vídeo é dum domingo porque era nesse dia que dava o "Cosby Show" e também "500 Milhas de Indy" e "Batalhas Conjugais".

Esse da voz off era um que fazia umas entrevistas na SportTV ou na Benfica TV muita fraquinhas não era? Noutro dia quando o Chalana morreu vi um programa antigo dele a entrevista-lo em que fiquei pasmado com a falta de nível.

Sim, o Carlos Dias da Silva.

Quanto ao som stereo da rede da Teledifusora de Portugal (RTP e SIC, a TVI tinha uma rede própria, a RETI) julgo que era em Dolby Stereo.

Pelo menos o DOG que a RTP usava tinha o símbolo Dolby Stereo. 

Tens aqui um intervalo da SIC em 1994 gravado em stereo:  

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Postado
há 18 minutos, FraisesSucrées disse:

A rubrica "As Descobertas da Analógica" desta semana foi sobre o Ponto De Encontro

Na promoção ainda usaram o primeiro genérico já sem o tema, que veio em 1995 (?).

A "pirâmide" no fim do programa? Teria sido o último genérico e o segundo com o tema?

Mais uma vez o vídeo do @Vascof2001 foi útil

Infelizmente não meteram o vídeo dos anúncios, ao contrário da outra vez.

Postado (editado)
há 4 horas, Rangel disse:

Quanto ao som stereo da rede da Teledifusora de Portugal (RTP e SIC, a TVI tinha uma rede própria, a RETI) julgo que era em Dolby Stereo.

Pelo menos o DOG que a RTP usava tinha o símbolo Dolby Stereo. 

Tens aqui um intervalo da SIC em 1994 gravado em stereo:  

Sim esse clip parece realmente estar em stereo, mas o meu equipamento parece que so quer meter tudo no canal central, ou seja pelo que percebo não tem codificação tipo Dolby Surround (3.0) nem de tipo Dolby Stereo / Pro-Logic (4.0). Portanto depreendo que a SIC usava apenas dois canais, como o stereo da radiofonia e da industria musical.
Quanto ao que referiste sobre o DOG da RTP com o simbolo Dolby, não tou a ver! Apenas conheço este... de que ano era esse a que te referes?

spacer.png sddefault.jpg

PS: Alguém sabe porque não posso fazer upload de imagens para o site? Já tentei com várias, de tamanho bem inferior aos 50 kB estipulados...

Editado por chicoria
  • Gosto 2
Postado (editado)
há 2 horas, chicoria disse:

Sim esse clip parece realmente estar em stereo, mas o meu equipamento parece que so quer meter tudo no canal central,

Boas!

Não te esqueças que o vídeo e o áudio desses vídeos foram martelados (encodados) duas ou três vezes: uma pela pessoa que digitalizou e converteu, e outra pelo YouTube, por isso, muito dificilmente descobrirás se é Dolby Stereo ou não. Só mesmo ligando o teu receptor A/V a um VCR Hi-Fi e reproduzir uma dessas cassetes, para teres a saída mais em bruto possível.

Ainda assim, deixaste-me curioso. Fico à espera de updates.

P.S.: Quantos às imagens, o fórum tem uma quota. Já deves ter carregado muitas imagens. A minha sugestão é criares uma conta no imgur e dares embed das imagens aqui!

Abraço!

Editado por OTalAntiquado
  • Gosto 2
Postado (editado)
há 7 horas, OTalAntiquado disse:

Boas!

Não te esqueças que o vídeo e o áudio desses vídeos foram martelados (encodados) duas ou três vezes: uma pela pessoa que digitalizou e converteu, e outra pelo YouTube, por isso, muito dificilmente descobrirás se é Dolby Stereo ou não. Só mesmo ligando o teu receptor A/V a um VCR Hi-Fi e reproduzir uma dessas cassetes, para teres a saída mais em bruto possível.

Ainda assim, deixaste-me curioso. Fico à espera de updates.

P.S.: Quantos às imagens, o fórum tem uma quota. Já deves ter carregado muitas imagens. A minha sugestão é criares uma conta no imgur e dares embed das imagens aqui!

Abraço!

Boas! Olha, outro arquivista do youtube que por aqui anda, prazer! :D Quando digo outro não me refiro a mim, mas ao LP 98 que me respondeu noutro tópico.
Tens razão, e acredita que pensei nisso. Mas olha que já encontrei umas que descodificam nitidamente em Pro-Logic, mas são geralmente dos anos 2000. Já coloco os links assim que os reunir. Também suponho que no inicio dos anos 90 os aparelhos VHS que gravavam em stereo seriam ainda pouco comuns, maneira que muitas das gravações mais antigas estão em mono. Outra coisa a ter em conta é a proveniência das gravações, se feitas a partir de recepção terrestre hertziana ou cabo... mas não espero tanto, já ficarei satisfeito em saber como é que a estéreofonia estava implementada no inicio. Se calhar até se podia perguntar isto à RTP, há aqui alguém que já tenha tido contacto com eles e saiba se em geral respondem a este tipo de coisas?

Já encontrei vários clips de canais de televisão americana dos anos 80, portanto desde o inicio da estéreofonia, e que descodificam claramente em 3 ou 4 canais. Ontem descobri que no Reino Unido a BBC começou a emitir regularmente em stereo Nicam em 1991, tenho de investigar se era so em 2 canais ou tinham codificação em 3 ou 4.

Quanto às imagens, não pode ser isso porque nunca carreguei nenhuma. E sim, é exactamente no imgur que tenho "albergado" as minhas, excepto por acaso estas duas ultimas cuja url saquei directamente do youtube e fiz embed aqui.

Editado por chicoria
  • Gosto 1
Postado (editado)

Intervalo durante a 2ª e 3ª parte da transmissão do filme "Último comboio de Gun Hill" (1959) na rúbrica "Os dias do cinema" - isto na Sexta-Feira, 6 de Novembro de 1992:

Editado por LAboy 456
  • Gosto 7
Postado
há 37 minutos, pedroscunha disse:

Isto ao mesmo tempo que foi um grande programa de televisão (OPdC), parece que nunca existiu e que foi tudo imaginação da nossa cabeça.

Na SIC deve ser proibido tocar nesse tema 😆 O maior tabu desde que rejeitaram o Big Brother em 2000, favorecendo a TVI.

• Gosto 4
Postado
há 49 minutos, pedroscunha disse:

Isto ao mesmo tempo que foi um grande programa de televisão (OPdC), parece que nunca existiu e que foi tudo imaginação da nossa cabeça.

E de pensar que o sucessor já durou bem mais tempo que O Programa da Cristina.

• Gosto 2
  • Obrigado 1
Postado (editado)
há 1 minuto, ATVTQsV disse:

E de pensar que o sucessor já durou bem mais tempo que O Programa da Cristina.

sucessor esse, que todos diziam que seria provisorio :clap:

Editado por jt9
  • Gosto 1
  • Haha 4
Postado
há 1 minuto, jt9 disse:

E infelizmente, tal como o Domingão que veio um mês antes, veio para ficar :noelia:

Estou a ter saudades da TV pré-pandémica

• Gosto 6
  • Obrigado 1
Postado
1 hour ago, jt9 said:

E era provisório, mas como tudo o que é provisório e corre bem rapidamente passa a definitivo. O Casa Feliz não foi exceção :haha:

• Gosto 1
  • Haha 4
Postado
há 1 hora, ATVTQsV disse:

E infelizmente, tal como o Domingão que veio um mês antes, veio para ficar :noelia:

Estou a ter saudades da TV pré-pandémica

Eu tenho saudades de quando se arriscava mais em TV e os canais tinham grelhas melhores e mais bem organizadas. Mas são tempos, que infelizmente, já não voltam...

• Gosto 5
Postado
há 14 horas, Arun Marruá disse:

Outros tempos, outro grande sucesso do daytime! Desta vez nas tardes:

Que sonoridade é aquela no fim do Primeiro Jornal? Era sempre assim? Pareceu-me familiar e reconfortante, o que não é comum atualmente :mosking:

• Gosto 1
Postado
há 2 horas, Marta90 disse:

Há 20 anos que se afastou destas lides.

Confesso que como actriz não acho que ela fosse assim espectacular :6: talvez fosse mais carismática enquanto apresentadora.

Na novela A Grande Aposta (RTP, 1997) ela fazia de vilã e era muito fraquinha... Podia ter aproveitado e feito uma personagem icónica, mas acabou por ser morna

• Gosto 1
Postado
há 54 minutos, Marta90 disse:

Confesso que como actriz não acho que ela fosse assim espectacular :6: talvez fosse mais carismática enquanto apresentadora.

Na novela A Grande Aposta (RTP, 1997) ela fazia de vilã e era muito fraquinha... Podia ter aproveitado e feito uma personagem icónica, mas acabou por ser morna

Gostei dela nos Telhados de Vidro para a tvi

Postado
há 10 horas, guilhermefmcar disse:

Que sonoridade é aquela no fim do Primeiro Jornal? Era sempre assim? Pareceu-me familiar e reconfortante, o que não é comum atualmente

Por curiosidade a sonoridade usada tanto no Jornal da Noite como no Primeiro Jornal era tirada de um banco sonoro... a SIC recorria bastante a bancos sonoros.

(ainda hoje recorre, mas mais em rubricas e programas secundários)

• Gosto 2

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...