Jump to content

Recommended Posts

  • 2 months later...
Posted

A televisão 'fast food'

por NUNO AZINHEIRA

Uma das respostas-tipo dos jovens apresentadores, questionados em entrevistas sobre que programa gostariam de apresentar, é "um talk show com convidados, onde se possa conversar e receber gente com histórias para contar". Há uns que até sonham com "um talk show em horário nobre", ou com um "programa de autor, com nome próprio".

E depois há casos de gente que dá poucas entrevistas, que não se mete em bicos de pés, que faz opções de vida e de carreira, e que faz o seu trabalho com a dignidade silenciosa de quem, por prazer, se entrega ao que gosta. Não interessa se é em horário nobre, se tem nome próprio, se é para muitos ou poucos espectadores. É para o que é, com o mesmo empenhamento, com a mesma vontade.

Fernanda Freitas, na RTP2, e Adelaide de Sousa, na SIC Mulher, são dois destes casos. Duas mulheres cultas, que sabem do que falam e com quem falam, que deixam a conversa correr, agradável, serena, sem concessões.

A primeira é um caso paradigmático: deixou a SIC há cinco anos, o frenesi da televisão privada, pelo serviço público de Sociedade Civil, onde cumpre uma missão que a televisão de hoje se esqueceu que é também a sua.

A segunda acaba de estrear Entre Nós, um programa de conversas saborosas com "gente que tem histórias para contar".

Fernanda Freitas e Adelaide de Sousa podiam estar a trabalhar para um público mais vasto, com mais meios e melhores condições contratuais. Mas ambas sabem que é fora das lógicas concorrenciais que o prazer de uma conversa se sublima.

A televisão generalista deixou de ser um salão de chá, onde se está por prazer. A televisão generalista é um imenso fast food. Entra-se, come-se a correr e sai-se para dar lugar a outro...

Ora nem mais. Subscrevo.

  • 1 month later...
Posted

Informação: RTP1 ou SIC Notícias

Sempre tive uma preferência pela SIC, mas agora, indiscutivelmente o Cabo é quem me oferece aquilo que quero.

Posted

Informação sigo muito mais a RTP e a SIC... De resto, vou vendo por alto um ou outro programa. Tenho o péssimo vício de estar sempre a mudar de canal.

Mas definitivamente, consumo muito mais os canais do Cabo. Principalmente à tarde e à noite.

  • 4 weeks later...
Posted

Novelas Brasileiras: Viver a Vida; Páginas da Vida; A Favorita; Duas Caras; Cobras & Lagartos; Senhora do Destino; Araguaia (por ordem de gosto)

Novelas Portuguesas: Laços de Sangue; Vingança; Rosa Fogo; Podia Acabar o Mundo; Ninguém Como Tu; Tempo de Viver; Amanhecer (por ordem de gosto)

E tu?

Posted

Novelas Brasileiras: Roque Santeiro, Historia de Amor, Mulheres de Areia, Proxima Vitima, Belissima, Por Amor

Novelas Portuguesas: Cinzas, Laços de Sangue,Roseira Brava, Saber AMar, Vingança

Posted

Eu acho que já havia um tópico acerca disto! xD

Brasileiras: Anjo Mau, Explode Coração, As Filhas da Mãe, Chocolate com Pimenta, Alma Gémea, A Indomada, O Cravo e a Rosa, Cobras & Lagartos, A Favorita, Celebridade (deve haver mais que agora não me lembro...)

Portuguesas: Vingança, Laços de Sangue

Posted

Brasil: Duas Caras, Páginas da Vida e A Favorita

SIC: Laços de Sangue e Vingança

TVI: Ninguém como Tu, Tempo de Viver, Mundo Meu, Doce Fugitiva e Anjo Selvagem

Posted

O meu canal favourito é a TVI. Acho o melhor canal. A SIC agora também subiu na minha consideração com a novela Laços de Sangue ;) Mas de resto, só vejo Rebelde Way e Lua Vermelha da Sic!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...