Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Grafismo e Promoção TVI


_zapping_

Posts Recomendados

há 16 minutos, NEO PT disse:

Na verdade a primeira série e a primeira novela portuguesa a ser produzida em 16:9 HD foi o "Conta-me como foi"(2007) e "Vila Faia"(2008) produzidas pela RTP e SP Televisão (foram as primeiras produções feitas pela SP Televisão), como podem ver aqui:

http://www.sptelevisao.pt/contamecomofoi/

http://www.sptelevisao.pt/vilafaia/

Acho que a TVI/Plural começaram a fazer novelas e séries em 16:9 HD 2011/2012 com a mudança do nome de NBP para Plural Entretainment.

São coisas separadas. A TVI foi a primeira a ter as novelas em HD 4:3 e a primeira a ter as séries em SD 16:9. Sim a TVI só começou a ter as suas novelas em 16:9 HD por volta desse ano, mas atenção: a Plural já o era há 2/3 anos. Pode-se dizer que foi com a mudança para a Quinta dos Melos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 11,3k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 5 minutos, SIM disse:

São coisas separadas. A TVI foi a primeira a ter as novelas em HD 4:3 e a primeira a ter as séries em SD 16:9. Sim a TVI só começou a ter as suas novelas em 16:9 HD por volta desse ano, mas atenção: a Plural já o era há 2/3 anos. Pode-se dizer que foi com a mudança para a Quinta dos Melos.

4:3 HD? Isso é alguma invenção da TVI? LOL nunca ouvi isso, mas enfim...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ilha dos Amores foi gravada em HD. Só que não sei se foi 4:3 HD ou 16:9 HD, mas o mais certo deve de ser o primeiro.

A SIC começou a emitir em "testes" em 16:9 com Coração d'Ouro, mas já tinha anunciado que nas Legislativas (4 de outubro de 2015) iria passar a ser tudo em 16:9. A TVI para não ficar atrás, na última semana de setembro coloca toda a emissão em 16:9, com muitos erros (tudo o que estava em 4:3, esticou), mas até hoje muita coisa não foi corrigida.
Resumindo, a TVI foi a primeira a emitir em 16:9 totalmente, mas a SIC foi a primeira a emitir sem erros nem o que estava em 4:3, em esticado. Mas não esquecer que a RTP foi em julho de 2015.

Editado por mavb98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena inventar. Não interessa quem fez uns dias antes ou depois, interessa sim quem o fez de forma correta, e não há dúvidas que foi a SIC. Quanto à inovação, a SIC já tem os seus canais em HD. Não emite tudo em alta definição, é certo, mas o que interessa é que já lá estão, e com o tempo tudo estará em HD.

A TVI está atrasada, e não há nada que justifique isso. Só facto de há meses ainda emitirem os grafismos de vários programas "esticados" diz muito sobre o profissionalismo do canal. Não estou a defender a SIC, até porque vejo muito mais TVI cá em casa, mas é um facto! A SIC está à frente em muita coisa, e a TVI também terá os seus pontos positivos. 

O cabo está a ganhar margem, e por alguma razão será. A TV portuguesa precisa de mudar muito.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, magnum disse:

Não vale a pena inventar. Não interessa quem fez uns dias antes ou depois, interessa sim quem o fez de forma correta, e não há dúvidas que foi a SIC. Quanto à inovação, a SIC já tem os seus canais em HD. Não emite tudo em alta definição, é certo, mas o que interessa é que já lá estão, e com o tempo tudo estará em HD.

A TVI está atrasada, e não há nada que justifique isso. Só facto de há meses ainda emitirem os grafismos de vários programas "esticados" diz muito sobre o profissionalismo do canal. Não estou a defender a SIC, até porque vejo muito mais TVI cá em casa, mas é um facto! A SIC está à frente em muita coisa, e a TVI também terá os seus pontos positivos. 

O cabo está a ganhar margem, e por alguma razão será. A TV portuguesa precisa de mudar muito.

Não podia estar mais de acordo!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Canibal69 disse:

Antes da estreia de Coração d'Ouro em 16:9, já as séries internacionais, nomeadamente o Investigação Criminal, Los Angeles, estavam a ser emitidas em 16:9, sem sinalização, ou seja, em anamórfico, mas não deixa de ser 16:9, por isso a primeira no século XX das privadas a entrar no 16:9 foi sem dúvida a SIC. Se foi integramente ou não, isso é outra história. E antes de dia 7 de outubro, já vários programas estavam a ser emitidos em 16:9, tais como as animações inseridas no bloco "manhãs de animação/infantis", Violetta (que entretanto acabou, felizmente), as minisséries brasileiras (O Caçador)

Quanto ao factor inovação, a SIC está claramente à frente a anos-luz da TVI. Aliás, entretanto, passou todos os seus canais em HD, embora algumas emissões ainda estejam em SD, como é normal. E não se justifica comprar câmaras novas em HD para os programas ao vivo, em estúdio, uma vez que a SIC vai mudar de sede. Em 2017, já vai estar tudo operacional. A TVI, pelo contrário, ainda nem adaptou os seus grafismos para 16:9, estão deformados e esticados, o que revela incompetência. Apesar disso, a TVI trabalha para um target que não se preocupa propriamente com a estética, poluição do ecrã ou qualidade de imagem. Seja como for, a TVI também vai mudar de estúdio de informação e em princípio de grafismo, pelo menos na informação. Suponho que os problemas de inadaptação dos grafismos para 16:9 acabem, nessa altura. Temos de aguardar. Mas é evidente que a TVI, para além de não estar na vanguarda tecnológica, é a mais atrasada a nível de inovação, criatividade. De frisar, ainda, o grafismo horrendo que o canal que ainda hoje lidera, apresenta. 

Vá-lá! Haja alguém aqui neste fórum que pensa o mesmo que eu!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é a aula de concordâncias, não deixando de ter um toque de aula de corte e costura. A liderança traz muitas coisas boas, mas também traz a crítica.

Basicamente o que eu leio por aqui é algo que já li mais de 200 vezes. É muito? É. Onde querem chegar ao ter sempre a mesma conversa? Não vejo a onde. Sois mais repetitivos que as reposições de programas da TVI.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rindo muito com certos foristas a tentar dar aulas técnicas, quando não percebem nada disto LOL Não tentem, se faz favor

Antes uma TVI que copie o 16:9, HD ou o que andas aí a inventar, do que uma SIC que copia a programação toda da TVI.

Como já foi dito, a TVI tinha programado para dia 3 a passagem para o 16:9. Da SIC não se sabia rigorosamente de nada, tanto que mudou ao mesmo tempo que a TVI. Exibir um ou dois programas em 16:9? Que eu saiba, a TVI também passou Ele é Ela e até uma gala de Rising Star teve 16:9 durante uns minutos... isso não é emitir em 16:9, tenho muita pena. E quando a SIC muda e nem em uma semana conseguem corrigir os DOGs para as proporções corretas, e a TVI tem logo no 1º ou 2º dia de 16:9 :rolleyes: E depois é a TVI que não faz correto :mosking: Os grafismos dos programas são pacotes, eles é que decidiram que só vão fazer em 16:9 quando tiverem renovação neles, pronto... tão simples quanto isso. Se fizeram mal? Sim, porque entretanto já passou 1 ano e fica super feio, mas provavelmente eles lá terão as suas razões. Se calhar, é mais rentável pedir só quando forem novos grafismos (vai na volta e passou mesmo tudo a ser grafismos comprados externamente). E todos sabemos que a TVI é lenta.

Quanto aos programas esticados para 16:9, isso é uma opção. Não é "não estarem preparados". Foi opção, decidiram que todos os programas 4:3 seriam esticados, ponto. Melhor do que preencher as barras pretas com blur tipo instagram, como a SIC fez muitas vezes ;)

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Magazine disse:

Melhor do que preencher as barras pretas com blur tipo instagram, como a SIC fez muitas vezes ;)

O melhor é mesmo respeitar a proporção em que as imagens foram gravadas.

De cabeça recordo-me da CNN que também "corrige" assim as imagens 4:3, pelo menos nos vídeos que vejo online.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Magazine disse:

[...]E quando a SIC muda e nem em uma semana conseguem corrigir os DOGs para as proporções corretas, e a TVI tem logo no 1º ou 2º dia de 16:9 :rolleyes: E depois é a TVI que não faz correto :mosking:

Nunca vi gente mais delirada como neste fórum, foi totalmente o contrário, a SIC só não emitiu em 16:9 com o DOG na proporção correcta uma, repito, uma vez e foi na gala de estreia da novela Coração D'Ouro, até nas emissões "experimentais" sem sinalização de madrugada emitiam com o DOG na proporção correcta.

O fanatismo é tanto que até distorcem a verdade, Deus me livre...

há 4 horas, DoubleS disse:

O melhor é mesmo respeitar a proporção em que as imagens foram gravadas.

De cabeça recordo-me da CNN que também "corrige" assim as imagens 4:3, pelo menos nos vídeos que vejo online.

Todo o mundo faz isso, ninguém no mundo civilizado estica as imagens 4:3 para 16.9, nem se quer faz sentido, as imagens devem ser emitidas SEMPRE na proporção correcta, quer por pillarboxes pretas ou em blur.

E quando emitem programas que foram gravados em 4:3 (e aí a SIC também erra) deviam emitir a flag 4:3 para que a TV a passe na proporção correcta (se estiver bem configurada) mas não, a lei do mais fácil prevalece e então esticam para 16:9 o que sai um belo escarro e então tem que se forçar a TV para 4:3 para ver correctamente.

Aí a RTP faz bem (na maior parte das vezes).

Editado por t0nito
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, t0nito disse:

Nunca vi gente mais delirada como neste fórum, foi totalmente o contrário, a SIC só não emitiu em 16:9 com o DOG na proporção correcta uma, repito, uma vez e foi na gala de estreia da novela Coração D'Ouro, até nas emissões "experimentais" sem sinalização de madrugada emitiam com o DOG na proporção correcta.

O fanatismo é tanto que até distorcem a verdade, Deus me livre...

Todo o mundo faz isso, ninguém no mundo civilizado estica as imagens 4:3 para 16.9, nem se quer faz sentido, as imagens devem ser emitidas SEMPRE na proporção correcta, quer por pillarboxes pretas ou em blur.

E quando emitem programas que foram gravados em 4:3 (e aí a SIC também erra) deviam emitir a flag 4:3 para que a TV a passe na proporção correcta (se estiver bem configurada) mas não, a lei do mais fácil prevalece e então esticam para 16:9 o que sai um belo escarro e então tem que se forçar a TV para 4:3 para ver correctamente.

Aí a RTP faz bem (na maior parte das vezes).

Não deixa de ser interessante que só citas aquilo que te interessa. A tentativa falhada de criticar é tanta que até tentam esconder/esquecer a verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, SIM disse:

Não deixa de ser interessante que só citas aquilo que te interessa. A tentativa falhada de criticar é tanta que até tentam esconder/esquecer a verdade.

Como por exemplo? É que é exactamente isso que me ocorre quando leio os teus posts, a tentativa falhada de defender é tanta que até tentam esconder/esquecer a verdade, até porque "nem tens por hábito basear-te na wiki" mmm hmm, yada yada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já estou a ficar farto deste tema, portanto, vamos aos factos:

- a TVI foi a pioneira a testar o 16:9 (naquela altura era conhecido com PAL PLUS) em 1994 mas algum tempo depois abandonou o formato (o mesmo com a RTP mas começou em 1995(?), mas tal como a TVI, abandonou um tempo depois)

- a RTP voltou a usar o 16:9 no euro 2012, em 2013 transmitia a maioria da programação em 16:9 (exceto os jornais) graças á renovação do grafismo e em 2015/16 transmitia todos os seus programas em 16:9

- a SIC começou nos canais tematicos o 16:9 e em 2014/15 estavam a fazer testes nos episodios de NCSI (acho eu) em 16:9 anamórfico (até a logo da sic estava em 16:9 anamórfico) e naquela gala especial antes da estreia de Coração D'Ouro e no dia seguinte transmitiria Coração D'Ouro 16:9 com flag e tudo. E a partir de 3 de Outubro de 2015 toda a programação ficou em 16:9

-TVI transmitiu a estreia de Santa Bárbara, mas em 16:9 anamórfico, ou seja, não estava com o flag certo e na TDT estava em 4:3 e nas operadoras em 16:9 com os restantes programas, grafismos e publicidades esticados. A partir de 3 de Outubro de 2015 (tal como a SIC) TVI pôs flag 16:9 em toda a programação (mesmo o grafismo até hoje não estar adaptado ao 16:9 e estar antiquado, eles precisam de uma renovação de grafismo e depressa)

Ou seja, a primeira a transmitir tudo em 16:9 foi

Spoiler

RTP2

Agora a sério, entrea SIC e a TVI, a SIC foi a primeira a fazer testes ao 16:9, mas quem pôs o flag 16:9 em toda a sua programação foram as duas

 Agora, por favor, parem de discutir disto de quem foi o primeiro, quem foi o último, quem está mais avançado, quem está mais "desavançado"! Este assunto está a ficar cansativo e repititivo!

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Magazine disse:

Já temos sorte do greenscreen até estar comestível e bastante realista...

Não terem tido a infeliz ideia de enfiarem tudo dentro daquele estúdio virtual 3D horroroso já é bom :ph34r:

Esqueceram-se foi de arrumar a redação antes de "fazerem a imagem". É que tem lá cadeiras desarrumadas e tudo :mosking:

há 6 horas, jflf99 disse:

@NunoGGN e @Rafael A., há novidades do novo estúdio de informação?

Irá mesmo ser inaugurado na segunda-feira?

Não me parece. Ontem na TVI24 vi algumas ligações à redação (em ambos os pisos) a propósito da vitória do Trump e estava tudo na mesma. Não deve chegar nesta próxima semana a estreia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D007 disse:

Esqueceram-se foi de arrumar a redação antes de "fazerem a imagem". É que tem lá cadeiras desarrumadas e tudo :mosking:

Não me parece. Ontem na TVI24 vi algumas ligações à redação (em ambos os pisos) a propósito da vitória do Trump e estava tudo na mesma. Não deve chegar nesta próxima semana a estreia.

Ontem no Jornal das 8 eles gravaram amplamente a redação para uma reportagem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...