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Cinema


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Ainda sobre o The Lion King:

 

há 2 minutos, Johnman disse:

8/10 é difícil. Avengers e Lion King irão puxar o Last Jedi e o Fallen Kingdom para fora do top 10, e depois falta um terceiro para puxar o Deathly Hallows para fora da lista e fazer 8/10 para a Disney. Só mesmo o Episódio IX ou o Frozen 2, mas eu duvido em ambos os casos - o Ep. IX pode crescer em bilheteria na América, mas irá descer do TLJ no resto do mundo (e já agora, @Bloody, as pessoas não gostaram do Last Jedi e a sua bilheteria foi uma desilusão, portanto Ep. IX tem muito que fazer para recuperar a confiança da audiência geral; eu pessoalmente gostei, mas o filme não agradou muita gente); Frozen 2 pode subir do Frozen e falhar na mesma, e não seria muito surpreendente se descesse, já que o primeiro foi tão gigantesco que pode ter atingido logo o máximo que podia.

E de qualquer das formas, acho que seria um bocadinho monopólio a mais se a Disney tivesse 8/10, eu gosto que os outros tenham um pedaço do bolo :rofl:  Mas também gosto da possibilidade da Marvel ter metade da lista só para si (Avengers 1-4 e Black Panther), é assim o sucesso ?

Foi uma desilusão, porquê? Passou os 1,3 biliões e foi o mais visto em 2017... Não acho que tenha sido assim tão mau. :P 

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há 1 minuto, Bloody disse:

Ainda sobre o The Lion King:

 

Foi uma desilusão, porquê? Passou os 1,3 biliões e foi o mais visto em 2017... Não acho que tenha sido assim tão mau. :P 

Pois, claro que superficialmente não há nada de errado com o que o Last Jedi fez, né :p? Mas, como fã hardcore de acompanhar o box office, eu digo-te que as expetativas eram notavelmente mais altas. O filme devia ter feito pelo menos 1.5 mil milhões, talvez 1.7 ou 1.8, e acabou por cair bem abaixo do esperado, especialmente na América do Norte... aliás, mundialmente, perdeu por volta de 700 milhões em relação ao seu antecessor. Sabes quantos filmes ultrapassaram 700 milhões este ano no seu total? Somente sete, neste momento (deverá aumentar para dez com Aquaman e pelo menos um entre Mary Poppins Returns e Ralph Breaks The Internet, possivelmente doze se conseguirem ambos esses e o Fantastic Beasts 2, que neste momento não parece que terá potência para chegar lá mas pode ainda surpreender). Vale a pena mencionar que, em termos de resultados finais, o Last Jedi caiu 35.5% daquilo que o Force Awakens fez.... comparativamente, três outras sequelas de filmes que fizeram mais de 1.5 mil milhões - Age of Ultron, Fallen Kingdom e Fate of the Furious - cairam apenas 7.4%, 21.9% e 18.3% respetivamente aos seus originais. Quanto maior o tombo, maior o sinal de fraqueza de "pernas" (o termo usado para o poder de atrair pessoas a reverem o filme em cinemas; um filme com mais 'pernas' fica mais tempo em salas de cinema e tem muito mais indicação de receção positiva pela audiência), e o Last Jedi não teve "pernas" excepcionais. Até porque, mesmo sendo um filme lançado na época festiva em dezembro, não conseguiu fazer o mínimo que filmes lançados na época festiva devem sempre fazer - conseguir ter um total de bilheteria que seja 3x maior que o resultado do fim-de-semana de abertura, porque a época festiva é quase uma mini temporada de verão e as "pernas" costumam ser sempre muito acima da média para qualquer filme que abra neste período, independentemente do tamanho do resultado de abertura. E sempre que se fala no Last Jedi, parece que a internet entra em guerra civil sobre o filme :rofl:  O filme alienou fortemente a fanbase do Star Wars, e tanto a receção a este filme como a proximidade demasiado fechada entre os dois no calendário foram ambas grandes razões pela qual o Solo flopou à grande (este nem estará no top 20 mundial de 2018, no final de todas as contas).

Não digo que Ep. IX não vá fazer ótimos resultados, de certeza que irá ultrapassar a marca de 1 bilhão e poderá subir do Last Jedi, mas é um caminho duro para lá chegar.

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há 5 minutos, Johnman disse:

Pois, claro que superficialmente não há nada de errado com o que o Last Jedi fez, né :p? Mas, como fã hardcore de acompanhar o box office, eu digo-te que as expetativas eram notavelmente mais altas. O filme devia ter feito pelo menos 1.5 mil milhões, talvez 1.7 ou 1.8, e acabou por cair bem abaixo do esperado, especialmente na América do Norte... aliás, mundialmente, perdeu por volta de 700 milhões em relação ao seu antecessor. Sabes quantos filmes ultrapassaram 700 milhões este ano no seu total? Somente sete, neste momento (deverá aumentar para dez com Aquaman e pelo menos um entre Mary Poppins Returns e Ralph Breaks The Internet, possivelmente doze se conseguirem ambos esses e o Fantastic Beasts 2, que neste momento não parece que terá potência para chegar lá mas pode ainda surpreender). Vale a pena mencionar que, em termos de resultados finais, o Last Jedi caiu 35.5% daquilo que o Force Awakens fez.... comparativamente, três outras sequelas de filmes que fizeram mais de 1.5 mil milhões - Age of Ultron, Fallen Kingdom e Fate of the Furious - cairam apenas 7.4%, 21.9% e 18.3% respetivamente aos seus originais. Quanto maior o tombo, maior o sinal de fraqueza de "pernas" (o termo usado para o poder de atrair pessoas a reverem o filme em cinemas; um filme com mais 'pernas' fica mais tempo em salas de cinema e tem muito mais indicação de receção positiva pela audiência), e o Last Jedi não teve "pernas" excepcionais. Até porque, mesmo sendo um filme lançado na época festiva em dezembro, não conseguiu fazer o mínimo que filmes lançados na época festiva devem sempre fazer - conseguir ter um total de bilheteria que seja 3x maior que o resultado do fim-de-semana de abertura, porque a época festiva é quase uma mini temporada de verão e as "pernas" costumam ser sempre muito acima da média para qualquer filme que abra neste período, independentemente do tamanho do resultado de abertura. E sempre que se fala no Last Jedi, parece que a internet entra em guerra civil sobre o filme :rofl:  O filme alienou fortemente a fanbase do Star Wars, e tanto a receção a este filme como a proximidade demasiado fechada entre os dois no calendário foram ambas grandes razões pela qual o Solo flopou à grande (este nem estará no top 20 mundial de 2018, no final de todas as contas).

Não digo que Ep. IX não vá fazer ótimos resultados, de certeza que irá ultrapassar a marca de 1 bilhão e poderá subir do Last Jedi, mas é um caminho duro para lá chegar.

Visto na tua prespetiva até percebo. Mas também temos que considerar que The Force Awakens foi a "novidade", o "regresso" da saga. Teve essa marca, e acredito que foi graças a ela que fez os números de fez. Inclusive, os episódios II e V também foram os que menos venderam nas respetivas trilogias (e logo o V, que é o mais aclamado). E o II teve um tombo similar ao Last Jedi, e o episódio III limar um bocado a descida.

O Last Jedi tem o 3º maior "box office" em termos de fins-de-semana de estreia de sempre, inclusive. Acredito que o descontentamento foi o que fez descer a bilheteria. Aliás basta ver no Metacritic a diferença entre críticos e público: https://www.metacritic.com/movie/star-wars-episode-viii---the-last-jedi. Eu continuo a gostar dele e não o acho tão horrível como a maior parte da fandom o pinta.

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há 13 horas, Bloody disse:

Visto na tua prespetiva até percebo. Mas também temos que considerar que The Force Awakens foi a "novidade", o "regresso" da saga. Teve essa marca, e acredito que foi graças a ela que fez os números de fez. Inclusive, os episódios II e V também foram os que menos venderam nas respetivas trilogias (e logo o V, que é o mais aclamado). E o II teve um tombo similar ao Last Jedi, e o episódio III limar um bocado a descida.

 O Last Jedi tem o 3º maior "box office" em termos de fins-de-semana de estreia de sempre, inclusive. Acredito que o descontentamento foi o que fez descer a bilheteria. Aliás basta ver no Metacritic a diferença entre críticos e público: https://www.metacritic.com/movie/star-wars-episode-viii---the-last-jedi. Eu continuo a gostar dele e não o acho tão horrível como a maior parte da fandom o pinta.

Pois, o Force Awakens foi um dos filmes mais antecipados de todos os tempos (acho que só mesmo o Phantom Menace parecia ter uma maior "mania" do que o Ep. VII), e foi um filme que, apesar de não ter sido muito arriscado - quase um remake do A New Hope, até - soube jogar as suas cartas pelo seguro e criar novas personagens e novos mundos memoráveis. Foi um crowdpleaser (ou um filme que agradou praticamente a todos). O Last Jedi dificilmente faria o mesmo que o Awakens, mas pedia-se bem mais do que fez. E a verdade é que teria feito muito mais se tivesse sido mais bem recebido pelo público, até porque, como tu disseste, teve o 3º maior fim-de-semana de sempre na América e, na altura, o 5º maior lançamento mundial de sempre para um filme, sem ter sido lançado em todos os seus mercados, até. Historicamente, todas as segundas partes de qualquer trilogia Star Wars foram as menos vistas, mas mesmo o Attack Of The Clones teve uma queda, em lucro mundial, de 34.8% em relação à bilheteria original (antes do re-lançamento em 3D) do Phantom Menace, uns 0.7% mais pequena que a do Last Jedi, e o AOTC é geralmente conhecido como o pior filme do Star Wars de sempre, para além de ter sido lançado no verão em vez de em dezembro, onde "pernas" são mais inconsistentes. Já o Empire Strikes Back caiu 26.5% do New Hope, sem reconsiderar os re-lançamentos que ambos tiveram em cinemas nas décadas seguintes. Claro que ambos Eps. IV and I não fizeram minimamente perto do mesmo que o Force Awakens fez, mas mesmo assim, o Last Jedi tinha tudo para se aproximar mais.

Eu acredito que o Ep. IX faça mais que o Last Jedi, mas de momento, é uma incerteza. E mesmo que faça, nada garanta que seja suficiente para chegar ao top 10 (claro que o Deathly Hallows 2 não está assim tão longe de bater, mas de qualquer forma, ainda é um número intimidante para um filme que quase de certeza irá ter uma descida em quase todos os seus grandes mercados devido à falta de confiança gerada na marca Star Wars após o Last Jedi e o Solo; mesmo que as "pernas" sejam positivas). Sinceramente, o facto que o Black Panther foi mais visto que o Last Jedi é quase inacreditável, para mim.

  • Gosto 1
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há 1 hora, Johnman disse:

Pois, o Force Awakens foi um dos filmes mais antecipados de todos os tempos (acho que só mesmo o Phantom Menace parecia ter uma maior "mania" do que o Ep. VII), e foi um filme que, apesar de não ter sido muito arriscado - quase um remake do A New Hope, até - soube jogar as suas cartas pelo seguro e criar novas personagens e novos mundos memoráveis. Foi um crowdpleaser (ou um filme que agradou praticamente a todos). O Last Jedi dificilmente faria o mesmo que o Awakens, mas pedia-se bem mais do que fez. E a verdade é que teria feito muito mais se tivesse sido mais bem recebido pelo público, até porque, como tu disseste, teve o 3º maior fim-de-semana de sempre na América e, na altura, o 5º maior lançamento mundial de sempre para um filme, sem ter sido lançado em todos os seus mercados, até. Historicamente, todas as segundas partes de qualquer trilogia Star Wars foram as menos vistas, mas mesmo o Attack Of The Clones teve uma queda, em lucro mundial, de 34.8% em relação à bilheteria original (antes do re-lançamento em 3D) do Phantom Menace, uns 0.7% mais pequena que a do Last Jedi, e o AOTC é geralmente conhecido como o pior filme do Star Wars de sempre, para além de ter sido lançado no verão em vez de em dezembro, onde "pernas" são mais inconsistentes. Já o Empire Strikes Back caiu 26.5% do New Hope, sem reconsiderar os re-lançamentos que ambos tiveram em cinemas nas décadas seguintes. Claro que ambos Eps. IV and I não fizeram minimamente perto do mesmo que o Force Awakens fez, mas mesmo assim, o Last Jedi tinha tudo para se aproximar mais.

Eu acredito que o Ep. IX faça mais que o Last Jedi, mas de momento, é uma incerteza. E mesmo que faça, nada garanta que seja suficiente para chegar ao top 10 (claro que o Deathly Hallows 2 não está assim tão longe de bater, mas de qualquer forma, ainda é um número intimidante para um filme que quase de certeza irá ter uma descida em quase todos os seus grandes mercados devido à falta de confiança gerada na marca Star Wars após o Last Jedi e o Solo; mesmo que as "pernas" sejam positivas). Sinceramente, o facto que o Black Panther foi mais visto que o Last Jedi é quase inacreditável, para mim.

Por acaso acho o Attack of the Clones melhorzinho que o Phantom Menace. :mosking: Este último tem a pior personagem de todas (o Jar Jar Binks), e todo o envolvimento político da saga foi super confuso. O Attack of the Clones sempre permitiu uma história mais fluída e interessante, e deu um desenvolvimento ao Boba Fett, que é das personagens que eu (e penso que o fandom) sempre quis ver mais contextualizada. Mas ambos, mesmo assim, acbam por ser fraquinhos. O Revenge of the Sith sempre foi melhor e conseguiu dar um pouco de salvamento à trilogia-prequela. 

Editado por Bloody
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há 26 minutos, Forbidden disse:

Ainda bem que o "E Tudo o Vento Levou" pisa nesses filmes todos e continua a ser o filme com maior bilheteira de sempre :heart:

Só se ajustares para incluir inflação de preços, e há que ter noção que quando fazemos isso, estamos a ignorar o facto que cinema épico era uma novidade na altura, e bilhetes eram infinitas vezes mais baratos na era da Grande Depressão na América do que são hoje.

Para além do que ajustes de inflação nem sempre acertam 100% em cheio. Por regra, os recordes são sempre detidos por filmes que fizeram mais dinheiro que os outros na sua altura, sem manhas. Com isso tudo dito, o Avatar é de longe o maior filme de sempre (2.8 mil milhões).

  • Gosto 1
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há 5 minutos, Johnman disse:

Só se ajustares para incluir inflação de preços, e há que ter noção que quando fazemos isso, estamos a ignorar o facto que cinema épico era uma novidade na altura, e bilhetes eram infinitas vezes mais baratos na era da Grande Depressão na América do que são hoje.

Para além do que ajustes de inflação nem sempre acertam 100% em cheio. Por regra, os recordes são sempre detidos por filmes que fizeram mais dinheiro que os outros na sua altura, sem manhas. Com isso tudo dito, o Avatar é de longe o maior filme de sempre (2.8 mil milhões).

Mas só tem sentido falar em números ajustando a inflação, visto que o preço dos bilhetes varia imenso consoante o tempo, a propria moeda muda. Ignorar isso é fazer marketing apenas, pois os filmes mais recentes estarão obviamente no topo devido ao preço do bilhete atual ser mais caro que no passado.

Não é o Avatar, é o E Tudo o Vento Levou, isso está nos recordes do Guiness.

http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/highest-box-office-film-gross-inflation-adjusted/

" Rising cinema ticket prices mean the all-time top-grossing movies are nearly all recent films. Although Gone with the Wind (USA 1939) took just US$393.4 million (then £88 million) at the international box office, in an inflation-adjusted list it comes top with a total gross of $3.44 billion. "

Editado por Forbidden
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há 1 minuto, Forbidden disse:

Mas só tem sentido falar em números ajustando a inflação, visto que o preço dos bilhetes varia imenso consoante o tempo, a propria moeda muda. Ignorar isso é fazer marketing apenas, pois os filmes mais recentes estarão obviamente devido ao preço do bilhete atual ser mais caro que no passado.

Não é o Avatar, é o E Tudo o Vento Levou, isso está nos recordes do Guiness.

http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/highest-box-office-film-gross-inflation-adjusted/

" Rising cinema ticket prices mean the all-time top-grossing movies are nearly all recent films. Although Gone with the Wind (USA 1939) took just US$393.4 million (then £88 million) at the international box office, in an inflation-adjusted list it comes top with a total gross of $3.44 billion. "

Exatamente por isso é que não faz sentido estar a falar de inflação. Porque um filme que saiu com preços mais baratos irá inevitavelmente vender mais bilhetes do que aqueles que saiem com preços mais caros (especialmente hoje em dia quando cada blockbuster tem formatos especiais, como o IMAX, o 3D, o 4DX, etc.). O preço e a venda de bilhetes são dois aspetos que se balançam um ao outro. Um é mais barato, mais bilhetes saiem; o outro é mais caro, menos bilhetes vendem-se mas cada bilhete faz maior valor. É injusto estarmos a dizer que só contam os preços inflacionados quando, na altura do Gone with the Wind, que ainda por cima foi um dos primeiros grandes épicos de ficção, cada bilhete custava 50 cêntimos ou 1 euro no máximo. Para além de que era uma seca e uma perda de potencial de marketing (como bem referiste) pensar que o mesmo filme era o mais visto de sempre já desde 1939, todas as coroas têm de mudar de rei ou rainha eventualmente, por isso inflação só serve para pensar "what if this and this came out today" quando há muitas variáveis que não se podem controlar. O Star Wars, se tivesse saído em 1939, se calhar tinha feito mais ainda que o Gone with the Wind em inflação; se o GwtW saísse hoje, não faço ideia o que teria feito.

E sim, eu sei que o Gone with the Wind é o maior baseado em ajustar para inflação. Estava a falar sem inflação.

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há 1 minuto, Johnman disse:

Exatamente por isso é que não faz sentido estar a falar de inflação. Porque um filme que saiu com preços mais baratos irá inevitavelmente vender mais bilhetes do que aqueles que saiem com preços mais caros (especialmente hoje em dia quando cada blockbuster tem formatos especiais, como o IMAX, o 3D, o 4DX, etc.). O preço e a venda de bilhetes são dois aspetos que se balançam um ao outro. Um é mais barato, mais bilhetes saiem; o outro é mais caro, menos bilhetes vendem-se mas cada bilhete faz maior valor. É injusto estarmos a dizer que só contam os preços inflacionados quando, na altura do Gone with the Wind, que ainda por cima foi um dos primeiros grandes épicos de ficção, cada bilhete custava 50 cêntimos ou 1 euro no máximo. Para além de que era uma seca e uma perda de potencial de marketing (como bem referiste) pensar que o mesmo filme era o mais visto de sempre já desde 1939, todas as coroas têm de mudar de rei ou rainha eventualmente, por isso inflação só serve para pensar "what if this and this came out today" quando há muitas variáveis que não se podem controlar. O Star Wars, se tivesse saído em 1939, se calhar tinha feito mais ainda que o Gone with the Wind em inflação; se o GwtW saísse hoje, não faço ideia o que teria feito.

E sim, eu sei que o Gone with the Wind é o maior baseado em ajustar para inflação. Estava a falar sem inflação.

Os bilhetes eram mais baratos mas os salários das pessoas também eram muito mais baixos, não estás a ter isso em consideração.  Tanto tem mais sentido falar na lista ajustada em inflação que aparecem filmes de várias décadas diferentes, sem ser ajustada a lista só mostra filmes recentes e ignora todos os sucessos do passado.

  • Gosto 2
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há 20 minutos, Forbidden disse:

Os bilhetes eram mais baratos mas os salários das pessoas também eram muito mais baixos, não estás a ter isso em consideração.  Tanto tem mais sentido falar na lista ajustada em inflação que aparecem filmes de várias décadas diferentes, sem ser ajustada a lista só mostra filmes recentes e ignora todos os sucessos do passado.

Não nego isso, mas de qualquer forma, não muda o facto que um bilhete custava 50 cêntimos quando hoje custam bem mais de 10 dólares. Normal que, mesmo em alturas de salários baixíssimos, o apelo a gastar esse dinheiro - especialmente na Grande Depressão, quando escapismo era um conceito enfraquecido - é maior, porque é muito menos dinheiro que se gasta e o valor tinha sido provado pela palavra de que o filme era apaixonante e tal. E no que toca ao teu último ponto, não é verdade porque o Titanic é o segundo maior filme de sempre e ainda há alguns sobreviventes dos anos 90 (Jurassic Park, Lion King, Phantom Menace para nomeiar alguns) - sim, anos 90 também não é muito velho, mas não é exatamente ontem à tarde - e, de qualquer forma, não se nega a existência dos sucessos do passado. Simplesmente, todos os recordes têm de ser substituídos, e com o passar dos anos, a fasquia tem-se elevado cada vez mais. É assim que as coisas funcionam: com o tempo, novas tecnologias e novos feitos são conseguidos. Hoje em dia, celebramos aqueles que chegam a 2 mil milhões; daqui a 10 anos, celebraremos aqueles que chegam aos 3 mil. Não podemos ficarmo-nos pelo "olha, aquele filme vendeu muito mais bilhetes em 1939 apesar dos preços serem 10x mais pequenos na altura, portanto ele foi o mais visto". Podemos usar inflação para ter uma ideia daquilo que os filmes de alturas diferentes fariam hoje, mas não podemos saber ao certo, nem podemos celebrar apenas esse tipo de sucessos.

Ninguém nega que aquilo que o Gone with the Wind fez é inacreditável e que ainda hoje ser o maior filme de sempre com ajuste para inflação não deixa de ser um feito enorme, mas os tempos eram radicalmente diferentes e cinema era visto de forma radicalmente diferente. Filmes hoje em dia têm maior demanda em abertura, no passado eram uma coisa de maior longevidade; filmes hoje em dia tendem a ser de maior sucesso se forem de ação ou de ficção científica, no passado eram musicais, westerns, de guerra, etc...... são décadas e épocas muito diferentes, e por isso é que compará-las diretamente não é assim tão simples. Não concordo de todo com a mentalidade de que só inflação é que conta a sério. Mas pronto, percebo porque pensas assim, simplesmente acho que é difícil concordar devido às situações epicamente diferentes entre o princípio do século XX e agora.

EDIT: Ah, e outra coisa: o GwtW teve vários re-lançamentos em cinema durante todo o século XX para ajudá-lo a manter o recorde de filme mais visto de sempre nos seus primeiros anos/décadas. Portanto, nem todo o dinheiro que fez foi no lançamento original do filme.

Editado por Johnman
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Alguém daqui viu o Grinch? Ninguém? Pois eu não tenciono ver e com justa razão: é um filme da Illumination Entertainment, que existe para esbanjar dinheiro, e que copiou o formato do Gru para uma personagem de um dos especiais de Natal mais adorados dos EUA e que nunca deu em Portugal.

O vídeo em cima fala um pouco sobre as adaptações do livro do Grinch e outras adaptações do autor. A dada tura começa a falar sobre a Illumination que, para mim, é dos piores estúdios de animação como a Blue Sky é para a Fox.

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há 2 horas, João 94 disse:

 

A Marvel costuma fazer posters tão bons, e agora lança isso que parece fanmade. :unsure:

Eu queria era o trailer de A4 porra, andavam a dizer que ia sair esta semana, mas pelos vistos era o segundo de Captain Marvel que NINGUÉM PEDIU. :ireful: 

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