Jump to content

RTP3


TaniaM

Posts Recomendados

há 17 horas, Televisão 10 disse:

Nunca vi “Direto” no ecrã... como é que é? É como na RTP1 e RTP2 (Direto dentro de um retângulo)?

 

E agora que já se sabe que a RTP3 vai para a TDT acham que vai haver mudanças?

Eu cá acho que deviam fazer como na TVE24h e dar só notícias 24h e quando der o Telejornal ou o Jornal da Tarde dão a emissão destes noticiários no canal só que com linguagem gestual num quadrado maior, como acontece na TVE24h.

E é quase impossível, mas deviam mudar o nome. RTP3 não lembra a ninguém um canal de informação, deviam voltar ao nome antigo, RTP Informação.

É um "Direto" improvisado no lado direito, como se fosse um oráculo.
http://www.rtp.pt/play/p2040/e237511/sexta-as-10

Talvez haja alguns ajustes, mas nada de mais. Eu só tirava o Bom Dia Portugal e punha Euronews ou repetições.
E, por favor, a última coisa que o canal precisa é de mais uma mudança de nome.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 20/05/2016 at 19:52, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Decidi fazer uma sugestão (muito amadora) de um novo grafismo para noticiários da RTP3, um bocadinho mais complexo que o simplista atual.

https://www.behance.net/gallery/37419275/Sugestao-Pacote-Grafico-RTP3-(on-air-graphics)

Dêem-me a vossa opinião.

Estão bons! Parabéns, só dava ali um arranjo no tipo de letra, mas de resto está excelente!

(Desculpem de só ter comentado agora)

Editado por TV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quando a RTP3 estiver na TDT espero que acabem com a informação sobreposta da RTP1 e RTP2 (acabar com o Jornal 2 por exemplo) para abrir espaço para novos conteúdos nesses canais. Na RTP1 manter apenas o Jornal da Tarde e o Telejornal devendo a essa hora passar coisas tipo documentários na RTP3. Programas consolidados como o Portugal em Directo e Prós e Contras encaixariam bem na RTP3 e ajudariam a diversificar o canal sem deixar de ser "informação".

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Luciano Duarte disse:

Quando a RTP3 estiver na TDT espero que acabem com a informação sobreposta da RTP1 e RTP2 (acabar com o Jornal 2 por exemplo) para abrir espaço para novos conteúdos nesses canais. Na RTP1 manter apenas o Jornal da Tarde e o Telejornal devendo a essa hora passar coisas tipo documentários na RTP3. Programas consolidados como o Portugal em Directo e Prós e Contras encaixariam bem na RTP3 e ajudariam a diversificar o canal sem deixar de ser "informação".

Acho que o o Portugal em Directo e o PeC devem manter-se na RTP1, por serem programas já fortemente identificados com esta (passá-los para a 3 seria quase uma despromoção). Mas sim, ainda podemos assistir à morte lenta do "Jornal 2".

Fiquem Bem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também espero que este seja um passo para acabar com a sobreposição em qualquer um dos 3 canais.. Se se mantivesse a grelha da RTP3 como ela está, é possível criar uma noite informativa contínua: Telejornal às 20, 360 às 21, Jornal 2 às 22h (ou 22h30).

 

Gosto da conceito à partida, sempre achei que devia ser a RTP3 a distribuir jogo para todas as antenas da RTP (incluíndo as internacionais)..

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então vão fazer como algumas estações estrangeiras fazem, ou como a sic e tvi já fizeram. Todos os programas informativos na 3, sendo os mais relevantes, Bom Dia Portugal, Jornal da Tarde, Portugal em Direto, Telejornal, Prós e Contras e Grande Entrevista em simultaneo com a 1 e o Jornal 2 em simultaneo com a 2. Em Espanha por exemplo, na 1,  existem os dois telediario, almoço e jantar em simultaneo com a 24.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, DoAudiovisual disse:

Ou então vão fazer como algumas estações estrangeiras fazem, ou como a sic e tvi já fizeram. Todos os programas informativos na 3, sendo os mais relevantes, Bom Dia Portugal, Jornal da Tarde, Portugal em Direto, Telejornal, Prós e Contras e Grande Entrevista em simultaneo com a 1 e o Jornal 2 em simultaneo com a 2. Em Espanha por exemplo, na 1,  existem os dois telediario, almoço e jantar em simultaneo com a 24.

Se já acho isso um disparate na SICN e na TVI24, ainda mais acho na RTP3 em sinal aberto. Não tem nenhuma vantagem, e impede a RTP3 de transmitir outros programas ou de ter um noticiário alternativo a acompanhar um acontecimento em directo, por exemplo. 

Sou contra a concentração da informação na RTP3. Tirar informação à RTP1 seria só estúpido, porque ia diminuir a audiência da RTP1 e tornar a informação da RTP irrelevante ao concentrá-la num canal menos visto. Tirar a pouca informação que existe na RTP2 é, além de tirar ao canal o carácter generalista que acho que devia manter, acabar com um jornal que tem uma linha editorial alternativa e uma duração reduzida, que faz mais sentido num canal como a RTP2 do que num canal de informação em permanência como a RTP3.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, miguelalex23 disse:

Se já acho isso um disparate na SICN e na TVI24, ainda mais acho na RTP3 em sinal aberto. Não tem nenhuma vantagem, e impede a RTP3 de transmitir outros programas ou de ter um noticiário alternativo a acompanhar um acontecimento em directo, por exemplo. 

Sou contra a concentração da informação na RTP3. Tirar informação à RTP1 seria só estúpido, porque ia diminuir a audiência da RTP1 e tornar a informação da RTP irrelevante ao concentrá-la num canal menos visto. Tirar a pouca informação que existe na RTP2 é, além de tirar ao canal o carácter generalista que acho que devia manter, acabar com um jornal que tem uma linha editorial alternativa e uma duração reduzida, que faz mais sentido num canal como a RTP2 do que num canal de informação em permanência como a RTP3.

Vamos ver se eles vão seguir uma base logica ou uma base economicista, se forem para a economicista, acredita que possam haver simultaneos como ja é agora o BDP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta mudança na RTP3 tem de acabar com as confusões e com a espécie de concorrência e desperdício de recursos que há na informação da RTP. Na RTP1 têm de continuar o Portugal em Direto (que já estava na altura de ser reformulado) o PeC que até podia ser distribuído entre os dois canais porque encalha muito a programação das segundas, e o Linha da Frente. As Palavras e os Atos (se voltar) e o Sexta às 9 (sei que dá audiências mas não acho que seja fundamental na RTP1) podem ir para a RTP3.
Na RTP2 o Jornal 2 pode continuar (às 21h30 ou às 22h, nunca às 21h) desde que o 360º esteja já no espaço dos comentadores e não em pleno jornal, o que nunca pode acontecer é estarem a dar as mesmas notícias ao mesmo tempo (o 360 até podia muito bem passar a ocupar o horário 22-24 e deixar a faixa das 21h na RTP3 para outros programas, invertia-se a grelha atual...). O Página 2 pode acabar, o Parlamento e as entrevistas da Antena 1 podem passar perfeitamente para a RTP3. A RTP2 não vai deixar de ser generalista se ficar com o Jornal 2 e o Olhar o Mundo, tem muitas coisas em que preocupar mais do que a informação (e até devia receber programas da 3 como As Horas Extraordinárias e Os Livros)...

Editado por canal7
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, canal5 disse:

Esta mudança na RTP3 tem de acabar com as confusões e com a espécie de concorrência e desperdício de recursos que há na informação da RTP. Na RTP1 têm de continuar o Portugal em Direto (que já estava na altura de ser reformulado) o PeC que até podia ser distribuído entre os dois canais porque encalha muito a programação das segundas, e o Linha da Frente. As Palavras e os Atos (se voltar) e o Sexta às 9 (sei que dá audiências mas não acho que seja fundamental na RTP1) podem ir para a RTP3.

Pegando num exemplo que deste, acho que desperdício de recursos era pegar num programa que tem boas audiências e tem uma equipa praticamente só a trabalhar nele (o Sexta às 9) e metê-lo na RTP3 para ter um terço da audiência ou menos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião as alterações devem ser mínimas.
Talvez retirar o Bom Dia Portugal da RTP3 e colocar, por exemplo, o Euronews. Penso que actualmente será o único programa emitido em simultâneo nos dois canais, e isso é que é duplicação de recursos.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém aqui vê o "Último Apaga a Luz"? Eu costumo ver e é o programa de comentário político-social de que mais gosto. É super leve, sem peixeiradas, é calmo, os comentadores são coerentes e engraçados. Só tirava definitivamente o Virgílio, que parece meio perdido, e mudava o pivô, é muito "morto" para o programa. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Rafael A. disse:

Alguém aqui vê o "Último Apaga a Luz"? Eu costumo ver e é o programa de comentário político-social de que mais gosto. É super leve, sem peixeiradas, é calmo, os comentadores são coerentes e engraçados. Só tirava definitivamente o Virgílio, que parece meio perdido, e mudava o pivô, é muito "morto" para o programa. 

Também costumo ver. Gosto imenso. Acho que o Virgilio até está bem, ele tem opiniões muito fortes politicamente.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a entrada da RTP3 para a TDT não deveria ter nenhuma consequência sobre a oferta de informação da RTP1 e a RTP2, sendo os dois canais principais generalistas da RTP.
No entanto, concordo que tenha que haver ajustes na coordenação entre canais:
- Bom Dia Portugal : A transmissão da Euronews de manhã é a ideia mais fácil e barata para evitar de desperdiçar dois canais na TDT com um único programa. No entanto, é de notar que a mais-valia é reduzida. No absoluto, se o BDP não tivesse as audiências que tem, o ideal era até haver um programa tipo Daybreak na RTP1, e o actual BDP na RTP3.
- 21h, Jornal 2 vs 360° : A RTP3 aqui deveria ser prioritária porque o 360° é a edição principal do canal em horário nobre e está em confronto directo com a Edição da Noite e a 21a Hora. O Jornal 2 deveria ser deslocado para mais tarde, 21h30, 22h ou até 22h30.

Por fim, em caso de eventos noticiosos graves, a RTP1 não precisará cortar programas com edições especiais tantas vezes como agora, apenas colocando um rodapé para mudar de canal para a RTP3. Têm que continuar a existir, mas menos. ;)

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que o simultâneo do BDP seja duplicação de recursos. Quem tem RTP3 tem Euronews e um programa ao mesmo tempo, aí sim, seria duplicação de recursos..

Acho até que devia existir uma extensão de marca porque é uma marca fortíssima..

Um bom exemplo é o Today na NBC (o Early Today às 4h30, o Today às 7h e uma edição mais tardia a partir das 9h... Isto acontece por causa dos fusos horários entre as costas mas também para disponibilizar programas à MSNBC e às locais..). Aqui, acho que o Bom Dia Portugal podia estar em simultaneo entre as 6h30 e as 10h, e continuar na RTP 3, com outro pivot, até ao Jornal das 12, num tom mais conversacional.

O que isto faz é ajudar à coerencia da marca da informação RTP, que eu sinto que está uma confusão.. E é um passo para acabar com o 3 às 10, às 11, às 12, às 13....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, miguelalex23 disse:

A Euronews está na TDT? Não dei por isso. E a partir das 06h30 já não está a ser emitido na RTP2. ;)

Não me expliquei bem: estava a responder a algo mais acima e a referir-me ao cenário actual. (quem agora tem RTP3 tem Euronews era o que queria dizer). Em TDT poderá fazer sentido sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...