Jump to content

RTP3


TaniaM

Posts Recomendados

On 23/11/2017 at 00:08, LP 98 disse:

Ultimamente tenho-me posto a pensar nisso... Creio que já houve um tempo em que houve um maior equilíbrio entre criar uma identidade que conferisse personalidade própria ao canal, e ao mesmo tempo poder-se reconhecer com facilidade e rapidez a que grupo/marca ele pertence. Por exemplo, numa era como a do Canal1 e da TV2, não havia mais canais da RTP disponíveis, por isso podiam-se dar a esse "luxo" de fazer uma distinção comercial mais demarcada, já que toda a gente sabia que aqueles dois canais pertenciam à televisão pública. Hoje em dia, há esta necessidade de criar uma marca forte e em que, também em termos gráficos, exista coesão, e eu percebo isso perfeitamente. Agora se tiver que eleger uma era onde houve um maior equilíbrio entre haver distinção gráfica e ao mesmo tempo um reconhecimento instantâneo da marca a que pertence, foi entre 2012 e 2015, nomeadamente na RTP 1, 2, África, Informação e Internacional. Logos diferentes para cada canal, sendo todos eles baseados em variantes do logótipo "mãe" das barras, e um elemento como o lettering "RTP" idêntico para cada um dos IDs destes canais.

Já agora, que bom que era este separador, pá! Que contraste com o que temos hoje em dia...

Saudades da RTP Informação 

On 12/08/2017 at 00:43, miguelalex23 disse:

Sim, é. Por acaso não percebo porquê, podem perfeitamente passar publicidade na RTP Play.

A RTP Play não passa publicidade e a TVI Player também não, ainda não entendi o porquê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/08/2017 at 00:10, LP 98 disse:

Fui agora ver ao RTP Play. Coitada :lol: Acontece aos melhores.

E sim, realmente... No 24 Horas poderiam pôr imagens do Porto, por exemplo, já que é lá que é produzido o noticiário (acho eu?...)

Sim é no Porto! Aliás acho que o do Porto é todo chroma key e nota-se bastante a diferença de qualidade. A imagem fica + limpa e elegante na RTP do Porto! 

On 18/08/2017 at 00:12, Televisão 10 disse:

Sim, é no Porto que é produzido o noticiário. Daí o estúdio ser virtual.

Quando te referes a imagens do Porto, falas do genérico ou do ecrã do estúdio?

Acho pelo menos no meu entender que está a falar do genérico, porque já tem as imagens do Porto como ecrã de estúdio! E acho que o desporto, economia, manchetes... deveriam ter cores diferentes e não sempre o azul, aliás para mim acho que os genéricos deviam ser idênticos ao do Repórter África para mim são dos melhores! 

 

Editado por tiaguito
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, tiaguito disse:

Sim é no Porto! Aliás acho que o do Porto é todo chroma key e nota-se bastante a diferença de qualidade. A imagem fica + limpa e elegante na RTP do Porto! 

Acho pelo menos no meu entender que está a falar do genérico, porque já tem as imagens do Porto como ecrã de estúdio! E acho que o desporto, economia, manchetes... deveriam ter cores diferentes e não sempre o azul, aliás para mim acho que os genéricos deviam ser idênticos ao do Repórter África para mim são dos melhores! 

 

De facto, os genéricos da RTP África são mais variados e mais trabalhados. Gosto muito deles!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, tiaguito disse:

A RTP Play não passa publicidade e a TVI Player também não, ainda não entendi o porquê.

Na RTP Play a publicidade só aparece na emissão em direto (exceto RTP3 e RTP Memória, que a emissão online é a mesma da TDT). Nos programas on-demand da RTP Play e em todo o TVI Player não tem publicidade (exceto pop ups e a publicidade do próprio site), pois não existem direitos de transmissão de publicidade nessas plataformas. A TVI costuma colocar um banner "Intervalo" em cima da emissão.

------------

Não tenho saudades da RTP Informação. Acho que a RTP Informação foi um retrocesso. Perdeu-se aquela independência que a RTPN tinha nas suas diferentes eras. Não gosto de grandes blocos noticiosos (Manhã Informativa, Tarde Informativa, etc.), quando a RTPN adotou uma grelha assim em maio de 2011 já previa que vinha aí mudanças para pior, e surgiu a RTP Informação em setembro nesses moldes de maio de 2011, com algumas alterações. Já em outubro de 2014, a RTP Informação deixou de ter grandes blocos noticiosos para ter "Sínteses Informativas" como a RTP3 agora e na extinta RTPN, aí mudou para melhor, mas precisava de mais.
Depois surgiu a RTP3. Até agora não tenho muito que reclamar, mas na minha opinião o 360º podia ser só das 21h às 22h/22h30, como era antes. É que quase sempre ocupam o 360º com futebol. :dry: Se tivesse menos duração, ficava mais leve e a seguir faziam uma edição de 1h do Desporto 3 com futebol e/ou com outros desportos.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, mavb98 disse:

Não tenho saudades da RTP Informação. Acho que a RTP Informação foi um retrocesso. Perdeu-se aquela independência que a RTPN tinha nas suas diferentes eras. Não gosto de grandes blocos noticiosos (Manhã Informativa, Tarde Informativa, etc.), quando a RTPN adotou uma grelha assim em maio de 2011 já previa que vinha aí mudanças para pior, e surgiu a RTP Informação em setembro nesses moldes de maio de 2011, com algumas alterações. Já em outubro de 2014, a RTP Informação deixou de ter grandes blocos noticiosos para ter "Sínteses Informativas" como a RTP3 agora e na extinta RTPN, aí mudou para melhor, mas precisava de mais.
Depois surgiu a RTP3. Até agora não tenho muito que reclamar, mas na minha opinião o 360º podia ser só das 21h às 22h/22h30, como era antes. É que quase sempre ocupam o 360º com futebol. :dry: Se tivesse menos duração, ficava mais leve e a seguir faziam uma edição de 1h do Desporto 3 com futebol e/ou com outros desportos.

Concordo com essa tua proposta, pois também acho que o 360º podia ser mais curto. E quanto aos nomes do canal, a minha preferência é:

1. RTPN
2. RTP3
3. RTP Informação

Eu entendo qual foi a ideia deles em 2011, de tanto a designação do departamento como do canal ser a mesma (sendo que ainda continua a existir a RTP Informação, internamente, na mesma lógica em que ainda existe a RTP Desporto). O nome "RTP3" não me incomoda. Tudo bem, é o terceiro canal, mas sempre terei um certo carinho pela RTPN. Ainda para mais, agora parte do site passou a designar-se "RTP Notícias", acho que o nome RTPN vinha mais a propósito que nunca. Só que enfim, tanto o facto de se chamarem RTP3 como usarem o azul como cor predominante são estratégias de marketing óbvias para se distanciarem da SIC Notícias.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

Concordo com essa tua proposta, pois também acho que o 360º podia ser mais curto. E quanto aos nomes do canal, a minha preferência é:

1. RTPN
2. RTP3
3. RTP Informação

Eu entendo qual foi a ideia deles em 2011, de tanto a designação do departamento como do canal ser a mesma (sendo que ainda continua a existir a RTP Informação, internamente, na mesma lógica em que ainda existe a RTP Desporto). O nome "RTP3" não me incomoda. Tudo bem, é o terceiro canal, mas sempre terei um certo carinho pela RTPN. Ainda para mais, agora parte do site passou a designar-se "RTP Notícias", acho que o nome RTPN vinha mais a propósito que nunca. Só que enfim, tanto o facto de se chamarem RTP3 como usarem o azul como cor predominante são estratégias de marketing óbvias para se distanciarem da SIC Notícias.

Concordo com tudo o que disseste. ;)

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, mavb98 disse:

Concordo com tudo o que disseste. ;)

Eu até concordo também com aquilo que disseram, aliás acho que grandes blocos informativos acabam por desgastar uma pessoa pois vemos a mesma pessoa, as mesmas notícias, o mesmo cenário... sem dúvida que prefiro a RTP N mas só mudava uma coisa alguns cenários eram muito escuros o que também não é cansar mas é necessário uma pessoa "esforçar-se" para ver em condições e os cenários escuros também acabam por piorar a imagem em certa parte. Mas até gostei da RTP Informação, óbvio que mudaria muitas coisas como hoje em dia mudaria muitas coisa na RTP3. E acho que o site não faz sentido chamar-se RTP Notícias pois (pelo menos a mim)  lembra-me a RTP N. 

@mavb98 ainda hoje estive a ver vídeos seus!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/12/2017 at 00:42, mavb98 disse:

mas na minha opinião o 360º podia ser só das 21h às 22h/22h30, como era antes. É que quase sempre ocupam o 360º com futebol. :dry:

Que mentira. O 360 é o noticiário que menos bola dá. Nunca passa os 20 minutos, em 120 minutos de jornal. Exceção apenas ao sábado à noite e em noite de Champions.

Sic Not e TVI24 são muito piores nesse aspecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Brainwashed disse:

Que mentira. O 360 é o noticiário que menos bola dá. Nunca passa os 20 minutos, em 120 minutos de jornal. Exceção apenas ao sábado à noite e em noite de Champions.

Sic Not e TVI24 são muito piores nesse aspecto.

Sim, os outros dois são 4x piores. Mas é verdade o que disseste, nesses dias é que ocupam o jornal quase todo com isso e é precisamente sobre esses dias que eu estava a falar. Aproveitei de vez para generalizar, o que não devia de ter feito.

On 06/12/2017 at 08:02, ATVTQsV disse:

Eu só gostei do grafismo de 2011-2012 da RTP Informação. Era muito mais simples. A fase entre 2012 e 2015 foi a pior para mim, sobretudo quando, em Junho, mudaram a cor dos grafismos sem aviso.

Sim, a partir de 2012 foi uma desgraça.

há 20 horas, tiaguito disse:

Eu até concordo também com aquilo que disseram, aliás acho que grandes blocos informativos acabam por desgastar uma pessoa pois vemos a mesma pessoa, as mesmas notícias, o mesmo cenário... sem dúvida que prefiro a RTP N mas só mudava uma coisa alguns cenários eram muito escuros o que também não é cansar mas é necessário uma pessoa "esforçar-se" para ver em condições e os cenários escuros também acabam por piorar a imagem em certa parte. Mas até gostei da RTP Informação, óbvio que mudaria muitas coisas como hoje em dia mudaria muitas coisa na RTP3. E acho que o site não faz sentido chamar-se RTP Notícias pois (pelo menos a mim)  lembra-me a RTP N. 

Exatamente isso.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, ATVTQsV disse:

Aposto que a música actual do Telejornal/Bom Dia Portugal/Jornal da Tarde/Telejornais autónomos/RTP 7 Braga Action News at 6/Tetra Therm Aseptic Plus Two nasceu da música dos noticiários do último ano da RTP Informação.

E é. Não passa de uma versão simplificada deste tema, mais focada na parte das cordas:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, LP 98 disse:

Que renovação? :O Fala-me sobre isso.

Penso que queriam fazer alterações e mudar a imagem dos informativos na altura do aniversário em 2014, mas não chegou a acontecer.

Isto lembra-me uma vez em 1987 quanto tentaram mudar o grafismo do Telediario de TVE mas foi cancelado á última da hora

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, ATVTQsV disse:

Aposto que o tal genérico iria incluir as tais setas da ficha técnica.

Só de pensar que poderia ser um grafismo mais inspirado que o atual...

Não é que eu não goste de todo do atual, é só que quando vejo os genéricos da RTP1, não deixo de ter a impressão de que estão subproduzidos... "crus"... quase parecem versões demo. Em comparação com os genéricos da RTP África, aí sim resulta! Fico feliz que os telespectadores africanos estejam bem servidos em termos de imagem gráfica na informação, só é pena que nesse aspeto o canal principal do grupo esteja comparativamente pior servido.

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...