Jump to content

Alma e Coração


Ricardo

Posts Recomendados

há 3 minutos, Vtv disse:

 

...temos aí o exemplo de "Vidas Opostas", cujas gravações terminaram em Outubro mas cuja exibição ainda parece que aguentará mais uns 2 meses...

...por isso, não me parece impossível que, mesmo encerrando as gravações no final deste mês, possam conseguir aguentar "Alma & Coração" até ao início de Setembro...

Esperemos bem que estejas errado, desculpa dizer. :haha: 

Aguentar este flop até Setembro não é forma de manter uma estação líder. E o Daniel deveria saber isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,6k
  • Criado
  • Última Resposta

O problema é que se for encurtada quando é que acabará? É que se terminar na altura do verão é pedir para a sucessora flopar forte e feio. 

Mal por mal, passavam a novela para segundo horário, onde podia aguentar-se minimamente bem e colocavam a sucessora de VO em primeiro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Fernandovisão disse:

O problema é que se for encurtada quando é que acabará? É que se terminar na altura do verão é pedir para a sucessora flopar forte e feio. 

Mal por mal, passavam a novela para segundo horário, onde podia aguentar-se minimamente bem e colocavam a sucessora de VO em primeiro. 

Dancin'Days alert. ;)  A novela começou em Junho e arrasou por completo. Não acho assim tão má ideia estrear em Junho uma novela, muito pelo contrário, chega a Setembro consolidada e numa ótima fase.

Começar as novelas pouco antes do Verão já provou mais que vezes que depois em Setembro são novelas super fidelizadas com o público.

Alguma novela tem de atravessar o Verão e não é Alma e Coração a melhor escolha. Se agora nem 10 de rating faz, imagino no Verão com os seus 7 e 8 de ratings com a TVI a humilhar a SIC.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JJS disse:

Dancin'Days alert. ;)  A novela começou em Junho e arrasou por completo. Não acho assim tão má ideia estrear em Junho uma novela, muito pelo contrário, chega a Setembro consolidada e numa ótima fase.

Não vamos comparar alturas completamente diferentes. DD foi um grande sucesso, sem dúvida, mas temos de entender que foi das melhores alturas da SIC em termos de HN e hoje o assunto é completamente diferente. O público está a pedir coisas novas e cada vez mais tem de se ter cuidado com aquilo que se vai colocar no horário e quando se vai colocar. 

E não me parece que a novela acabe em Junho, posso estar muito enganado, mas não vai acabar nessa altura. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Fernandovisão disse:

Não vamos comparar alturas completamente diferentes. DD foi um grande sucesso, sem dúvida, mas temos de entender que foi das melhores alturas da SIC em termos de HN e hoje o assunto é completamente diferente. O público está a pedir coisas novas e cada vez mais tem de se ter cuidado com aquilo que se vai colocar no horário e quando se vai colocar. 

E não me parece que a novela acabe em Junho, posso estar muito enganado, mas não vai acabar nessa altura. 

 Então como podes sabes que a sucessora de Alma e Coração será necessariamente um flop por estrear pouco antes do Verão? Pode vir a ser diferente e arrasar. Esse teu argumento não quer dizer nada, quando nem conheces a novela, e avalias só pela época.

E não esquecer uma coisa, Louco Amor dominava o horário nobre antes de Dancin'Days, dominava por completo. Claro que não é indicador de nada, mas um dos argumentos que possam indicar que a novela vá flopar seja por ser no Verão para mim é completamente inválido.

Se a novela flopar, seja porque ser igual a tantas outras ou com uma história de porcaria, não porque estreou em Junho. Se for boa, pode ter um excelente percurso. Novela ou Série ou o que seja!

Lá está o público está a pedir coisas novas e a SIC vai lhe dar Alma e Coração até Setembro? Espero que o Daniel tenha alguma noção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, JJS disse:

Esperemos bem que estejas errado, desculpa dizer. :haha: 

Aguentar este flop até Setembro não é forma de manter uma estação líder. E o Daniel deveria saber isso.

Errado? Em quê? ...só me limitei a basear-me num facto concreto: "Vidas Opostas" ainda está no ar, mais de 4 meses depois de ter encerrado as suas gravações ...e ainda dura. (...alguém se atreve a continuar a insistir naquele discurso dos últimos meses de que a novela "está mesmo a dar as últimas" e que "o seu final está mesmo aí ao virar da esquina"?) 

...e "Vidas Opostas" é um sucesso? Não. Mas mesmo assim teve (e ainda tem) que se aguentar mais algum tempo com "esse flop" na grelha. Existem compromissos, planeamentos de custos e delineamento de novos produtos que não se resolvem com uma simples vontade de querer e um breve estalar de dedos. E alguns de vocês deveriam saber disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@JJS Não se pode saber se vai ser um sucesso ou fracasso, mas acho que estrear uma novela no verão é um grande erro. As pessoas já não deixam de fazer as suas coisas para ver uma novela como há 5 anos atrás, se estrear em Setembro já é difícil para conseguir bons resultados quanto mais nas noites quentes de Junho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Vtv disse:

Errado? Em quê? ...só me limitei a basear-me num facto concreto: "Vidas Opostas" ainda está no ar, mais de 4 meses depois de ter encerrado as suas gravações ...e ainda dura. (...alguém se atreve a continuar a insistir naquele discurso dos últimos meses de que a novela "está mesmo a dar as últimas" e que "o seu final está mesmo aí ao virar da esquina"?) 

...e "Vidas Opostas" é um sucesso? Não. Mas mesmo assim teve (e ainda tem) que se aguentar mais algum tempo com "esse flop" na grelha. Existem compromissos, planeamentos de custos e delineamento de novos produtos que não se resolvem com uma simples vontade de querer e um breve estalar de dedos. E alguns de vocês deveriam saber disso.

Mas eu disse que não estavas a constatar um facto? :| WTF?  

Simplesmente disse que esperava que tivesses errado quanto ao facto de o Daniel querer levar Alma e Coração até Setembro. Pode levar como pode não levar não sabemos.

há 5 minutos, msm0 disse:

@JJS Não se pode saber se vai ser um sucesso ou fracasso, mas acho que estrear uma novela no verão é um grande erro. As pessoas já não deixam de fazer as suas coisas para ver uma novela como há 5 anos atrás, se estrear em Setembro já é difícil para conseguir bons resultados quanto mais nas noites quentes de Junho. 

E dizes isso com base de quê? Tantas novelas estrearam em Junho, e não consigo me lembrar de alguma que tenha flopado. Ai agora são tempos diferentes e tal. Então e como sabem? Nos últimos 3/4 anos estreou alguma novela em Junho? Não.

Só têm base nos resultados de novelas da SIC e da TVI que atravessaram Junho, Julho e Agosto e já davam há meses. ;) Para mim isso não são argumentos nem contra-provas. Eu estou a utilizar dados que temos. E para mim é uma óptima ideia estrear em Junho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, JJS disse:

Mas eu disse que não estavas a constatar um facto? :| WTF?  

Simplesmente disse que esperava que tivesses errado quanto ao facto de o Daniel querer levar Alma e Coração até Setembro. Pode levar como pode não levar não sabemos.

E dizes isso com base de quê? Tantas novelas estrearam em Junho, e não consigo me lembrar de alguma que tenha flopado. Ai agora são tempos diferentes e tal. Então e como sabem? Nos últimos 3/4 anos estreou alguma novela em Junho? Não.

Só têm base nos resultados de novelas da SIC e da TVI que atravessaram Junho, Julho e Agosto e já davam há meses. ;) Para mim isso não são argumentos nem contra-provas. Eu estou a utilizar dados que temos. E para mim é uma óptima ideia estrear em Junho.

Tens o exemplo das Mulheres que estrearam em Junho e fizeram apenas 29% de share na estreia às 21 horas, isto em 2015. Hoje seria muito pior. Não podes negar a quebra de consumo, principalmente no verão. Para mim, as novelas só deviam estrear em Outubro/Novembro e Março/Abril. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, JJS disse:

LOL Então como podes saber que a sucessora de Alma e Coração será necessariamente um flop por estrear pouco antes do Verão? Pode vir a ser diferente e arrasar. 

E não esquecer uma coisa, Louco Amor dominava o horário nobre antes de Dancin'Days, dominava por completo. Claro que não é indicador de nada, mas um dos argumentos que possam indicar que a novela vá flopar seja por ser no Verão para mim é completamente inválido.

Se a novela flopar, seja porque seja igual a tantas outras ou com uma história de porcaria, não porque estreou em Junho. Se for boa, pode ter um excelente percurso. Novela ou Série ou o que seja!

Lá está o público está a pedir coisas novas e a SIC vai lhe dar Alma e Coração até Setembro? Espero que o Daniel tenha alguma noção.

Primeiro, duvido muito que a novela estreia antes do verão, em junho, por exemplo. Se se confirmar o encurtamento de AeC deve acabar já em meados do verão, duvido que o final seja ainda em Junho. Deve acabar em julho ou agosto com muita sorte. O verão é um período muito arriscado em termos audiometricos, por múltiplas razões.

Depois, volto-te a dizer o formato novela está cada vez mais desgastado, coisa que em 2012 não o estava. Até pode vir algo diferente, mas enquanto for associado à palavra novela duvido que irá fazer um sucesso estrondoso como foi DD. O tema até pode ser bem diferente, como é o tema de VdV, mas isso não é indicador de sucesso.E ainda por cima no verão. 

Eu sugeri que AeC deva continuar mas em segundo horário, onde já provou que não corre muito mal. E, sim, depois é substituída. Se o Daniel quer liderar tem de ter cautela, pois quem tudo quer, tudo perde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Fernandovisão disse:

Primeiro, duvido muito que a novela estreia antes do verão, em junho, por exemplo. Se se confirmar o encurtamento de AeC deve acabar já em meados do verão, duvido que o final seja ainda em Junho. Deve acabar em julho ou agosto com muita sorte. O verão é um período muito arriscado em termos audiometricos, por múltiplas razões.

Depois, volto-te a dizer o formato novela está cada vez mais desgastado, coisa que em 2012 não o estava. Até pode vir algo diferente, mas enquanto for associado à palavra novela duvido que irá fazer um sucesso estrondoso como foi DD. O tema até pode ser bem diferente, como é o tema de VdV, mas isso não é indicador de sucesso. 

Eu sugeri que AeC deva continuar mas em segundo horário, onde já provou que não corre muito mal. E, sim, depois é substituída. Se o Daniel quer liderar tem de ter cautela, pois quem tudo quer, tudo perde.

Continuo a dizer o Verão é um período mau em audiências porque as televisões assim o quiseram, com novelas a arrastarem-se por um ano. Como é óbvio no Verão ainda mais vão ficar no esquecimento. Aliás quase todo o período do Verão é horrível em audiências mesmo porque só há conteúdos low cost, repetidos e novelas prolongadas. E claro ano após ano tem vindo a agravar-se.

Sim está desgastado, mas quem disse que novelas curtas agora não são uma tendência? Basta olhar para A Teia. Apostar em Alma e Coração no segundo horário para mim era se não houvesse dinheiro e não havia outra alternativa, mas caso houvesse para mim viria um produto novo. Novelas de 1 ano têm de terminar. E este fórum fartou-se de criticar isso, e agora estão a defender isso? Para mim não cabe na minha cabeça. Entendo que criticam a aposta no Verão, mas não é uma estreia em Julho ou Agosto, era uma estreia em início de Junho, finais de Maio. Essa altura é e continua a ser muito propícia para o início de uma novela.

há 7 minutos, msm0 disse:

Tens o exemplo das Mulheres que estrearam em Junho e fizeram apenas 29% de share na estreia às 21 horas, isto em 2015. Hoje seria muito pior. Não podes negar a quebra de consumo, principalmente no verão. Para mim, as novelas só deviam estrear em Outubro/Novembro e Março/Abril. 

Mulheres foi novela de 1º horário?  Não. A promoção foi de novela de 1º horário, não. Nem sequer teve oportunidade para crescer a novela até. Para além de que a concorrência era muito mais forte.

Estabelecer essas datas de estreia de novela, para mim não faz qualquer sentido. Se a novela for mesmo boa, e com qualidade e atrair o público pode estrear bem em Junho, ou Maio ou nessas datas. É mesmo por causa desse pensamento, que os diretores têm, que no Verão vamos ter o líder com 15% share ou menos, porque pensam logo que o Verão não é época de investir. Claro que é época, não há é conteúdos que atraia os portugueses e cagam na televisão.

E não falo em Julho/Agosto, falo no início de Junho, finais de Maio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Vtv disse:

 

...temos aí o exemplo de "Vidas Opostas", cujas gravações terminaram em Outubro mas cuja exibição ainda parece que aguentará mais uns 2 meses...

...por isso, não me parece impossível que, mesmo encerrando as gravações no final deste mês, possam conseguir aguentar "Alma & Coração" até ao início de Setembro...

Não podes pegar por aí.

VO teve 10 meses de gravações, o normal nas novelas de 2º horário até agora.

AeC, a começar a gravar em julho e acabar em março, já são 9 meses. Quando o normal tem sido 11 meses.

Ou seja, há uma diferença de 2 meses. 

Temos que ver quanto tempo tiveram de gravações, e não quando acabaram de gravar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, JJS disse:

Continuo a dizer o Verão é um período mau em audiências porque as televisões assim o quiseram, com novelas a arrastarem-se por um ano. Como é óbvio no Verão ainda mais vão ficar no esquecimento. Aliás quase todo o período do Verão é horrível em audiências mesmo porque só há conteúdos low cost, repetidos e novelas prolongadas. E claro ano após ano tem vindo a agravar-se.

Sim está desgastado, mas quem disse que novelas curtas agora não são uma tendência? Basta olhar para A Teia. Apostar em Alma e Coração no segundo horário para mim era se não houvesse dinheiro e não havia outra alternativa, mas caso houvesse para mim viria um produto novo. Novelas de 1 ano têm de terminar. E este fórum fartou-se de criticar isso, e agora estão a defender isso? Para mim não cabe na minha cabeça. Entendo que criticam a aposta no Verão, mas não é uma estreia em Julho ou Agosto, era uma estreia em início de Junho, finais de Maio. Essa altura é e continua a ser muito propícia para o início de uma novela.

O @msm0 deu-te o exemplo de uma novela que estreou no verão e a estreia, na altura, foi fraquíssima ( hoje seria um sucesso). O verão até pode ter investimento, mas nunca vai deixar de ser a época de menor consumo porque as pessoas estão completamente nas tintas para as TV's, sinceramente. Basta ver-se num dia de calor como são as audiências. É sempre arriscado e a novela pode ficar condenada a partir daí.

Mas ninguém está a defender as novelas longas, apenas uma estratégia. É que ninguém te dá garantias que a novela vai acabar em junho, o que eu também não me acredito . Se realmente for encurtada e tiver os tais 270 episódios, creio que isso aponta o final para, aproximadamente, finais de julho ou inicio agosto. Ora, ao acabar nesta altura é um risco estrear. Por isso, defendo que o Daniel prolongo um mês e acabe a novela em setembro, mas em segundo horário . Assim tinha mais garantias do sucesso da novela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando leio que o formato novela está desgastado... as pessoas já não querem saber de telenovelas... fico a pensar!

Claro que o público não deixou de gostar de ver telenovelas... nós somos do povo um dos que mais gosta de novela... 

É preciso é que elas cativem... e que não tenham 400 episódios!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JMML disse:

Quando leio que o formato novela está desgastado... as pessoas já não querem saber de telenovelas... fico a pensar!

Claro que o público não deixou de gostar de ver telenovelas... nós somos do povo um dos que mais gosta de novela... 

É preciso é que elas cativem... e que não tenham 400 episódios!!!

Sim, o formato novela portuguesa  enorme já teve melhores dias. Muito por culpa da SIC e TVI.

O pessoal hoje prefere novelas de 100-150 episódio e com um ritmo ao género de AT. Uma novela mais "americanizada" com ritmo alucinante, ao género de uma série. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Fernandovisão disse:

Sim, o formato novela portuguesa  enorme já teve melhores dias. Muito por culpa da SIC e TVI.

O pessoal hoje prefere novelas de 100-150 episódio e com um ritmo ao género de AT. Uma novela mais "americanizada" com ritmo alucinante, ao género de uma série. 

A Única Mulher é mesmo um dos principais pontos de viragem. Uma novela longa, que não resultou no início, mas que com o fim de um sucesso da SIC, sobe e arrasa. Depois disso os valores nunca mais foram os mesmos.

Depois... aos que gostarem que me perdoem... mas Amor Maior e Paixão deixaram muito a desejar... Acho que Alma e Coração recupera agora um bocado, como a melhor novela destas 3 citadas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, JJS disse:

Mas eu disse que não estavas a constatar um facto? :| WTF?  

Simplesmente disse que esperava que tivesses errado quanto ao facto de o Daniel querer levar Alma e Coração até Setembro. Pode levar como pode não levar não sabemos.

Não fiz qualquer afirmação nesse sentido. Pode levar, como pode não levar. Deixo ambas as possibilidades em aberto. Simplesmente disse que, o facto das gravações poderem estar a aproximarem-se do fim não significa obrigatoriamente que a novela não chegue até Setembro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, como sabeis, perdi o hábito de ver novelas portuguesas ainda antes dos sucessos da Gabi, porém deixai-me que vos diga que isso de uma novela flopar por estrear em junho tem que se lhe diga. Se a história for boa, como penso que foi o caso de "Dancin' Days", vai hitar e, se não for, de nada lhes vale estrear em setembro ou abril. Eu não sei como são os vossos hábitos televisivos e veraneios, mas eu, quando há algo na televisão que quero ver, costumo combinar as saídas no verão para depois do produto em causa acabar (algo que certamente não acontecerá este ano, visto não apreciar o concurso da RTP1). Do mesmo modo, quando havia uma novela às 19h que eu gostava de ver, saía mais cedo da areia para ir ver. Se eu passei a ficar na praia até mais tarde e a sair mais cedo, deveu-se única e exclusivamente à oferta televisiva que me deixou de interessar. Agora, eu não tenho um audímetro, é certo, mas eu ainda acho que a televisão, quando oferece algo bom, ainda agarra o público.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, srcbica disse:

Eu, como sabeis, perdi o hábito de ver novelas portuguesas ainda antes dos sucessos da Gabi, porém deixai-me que vos diga que isso de uma novela flopar por estrear em junho tem que se lhe diga. Se a história for boa, como penso que foi o caso de "Dancin' Days", vai hitar e, se não for, de nada lhes vale estrear em setembro ou abril. Eu não sei como são os vossos hábitos televisivos e veraneios, mas eu, quando há algo na televisão que quero ver, costumo combinar as saídas no verão para depois do produto em causa acabar (algo que certamente não acontecerá este ano, visto não apreciar o concurso da RTP1). Do mesmo modo, quando havia uma novela às 19h que eu gostava de ver, saía mais cedo da areia para ir ver. Se eu passei a ficar na praia até mais tarde e a sair mais cedo, deveu-se única e exclusivamente à oferta televisiva que me deixou de interessar. Agora, eu não tenho um audímetro, é certo, mas eu ainda acho que a televisão, quando oferece algo bom, ainda agarra o público.

Mas a maioria das pessoas no verão não sai mais cedo da praia nem adia planos para ver  tv (nem no verão, nem noutra altura do ano, no verão é que é mais expressivo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, JMML disse:

Quando leio que o formato novela está desgastado... as pessoas já não querem saber de telenovelas... fico a pensar!

Claro que o público não deixou de gostar de ver telenovelas... nós somos do povo um dos que mais gosta de novela... 

É preciso é que elas cativem... e que não tenham 400 episódios!!!

As pessoas gostam de novelas; mas não só. Também gostam de ver outras coisas.  Mas a questão é que as novelas foram-se multiplicando e acomodando nas grelhas, numa cadência que se tornou "mais do mesmo" (em histórias, em personagens, em episódios). E, começando a ter alternativas aos canais em aberto, as pessoas começaram a procurar ver outras coisas na tv.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, PT 04 disse:

Mas a maioria das pessoas no verão não sai mais cedo da praia nem adia planos para ver  tv (nem no verão, nem noutra altura do ano, no verão é que é mais expressivo)

Exato, ainda para mais agora que a primeira novela acaba depois das 22h30, eu não vou combinar planos para as 23h porque vou ver a novela antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, PT 04 disse:

Mas a maioria das pessoas no verão não sai mais cedo da praia nem adia planos para ver  tv (nem no verão, nem noutra altura do ano, no verão é que é mais expressivo)

Hoje em dia, isso até pode nem ser assim expressivo, porque há VOSDAL mas vocês, quando eram mais novos, não saíam mais cedo para ver os Morangos?

E, de facto, eu já há um par de verões que não adio planos. Falava para aparecerem quando bem quisessem, que eu estava a ver novela pelo computador. Claro que era porque a SIC não as passava, mas o público, tendo estas plataformas à disposição, acaba por planear as suas saídas como bem entende. Mas, porém, porventura, contudo, ainda assim fico na minha de que quando há boa oferta, o público fica e depois sai ou sai e depois vem, consoante o horário que dá aquilo que gosta. Podem sair mais cedo ou chegar mais tarde, respetivamente, porque há VOSDAL, mas ainda ficam a ver algo se a oferta é boa. Se não for, nem ligam à tv.

há 4 minutos, HugoMiguel disse:

Exato, ainda para mais agora que a primeira novela acaba depois das 22h30, eu não vou combinar planos para as 23h porque vou ver a novela antes.

Mas às 23h a noite ainda nem começou. Chocado, Hugo, sempre pensei que fosses mais notívago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, srcbica disse:

Mas às 23h a noite ainda nem começou. Chocado, Hugo, sempre pensei que fosses mais notívago.

Quando vou só tomar café com amigos a coisa começa às 21h/22h e estende-se até mais tarde, mas não começo a noite depois das 23h, a não ser que seja uma noite diferente e com um propósito especial :drunk:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, srcbica disse:

Eu, como sabeis, perdi o hábito de ver novelas portuguesas ainda antes dos sucessos da Gabi, porém deixai-me que vos diga que isso de uma novela flopar por estrear em junho tem que se lhe diga. Se a história for boa, como penso que foi o caso de "Dancin' Days", vai hitar e, se não for, de nada lhes vale estrear em setembro ou abril. Eu não sei como são os vossos hábitos televisivos e veraneios, mas eu, quando há algo na televisão que quero ver, costumo combinar as saídas no verão para depois do produto em causa acabar (algo que certamente não acontecerá este ano, visto não apreciar o concurso da RTP1). Do mesmo modo, quando havia uma novela às 19h que eu gostava de ver, saía mais cedo da areia para ir ver. Se eu passei a ficar na praia até mais tarde e a sair mais cedo, deveu-se única e exclusivamente à oferta televisiva que me deixou de interessar. Agora, eu não tenho um audímetro, é certo, mas eu ainda acho que a televisão, quando oferece algo bom, ainda agarra o público.

Mas é mesmo.

Quem realmente gosta de novelas, verá a estreia num mês qualquer. O problema é que não vêem em direto, mas sim nas gravações ou na net. Cada vez mais a TV portuguesa deve considerar as audiências das gravações e da net. 

E também cada vez mais as pessoas ficam mais em casa. 

Estragaram o formato novela e agora que se virem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...