Jump to content
Titinha

Notícias TVI

Recommended Posts

há 20 minutos, Cable Guy disse:

A atual não é muito boa, logo isso não são muito boas notícias :sarcastic: 

A atual ainda mal interveio na grelha. 

• Like 1

FECHADO! Donos do Correio da Manhã vão mesmo comprar a TVI. 255 milhões!

O Jornal ECO, avança com a notícia de que o negócio está mesmo fechado: A Cofina vai comprar a media Capital, num negócio que está avaliado em 255 milhões de euros, e que conta com o empresário Mário Ferreira e Abanca.

Agora, estão a ser ultimadas os últimos detalhes para que a complexa operação de OPA, Oferta Pública de Aquisição, seja lançada.

O valor fechado entre a Cofina e Prisa é na ordem dos 255 milhões, mas poderá variar tendo em conta o share de audiência da TVI, no final de 2019… que por acaso está a ser um dos piores da estação.

Recorde-se que em 2017, a Altice valorizou a Medica Capital em 440 milhões, mas a verdade é que hoje em dia, em bolsa, o grupo está avaliado em 214,6 milhões.

Fonte: Dioguinho

agora mesmo, tiago_nunes disse:

Cofina vai comprar a media Capital, num negócio que está avaliado em 255 milhões de euros

Não percebi. Vai comprar a Média Capital ou a TVI? Não estou muito a par dessas coisas.

Faz-me confusão pensarem que as pessoas chegam e fazem logo trabalho. Não! 

São tudo negócios, ou acham que a Filipa chega, decide e faz? Se a administração não quiser nada se faz. 

Tudo isto é uma empresa, tudo leva tempo, tudo tem de ser criado e gerado. A TVI está a passar por uma enorme reforma interna a todos os níveis e novidades mesmo novidades a 100% só mais para a frente, ou seja, só vamos ver os resultados desta nova direção no canal em janeiro.

Até lá, há muita coisa em cima da mesa, não é da noite para o dia. Estamos a falar do mercado televisivo. A Cristina demorou 5 meses a aparecer no ecrã da SIC depois da contratação. 5 meses! Levou tempo, preparou e resultou. 

• Like 3
  • Love 1

Negócio fechado. Cofina vai lançar OPA à TVI com Mário Ferreira e Abanca

A Cofina vai comprar a Media Capital por um valor que avalia a empresa dona da TVI em cerca de 255 milhões de euros. Empresário Mário Ferreira e Abanca entram no negócio.

Os últimos dias foram frenéticos. Manuel Mirat e Paulo Fernandes reuniram em Lisboa para fechar um negócio que, em alguns momentos, esteve à beira da rutura. Mas o acordo entre a Cofina e a Prisa está fechado, apurou o ECO junto de fontes que conhecem o negócio. O que falta para o lançamento da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital? Finalizar os pormenores jurídicos de uma operação complexa que avalia a dona da TVI em torno dos 255 milhões de euros.

A estrutura de capital da operação está também fechada, e como o ECO já tinha revelado, não envolve apenas os atuais acionistas da Cofina. O empresário Mário Ferreira e o banco espanhol Abanca também vão fazer parte de uma operação que obrigará a um aumento de capital da Cofina na ordem dos 80 milhões de euros, necessário para financiar a OPA à Media Capital. Haverá também financiamento bancário de Santander e da Société Générale.

Logo que estas pontas estejam juridicamente atadas, condição necessária para a operação se efetivar, a Cofina anunciará ao mercado a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital, e que tudo indica deverá ocorrer no início da próxima semana, apurou o ECO. O negócio entre a Cofina e a Prisa está fechado por um valor que aponta para um enterprise value da Media Capital, isto é, valor de capital mais a dívida, da ordem dos 255 milhões de euros. Mas este valor poderá vir a variar em função do share de audiência média da TVI no final de 2019. Por comparação, a Altice valorizava a Media Capital, em 2017, por 440 milhões de euros.

Quanto vale hoje a Media Capital em bolsa? Cerca de 214,6 milhões de euros, um valor de 2,54 euros por ação, mas quase sem transações. A Prisa, recorde-se, tem 94,69%% do capital, a Abanca tem quase 5,05% e há 0,26% em free float, o que explica que nos últimos seis meses só tenha havido compra e venda de ações em… seis, leu bem, seis sessões. É por isso que o valor do negócio será com outra referência, provavelmente a média dos últimos seis meses, que é de 2,18 euros por ação. Daí que, no final, a compra da Media Capital envolverá uma responsabilidade financeira da ordem dos 255 milhões de euros, incluindo, portanto, cerca de 80 milhões de euros de dívida.

A Cofina tinha um contrato de exclusividade com a Prisa com a duração de 30 dias, que terminava este fim de semana. Mas as negociações começaram, efetivamente, no início de setembro, por causa das férias. E no meio das dificuldades negociais, surgiram notícias que causaram ruído no negócio. Primeiro, a informação de que Isabel dos Santos e a IURD poderiam estar por detrás do negócio, depois a de que Paulo Fernandes impunha o despedimento de jornalistas da TVI, como Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, duas informações que as fontes contactadas pelo ECO desmentem de forma categórica.

Como ficam os dois grupos juntos?

Com esta mais do que previsível bem-sucedida operação, os alinhamentos vão mudar. A Cofina/Media Capital passa a ser o maior grupo de media do país, claramente à frente da Impresa, que tem a SIC e Expresso. Vamos aos números:

• A Cofina faturou 89,9 milhões de euros em 2018, dos quais mais de 12 milhões na CMTV e 76 milhões no segmento de imprensa. O grupo registou um EBITDA de quase 15 milhões de euros e um lucros da ordem dos 6,6 milhões de euros.
  • A Media Capital registou uma faturação de 181 milhões de euros, dos quais 151 milhões de euros da TVI. O grupo detido (ainda) pela Prisa apresentou um EBITDA superior a 40 milhões de euros e lucros consolidados de 20 milhões de euros.

Portanto, face aos resultados de 2018, o novo grupo terá uma faturação acumulada superior a 270 milhões de euros. Só para um termo de comparação, a Impresa faturou 172 milhões de euros em 2018, com um EBITDA de 18,1 milhões de euros e um lucro de 3,1 milhões.

Edited by tiago_nunes
  • Like 1

agora mesmo, Fabien S. disse:

São tudo negócios, ou acham que a Filipa chega, decide e faz? Se a administração não quiser nada se faz. 

Tudo isto é uma empresa, tudo leva tempo, tudo tem de ser criado e gerado. A TVI está a passar por uma enorme reforma interna a todos os níveis e novidades mesmo novidades a 100% só mais para a frente, ou seja, só vamos ver os resultados desta nova direção no canal em janeiro.

Até lá, há muita coisa em cima da mesa, não é da noite para o dia. Estamos a falar do mercado televisivo. A Cristina demorou 5 meses a aparecer no ecrã da SIC depois da contratação. 5 meses! Levou tempo, preparou e resultou. 

Eu apenas condeno para já a maratona de novelas e a aposta em Mar de Paixão... mas sei lá eu, às vezes podem haver motivos para tal coisa que nós nem sabemos. Será que essa novela chegou a ser paga? :sarcastic: Mas já foi repetida uma vez e tudo...

• Like 1

há 2 minutos, Fabien S. disse:

É por causa desse desculpabilismo bacoco que as coisas n vao mais além. 

Ninguém pede milagres, apenas que não piore o que já está mau. Isso é fácil, mas mesmo assim n o conseguem fazer. Há que piorar ...

há 7 minutos, Andreia_S disse:

Não percebi. Vai comprar a Média Capital ou a TVI? Não estou muito a par dessas coisas.

É sempre a Media Capital. A gente aqui é que diz TVI a maioria do tempo porque ela manda e desmanda no grupo, então é quase a mesma coisa :haha:

• Thanks 1

Que bom.

Fizeram de propósito para baixar o preço em metade e agora nunca mais se levanta.

• Like 1
  • LOL 1

há 8 minutos, Franciscojrb disse:

Eu apenas condeno para já a maratona de novelas e a aposta em Mar de Paixão... mas sei lá eu, às vezes podem haver motivos para tal coisa que nós nem sabemos. Será que essa novela chegou a ser paga? :sarcastic: Mas já foi repetida uma vez e tudo...

Há um universo gigantesco que nós não temos noção. Pensam que a Filipa chega e já está. Eu tive o privilégio de ter estado nesse ambiente na altura do Chef é Você e vi que aquilo que se vê na TV é uma migalha do que se passa atrás. 

Quer-me parecer que, sim, de facto, cortaram o capital ao Bruno Santos, dessa forma ele não pôde apostar e consequentemente a empresa desvalorizou em bolsa. Ora, ponto perfeito para o despedimento dele e contratação de nova direção que se finaliza com esta compra de  « cêntimos » e assim a reforma estrutural é bem diferente. 

Acredito que se a Cofina souber aproveitar o melhor desta compra e derem à vontade financeiro à TVI as coisas vão surgir com brio e investimento. 

Edited by Fabien S.
  • Like 1

Eu se fosse a Cofina metia o Francisco Penim a frente dos canais temáticos da TVI, ele fez um bom trabalho quando estava na SIC nessa área...

• Like 1

há 1 hora, tv123 disse:

Ainda há quem não perceba que a TVI só se deixou ir onde chegou, propositadamente. 

Porque é que não começou logo as repetições às 21h? Chegava lá num instante. :curtainpeek:

há 57 minutos, Fabien S. disse:

Júlia, Alô Portugal, Passadeira Vermelha, Casados, tudo isso não demorou nada disso.

• Thanks 1

agora mesmo, Maciel disse:

A liderança ia perde-la com ou sem o eventual processo de desvalorização. Agora fazer média mensal de 13 é perder vários dias para a RTP é querer ser mesmo chacota nacional.

Pergunto, quanto tempo demorará a recuperar? Sim, é que a TVI está numa situação que a SIC nunca esteve. A SIC ainda chegou a perder 2 anos para a RTP mas mesmo assim era competitiva em alguns horários. 

A TVI está totalmente devastada das desde das manhãs ao late night. Não há um único programa que sirva de âncora. O melhor produto deles é a novela Prisioneira que é um fracasso. É só por aí já se vê o estado que ficou. Nem no último ano da Gaby a SIC estava tão mal. O QM sempre aguentava nos 18%, o PJ tinha bons resultados, as tardes penso que também nunca bateram tão fundo como as da TVI (tirando o acesso ao prime time no verão 2017) e o próprio HN era bem mais competitivo. Além de que tinham o late night com a Globo. 

A TVI não tem nada. 

Que importa isso? A Garnel vai afundar a grelha da SIC no Tejo e fica resolvido. :cryhappy:

• LOL 4

há 50 minutos, Maciel disse:

A liderança ia perde-la com ou sem o eventual processo de desvalorização. Agora fazer média mensal de 13 é perder vários dias para a RTP... 

Pergunto, quanto tempo demorará a recuperar? Sim, é que a TVI está numa situação que a SIC nunca esteve. A SIC ainda chegou a perder 2 anos para a RTP mas mesmo assim era competitiva em alguns horários. 

A TVI está totalmente devastada das desde das manhãs ao late night. Não há um único programa que sirva de âncora. O melhor produto deles é a novela Prisioneira que é um fracasso. É só por aí já se vê o estado que ficou. Nem no último ano da Gaby a SIC estava tão mal. O QM sempre aguentava nos 18%, o PJ tinha bons resultados, as tardes penso que também nunca bateram tão fundo como as da TVI (tirando o acesso ao prime time no verão 2017) e o próprio HN era bem mais competitivo. Além de que tinham o late night com a Globo. 

A TVI não tem nada. 

E não pode recuperar? Pode não ser já, mas a vida dá muitas voltas, oh se dá. 

Com as férias a acabar e com a estreia de alguns novos programas (Na Corda Bamba, RAP e o novo concurso), pode ser que a TVI consiga subir um pouco, até aos 15-16%.

Mas só em Janeiro, quando for feita a remodelação do day-time é que a TVI terá verdadeiras hipóteses de voltar a competitiva, isto caso a Felipa Garnel consiga acertar com os novos programas. Principalmente nas tardes, porque se nas manhãs é quase impossível fazer melhor, nas tardes é perfeitamente possível conquistar a liderança. 

• Like 1

há 3 horas, tv123 disse:

Ainda há quem não perceba que a TVI só se deixou ir onde chegou, propositadamente. 

Muito isto... Negócios também é isto... 

• Like 1

há 23 minutos, tv123 disse:

Eu acho que agora o maior desafio da Cofina vai ser o de fazer as pessoas perceberem que as marcas CM e TVI não se tocam. Porque a TVI vai levar com uma onde de má comunicação em cima, colossal. 

Pois vai, isso é certo. 

há 26 minutos, tv123 disse:

Eu acho que agora o maior desafio da Cofina vai ser o de fazer as pessoas perceberem que as marcas CM e TVI não se tocam. Porque a TVI vai levar com uma onde de má comunicação em cima, colossal. 

Por outro lado deve começar a ganhar uma promoção gigante no Correio da Manhã. :sarcastic:

• Like 1

há 2 minutos, Free Live disse:

Continuo a achar absurdo essa teoria da desvalorização, seja como for não acho que se levantam tão cedo. Cristina só há uma e deixaram-na escapar. Talvez daqui a uns anos....

A SIC não é líder somente pela Cristina, foi um trabalho em toda a grelha. Antes da Cristina chegar já a Júlia estava a subir nas tardes e a começar a vencer. Depois com a liderança nas manhãs só veio ajudar a consolidar o que vinha a ser feito uns meses antes. 

• Like 4