Jump to content

Na Corda Bamba


Fernando

Posts Recomendados

No geral, foi um final "meh". Um pouco como a segunda temporada em geral. TDV e mesmo Sedução tiveram finais mais empolgantes.

Houve algumas coisas que não gostei, por exemplo tudo bem que em todas as outras mortes, foram dadas como acidentais e arquivadas. Mas no caso da Xana não, ela para toda a gente está desaparecida há mais de um ano. Pensei que resolvessem esse caso, ou pelo menos termos a dica que andam a investigar. Pela cena em si parece que a São ta tipo "não sei da minha filha há um ano mas fazer o quê? Life goes on." 

A 2ª temporada teve vários erros. Tudo bem que sem o Pipo as coisas têm que dar uma viravolta, mas acho que os plots introduzidos não foram bem escolhidos. E as revelações foram um pouco mal espalhadas. A história do Gabriel deveria ter sido resolvido no máximo a meio da temporada, e focavam o resto na embrulhada da Alice - se bem que dificilmente esta revelação seria salva porque os personagens introduzidos não captaram a minha empatia e interesse, e achei tudo um bocado rebuscado.

E depois, acho que a Lúcia e o Pipo terem cometidos tantos crimes perfeitos, com a maioria dos personagens sabendo que pelo menos um deles esteve envolvido no desaparecimento destas pessoas, acho pouco provável que pelo menos um deles não tenha sido desvendado. Só se a polícia for mesmo completamente incompetente e nunca tenha encontrado nenhuma pista em nenhum dos casos. Especialmente quando tantos crimes apontavam para o casal vilão, acho que teriam feito um esforço extra para encontrar uma prova. 

Fiquei desiludido também do facto da violação da Lúcia pelo Mário, que lhe causou um aborto, tenha ficado na gaveta praticamente até ao ultimo episódio. E apesar de ter gostado da cena com a Fernanda, a Lúcia personagem merecia um grande embate e revelação de toda a verdade, com a Fernanda a constatar que ela dizia a verdade. Assim a Fernanda acabou mesmo mal na fotografia, e o Mário ficou a rir-se na cara da Lúcia até ao fim.

Achei o final da Olívia engraçado, mas sinceramente acho um pouco estranho ela ter feito um 180 em apenas um ano. Mais depressa a via a fazer contrabando de artigos de luxo :lol: Achei a redenção muito repentina, até porque ela não se redimiu de tudo o que fez. Mesmo nesta segunda temporada, ajudou a Sara por interesse próprio, e sempre tentou fugir com o rabo à seringa. Mesmo no caso do Pipo viu que ele desmaiou, pensou que tinha morrido, e fugiu da cena. Acho que a cena do TEDTalk fazia mais sentido se depois mostrassem uma cena onde ela subornava ou ganhava algum tipo de guito com essas conferências, mostrando que ela continuava a mesmo corrupta de sempre.

O final da Lúcia foi bastante vago, não se entende se ela estava em modo Ofélia, ou se apenas estava a trabalhar lá. Acho que é suposto ser aberto a interpretações, mas não sei, soube-me a pouco o final dela. Esperava algo mais rebuscado. Ela ter matado o Pipo faz todo o sentido a partir do momento em que percebemos que alguém lhe tinha provocado um ataque cardíaco, mas eu sempre achei que a louca da Leonor tinha sido a culpada. Acho que teria sido uma cena com mais impacto. Não que seja muito surpreendente porque muito pensámos na Leonor, mas era mesmo para ver um ultima loucura da Leonor em cena. 

O casal Leo/Gabriel foi giro finalmente terem um beijo, mas poderia ter acontecido há bem mais tempo. Achei que nesta temporada finalmente assumissem a relação, mas depois foram ter 2 namoradas que eu pensei que a curte deles tivesse sido apenas isso e nunca terminariam juntos. Acho que teria feito mais sentido terem terminado a novela como amigos, porque assim parece que o sentimento veio do nada, principalmente o beijo vir depois dum "a minha mãe matou o teu pai". 

De resto, apesar de por vezes ser dificil de assistir a uma temporada mais murcha, completamente assassinada pela edição da TVI o que tornou tudo muito mais maçador de se assistir, eu gostei da novela. A primeira temporada continua a ser das minhas "novelas" de sempre, e sinceramente se tivesse acabado ali teria sido pelo melhor. Mas como não posso avaliar apenas metade da novela, tenho de dizer que TDV continua rainha. E mesmo Sedução acho que no geral gostei mais. NCT foi sempre a que gostei menos do Vilhena, sempre a achei a mais simples e enche-chouriços, mas ainda assim apesar de gostar menos que NCB, foi melhor planeada e estruturada. Não sei se foi a desmotivação pelas audiências, pelo tratamento da novela, por ausência inesperada do Pipo, mas algo não fez clique na segunda temporada.

Resumindo, amei a 1ª temporada, a 2ª temporada apesar de não ser um desastre, foi decepcionante. No entanto, continua a gostar muito do Vilhena, ele quando está motivado e inspirado, é o melhor entre os melhores, e nenhum outro autor me consegue captivar como ele. Espero pela próxima novela dele, seja na SIC ou noutro canal qualquer. 

Por fim, quero elogiar o elenco, que grande parte dele esteve fantástico, mesmo com a desilusão que tiveram com as audiências, e depois com o tratamento do canal e a edição. Actuaram sempre com garra, e não poderia esperar outra coisa deste elenco de luxo. A MJB e a Dalila foram mesmo as rainhas desta novela, e têm-nos habituado sempre a grandes prestações. Amei este reencontro entre estas 2, e espero que não seja a última vez. No reverso da moeda, nota negativa à TVI. Sei que já foi falado muitas vezes, mas como este foi o final da novela e estamos a fazer balanços, é óbvio que vou mencionar esta edição manhosa com inúmeros flashbacks e paisagens por episódio. Foi uma péssima gestão da novela, gastaram episódios ao Sábado, episódios de hora e meia, e depois viram-se aflitos quando de repente ficaram sem material para preencher o ecrã durante meses. Uma trapalhada atrás da outra. Duvido que o Vilhena queira regressar ao canal, e sinceramente não o culpo. Espero que o seu próximo projecto tenha o tratamento que merece do início ao fim, acho que nenhum autor merece ver o seu produto assassinado desta forma.

E já agora, Team Olívia pra sempre! Adoro.png

Editado por skizzo
  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que já disse, achei o final frouxo e pouco corajoso. Pelas declarações do Vilhena estava à espera de riscos surpresas. Acabou o episódio e soltei um meh. Foi de encontro ao resto da temporada, mas esperava um melhor desenvolvimento e conclusão. Andaram a arrastar a 2a temporada e neste final apressaram tudo.

Concordo que o Vilhena foi maioritariamente culpado das decisões de guião da novela, a TVI teve a quota de culpa na gestão do produto, apenas. Não acho de todo que esta seja a melhor novela da TVI nem do próprio do Vilhena. TdV e NcT pisam. 

Destaco o elenco incrivelmente utópico, que provavelmente não iremos encontrar nos próximos 10 anos. A Dalila arrasou, e cimentou o estatuto de melhor actriz de Portugal que eu há tanto aclamo para ela. A Maria João Bastos foi outra das pérolas da história, tão maravilhosa que roubava a cena. Tive pena da Sara não ter sido melhor dirigida e desenvolvida, porque a Vila-Nova agarrou a personagem com os dentes todos e acho que a novela precisava mesmo de heroína coerente, o que não aconteceu. 

Do Vilhena, espero que para a próxima venha com uma novela mais bem estruturada, curta e com poucos núcleos, para desenvolver como deve ser.

Editado por Joel92
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, skizzo disse:

No geral, foi um final "meh". Um pouco como a segunda temporada em geral. TDV e mesmo Sedução tiveram finais mais empolgantes.

Houve algumas coisas que não gostei, por exemplo tudo bem que em todas as outras mortes, foram dadas como acidentais e arquivadas. Mas no caso da Xana não, ela para toda a gente está desaparecida há mais de um ano. Pensei que resolvessem esse caso, ou pelo menos termos a dica que andam a investigar. Pela cena em si parece que a São ta tipo "não sei da minha filha há um ano mas fazer o quê? Life goes on." 

A 2ª temporada teve vários erros. Tudo bem que sem o Pipo as coisas têm que dar uma viravolta, mas acho que os plots introduzidos não foram bem escolhidos. E as revelações foram um pouco mal espalhadas. A história do Gabriel deveria ter sido resolvido no máximo a meio da temporada, e focavam o resto na embrulhada da Alice - se bem que dificilmente esta revelação seria salva porque os personagens introduzidos não captaram a minha empatia e interesse, e achei tudo um bocado rebuscado.

E depois, acho que a Lúcia e o Pipo terem cometidos tantos crimes perfeitos, com a maioria dos personagens sabendo que pelo menos um deles esteve envolvido no desaparecimento destas pessoas, acho pouco provável que pelo menos um deles não tenha sido desvendado. Só se a polícia for mesmo completamente incompetente e nunca tenha encontrado nenhuma pista em nenhum dos casos. Especialmente quando tantos crimes apontavam para o casal vilão, acho que teriam feito um esforço extra para encontrar uma prova. 

Fiquei desiludido também do facto da violação da Lúcia pelo Mário, que lhe causou um aborto, tenha ficado na gaveta praticamente até ao ultimo episódio. E apesar de ter gostado da cena com a Fernanda, a Lúcia personagem merecia um grande embate e revelação de toda a verdade, com a Fernanda a constatar que ela dizia a verdade. Assim a Fernanda acabou mesmo mal na fotografia, e o Mário ficou a rir-se na cara da Lúcia até ao fim.

Achei o final da Olívia engraçado, mas sinceramente acho um pouco estranho ela ter feito um 180 em apenas um ano. Mais depressa a via a fazer contrabando de artigos de luxo :lol: Achei a redenção muito repentina, até porque ela não se redimiu de tudo o que fez. Mesmo nesta segunda temporada, ajudou a Sara por interesse próprio, e sempre tentou fugir com o rabo à seringa. Mesmo no caso do Pipo viu que ele desmaiou, pensou que tinha morrido, e fugiu da cena. Acho que a cena do TEDTalk fazia mais sentido se depois mostrassem uma cena onde ela subornava ou ganhava algum tipo de guito com essas conferências, mostrando que ela continuava a mesmo corrupta de sempre.

O final da Lúcia foi bastante vago, não se entende se ela estava em modo Ofélia, ou se apenas estava a trabalhar lá. Acho que é suposto ser aberto a interpretações, mas não sei, soube-me a pouco o final dela. Esperava algo mais rebuscado. Ela ter matado o Pipo faz todo o sentido a partir do momento em que percebemos que alguém lhe tinha provocado um ataque cardíaco, mas eu sempre achei que a louca da Leonor tinha sido a culpada. Acho que teria sido uma cena com mais impacto. Não que seja muito surpreendente porque muito pensámos na Leonor, mas era mesmo para ver um ultima loucura da Leonor em cena. 

De resto, apesar de por vezes ser dificil de assistir a uma temporada mais murcha, completamente assassinada pela edição da TVI o que tornou tudo muito mais maçador de se assistir, eu gostei da novela. A primeira temporada continua a ser das minhas "novelas" de sempre, e sinceramente se tivesse acabado ali teria sido pelo melhor. Mas como não posso avaliar apenas metade da novela, tenho de dizer que TDV continua rainha. E mesmo Sedução acho que no geral gostei mais. NCT foi sempre a que gostei menos do Vilhena, sempre a achei a mais simples e enche-chouriços, mas ainda assim apesar de gostar menos que NCB, foi melhor planeada e estruturada. Não sei se foi a desmotivação pelas audiências, pelo tratamento da novela, por ausência inesperada do Pipo, mas algo não fez clique na segunda temporada.

Resumindo, amei a 1ª temporada, a 2ª temporada apesar de não ser um desastre, foi decepcionante. No entanto, continua a gostar muito do Vilhena, ele quando está motivado e inspirado, é o melhor entre os melhores, e nenhum outro autor me consegue captivar como ele. Espero pela próxima novela dele, seja na SIC ou noutro canal qualquer. 

Por fim, quero elogiar o elenco, que grande parte dele esteve fantástico, mesmo com a desilusão que tiveram com as audiências, e depois com o tratamento do canal e a edição. Actuaram sempre com garra, e não poderia esperar outra coisa deste elenco de luxo. A MJB e a Dalila foram mesmo as rainhas desta novela, e têm-nos habituado sempre a grandes prestações. Amei este reencontro entre estas 2, e espero que não seja a última vez. No reverso da moeda, nota negativa à TVI. Sei que já foi falado muitas vezes, mas como este foi o final da novela e estamos a fazer balanços, é óbvio que vou mencionar esta edição manhosa com inúmeros flashbacks e paisagens por episódio. Foi uma péssima gestão da novela, gastaram episódios ao Sábado, episódios de hora e meia, e depois viram-se aflitos quando de repente ficaram sem material para preencher o ecrã durante meses. Uma trapalhada atrás da outra. Duvido que o Vilhena queira regressar ao canal, e sinceramente não o culpo. Espero que o seu próximo projecto tenha o tratamento que merece do início ao fim, acho que nenhum autor merece ver o seu produto assassinado desta forma.

E já agora, Team Olívia pra sempre! Adoro.png

O final de TdV para mim foi o melhor final de uma novela de sempre! É que foi praticamente tudo perfeitinho, principalmente no que toca aos vilões. Adorei os finais da Maria Laurinda, do Bruno e principalmente da Lídia! Para mim foram mesmo top! <3

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JT1992 disse:

O final de TdV para mim foi o melhor final de uma novela de sempre! É que foi praticamente tudo perfeitinho, principalmente no que toca aos vilões. Adorei os finais da Maria Laurinda, do Bruno e principalmente da Lídia! Para mim foram mesmo top! <3

Melhor novela melhor final.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive em VOSDAL xD

Não concordo que o final tenha sido fraco, eu gostei!

As cenas do rapto foram muito boas. Dalila e a Vila Nova arrasaram em cena. A cena do atropelamento da Palha também foi muito forte.
A cena final da Vila Nova também foi ótima, tirando aquele mini flashback desnecessário. Subentendia-se que ela tava a pensar nele. Faltou foi a Beatriz ali em cena. Não me venham dizer que ela não tinha ligação porque tinha. A Sara foi só a pessoa que salvou a filha dela. Gostava de ver ali a Beatriz com outro homem e a filha. O César devia ter terminado sozinho. Ficou-se sem perceber se eles ficaram juntos.
Metade dos crimes da Lúcia ficaram por revelar. O da Xana até podia ter ficado assim, mas o da mãe da Simone devia ter sido revelado! Aliás a Simone ficou sem final praticamente. Merecia ter tido algum destaque.
Também não gostei de não terem explicado o que realmente aconteceu entre o Mário e a Lúcia. Por falar em Mário, o final dele com a Letícia foi ridículo, ao nível dos personagens.
Quanto ao assassino do Pipo eu já estava à espera e acho que fez todo o sentido, tendo em conta as mortes do Filipe e do Duarte.
A cena final não gostei, demasiado previsível.
Até podia ter acabado com a Lúcia lá, mas a fazer outra coisa qualquer.
O final da Olívia foi ótimo.

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o que menos gostei foi terem deixado tanta coisa por descobrir, se ainda fosse uma ou duas coisas, ok, mas deixaram: morte da Xana, morte do avô da Lúcia, morte da Teresa, morte do Pipo (alguém, para além da Olívia descobriu?) e ainda o final da Beatriz, uma personagem que merecia mais. Finais da Lúcia, da Fernandae da Simone foram fraquinhos, esperava mais, principalmente da Lúcia.

No geral, houve personagens que não acrescentaram grande coisa à novela: Óscar e a Joana, Helena (uma pena, uma grande atriz e merecia bem mais), Fernanda, Eva, já para não falar da Marta que mesmo sendo uma chata ainda teve ali uns mini plots que nem merecia ter tido.

  • Gosto 5
  • Obrigado 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da 1ª temporada e depois desinteressei-me pela 2ª temporada.

Acho que o final um pouco fraco, só se aproveitou a realização e atuação dos atores que estiverem muito bem.

Acho também que ficou muita coisa por saber/explicar .. bem resumindo enrolou muito na 2ª temporada para depois despachar nos últimos episodios, sem revelar alguns pormenores.

Basicamente o ideal era ter acabado no final da 1ª temporada

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou bater aqui no ceguinho outra vez em relação à escrita do Vilhena. 
Vou destacar a excelente equipa técnica da novela. Possivelmente a melhor realização de sempre numa novela portuguesa. 
O elenco irrepetível. Absolutamente incrível. 
 

E claro... Dalila Carmo e Maria João Bastos. Duas atrizes demasiado grandes para um mercado tão pequeno. Que geniais. Não há palavras para as descrever. Cada cêntimo que lhes foi pago foi pouco. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que mais me deu piada no episódio foi quando apareceu a polícia judiciária a dizer: Lúcia lobo você está presa e nao é ela. Como se a Lúcia se fosse esconder num lugar tão óbvio. Mas nessa cena eu tive esperanças que a Lúcia fosse presa, é que parecia mesmo ela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tenho alguns episódios em atraso, mas repito o que já disse noutras ocasiões, apesar de todos os erros que a novela teve vai ser sempre lembrada como uma boa novela. A Lúcia e a Olívia foram duas personagens incríveis e memoráveis. Outras personagens como o Pipo e a Leonor, por exemplo, também foram muito boas. A Sara deixou um pouco a desejar, mas tinha imenso potencial e chegou a ter algumas boas cenas, por isso não foi péssima de todo, mas teve um mau desenvolvimento, assim como outras personagens. No geral não considero uma novela superior a Tempo de Viver e Ninguém como Tu, devido a esse péssimo desenvolvimento de algumas personagens, mas a novela tinha potencial para igualá-las, pelo menos. Apesar das outras duas novelas não terem sido perfeitas, sejamos sinceros elas também tinham algumas personagens fracas e chatinhas, sobretudo Ninguém como Tu, ainda assim são superiores a NCB, na minha opinião. Também gostei muito do texto, tinha pérolas como normalmente têm as novelas do vilhena. A realização também foi muito boa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoãoCruz disse:

Esqueci... #SimoneDeservedBetter. O elenco jovem era excelente, mas a minha Babie White foi perfeitinha d+. Devia ter feito de Alice (ainda que eu tenha amado a Palhona). Quero protagonistas vilãs para ambas ASAP. 

Sim, a TVI tem que apostar e bem neste cast jovem. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O final teve momentos bons, mas não foi digno de uma novela que começou de forma tão excecional.

A maior parte dos atores envolvidos desempenhou um trabalho ótimo e, pelo menos, ela será recordada, através dos poucos que a assistiram, por isso mesmo.

Não me irá deixar saudades, contudo. A segunda temporada destruiu-a completamente.

Editado por MerciMerci
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A novela durou precisamente 8 meses.

A Liliane Marise deixou a vida de artista para fundar uma seita? :haha:

Acho que o Vilhena esteve bastante mal ao não juntar a Simone naquele grupo de pessoas que foram lanchar a casa da Sara, ainda por cima ela é filha do Artur.

Também poderia ter juntado o César e a Beatriz ao grupo.

Que nome a sara e a Beatriz deram ás filhas?

Editado por Love
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou ao fim 'Na corda bamba'. Posso comentar que foi uma boa novela no geral, mas podia ter sido muito melhor se esta última temporada tivesse sido diferente, mas os flashbaks também estragaram e muito esta temporada. 

Quanto ao final, não desgostei mas esperava algo mais impactante. Contudo, amei as cenas da Lúcia aka Dalila, que monstro da representação :adoro:

Se a novela fosse apenas a primeira temporada daria 9/10, mas como não foi, dou como nota final 7/10.

O meu top de novelas do Rui Vilhena continua a ser: NCT>TDV>NCB>Sedução. Infelizmente, Olhos nos Olhos nunca tive oportunidade de ver. 

Espero que o Rui agora descanse e que daqui a uns 2 anos volte com uma boa história e que esteja muito bem pensada. 

Vai deixar saudades, Na corda bamba <3

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acabei ontem de ver os episódios desta semana numa maratona de menos de 5 horas (flashbacks e paisagens saltados né :cryhappy:) e gostei do final. Não adorei, mas acabou satisfatoriamente.
Praticamente, foi aquilo que já todos disseram, final muito previsível. A temporada 1 foi extraordinária e a temporada 2 foi um misto de sentimentos. 

Fiquei surpreendido pelo assassino previsível. Esperava antes um assassino inesperado. Espero (que piada :cryhappy:) que publiquem as outras hipóteses de assassino no site. 
Pontos negativos foram a ausência de final para a Beatriz e o César e nem o Filipe deu um ar da sua graça (não é que se tenha dado pela sua falta, mas pelo menos uma menção).
Final bonitinho como eu gosto a acabarem todos em festa. Nada de muito wow, mas de tro do esperado. Até o final da Lúcia esperava algo assim.

Destacar o forte e incrível elenco que esteve espetacular, mesmo aqueles que pouco ou nada a acrescentar à história. Negativamente, os flashacks e paisagens intermináveis e a parte mais parada que me levaram a deixar de ver a novela durante um mês. :cryhappy:

Agora vou tirar umas férias das novelas e depois em setembro logo se vê se pego em alguma. :cryhappy:

Spoiler

No entanto Vidas Opostas > Na Corda Bamba :angel:

 

  • Adoro 1
  • Obrigado 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...