Jump to content

Grafismos Amadores


Ruben

Posts Recomendados

Gostei bastante @Rodriigo!

Seria muito interessante a RTP2 adotar o grafismo da 1... É melhor não para não colocarem também na 2 os separadores do Feliciano... :ph34r:

Spoiler

Já agora se me puderes ajudar, onde baixaste o tipo de letra "Calibre" da RTP com acentos? É que eu baixei uma e não dispõe dos mesmos...

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, LP 98 disse:

@Televisão 10 Em tua honra :)

RTP1 1996.png

Eu acho que as letras estão mais pequenas do que o atual.

E fazes recriações (com a adição de RTP3 e Memória) com aquela fluidez de fundo. E uma versão transparente estilo 2001-2002( sem ao letreiro RTP que eu gosto) e recriações dos logótipos da RTP Desporto e RTP Informação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu sei, duvido muito se a AR TV vai passar a ser absorvida pela RTP para ser a versão portuguesa da BBC Parliament, outro canal que acho supérfluo é a RTP USA (separado da RTP Internacional). A RTP News devia ser a RTP World. E não sei qual o teu critério para a RTP 3...

EDIT: Acho que não é difícil caracterizar a RTP USA, é mais BBC America nos tempos áureos (tal como a Star TVE).

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Chelsea disse:

A minha sugestão para uma nova imagem dos canais da RTP: 

https://www.behance.net/gallery/54694775/RTP-full-rebrand-project

(muito inspirada na BBC eu sei)

Não gosto muito quando escrevem os números por extenso. Além disso, tiraste o logótipo da RTP, que penso ser já uma imagem de marca. Ainda assim, está bem feito.

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Sim, eu sei, duvido muito se a AR TV vai passar a ser absorvida pela RTP para ser a versão portuguesa da BBC Parliament, outro canal que acho supérfluo é a RTP USA (separado da RTP Internacional). A RTP News devia ser a RTP World. E não sei qual o teu critério para a RTP 3...

EDIT: Acho que não é difícil caracterizar a RTP USA, é mais BBC America nos tempos áureos (tal como a Star TVE).

Eu penso que a AR TV deveria ser da RTP. Ainda assim, não ser também não faz uma grande diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Sim, eu sei, duvido muito se a AR TV vai passar a ser absorvida pela RTP para ser a versão portuguesa da BBC Parliament, outro canal que acho supérfluo é a RTP USA (separado da RTP Internacional). A RTP News devia ser a RTP World. E não sei qual o teu critério para a RTP 3...

EDIT: Acho que não é difícil caracterizar a RTP USA, é mais BBC America nos tempos áureos (tal como a Star TVE).

Eu achava boa ideia ter um canal em inglês para divulgar conteúdos nacionais, algo que nunca se fez em Portugal. A RTP Internacional mantinha-se para os portugueses no estrangeiro. 

Mudei o nome da RTP3 para RTP notícias porque na minha opinião não faz sentido um canal de notícias não dizer na sigla algo que remeta para notícias.

Depois a nova rtp2, que competiria com os canais generalistas, com conteúdos próprios de ficção e entretenimento. Acho que seria importante fazer uma espécie de refresh à ideia que os portugueses têm sobre o canal. 

E depois a filosofia da rtp2 (cultura) passava para a rtp3.

Quanto à extinção da rtp madeira e açores (nada contra) mas penso que os jornais regionais das ilhas podiam passar na dois ou até mesmo na notícias.

Por fim, dei a ideia da RTP News porque assim a marca RTP tinha também uma presença no estrangeiro, tal como a RTP USA, e não se restringia só a Portugal. E para além disso promovia-se o nosso país.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Chelsea disse:

 

Mudei o nome da RTP3 para RTP notícias porque na minha opinião não faz sentido um canal de notícias não dizer na sigla algo que remeta para notícias.

Eu penso que o nome RTP 3 veio pelo facto de assim poderem transmitir eventos desportivos sem serem criticados. Quando se chamava RTP Informação, muitos diziam que tinha mais desporto do que propriamente informação.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Chelsea disse:

A minha sugestão para uma nova imagem dos canais da RTP: 

https://www.behance.net/gallery/54694775/RTP-full-rebrand-project

(muito inspirada na BBC eu sei)

Adorei! Por mim, estreavam-no já este ano :D Além disso, a própria RTP podia pedir auxílio à BBC na execução dos grafismos, para não dizerem depois que foi cópia e tal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/6860/1/João_Martins_8203_O processo de rebranding nos meios audiovisuais_o caso RTP.pdf

Encontrei esta tese por acaso e leiam só este trecho (chamo a tua atenção @Chelsea, já que me lembrou a tua proposta de rebranding):

 

3.9 O (re)branding da RTP em 2015

[...]

No naming, a RTP optou inicialmente por substituir nos seus canais generalistas, o numerário do canal pelo número escrito por extenso, inspirado na reconhecida cadeia de televisão britânica BBC, a qual possui essa estratégia de comunicação visual como recurso para a distinção entre os seus diversos canais audiovisuais. Nesta proposta a RTP abdicou ainda do seu símbolo atual em todos os seus canais, recorrendo apenas ao lettering como principal elemento diferenciador, (por ex: RTP Um, RTP Dois, etc…).

Já a nível do redesign inspirado nos elementos gráficos do símbolo, decidiu-se construir uma tipografia exclusiva que iria acompanhar de forma única a sigla da RTP, diferenciada pela cor como na sua identidade atual, só que neste caso atribuída ao lettering do nome de cada canal, optando-se por ocultar o símbolo da marca.

Face ao relaunching, que compreende a promoção e divulgação de uma nova imagem, era previsto decorrer de forma transversal em todos os canais e suportes de comunicação da RTP a 7 de Março de 2015, (data comemorativa do seu 58º aniversário), (disponível no Anexo F). No entanto, devido a circunstâncias de política interna, apenas foi aprovado um refresh para o canal RTP2. Esta decisão foi justificada pelo facto da RTP2, em relação aos outros canais, ser aquele que necessitava de uma mudança mais urgente, manifestada já há muito tempo pela direção do canal, dado que o mesmo não sofria qualquer alteração visual desde o ano de 2006.

Em relação à proposta apresentada pela RTP2, apenas esta sofreu algumas alterações até à divulgação da sua proposta final, tendo sido adotada a opção de manter a mesma marca gráfica e o mesmo slogan utilizado atualmente pelo canal, ultrapassando dessa forma a etapa de renaming.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

E tem a proposta do “novo” logótipo?

Não, essa é a única passagem da tese que fala sobre o dito rebranding. Nessa passagem que eu coloquei aqui, ele fala num "anexo F" e que, pelo índice, supostamente estaria na página 201, só que o PDF apenas vai até à página 192 :sad: Vejam se este link já conseguem abrir:

http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/6860/1/João_Martins_8203_O processo de rebranding nos meios audiovisuais_o caso RTP.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...