Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Um Lugar ao Sol


Pedro M.

Posts Recomendados

há 9 horas, pedrovinsky disse:

Curta por natureza, encurtada à força, esticada na edição, e ainda assim, arrastada e vazia. Mais uma desilusão no horário das 9...

Eu era ferrenho em defender a novela, mas não dá. O motivo de não defender mais a novela está no roteiro. Só para dizer que mesmo a achar fraca continuo a gostar da novela. A Globo não tem sorte com novelas densas realistas, "Amor de Mãe" e "Um Lugar ao Sol" foram novelas que teve tempo de sobra para um bom desenvolvimento. Manuela Dias e Lícia Manzo tiveram o privilégio e a sorte de verem suas novelas serem adiadas para desenvolver mais suas novelas, mas não obtiveram esta oportunidade de poder ver como poderia mudar os rumos, tanto as duas tiveram o covid no meio do caminho. É como pisar em ovos no escuro. 

"Amor de Mãe" só não saiu tão arranhada assim por conta de sua protagonista popular, Lurdes salvou a novela de um fracasso maior da trama/história. Em compensação não podemos dizer de "Um Lugar ao Sol" que infelizmente ou felizmente para alguns será esquecida. Um protagonista apático e sem carisma de Christian ficará marcado sem um propósito, pois Christian foi um bananão que não se impôs para os seus antagonistas, o gozado ele só era mais forte e persuasivo com Lara, Barbara e Ravi três personagens que eram um elô mais fraco entre Ruth, Túlio, Joy, Stefany e Santiago, que  sempre abaixa a cabeça, com um certo medo, sem uma carta na manga para mudar o jogo. Difícil torcer para um personagem/protagonista assim.

O que compensou foi ver que mesmo em tramas fracas o elenco abraçou e foi a luta. Todos estiveram bem. Acho que o texto de Lícia continua impecável. Só mesmo as tramas não foram tão bem desenvolvidas e ficou uma certa preguiça de uma só personagem ter a missão de virar a história. Nicole era a peça chave de todas as resoluções de tramas para a virada de história/acontecimentos. Era ela que contava os "segredos" que não podiam ser revelados. Nesta parte houve uma certa preguiça da autora, porque se via um certo vício narrativo deixado como chave de virada. 

Concluindo, para o mercado brasileiro é impossível novela brasileira ser uma obra fechada, mais da Globo do que SBT e Record, que tem um nicho de público que não se preocupam tanto como vão ser os rumos de histórias que serão colocadas. Comprovou que as três novelas de 2021 (Nos Tempos do Imperador, Quanto Mais Vida, Melhor! e Um Lugar ao Sol) tiveram o mesmo mal, histórias mal desenvolvidas, barrigas mal introduzidas, pior, Quanto Mais Vida, Melhor! teve barriga já em seu início. Obras abertas para a Globo é o ideal, pois, dá para se ajustar quando a novela está em seu curso.

 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só espero que a Lícia seja aproveitada no Globoplay. Podem usar a sinopse do "Jogo da Memória" e produzir a novela. Infelizmente as obras da autora são para um público específico. Uma pessoa que goste de ver novelas como: "A Dona do Pedaço", "Segundo Sol", "O Outro Lado do Paraíso", etc, não se vai interessar por uma novela da Lícia Manzo. A Lícia explora detalhadamente os conflitos familiares a partir das relações humanas, aproximando-se muito das novelas do Maneco ou, até mesmo, do Gilberto Braga. Apesar desta novela ser inferior a "Sete Vidas" e "A Vida da Gente", eu continuo a defender que é um bom texto e uma boa novela. Só peca mesmo pelo protagonista que não consegue apelar à empatia dos telespectadores, como o Daniel referiu e muito bem. Como também, alguns problemas internos que provocaram o surgimento de barrigas a partir da reta final. 

Os grandes papéis desta novela pertencem à Marieta Severo, Ana Beatriz Nogueira, Andrea Beltrão, Alinne Moraes e Juan Paiva.

Brilharam! Muito!

 

 

 

Editado por xfinity
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por um lado ainda bem que a novela não teve 155 episódios. Se com 100 e poucos foi o que foi. 

Esta autora adora cenas de psicanálise já em "A Vida da Gente" a reta final foi algo parada e com diálogos intermináveis. 

Mas pelo que li a Lícia nem queria escrever para o horário das 21H, foi mais imposição do Sílvio de Abreu. Fez o mesmo com a Maria Adelaide Amaral e deu no que deu.  Sabias disso @xfinity?

Editado por Poderoso TV!
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Poderoso TV! disse:

Sabias disso @xfinity?

Não. A Lícia também não é a autora mais indicada para o horário das 9. 

O público das 21h gosta de uma boa farofa, uma vilãzona, um enrede denso e complexo. A Lícia não proporciona nada disso. 

Ela estava bem colocada no horário das 18h, e acredito que é para lá que deverá voltar. 

A Globo carece de autores às 21h. Os únicos que estão seguros na faixa são: Walcyr, Glória e JEC. Eles precisam de explorar novos autores.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, xfinity disse:

Não. A Lícia também não é a autora mais indicada para o horário das 9. 

O público das 21h gosta de uma boa farofa, uma vilãzona, um enrede denso e complexo. A Lícia não proporciona nada disso. 

Ela estava bem colocada no horário das 18h, e acredito que é para lá que deverá voltar. 

A Globo carece de autores às 21h. Os únicos que estão seguros na faixa são: Walcyr, Glória e JEC. Eles precisam de explorar novos autores.

 

Vamos ver como será Maria Helena Nascimento em sua primeira novela das nove. O bom que tem o Ricardo Linhares como co-autor. Mesmo achando que "Babilônia" foi a novela mais fraca de Linhares, ele se sai bem com novelas escritas em duplas 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, xfinity disse:

Não. A Lícia também não é a autora mais indicada para o horário das 9. 

O público das 21h gosta de uma boa farofa, uma vilãzona, um enrede denso e complexo. A Lícia não proporciona nada disso. 

Ela estava bem colocada no horário das 18h, e acredito que é para lá que deverá voltar. 

A Globo carece de autores às 21h. Os únicos que estão seguros na faixa são: Walcyr, Glória e JEC. Eles precisam de explorar novos autores.

 

E esta novela sofre do mal de várias novelas aprovadas pelo Sílvio de Abreu, inícios muito fortes, a gastar todos os cartuxos e retas finais esvaziadas e horríveis, foi assim com "Segundo Sol", "O Tempo Não Para", "Órfãos da Terra", etc. 

Mas eu não sei o que a Globo vai fazer no horário das 21H, a Gloria e o Walcyr não podem ser as únicas opções... 

há 5 minutos, DanielNunes disse:

Vamos ver como será Maria Helena Nascimento em sua primeira novela das nove. O bom que tem o Ricardo Linhares como co-autor. Mesmo achando que "Babilônia" foi a novela mais fraca de Linhares, ele se sai bem com novelas escritas em duplas 

O Ricardo Linhares é um autor muito fraco e as novelas do Gilberto Braga foram decaindo em histórias e audiências quando ele se juntou ao Ricardo Linhares. Além de ser um autor flopado.  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Poderoso TV! disse:

Por um lado ainda bem que a novela não teve 155 episódios. Se com 100 e poucos foi o que foi. 

Esta autora adora cenas de psicanálise já em "A Vida da Gente" a reta final foi algo parada e com diálogos intermináveis. 

Mas pelo que li a Lícia nem queria escrever para o horário das 21H, foi mais imposição do Sílvio de Abreu. Fez o mesmo com a Maria Adelaide Amaral e deu no que deu.  Sabias disso @xfinity?

Essa história de "ah ainda bem que não teve 155 capítulos" cansa-me. 

O problema não foi esse. A autora teve de mexer várias vezes numa trama que tinha os ingredientes que o horário pedia e que foi planeada por anos. 

Estar a escrever pra depois deitar para o lixo desanima qualquer escritor. Ela com certeza "c*gou" e continuou a contar aquela história como podia. O texto excelente dela está presente, o problema foram os caminhos que ela escolheu (ou foi aconselhada a escolher). 

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Poderoso TV! disse:

E esta novela sofre do mal de várias novelas aprovadas pelo Sílvio de Abreu, inícios muito fortes, a gastar todos os cartuxos e retas finais esvaziadas e horríveis, foi assim com "Segundo Sol", "O Tempo Não Para", "Órfãos da Terra", etc. 

Mas eu não sei o que a Globo vai fazer no horário das 21H, a Gloria e o Walcyr não podem ser as únicas opções... 

Se "Pantanal" der certo, Bruno Luperi terá uma entrada natural no horário. Creio que Luperi para o horário das nove terá a missão de fazer remakes do avô. Se der certo "Pantanal", creio que "Renascer" possa vir pintar em breve ai.

 

há 4 minutos, Poderoso TV! disse:

E esta novela sofre do mal de várias novelas aprovadas pelo Sílvio de Abreu, inícios muito fortes, a gastar todos os cartuxos e retas finais esvaziadas e horríveis, foi assim com "Segundo Sol", "O Tempo Não Para", "Órfãos da Terra", etc. 

Mas eu não sei o que a Globo vai fazer no horário das 21H, a Gloria e o Walcyr não podem ser as únicas opções... 

O Ricardo Linhares é um autor muito fraco e as novelas do Gilberto Braga foram decaindo em histórias e audiências quando ele se juntou ao Ricardo Linhares. Além de ser um autor flopado.  

Não acho que Ricardo Linhares seja um autor ruim. Em novelas solos infelizmente não conseguiu. "Paraíso Tropical" e "Celebridade" foram novelas muito bem contadas. Vendo a reprise de "Paraíso Tropical" não achei ruim, o que não foi 100% a novela toda, foi a questão do casal protagonista. Acho em parceria Ricardo Linhares foi mais feliz com Aguinaldo Silva todas em que ele esteve foram sucessos e fenômenos como "Tieta".

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Vitória disse:

Essa história de "ah ainda bem que não teve 155 capítulos" cansa-me. 

O problema não foi esse. A autora teve de mexer várias vezes numa trama que tinha os ingredientes que o horário pedia e que foi planeada por anos. 

Estar a escrever pra depois deitar para o lixo desanima qualquer escritor. Ela com certeza "c*gou" e continuou a contar aquela história como podia. O texto excelente dela está presente, o problema foram os caminhos que ela escolheu (ou foi aconselhada a escolher). 

Mas foi a própria Lícia que elogiou a redução dos capítulos e disse que isso ia favorecer o ritmo da novela. O que não se viu no ar.

"Para mim, pessoalmente, como autora, 107 [capítulos] é mais do que desejaria ou precisaria para contar uma história com aprofundamento, com verticalidade e com riqueza. Então, eu me sinto muito feliz com o formato".

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Poderoso TV! disse:

Mas foi a própria Lícia que elogiou a redução dos capítulos e disse que isso ia favorecer o ritmo da novela. O que não se viu no ar.

"Para mim, pessoalmente, como autora, 107 [capítulos] é mais do que desejaria ou precisaria para contar uma história com aprofundamento, com verticalidade e com riqueza. Então, eu me sinto muito feliz com o formato".

 

Desconfio que essa declaração, nas entrelinhas, signifique que ainda bem que pode despachar a novela mais cedo. 

Ela, com certeza, não ficou satisfeita com as alterações. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Vitória disse:

Desconfio que essa declaração, nas entrelinhas, signifique que ainda bem que pode despachar a novela mais cedo. 

Ela, com certeza, não ficou satisfeita com as alterações. 

A ideia que dá é que a Globo meteu a novela no ar, porque já estava a ser gravada. Eles lançaram a novela para o ar e nem se preocuparam com mais nada, a não ser "Pantanal".

Pode ser que um dia a Lícia revele realmente o que se passou e o seu sentimento, para com esta novela. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela gosta de escrever novelas curtas, é um facto. "Sete Vidas" foi curta, "A Vida da Gente" também. 

Contudo, se ela escreveu 155 capítulos e foi-lhe pedido para reduzir a 107, é óbvio que não deve ter sido um trabalho nada fácil, imaginam só o trabalho de reescrever dezenas de capítulos. É duro para um autor reduzir a sua obra.

 

há 7 minutos, Poderoso TV! disse:

A ideia que dá é que a Globo meteu a novela no ar, porque já estava a ser gravada. Eles lançaram a novela para o ar e nem se preocuparam com mais nada, a não ser "Pantanal".

Isso já é evidente desde outubro, quando a Globo promovia "Pantanal" e nada de "Um Lugar ao Sol". Preocuparam-se em alongar a reprise de "Império", ao invés de estrear ULAS em setembro/outubro. Grande parte do flop deve-se à incompetência da Globo. 

 

Editado por xfinity
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, xfinity disse:

Ela gosta de escrever novelas curtas, é um facto. "Sete Vidas" foi curta, "A Vida da Gente" também. 

Contudo, se ela escreveu 155 capítulos e foi-lhe pedido para reduzir a 107, é óbvio que não deve ter sido um trabalho nada fácil, imaginam só o trabalho de reescrever dezenas de capítulos. É duro para um autor reduzir a sua obra.

 

 

 

Declaração dela, quando foi convidada pela Sílvio de Abreu para escrever para este horário: "“Honestamente, e não é que eu seja blasé.. eu fiquei lisonjeada por estar nesse lugar, porque não era meu objetivo. O Sílvio (de Abreu, ex-chefe de Dramaturgia da Globo) me convidou após ‘Sete Vidas’ e eu declinei. Nesse período, eu também escrevi ‘Jogo das Memórias’, para as 23h, que não foi produzida. Aí, escrevi a novela (‘Um Lugar ao Sol’), apresentei e ele falou que era para as 21h, aí não tive como fugir. E tive que escrever mesmo uma novela das nove".

Editado por Poderoso TV!
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, DanielNunes disse:

Gostei do capítulo de hoje. O capítulo inteiro foi o de Noca. Hoje me prendeu do início ao fim.

Também senti o mesmo, Daniel.

A questão do alzheimer está a ser muito bem conseguida. A cena da Elenice comoveu-me imenso. 

A cena do Chrisnato foi péssima, o crápula merece sofrer, e muito, na reta final. Ele não tem empatia por ninguém. Horrível. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/03/2022 at 14:28, xfinity disse:

Não. A Lícia também não é a autora mais indicada para o horário das 9. 

O público das 21h gosta de uma boa farofa, uma vilãzona, um enrede denso e complexo. A Lícia não proporciona nada disso. 

Ela estava bem colocada no horário das 18h, e acredito que é para lá que deverá voltar. 

A Globo carece de autores às 21h. Os únicos que estão seguros na faixa são: Walcyr, Glória e JEC. Eles precisam de explorar novos autores.

 

O público às 21h gosta de enredo complexo? Pelo contrário... Gosta do mais simplista possível. É por isso que tramas absurdas, maniqueístas e simplistas de autores como o Walcyr explodem no horário e tramas, essas sim mais complexas, como por exemplo A Favorita, A Regra do Jogo ou esta, mais complexa em termos sentimentais, penam para dar audiência. É precisamente o oposto do que afirmas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Ficção Nacional disse:

O público às 21h gosta de enredo complexo? Pelo contrário... Gosta do mais simplista possível. É por isso que tramas absurdas, maniqueístas e simplistas de autores como o Walcyr explodem no horário e tramas, essas sim mais complexas, como por exemplo A Favorita, A Regra do Jogo ou esta, mais complexa em termos sentimentais, penam para dar audiência. É precisamente o oposto do que afirmas.

é um facto é que as novelas da gloria perez resultam por isso mesmo... por não serem demasiado complexas porque apesar de tramas fortes são fáceis de entender. o JEC nunca mais conseguiu uma boa audiência porque insiste em novelas altamente confusas e complexas, Avenida Brasil resultou por causa da farofa daquela família e a história era relativamente mais simples...

A globo é que criou durante muitos anos a ideia que as novelas tinham de começar a ser mais complexas e pesadas e só com Babilónia caiu a ficha... mas quando se olha para as novelas de maior sucesso quem lá está são as farofas do Aguinaldo e novelas que apostam fortemente no romance e na simplificação da trama... Walcyr é o novo aguinaldo.

JEC só está garantido nas 9 até à próxima novela das 9 e já foi empurrado para  globoplay portanto é bom mesmo que comecem a pensar em novos autores para as 9 que o JEC não ficará lá muito tempo.

 

Editado por AndreRob
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a processar o capítulo de ontem... 

Os oito primeiros minutos foram impecáveis, a realização deu tudo de si. Excelente! Nem parecia novela. O drama e o suspense encaixaram-se na perfeição. 

A Lícia, mais uma vez, expôs a realidade social. O feminicídio é um assunto sério, mas, infelizmente, não é visto aos olhos da Justiça como tal. Parabéns, Lícia!

A única coisa que tenho a apontar à personagem Stephany, são os rumos que a própria tomou. O facto da Stephany ter virado uma espécie de vilã chantagista, contribuiu para grande parte dos comentários feitos sobre a sua última cena. "Bem feito!", "A chantagista acabou por ser contra-atacada", entre outros. Talvez a Lícia não escolheu o melhor caminho para desenvolver o plot da Stephany. O final já era previsível, a intenção da autora sempre esteve bastante clara. Agora, os caminhos que tomou, talvez, não foram os melhores. 

A Fernanda de Freitas é um dos destaques do capítulo, ela esteve impecável. 

 

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, xfinity disse:

Estou a processar o capítulo de ontem... 

Os oito primeiros minutos foram impecáveis, a realização deu tudo de si. Excelente! Nem parecia novela. O drama e o suspense encaixaram-se na perfeição. 

A Lícia, mais uma vez, expôs a realidade social. O feminicídio é um assunto sério, mas, infelizmente, não é visto aos olhos da Justiça como tal. Parabéns, Lícia!

A única coisa que tenho a apontar à personagem Stephany, são os rumos que a própria tomou. O facto da Stephany ter virado uma espécie de vilã chantagista, contribuiu para grande parte dos comentários feitos sobre a sua última cena. "Bem feito!", "A chantagista acabou por ser contra-atacada", entre outros. Talvez a Lícia não escolheu o melhor caminho para desenvolver o plot da Stephany. O final já era previsível, a intenção da autora sempre esteve bastante clara. Agora, os caminhos que tomou, talvez, não foram os melhores. 

A Fernanda de Freitas é um dos destaques do capítulo, ela esteve impecável. 

 

 

 

 

Foi uma pena a autora ter estragado a personagem na semana passada. Não existia mesmo necessidade daquela chantagem sem nexo. Acabou por afetar o final da personagem. Apesar de tudo, foi de cortar o coração, aquela cena. Foi dura e crua. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ficção Nacional Quando disse "complexo", referia-me ao facto de haver vários conflitos na trama. Podes tomar como referência "A Dona do Pedaço", todos os núcleos da novela tinham um conflito qualquer. Talvez não me expressei da melhor maneira. O "denso" também vai na mesma onda, pois acaba por tornar a trama muito carregada com tantos conflitos ao mesmo tempo. Não usei as melhores palavras, mas, sim, o público adora tramas de fácil interpretação, daí ter dito "boa farofa". 

 

 

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Poderoso TV! disse:

E uma grande vénia para a Renata Gaspar. Esteve fantástica numa personagem dramática, difícil e que em termos narrativos acabou limitada. Amo mais que tudo a Maria Flor e ela ia divar, mas a Renata esteve ótima e provou que também sabe fazer drama, depois de fazer tanta comédia.  

Sem dúvida. 

Mas confesso que queria tanto a Maria Flor neste papel que acabei por não simpatizar muito com a atriz substituta ao longo da trama. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...