Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2022


Ruben

Posts Recomendados

há 1 minuto, Dafiel disse:

E essa a grande e das poucas falhas que tenho apontar do trabalho da delegação portuguesa desde o revamp histórico de 2017 , e comparar os FdC até 2015 (expecto o de 2010) , e depois de 2017 e algo que esta a anos luz de distancia.

se calhar o problema é os baladeiros da Antena1 e os hipsters da Antena3 recusarem-se a participar num mesmo concurso com os pimbas nacionais, por uma questão de prestígio. mas depois vão à Eurovisão e pisam o mesmo palco dos pimbas internacionais... :question:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixa de ser curioso, Reino Unido e Espanha esteve na mó de baixo nos últimos anos e a França bem colocada, este ano ficou tudo ao contrário :mosking: Menos a Alemanha que continua flop. 

Amei os 0 pontos do televoto pra Suíça, era o meu "ódio" deste ano, devia estar no top bottom, no lugar da Republica Checa!

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Duarte com D disse:

Agora quanto aos 12 pontos de Portugal para Espanha e ela retribuir com 0 pontos, amei ver. :clapping: Para  ver se acordamos para a vida e paramos de lhes dar sempre as nossa pontuações mais altas pois eles nem retribuem. :sleep:

Ultimamente, isso já não acontece com tanta frequência. A última vez que um porta-voz português deu 12 pontos a Espanha foi em 2012.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu achei que o Nuno Galopim estava um pouco aborrecido e monocórdico. É óbvio que falta o Malato.

É verdade que tem uma cultura fantástica do que diz respeito à Eurovisão, mas acho que merecíamos um relato um pouco mais vivo. Tivemos uma boa música, muito bem pontuada no júri, faltava um pouco de emoção.

Mas pronto, ele já tem muitos anos disto e se calhar não estava com muita paciência para o ""electro pop dançável / hip-hop comercial e outras expressões à estilo 'bitch please' "".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto imenso do FdC como está. É verdade que não valoriza o pimba, mas pessoalmente não me faz falta, por isso não me chateia muito, ainda que esteja a ignorar uma parte significativa da cultura portuguesa. Se calhar é por estar farto de pimba na televisão portuguesa que não me faz diferença :ph34r: E gosto de que dê voz a artistas novos e géneros que nem sabia que eram feitos em Portugal. Nesta edição descobri e deitei para os Pepperoni Passion :haha: Nem gostei muito da música do FdC, mas fui vasculhar outras músicas deles e há cada pérola :rofl: Eu sinto que mesmo desde 2017 o FdC tem melhorado e tem ganho variedade, neste caminho acho que podemos chegar a proposta mais alegres e próximas do "pimba" e conseguir ter um momento rico e completo musicalmente. Lembro-me de não ter achado o FdC de 2017 assim tão bom, ainda que melhor que anteriores, e de 2017 para cá acho que houve de facto uma bela evolução.

  • Gosto 8
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Maria Patiño disse:

Eu achei que o Nuno Galopim estava um pouco aborrecido e monocórdico. É óbvio que falta o Malato.

É verdade que tem uma cultura fantástica do que diz respeito à Eurovisão, mas acho que merecíamos um relato um pouco mais vivo. Tivemos uma boa música, muito bem pontuada no júri, faltava um pouco de emoção.

Mas pronto, ele já tem muitos anos disto e se calhar não estava com muita paciência para o ""electro pop dançável / hip-hop comercial e outras expressões à estilo 'bitch please' "".

Poderiam era escolher outro nome em vez do Malato. Já tivemos comentadores a fazer melhor trabalho, como a Sílvia Alberto, por exemplo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É vergonhoso alguém estar a fazer juízos de valor em relação às músicas apresentadas e fazer comparações baseadas em algo tão pessoal quanto a sua opinião. Para ser um bom profissional não adianta só saber pronunciar o nome dos cantores escandinavos todos mas sim ter algum imparcialidade ao comentar os espetáculos. O Galopim esteve mal, muito mal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, tjspy disse:

Eu gosto imenso do FdC como está. É verdade que não valoriza o pimba, mas pessoalmente não me faz falta, por isso não me chateia muito, ainda que esteja a ignorar uma parte significativa da cultura portuguesa. Se calhar é por estar farto de pimba na televisão portuguesa que não me faz diferença :ph34r: E gosto de que dê voz a artistas novos e géneros que nem sabia que eram feitos em Portugal. Nesta edição descobri e deitei para os Pepperoni Passion :haha: Nem gostei muito da música do FdC, mas fui vasculhar outras músicas deles e há cada pérola :rofl: Eu sinto que mesmo desde 2017 o FdC tem melhorado e tem ganho variedade, neste caminho acho que podemos chegar a proposta mais alegres e próximas do "pimba" e conseguir ter um momento rico e completo musicalmente. Lembro-me de não ter achado o FdC de 2017 assim tão bom, ainda que melhor que anteriores, e de 2017 para cá acho que houve de facto uma bela evolução.

Uma coisa mais mexida não tem de ser necessariamente pimba. Gostava que Portugal levasse o Richie Campbell ou o Mishlawi à Eurovisão. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Verde disse:

O Conan Osíris merecia ter ido à final.

Telemóveis ainda hoje é uma das favoritas dos fãs internacionais. Muitos, muitos mesmo, consideram injusta a sua não-classificação.

Ainda maior a injustiça, quando se compara com o Say nanana de San Marino, que nos passou à frente... Até hoje ainda não acredito...

Já andariam os hackers a causar confusão?!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, RPSG disse:

Não me parece que a EBU tenha anulado o voto de SEIS países só por causa dos 12 pontos. Devem ter feito marosca mais grave...

Um dos canais estatais diz que, de acordo com fontes próximas, esses seis países poderiam ter - de facto - feito marosca:

https://www.vrt.be/vrtnws/nl/2022/05/15/verdachte-jurystemmen-in-6-landen-op-songfestival-organisator-e/

https://eurovoix.com/2022/05/15/eurovision-2022-vrt-juries-vote-each-other/

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ziWBJFz.jpg

Também, por aqui, os Kalush Orchestra foram os mais votados para vencer a Eurovisão.

Resultados completos:

Spoiler

spacer.png

---

Falando agora um pouco dos resultados em si:

A vitória da Ucrânia é justa, no sentido em que o vencedor da Eurovisão é muitas vezes escolhido tendo em conta a circunstância em que a música é enviada. Não podemos simplesmente separar a nossa mente de tudo o que se passa e achar "bem, vou votar por esta música, associado a este país, unicamente pela qualidade". A política e a atualidade rodeia-nos e não pode ser separada; tal como muitas vezes, vencedores de talent-shows e reality-shows estão influenciados pelas histórias que os trouxeram. Não sei se já viram o vídeo de Stefania, que foi lançado só agora para não acusarem (ainda mais) a Ucrânia de estar a politizar o concurso, mas é um murro no estômago:

Isto porque a realidade é que nós podemos criticar que Espanha e o Reino Unido não venceram porque a Ucrânia levou todos os pontos do televoto (12 pontos de 28 países) no conforto das nossas casas; os ucranianos tiveram esta vitória, depois de meses de horror, e agora voltam para aquilo que tem sido a realidade deles desde fevereiro. Se as pessoas (porque foi o televoto que deu a vitória à Ucrânia, não o júri; o júri poderia ter colocado a Ucrânia em 19º lugar que iriam ganhar na mesma) quiseram mostrar o apoio por isso, estão mais que no direito deles.

Anyway, de volta aos resultados:

Muito contente pela soninho que conseguiu o nosso 3º melhor resultado de sempre e o 2º melhor resultado este século. Quem diria que afinal a nossa opinião não reflete a opinião de toda a gente, não é? Excelente resultado no júri, resultado decente no televoto, ainda para mais tendo em conta a running order. Já o disse há uns dias, volto a dizer: estas idas à final contribuem - e muito - para adquirirmos um gosto pela Eurovisão. É um processo lento, mas é um processo que tem dado os seus frutos e que se mostra também no Festival da Canção, que está cada vez mais diverso, com mais qualidade e mais popular a nível interno (não me refiro, de todo, a audiências, mas online e nas plataformas de streaming/rádios).

Se Espanha merecia vencer? Merecia. Foi um Chanelazo e eu amei. E meio que queria que a Eurovisão fosse já aqui ao lado para poder ir. :read: Reino Unido incrivelmente bem também e mereceu aquele top 3.

A minha Brividi ficou em 6º lugar, o que não foi mau. Preferia um top 5, mas 6º lugar para o país anfitrião é só o melhor resultado desde 2016; ironicamente, a última vez que Itália teve uma música fora do top 10 foi também em 2016. Sérvia em 5º foi merecidíssimo.

Triste pela República Checa, where are you nooooooow ali arrasadinha porque atuou em 1º. :triste_teresa: Também queria que os Países Baixos ficassem no top 10, mas ali entre a Espanha e a Ucrânia, coitada da S10. Chocado com o televoto da Lituânia, mas amo.

O Azerbaijão passou à final com 0 pontos do televoto, putz :manas: E Moldávia ali no top 10 porque arrasaram depois daquele snoozefest entre Alemanha e eles, oof. 

França, aquele bop trucidado em penúltimo, que roubalheira :triste_teresa:  E mort que a Alemanha não teve zero pontos, já estava pronto kkkk

  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, tjspy disse:

Eu gosto imenso do FdC como está. É verdade que não valoriza o pimba, mas pessoalmente não me faz falta, por isso não me chateia muito, ainda que esteja a ignorar uma parte significativa da cultura portuguesa. Se calhar é por estar farto de pimba na televisão portuguesa que não me faz diferença :ph34r: E gosto de que dê voz a artistas novos e géneros que nem sabia que eram feitos em Portugal. Nesta edição descobri e deitei para os Pepperoni Passion :haha: Nem gostei muito da música do FdC, mas fui vasculhar outras músicas deles e há cada pérola :rofl: Eu sinto que mesmo desde 2017 o FdC tem melhorado e tem ganho variedade, neste caminho acho que podemos chegar a proposta mais alegres e próximas do "pimba" e conseguir ter um momento rico e completo musicalmente. Lembro-me de não ter achado o FdC de 2017 assim tão bom, ainda que melhor que anteriores, e de 2017 para cá acho que houve de facto uma bela evolução.

Além de que agora o FdC tem uma identidade própria e um prestígio internacional (claro que a vitória em 2017 ajudou e não sei se sem isso este rumo continuaria por tanto tempo, mas não só). Nos vídeos, redes sociais e websites, muitos fãs eurovisivos estrangeiros têm vindo a referir que já não veem como apenas mais uma final nacional e que já estão à espera a cada ano de FdC de um nível de qualidade, diversidade e sonoridade muito particulares. 

Penso que agora o principal desafio de Portugal na Eurovisão é saber como apelar às massas sem perder esse status a que já habituamos a Europa. Se já está mais ou menos assente que se levarmos algo bem executado e bem apresentado, conseguimos facilmente obter uns pontinhos jeitosos nos júris, em termos de pontos de televoto (e salvo a famosa excepção) e de apelo aos casual viewers, ainda estamos um pouco aquém e ainda algo dependentes das diásporas.  

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 11
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Manu Tenry disse:

Não deixa de ser curioso, Reino Unido e Espanha esteve na mó de baixo nos últimos anos e a França bem colocada, este ano ficou tudo ao contrário :mosking: Menos a Alemanha que continua flop. 

Amei os 0 pontos do televoto pra Suíça, era o meu "ódio" deste ano, devia estar no top bottom, no lugar da Republica Checa!

Mesmo... Também foi o meu ódio. Merecidos 0 pontos. 

Espanha perfeita! Partilho da euforia dos espanhóis pelo terceiro lugar. 

Maro com excelente resultado, mais um ano a construirmos uma óptima imagem para o país. 

Vi há pouco o vídeo clip da Ucrânia... Custou ver até ao fim, tivessem lançado antes e rebentavam com a escala dos pontos mas ainda bem que não fizeram para não soar a "aproveitamento". 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, LAboy 456 disse:

Um dos canais estatais diz que, de acordo com fontes próximas, esses seis países poderiam ter - de facto - feito marosca:

https://www.vrt.be/vrtnws/nl/2022/05/15/verdachte-jurystemmen-in-6-landen-op-songfestival-organisator-e/

https://eurovoix.com/2022/05/15/eurovision-2022-vrt-juries-vote-each-other/

Veremos que sanções vão aplicar.

Mais curioso é haver emissoras a pedir explicações à EBU/UER. :mosking:

Entretanto, Laura Pausini justificou a ausência durante parte da final:

https://www.escportugal.pt/2022/05/esc2022-laura-pausini-teve-uma-queda-da.html?m=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, RodrigoMarquês. disse:

A República Checa ficou em 4° na semi e na final fica em 22°... Que injustiça terem actuado em primeiro na final e ficarem com este resultado. 

Além da running order, a performance na final foi bem pior que a da semi tbm. Mas merecia mais, sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, RodrigoMarquês. disse:

Espanha já se ofereceu para fazer o festival do próximo ano. 

eu acho que se a Ucrânia n poder organizar deve ser o segundo lugar, portanto o UK (sendo tb um dos big)... mas a Espanha já anda meia louca para se aproveitar da situação. Não vi a mesma gula pela parte do UK. Podiam respeitar mais a Ucrânia e esperar que sejam eles e a ebu a avaliar o que pode ser ou não feito...

há 13 horas, FraisesSucrées disse:

Além de que agora o FdC tem uma identidade própria e um prestígio internacional (claro que a vitória em 2017 ajudou e não sei se sem isso este rumo continuaria por tanto tempo, mas não só). Nos vídeos, redes sociais e websites, muitos fãs eurovisivos estrangeiros têm vindo a referir que já não veem como apenas mais uma final nacional e que já estão à espera a cada ano de FdC de um nível de qualidade, diversidade e sonoridade muito particulares. 

Penso que agora o principal desafio de Portugal na Eurovisão é saber como apelar às massas sem perder esse status a que já habituamos a Europa. Se já está mais ou menos assente que se levarmos algo bem executado e bem apresentado, conseguimos facilmente obter uns pontinhos jeitosos nos júris, em termos de pontos de televoto (e salvo a famosa excepção) e de apelo aos casual viewers, ainda estamos um pouco aquém e ainda algo dependentes das diásporas.  

já nem das diásporas estamos dependentes basta ver os televotos da suiça, frança e UK... já para não falar da vergonha aqui da chafarica do lado... se é para ter votos tem de ser algo mais consensual e que me desculpem mas a votação do televoto na Maro não me surpreendeu mesmo nada... aquilo foi muito bonito mas esquecível ao fim de 3 ou 4 canções...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 2011, em vez de termos levado a Filipa Azevedo, música sonolenta como é costume de Portugal, a justa vencedora seria a Catarina Pereira, com Chama Por Mim, ou seja 11 anos antes da Chanel ter levado o mesmo género de música. 

Nós temos que aproveitar os palcos, efeitos, o século XXI que vivemos, e não ser quase sempre o mesmo estilo de música. Se este ano, não fosse a crise da Ucrânia, o taco a taco entre Reino Unido e Espanha, poderia ter sido totalmente diferente. 

 

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

saudade, saudade entrou no top 200 do Spotify UK em 102.º lugar, com mais de 69 mil streams.

Spoiler

Outras canções da Eurovisão no top:

#1 Spaceman

#14 Stefania

#30 Give that wolf a banana

#44 Hold me closer

#49 SloMo

#96 Brividi

#104 Trenuletul

#113 De Diepte

#128 In corpore sano

#152 Die together

#198 Sentimentai

#199 River

A música Grace Kelly do Mika e Supermodel dos Maneskin também estão no top, em #87 e #58, respetivamente. Para além disso, I Wanna Be Your Slave e Beggin dos Maneskin voltaram a entrar em #160 e #153.

No top global temos:

#38 Stefania

#77 Spaceman

#85 SloMo

#105 Hold me closer

#117 Give that wolf a banana

#122 Brividi

#128 De diepte

saudade, saudade aparece ainda no Top 200 da Lituânia (#3), Letónia (#6), Estónia (#7), Islândia (#12), Finlândia (#30), Suécia (#30), Noruega (#52), Bélgica (#61), Suíça (#63), Países Baixos (#70), Ucrânia (#75), Alemanha (#88), Áustria (#105), Dinamarca (#114), Itália (#114), Espanha (#134), Polónia (#144) e Grécia (#162). Em Portugal ascende a #2 com mais de 39 mil streams.

Editado por Pimpolho
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...