joaoc17 Postado 13 de maio 2024 Postado 13 de maio 2024 há 14 minutos, Fernando disse: Aqui foi o público que deu mais pontos aos Nova Glória. Foi o júri que salvou o Salvador, tanto na final como na semifinal. Ok. Tinha a ideia que tinha sido o juri... Citar
FraisesSucrées Postado 13 de maio 2024 Postado 13 de maio 2024 há 2 horas, joaoc17 disse: Foi como em 2017 cá no Festival da Canção quando deram mais pontuação á Nova Glória do que ao Salvador Sobral... Não estou a falar em votações, estou a falar de quem seleccionou as canções para competir no Dora da Croácia. Se não tivesse havido essa desistência, o Baby Lasagna não teria sequer competido no Dora, muito menos no ESC. 1 Citar
Fox Scully Postado 13 de maio 2024 Postado 13 de maio 2024 há 18 horas, ATVTQsV disse: Só hoje é que descobri a relação da cantora da música do Luxemburgo com Israel, que ela é de ascendência Israelita e de que o irmão está no exército a combater na Palestina Também o festival da canção do Luxemburgo é produzido pelo pessoal que faz o festival em Israel é quase uma cópia... Dizem as más línguas que foi por isso que ela ganhou o festival... E, diz a minha má língua, que talvez seja esse o factor que explica algumas coisas, nomeadamente a música do Luxemburgo ter ido à final e certas votações 🤔 Citar
Televisão 10 Postado 13 de maio 2024 Postado 13 de maio 2024 Os representantes da Noruega ponderaram não atuar na final da Eurovisão. https://www.escportugal.pt/2024/05/noruega-gate-ponderaram-ate-ultima.html A vice-presidente da Comissão Europeia criticou a organização, por não permitir bandeiras da União Europeia na Malmö Arena. https://www.escportugal.pt/2024/05/esc2024-vice-presidente-da-comissao.html Citar
Froholdt Postado 14 de maio 2024 Postado 14 de maio 2024 (editado) Este ano o Eurovisão foi uma mina de polémicas, os próximos anos prometem neste festival completamente cheio de politiquices à mistura. Editado 14 de maio 2024 por DBook Citar
thass_hot Postado 14 de maio 2024 Postado 14 de maio 2024 Já era para ter postado isto ontem, mas vem sempre a tempo. https://www.facebook.com/danieloliveira.lx/posts/pfbid02P31EQ5pCNtmenZjqdC89Cw9KAvheQUvL9Rk1YbHoMfYwTc5f33AbtDYuRhvPpetVl Citação Eurovisão: de falsamente apolítica a verdadeiramente censória É difícil insistir no carácter “apolítico” da Eurovisão quando se deixa participar um Estado que está a provocar uma catástrofe humanitária depois de ter suspendido, e bem, a Rússia. A incoerência, que reproduz a hipocrisia europeia, não podia ser mais política. E quem fecha a porta à política sabe que ela entrará pela janela. Para impedir que ela tomasse conta da casa, impuseram-se limites à liberdade de expressão. Houve manifestações em Malmo, a canção israelita foi vaiada e os apoiantes do genocídio de Gaza mobilizaram-se para dar um sinal de solidariedade. Israel lançou uma campanha de legitimação internacional, como faria a Rússia, se lá tivesse estado, em 2022. Como a mobilização para concentrar o voto é mais fácil, conseguiu uma boa votação. Mas falhou oobjetivo de vencer no televoto. A incoerência e a necessidade de impedir que o branqueamento do massacre de Gaza fosse contestado e estragasse o espetáculo levaram a limites constantes à liberdade de expressão. Com a imposição de que Israel alterasse a letra da sua canção, para que a propaganda não fosse tão óbvia. Com a interdição de bandeiras da Palestina no público e na maquilhagem no rosto da concorrente irlandesa. Com a tentativa de censura à atuação portuguesa nos canais oficiais da Eurovisão, para omitir as mensagens subliminares de Iolanda. “Que a paz prevaleça” é um desejo consensual, mas foi entendido por todos como uma posição política. Os símbolos que usou nas unhas eram microscópios, mas foram notados. A forma como Iolanda se manifestou é a que os artistas usam para contornar a censura. E a reação, tentando esconder o momento, é a que as ditaduras têm. A diferença é que a concorrente não arriscava a prisão, só a desqualificação. Para além da incoerência de suspender a Rússia e permitir a participação de Israel, a falsa afirmação de que a Eurovisão é apolítica degenerou, para permitir a participação israelita e impedir a contestação do que se passa em Gaza, em imposições censórias ao público e aos concorrentes que não podem ser toleradas por televisões públicas de democracias. 2 1 Citar
Ruben Postado 14 de maio 2024 Autor Postado 14 de maio 2024 Continuam a aumentar as queixas à delegação israelita. Os representantes da Noruega consideraram mesmo desistir do concurso devido à dualidade de critérios da EBU: Luna também veio confirmar os problemas que tiveram com a delegação israelita: Já a Eslovénia apresentou uma queixa à EBU em relação ao assunto: A supervisora do PZE, a escolha sérvia para a Eurovisão, disse também o seguinte: A EBU emitiu um comunicado a dizer que iria analisar os incidentes que envolveram “algumas delegações”, sem mencionar nenhuma em específico. 2 3 Citar
DanielLuis Postado 14 de maio 2024 Postado 14 de maio 2024 há 17 horas, Fox Scully disse: Só hoje é que descobri a relação da cantora da música do Luxemburgo com Israel, que ela é de ascendência Israelita e de que o irmão está no exército a combater na Palestina Também o festival da canção do Luxemburgo é produzido pelo pessoal que faz o festival em Israel é quase uma cópia... Dizem as más línguas que foi por isso que ela ganhou o festival... E, diz a minha má língua, que talvez seja esse o factor que explica algumas coisas, nomeadamente a música do Luxemburgo ter ido à final e certas votações 🤔 Israel não tem um festival, há anos já. Eles escolhem o artista pelo Rising Star, e depois a música é escolhida internamente. Citar
JDaman Postado 14 de maio 2024 Postado 14 de maio 2024 há 1 hora, Ruben disse: Continuam a aumentar as queixas à delegação israelita. Os representantes da Noruega consideraram mesmo desistir do concurso devido à dualidade de critérios da EBU: Luna também veio confirmar os problemas que tiveram com a delegação israelita: Já a Eslovénia apresentou uma queixa à EBU em relação ao assunto: A supervisora do PZE, a escolha sérvia para a Eurovisão, disse também o seguinte: A EBU emitiu um comunicado a dizer que iria analisar os incidentes que envolveram “algumas delegações”, sem mencionar nenhuma em específico. Não fico chocado se de facto houver para o ano pressão para deixar a Kan de fora. As emissoras não se queixaram este ano porque regra geral há um consenso europeu de "tolerar" participações israelistas, mas a verdade é que tal deixou um after-taste que muito provavelmente chegará à próprias administração de muitos SPs membros da UER. Ironicamente, ao querer forçar a participação de Israel, a UER pode seriamente ter comprometido a participação desse país em futuros ESCs. Isto, claro está, se os SPs e as delegações entretanto não sofrerem de amnésia colectiva para o ano que vem. 1 Citar
InesMig Postado 14 de maio 2024 Postado 14 de maio 2024 https://www.instagram.com/p/C66W2fRMe0q/ 1 Citar
Sylvester Postado 14 de maio 2024 Postado 14 de maio 2024 (editado) O grande problema foi a falta de coragem dos artistas e dos países. "Ai, eu quase desisti" "Ai, eu quase boicotei" "Ai, não concordo nada com a presença de Israel, estive a pensar se ia mesmo ao festival e afinal vou". No final de contas, nenhum país ou artista deixou de ir ao festival, ou desistiu dele a meio. Mesmo com Israel lá presente e a ter um comportamento persecutório com outros artistas. Como querem pressionar a EBU para expulsar Israel se as queixas e ameaças de boicote ficam só nas intenções? Como querem ser levados a sério? Editado 14 de maio 2024 por Sylvester 1 Citar
Ruben Postado 14 de maio 2024 Autor Postado 14 de maio 2024 há 42 minutos, Sylvester disse: O grande problema foi a falta de coragem dos artistas e dos países. "Ai, eu quase desisti" "Ai, eu quase boicotei" "Ai, não concordo nada com a presença de Israel, estive a pensar se ia mesmo ao festival e afinal vou". No final de contas, nenhum país ou artista deixou de ir ao festival, ou desistiu dele a meio. Mesmo com Israel lá presente e a ter um comportamento persecutório com outros artistas. Como querem pressionar a EBU para expulsar Israel se as queixas e ameaças de boicote ficam só nas intenções? Como querem ser levados a sério? Não acho que tenha sido falta de coragem. Temos que ter em conta que os artistas assinam contratos com os respetivos canais de televisão e não podem simplesmente desistir sem arcar com as consequências (económicas e não só) disso mesmo. Convém também ter em conta que boa parte dos artistas não são um Slimane ou um Olly que têm já carreiras mais definidas e já tinham milhões de ouvintes antes do concurso. A Eurovisão, com todos os seus defeitos, é um grande espaço de visibilidade nacional e internacional e muitos aproveitam isso mesmo. Basta pensar em artistas como Mimicat, Salvador Sobral e tantos outros que usaram o FdC para isso mesmo. Se um deles desistisse depois de assinar um contrato e depois do dinheiro investido, sem explorar outras alternativas junto com os respetivos HoD, seria desastroso para eles. Claro que a decisão de manter Israel com uma música apenas ligeiramente menos política que aquilo que planeavam inicialmente trazer merece ser condenada, mas a realidade é que, na altura de assinarem esses contratos, já era certo que Israel iria participar. Ainda assim, foi feito um comunicado ainda antes da Eurovisão assinado por alguns artistas (Iolanda, inclusivamente) a respeito da situação em Gaza e, à medida que a Eurovisão começou, pequenos gestos aqui e ali apareceram - mesmo com as limitações impostas. O que realmente mudou foi a maneira vergonhosa como a EBU tratou do assunto ao longo da semana passada. A delegação de Israel quebrou várias regras e os artistas/delegações fizeram aquilo que era suposto ser feito - queixaram-se à EBU. Honestamente, a não ser que fosse um caso extremo, também não acho que faria grande sentido gastar centenas de milhares de euros em custos de participação para depois desistir no último minuto. No entanto, o que agora se espera é exatamente essa atitude de confrontação para com a EBU e aí terás razão se realmente as delegações não exigirem mais para o ano. Como o @JDaman disse, o after-taste que ficou desta edição não poderia ter sido o pior depois de tudo o que se passou com a delegação israelita, mais a péssima gestão da desqualificação dos Países Baixos. Sabe-se já que a AVROTROS queixou-se duas vezes ainda antes da Eurovisão a respeito do ambiente vivido na semana passada (https://www.dutchnews.nl/2024/05/the-netherlands-complained-twice-about-eurovision-atmosphere/) e há cada vez mais artistas e delegações a surgirem com várias queixas. Agora só resta esperar por mudanças. 4 5 1 Citar
Duarte Postado 14 de maio 2024 Postado 14 de maio 2024 O televoto de Portugal totalmente medonho 2 2 Citar
Duarte Postado 15 de maio 2024 Postado 15 de maio 2024 And here we are, 2 top10 nos últimos 4 anos, e vencedores do melhor 9° e 10° lugar É uma questão de tempo até voltarmos a ganhar isto Também super interessante ver que, para os jurados dos favoritos, Portugal recebeu 12 pontos 2x e ainda ficamos pontuados em todos. 5 Citar
Pierre Ribeiro Postado 15 de maio 2024 Postado 15 de maio 2024 há 26 minutos, Duarte disse: And here we are, 2 top10 nos últimos 4 anos, e vencedores do melhor 9° e 10° lugar É uma questão de tempo até voltarmos a ganhar isto Também super interessante ver que, para os jurados dos favoritos, Portugal recebeu 12 pontos 2x e ainda ficamos pontuados em todos. Estamos a tornar-nos numa potencia eurovisiva, até já mandamos construir um novo aeroporto e um tgv para os receber na eurovisão 2030 em Lisboa ou Santa Maria da Feira 4 Citar
Ruben Postado 15 de maio 2024 Autor Postado 15 de maio 2024 Nem Malmö quer voltar a organizar a Eurovisão, em caso de uma vitória da Suécia Tbh, e mesmo julgando pela Eurovision Village ou a Turquoise Carpet super pobres comparado com Liverpool ou até mesmo Turim, acho que Malmö nem esta edição queria organizar 3 Citar
AndreRob Postado 15 de maio 2024 Postado 15 de maio 2024 há 1 minuto, Ruben disse: Nem Malmö quer voltar a organizar a Eurovisão, em caso de uma vitória da Suécia resta agora saber como é que a suiça vai lidar com isto no proximo ano... Esta irresponsabilidade não se pode repetir. 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 15 de maio 2024 Postado 15 de maio 2024 há 50 minutos, Ruben disse: Nem Malmö quer voltar a organizar a Eurovisão, em caso de uma vitória da Suécia Tbh, e mesmo julgando pela Eurovision Village ou a Turquoise Carpet super pobres comparado com Liverpool ou até mesmo Turim, acho que Malmö nem esta edição queria organizar essas tretas marketeiras do Eurovision Village ou da Turquoise Carpet por mim eram eliminadas de vez no necessário downsizing do concurso 1 Citar
JDaman Postado 15 de maio 2024 Postado 15 de maio 2024 há 54 minutos, Ruben disse: Nem Malmö quer voltar a organizar a Eurovisão, em caso de uma vitória da Suécia Tbh, e mesmo julgando pela Eurovision Village ou a Turquoise Carpet super pobres comparado com Liverpool ou até mesmo Turim, acho que Malmö nem esta edição queria organizar Houve malta finlandesa no Reddit que disse que ao início estavam chateados por terem perdido no ano passado, mas que só o facto de se terem liberto do shitshow deste ano os deixa com uma sensação de alívio que nunca imaginariam ter por esta altura no ano passado. Eu acho que grande parte dessa redução se deve a condições de segurança e tudo, mais uma vez, por causa de um certo país que forçou a participação, mesmo quando o momento não o estava a pedir. Há que saber ler a sala e a UER, a SVT e a Kan já deviam ter previsto que a partir do momento em que teria que haver reforço policial com polícias de países vizinhos e membros do Shin Bet a servirem de guarda-costas, que o esforço de ter Israel a concurso não valeria o mínimo a pena para o estrago que poderia causar. Se tanto, só virou a parte da opinião pública que estava contra a participação de Israel ainda mais contra Israel e deixou quem estava relativamente "sem opinião" no assunto com um certo amargo na boca. 1 Citar
Ruben Postado 15 de maio 2024 Autor Postado 15 de maio 2024 há 13 minutos, bacalhaucomnatas disse: essas tretas marketeiras do Eurovision Village ou da Turquoise Carpet por mim eram eliminadas de vez no necessário downsizing do concurso Não acho que a solução passa totalmente por aí. É uma promoção à cidade em si e também não deverá reduzir custos assim significativamente. Acho que, sobretudo, devem procurar mais patrocinadores para baixar os custos de participação e levar à participação de mais países. há 6 minutos, JDaman disse: Houve malta finlandesa no Reddit que disse que ao início estavam chateados por terem perdido no ano passado, mas que só o facto de se terem liberto do shitshow deste ano os deixa com uma sensação de alívio que nunca imaginariam ter por esta altura no ano passado. Eu acho que grande parte dessa redução se deve a condições de segurança e tudo, mais uma vez, por causa de um certo país que forçou a participação, mesmo quando o momento não o estava a pedir. Há que saber ler a sala e a UER, a SVT e a Kan já deviam ter previsto que a partir do momento em que teria que haver reforço policial com polícias de países vizinhos e membros do Shin Bet a servirem de guarda-costas, que o esforço de ter Israel a concurso não valeria o mínimo a pena para o estrago que poderia causar. Se tanto, só virou a parte da opinião pública que estava contra a participação de Israel ainda mais contra Israel e deixou quem estava relativamente "sem opinião" no assunto com um certo amargo na boca. Acho que se safaram de boa, honestamente. Aliás, não deixa de ser irónico que o próprio Martin Österdahl estava super contente que a Suécia - o seu país natal - iria organizar num ano de aniversário da vitória dos ABBA e disse mesmo que seria um ponto de viragem depois dos problemas do palco de Turim e da inevitável não organização da Ucrânia. Acabou por ter um ano para esquecer e a duvido que a SVT também fique com boas memórias deste ano, ainda para mais depois da organização excelente que tiveram em 2016. Mas ainda bem que assim foi, caso contrário podíamos esquecer uma potencial saída de Israel do concurso. — Confirma-se entretanto a reunião da RTP com a EBU para clarificar vários problemas deste ano. A reunião foi assinada também pelas delegações da França, Espanha, Croácia e Noruega. https://eurovoix.com/2024/05/15/eurovision-2024-multiple-delegations-requests-meeting-with-ebu/ 4 Citar
Pimpolho Postado 15 de maio 2024 Postado 15 de maio 2024 A Marina Satti, inteligente, a surfar na onda de mediatismo do ESC para lançar um novo EP: Vão ouvir, está muito bom. Não percebo porque mais artistas não fazem o mesmo, não aproveitam esta borla... A Loreen, por exemplo, andou um ano inteiro só com a tattoo (e is it love) para agora lançar algo completamente underwhelming. 2 Citar
bacalhaucomnatas Postado 15 de maio 2024 Postado 15 de maio 2024 eu ainda estou para perceber o que foi aquela performance da Loreen na final. acho que ela deveria parar de se inspirar em museus de arte contemporânea rasca... 1 Citar
High5 Postado 16 de maio 2024 Postado 16 de maio 2024 há 19 horas, Pimpolho disse: A Marina Satti, inteligente, a surfar na onda de mediatismo do ESC para lançar um novo EP: Vão ouvir, está muito bom. Não percebo porque mais artistas não fazem o mesmo, não aproveitam esta borla... A Loreen, por exemplo, andou um ano inteiro só com a tattoo (e is it love) para agora lançar algo completamente underwhelming. A Iolanda também lançou um novo single no último dia da Eurovisao 1 Citar
eduu Postado 16 de maio 2024 Postado 16 de maio 2024 Pergunta: o que é que o Europarque tem para conseguir receber um ESC? Citar
VTL Postado 16 de maio 2024 Postado 16 de maio 2024 58 minutes ago, High5 said: A Iolanda também lançou um novo single no último dia da Eurovisao Acho que ainda vai lançar. Porque no TIDAL não está. Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.