Jump to content
Ruben Fonseca

Grafismos Amadores

Recommended Posts

há 5 horas, Vascof2001 disse:

Também eu, eu também o design fluente de 1998, olha, amanhã vou á biblioteca a tentar ver revista antigas para a saber a cor oficial deste logótipo:

Digo o mesmo, Vasco :) Aliás, para mim o melhor dos quatro grafismos utilizados com esse logo (1996, 1998, 2001 e 2001-2002) é o concebido pela norte-americana Novocom em 1998.

Edited by LP 98

há 3 minutos, LP 98 disse:

Digo o mesmo, Vasco :) Aliás, para mim o melhor dos quatro grafismos utilizados com esse logo (1996, 1998 e os dois de 2001) é o concebido pela norte-americana Novocom em 1998.

Para mim, o melhor foi o de 2001-2002, até poderia ser utilizado até hoje!:)

há 50 minutos, LP 98 disse:

Pois... Esse é o problema. Por exemplo:

RTP-A - Açores e África

RTP-M - Madeira e Memória

Até dava para tentar recuperar os símbolos antigos, ou até dava para criar símbolos para a RTP Regiões que estava planeada para 2003 mas decidiram mudar tudo e criaram a RTP N

há 10 minutos, ATVTQsV disse:

Até dava para tentar recuperar os símbolos antigos, ou até dava para criar símbolos para a RTP Regiões que estava planeada para 2003 mas decidiram mudar tudo e criaram a RTP N

Não desisto da ideia de que seria possível fazem como a TVE. Se já são feitas entrevistas a partir das delegações regionais, também poderiam ser feitos noticiários.

• Like 1

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Não desisto da ideia de que seria possível fazem como a TVE. Se já são feitas entrevistas a partir das delegações regionais, também poderiam ser feitos noticiários.

Também foi em 2003 que desenvolveram o grafismo do ano seguinte, nos protótipos ainda aparecia o nome "360" (a RTP a prever o futuro?) para o canal de notícias e "Memo" como nome provisório da RTP Memória. Era para ser lançada a RTP Conhecimento mas só a N e a Memória foram lançados.

Já agora, qual seria a cor da RTP Conhecimento caso o canal fosse à frente?

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Também foi em 2003 que desenvolveram o grafismo do ano seguinte, nos protótipos ainda aparecia o nome "360" (a RTP a prever o futuro?) para o canal de notícias e "Memo" como nome provisório da RTP Memória. Era para ser lançada a RTP Conhecimento mas só a N e a Memória foram lançados.

Arco-íris :lol:

Mas vá, podia ser azul-marinho ou rosa escuro, por exemplo.

Edited by LP 98

Agora mesmo, LP 98 disse:

Arco-íris :lol:

Ai, pensava que iriam usar o verde seco! Ou o castanho! Tanto faz...

há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Já vi um vídeo com os protótipos e a sonoridade era horrível. E a 2: era para se chamar T2.

Quanto à RTP Conhecimento, provavelmente seria algo do género do serviço online RTP Ensina. E provavelmente seria amarelo (a RTP2 nessa altura não era amarela)...

Edited by Televisão 10

há 10 minutos, Televisão 10 disse:

Já vi um vídeo com os protótipos e a sonoridade era horrível. E a 2: era para se chamar T2.

Quanto à RTP Conhecimento, provavelmente seria algo do género do serviço online RTP Ensina. E provavelmente seria amarelo (a RTP2 nessa altura não era amarela)...

Pois, já que quando havia uma mudança das grandes iriam esquecer de uma cor primária para o esquema dos canais de televisão. Se na altura da 2: era o amarelo que estava em falta, hoje o vermelho é que falta.

Agora vou refazer o símbolo da RTP Açores de 1978, só vi numa revista e não a fotografei.

a de açores.png

Edited by ATVTQsV
  • Like 1

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Pois, já que quando havia uma mudança das grandes iriam esquecer de uma cor primária para o esquema dos canais de televisão. Se na altura da 2: era o amarelo que estava em falta, hoje o vermelho é que falta.

Agora vou refazer o símbolo da RTP Açores de 1978, só vi numa revista e não a fotografei.

Eu não acho que a RTP3 deva ser vermelha, uma vez que os outros canais informativos já são vermelhos, logo a RTP3 distingue-se, tanto na cor do logótipo como dos oráculos. É esperar que criem uma RTP Zig Zag e talvez aí usem o vermelho...

• Like 2

Acedendo ao pedido do @Televisão 10, aqui vai a linha gráfica completa dos canais RTP. Precisamente pelo que aqui já se comentou a respeito do dilema das iniciais, tentei procurar a solução de melhor compromisso, ainda que num ou dois casos particulares fuja ao padrão original. A segunda imagem são logos rejeitados/outros.

RTP 1.jpg

RTP 2.jpg

• Like 3

há 42 minutos, LP 98 disse:

Acedendo ao pedido do @Televisão 10, aqui vai a linha gráfica completa dos canais RTP. Precisamente pelo que aqui já se comentou a respeito do dilema das iniciais, tentei procurar a solução de melhor compromisso, ainda que num ou dois casos particulares fuja ao padrão original. A segunda imagem são logos rejeitados/outros.

RTP 1.jpg

RTP 2.jpg

Gostei da forma como deste a volta à questão das iniciais. Já agora, prefiro os logótipos da RTP Açores e Madeira com as letras maiúsculas. Curioso também que nessa altura, o logótipo da RTP Madeira era em amarelo. Acho que o fundo dos logótipos da RTP 3 e África estão muito semelhantes. 

Edited by Televisão 10
  • Like 1

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Gostei da forma como deste a volta à questão das iniciais. Já agora, prefiro os logótipos da RTP Açores e Madeira com as letras maiúsculas. Curioso também que nessa altura, o logótipo da RTP Madeira era em amarelo. Acho que o fundo dos logótipos da RTP 3 e África estão muito semelhantes. 

Obrigado pela crítica construtiva :) Já agora, sabes dizer-me qual a fonte de letra originalmente utilizada para a sigla "RTP" na época desta linha gráfica? Apenas consegui encontrar fontes parecidas. Calculo que a tenham começado a usar com a RTC, no grafismo de dezembro de 1988, quando o logo da mesma passou a ter o mítico formato de olho. Já agora, um compilado de todas as variantes desses separadores:

Giratório

Cartoon #1

Cartoon #2 (o mais divertido, na minha opinião :biggrin:)

Natalício

Edited by LP 98

há 43 minutos, LP 98 disse:

Obrigado pela crítica construtiva :) Já agora, sabes dizer-me qual a fonte de letra originalmente utilizada para a sigla "RTP" na época desta linha gráfica? Apenas consegui encontrar fontes parecidas. Calculo que a tenham começado a usar com a RTC, no grafismo de dezembro de 1988, quando o logo da mesma passou a ter o mítico formato de olho. Já agora, um compilado de todas as variantes desses separadores:

Não sei. Não percebo muito de fontes de letra... Poderá ser alguma da autoria da RTP.

• Like 1

há 11 horas, LP 98 disse:

Futura Bold (pelo menos é muito parecido, apesar de ter alguns efeitos na letra do separador).

Reparem na curvatura do "C"! A futura era muito utilizada nos logos dos anos 80/90, e até hoje é utilizada!

rtc.pngrtc.png.b30295e510d43400386599dced70cc6a.png

Edited by Mets TV
  • Like 1

Será realmente a mesma fonte? Agora tenho as minhas dúvidas. Ou então é uma variante.

rt.jpg

• Like 2

há 8 horas, LP 98 disse:

Será realmente a mesma fonte? Agora tenho as minhas dúvidas. Ou então é uma variante.

Pelo menos é parecido :) Pelo "R" eu diria que sim

On 7/2/2017 at 18:27, Televisão 10 disse:

Está bem concebido. Poderias fazer também para a RTP África, Açores, Madeira e Internacional.

Acho que este foi um dos melhores logótipos da RTP. O problema está em fazer logótipos para canais com a mesma inicial. Apresentaste a versão toda em branco (o número/a letra e a barra com RTP em branco). Eu prefiro esta versão:

RTP1 1996

Também, mas o meu favorito é este:

Ho6mlNJ.jpg

• Like 1

há 10 horas, LP 98 disse:

rt.jpg

Reparei agora que as letras “RTP” do logótipo atual são semelhantes a essas, porém mais esticadas.

há 1 hora, Rangel disse:

Também, mas o meu favorito é este:

Ho6mlNJ.jpg

Graças a essa foto, vi logótipos que nunca tinha visto, como o da RTP Net e o da RTP Texto. Pena a RTP Madeira não seguir a linha dos restantes logótipos (da RTP 1, 2 ou Açores) e ter aquele logótipo horrível.

• Like 4

há 16 minutos, Rodriigo disse:

E se a RTP1 e a RTP2 partilhassem o grafismo? A concept by Rodrigo

Mostrar conteúdo escondido

Q3F9SY1.png

fgYSab8.png

Já não sabia o que fazer mais, ia fazer o relógio mas não encontrei prints do atual da RTP1. Deem sugestões para fazer mais conceitos disto.

Tinha mais lógica se assim fosse. Não percebo porque é que tem de ser diferente (embora semelhante).

Agora mesmo, Ambrósio disse:

Tinha mais lógica se assim fosse. Não percebo porque é que tem de ser diferente (embora semelhante).

Eu até gosto da diferença da RTP2, mas se fosse para eles estragarem o grafismo da 1 com barras pretas e etc mais vale estarem quietos :lol:

• Like 2

há 53 minutos, Rodriigo disse:

Separador de continuidade

N4mxQ9P.png

sim eu meto skam em tudo o que eu faço lmao 

A RTP 2 já tem um separador de continuidade, ainda que seja diferente do da RTP1, mas também não é mau. Aliás, até foi uma inovação em relação ao grafismo anterior, que o separador nem tinha locução.

É diferente pois, se reparares, o separador de continuidade da RTP1 só veio algum tempo depois da mudança de imagem. Tanto que a RTP Açores tem um separador de continuidade diferente do da RTP1, porém a RTP Madeira já o tem igual ao da RTP1, pois efetuou a mudança de imagem mais tarde.

há 1 hora, Rodriigo disse:

E se a RTP1 e a RTP2 partilhassem o grafismo? A concept by Rodrigo

Mostrar conteúdo escondido

Q3F9SY1.png

fgYSab8.png

Já não sabia o que fazer mais, ia fazer o relógio mas não encontrei prints do atual da RTP1. Deem sugestões para fazer mais conceitos disto.

Tenho pena que tenham terminado com o separador "Já a seguir”, que existia no outro grafismo.

Edited by Televisão 10

há 55 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP 2 já tem um separador de continuidade, ainda que seja diferente do da RTP1, mas também não é mau. Aliás, até foi uma inovação em relação ao grafismo anterior, que o separador nem tinha locução.

Eu não gosto muito do da RTP2. Aquilo é basicamente o grafismo das promoções com quadrados mais pequenos e mais quadrados. Mas acho que é bom o suficiente. 

há 56 minutos, Televisão 10 disse:

Tenho pena que tenham terminado com o separador "Já a seguir”, que existia no outro grafismo.

Eu adoro separadores que referem o que vem a seguir, e há muitos canais que não os adotam (nem a RTP1 os transmite as vezes) e isso deixa me kinda sad