Jump to content

Grafismos Amadores


Ruben

Posts Recomendados

Já vi o documento. Fala mais de outras marcas do que da RTP...

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Mas aquilo tem imagens de como era suposto ser o grafismo?

Não, não tem. Pelo que eu entendi da leitura, a RTP queria mudar a imagem em 2015, fazendo as alterações faladas acima, pois considerava que, com cada canal a ter um logótipo diferente, a imagem da RTP se estava a desvirtuar. Essa mudança começou na RTP 2, com o novo grafismo de 2015, e o autor da tese acompanhou a sua execução. Para mim, o autor até dá ideia de que os outros canais do grupo RTP iriam adotar um novo grafismo, semelhante ao da RTP 2, porém tal não aconteceu. Seria interessante ver como iria ficar. Provavelmente teríamos um grafismo mais inspirado do que o atual... 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Não, não tem. Pelo que eu entendi da leitura, a RTP queria mudar a imagem em 2015, fazendo as alterações faladas acima, pois considerava que, com cada canal a ter um logótipo diferente, a imagem da RTP se estava a desvirtuar. Essa mudança começou na RTP 2, com o novo grafismo de 2015, e o autor da tese acompanhou a sua execução. Para mim, até dá ideia de que os outros canais do grupo RTP iriam adotar um novo grafismo, semelhante ao da RTP 2, porém tal não aconteceu. Seria interessante ver como iria ficar. Provavelmente teríamos um grafismo mais inspirado do que o atual... 

Concordo :umbrage: Apesar de preferir os números em vez de RTP Um, RTP Dois e RTP Três, sempre seria algo diferente do que temos atualmente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

Concordo :umbrage: Apesar de preferir os números em vez de RTP Um, RTP Dois e RTP Três, sempre seria algo diferente do que temos atualmente.

Eu também preferia. Não gosto nada de ver por extenso... Curioso nessa identidade terem pensado tirar o símbolo da RTP e nesta terem tirado as letras “RTP”.

Já agora, agradeço a partilha do link.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, LP 98 disse:

Concordo :umbrage: Apesar de preferir os números em vez de RTP Um, RTP Dois e RTP Três, sempre seria algo diferente do que temos atualmente.

Acho que este ano iríamos ter uma aberração parecida aos separadores que a BBC One introduziu no início deste ano (da qual boa parte dos britânicos odiaram). "Unidade"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

Acho que este ano iríamos ter uma aberração parecida aos separadores que a BBC One introduziu no início deste ano (da qual boa parte dos britânicos odiaram). "Unidade"?

Bem... de facto, esses da BBC One são para lá de amadores, mas nós também não temos muita moral para usar o termo "aberração" com os separadores que temos atualmente na RTP1 :lol:

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Acho que este ano iríamos ter uma aberração parecida aos separadores que a BBC One introduziu no início deste ano (da qual boa parte dos britânicos odiaram). "Unidade"?

Fui vê-los e são maus. Piores do que os anteriores... Ainda por cima, o locutor fala por cima do separador, o que não gosto.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Chelsea disse:

Deixo aqui a minha sugestão de grafismo para os rodapés da RTP3 (que aqui é RTP NOTÍCIAS tal como na minha anterior sugestão)

Adorei! E apesar de não desgostar da RTP3, até gostaria de ver uma uniformização entre a página RTP Notícias e o canal, adotando ambos o mesmo nome, como tu propuseste.

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎16‎/‎07‎/‎2017 at 16:06, Rodriigo disse:

Os da SVT são bem melhores :girlsigh:

 

Até estão bons, porém penso que os que a RTP 1 tinha antes da mudança de logótipo eram melhores.

Nas sugestões apareceram os da televisão suíça, que acabei por ver. Na RTP 1 poderia tentar fazer semelhantes, porém com o símbolo do grupo.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Hashtag disse:

Peguei numa versão, numa vinheta da SIC de 1998, fiz upscale para HD 1080 e converti para 50 frames por segundo. O resultado é um vídeo muito smooth mesmo, vejam. A qualidade não é a melhor porque o vídeo original era de baixíssima qualidade, mas pronto, era só um teste por piada, para verem como, pegando numa coisa antiga, se pode dar um feel moderno, neste caso, o feel smooth dos 50fps. Ainda dei uma correcção na imagem, tirei ruído, acrescentei detalhe, pus umas barras laterais blur só mesmo porque me apeteceu eheh

Vinheta linda <3 E felicito a tua iniciativa ;)

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, LP 98 disse:

Vinheta linda <3 E felicito a tua iniciativa ;)

Thanks LP 98!

Atenção que para notarem a diferença na fluidez têm de fazer o play no Youtube em 1080p50 ou 720p50, caso contrário não se nota!

Editado por Hashtag
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, LP 98 disse:

Já agora, as nossas televisões transmitem em quê, 25fps? 30fps?

25 :D Daí ter feito o upscale para 50, é mais "certo" porque é o dobro exacto. No entanto, experimentei 60 também e o resultado foi fixe também. Experimentei até a 100, mas sinceramente aí já não notei diferença visual nenhuma. Estou a pensar recriar esta vinheta em 3D, com a animação exactamente igual a essa, ou muito parecida (só preciso de algum tempo, ou paciência também).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Hashtag disse:

25 :D Daí ter feito o upscale para 50, é mais "certo" porque é o dobro exacto. No entanto, experimentei 60 também e o resultado foi fixe também. Experimentei até a 100, mas sinceramente aí já não notei diferença visual nenhuma. Estou a pensar recriar esta vinheta em 3D, com a animação exactamente igual a essa, ou muito parecida (só preciso de algum tempo, ou paciência também).

Wow, apoio e aprovo a ideia! :D

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Talvez esta seja uma novidade apenas para mim mas, já que não sou muito dado a futebol, só no outro dia é que reparei numa transmissão antiga dum jogo em que, no equipamento do Sporting, a camisola continha este logótipo. Tentei recriar o mais próximo que pude da realidade, para dar uma ideia.

Imagem1.png.ce884b7f4953de20c202bf43b96ff0ca.png

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, LP 98 disse:

Talvez esta seja uma novidade apenas para mim mas, já que não sou muito dado a futebol, só no outro dia é que reparei numa transmissão antiga dum jogo em que, no equipamento do Sporting, a camisola continha este logótipo. Tentei recriar o mais próximo que pude da realidade, para dar uma ideia.

Imagem1.png.ce884b7f4953de20c202bf43b96ff0ca.png

Lembro-me de o ter visto no Zé Carlos (último episódio regular antes do especial passagem de ano), julgava que estava noutro tipo de letra.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais remixes minhas:
Dedicado a todos aqueles que achavam que o genérico que o Ecclesia tinha antigamente tinha ares de noticiário. Em 2010, quando comecei a ter uma "pancada" com as televisões bálticas, apercebi-me de que o genérico do noticiário da televisão pública letã tinha mais ares de ser digno de Ecclesia.

Mais um remix envolvendo a RTP 1 e a sua congénere da Bielorrússia, desta feita com o separador da RTP 1 de 2002 com os sons da BT de 2006:

E este aqui é mais internacional, o genérico do Události de 2007 com a música do noticiário da Rustavi 2 de antigamente:

Hei de fazer isto com um genérico do Jornal da Noite - infelizmente só posso fazer com o de 2002 que é o mais comprido até agora (desde finais de 2001), já que a SIC tem a pancada dos genéricos curtos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que em Outubro fazem rebrand do canal? Bem precisavam, a SIC, já que está sem rumo, que mude a sua imagem... Eu gostava que mudassem o logo para um dos dois últimos da parte de cima da imagem postada e depois faziam um anel simbólico por baixo (às cores ou não), para não perder completamente os traços do logo original/atual. Já fui adepto da não mudança de logo, mas agora nesta altura acho que faz todo o sentido.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Ambrósio disse:

Será que em Outubro fazem rebrand do canal? Bem precisavam, a SIC, já que está sem rumo, que mude a sua imagem... Eu gostava que mudassem o logo para um dos dois últimos da parte de cima da imagem postada e depois faziam um anel simbólico por baixo (às cores ou não), para não perder completamente os traços do logo original/atual. Já fui adepto da não mudança de logo, mas agora nesta altura acho que faz todo o sentido.

Rebrand do logo? Ui, podem esperar sentados, naquele canal é como os velhotes agarrados às tradições, não querem mudar nada.

  • Haha 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, LP 98 disse:

Fiz um apanhado de 6 variantes e versões do logo, de modo a ver as diferentes possibilidades de rebrand, caso se pretenda seguir uma linha mais de continuidade. Pessoalmente, prefiro os três logos de cima. Os três de baixo são uma experiência minha, recriando o lettering original inserido no meio-anel. Qual a vossa opinião?

Imagem.png.773ac1898d0cb99e6759d9d659643d4c.png

Adoro o primeiro de cima. Mantém a identidade e dá-lhe um refresh, um look moderno 2D. Ao mesmo tempo, dá perfeitamente para ter identidade de separadores mais 3D ou 2D e ficava este como mosca de emissão.

A haver rebrand, sempre o imaginei com esse logo. Aliás, não sei como não o aproveitam mais.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Hashtag disse:

Adoro o primeiro de cima. Mantém a identidade e dá-lhe um refresh, um look moderno 2D. Ao mesmo tempo, dá perfeitamente para ter identidade de separadores mais 3D ou 2D e ficava este como mosca de emissão.

Exato, e eu que sempre fui adepto duma mudança mais drástica, agora digo "Whatever, já são 25 anos com o mesmo logo... Mais vale manterem, com um retoque aqui e ali". Até porque não me lembro de alguma vez ter visto um logo parecido; nesse sentido é original. E não nego que o Hans Donner fez um bom trabalho ao criá-lo mas, na minha opinião, mesmo para 1992, o logo ainda tinha um cheirinho a anos 80 e meio p'ro americano... :D

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...