Jump to content

Memórias da TV


Ambrósio

Posts Recomendados

há 7 minutos, D91 disse:

Há vários episódios do Médico de Família gravados da SIC Mulher no Youtube.

Tens aqui um exemplo:

Não deve ter sido pouco temo depois, porque a SIC Gold acabou em 2004.

Acho que foi em 2009 ou 2010, não quero arriscar um ano, mas foi ainda alguns anos depois do fim da SIC Gold.

Lembro-me bem do Querido Professor por volta de 2011-12.
Provavelmente foi mesmo a sucessora do Médico de Família.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, canal5 disse:

Lembro-me bem do Querido Professor por volta de 2011-12.
Provavelmente foi mesmo a sucessora do Médico de Família.

Sendo assim Médico de Família deve ter dado entre 2010/2011 na SIC Mulher. Sim acho que foi substituído por Querido Professor.

Acho que o Bairro da Fonte também deu na SIC Mulher.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, D91 disse:

A sério? Todo mesmo?

De uma tese de mestrado de 2015, de um estágio no arquivo da SIC:

"O único departamento que até ao momento ainda utiliza cassetes betacam ao longo de todo o circuito de produção, emissão, gestão e arquivamento é a Direcção de Programas. Este workflow encontra-se em transformação, uma vez que está implementado um novo sistema, que engloba a digitalização do circuito de produção de Programas. Como tal, este departamento também terá todos os sistemas de produção, emissão e arquivo articulados e digitalizados, após a implementação da última fase do projecto de digitalização da estação, com término previsto para 2017. Deste modo, também a área respectiva aos Programas de entretenimento do arquivo ainda trabalha com cassetes betacam e encontra-se em mutação com a implementação de um novo sistema de arquivo digital, o INVENIO, que permitirá digitalizar e interligar este sector funcional com os sistemas de produção, emissão e gestão dos Programas."

https://core.ac.uk/download/pdf/47134892.pdf

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, miguelalex23 disse:

De uma tese de mestrado de 2015, de um estágio no arquivo da SIC:

"O único departamento que até ao momento ainda utiliza cassetes betacam ao longo de todo o circuito de produção, emissão, gestão e arquivamento é a Direcção de Programas. Este workflow encontra-se em transformação, uma vez que está implementado um novo sistema, que engloba a digitalização do circuito de produção de Programas. Como tal, este departamento também terá todos os sistemas de produção, emissão e arquivo articulados e digitalizados, após a implementação da última fase do projecto de digitalização da estação, com término previsto para 2017. Deste modo, também a área respectiva aos Programas de entretenimento do arquivo ainda trabalha com cassetes betacam e encontra-se em mutação com a implementação de um novo sistema de arquivo digital, o INVENIO, que permitirá digitalizar e interligar este sector funcional com os sistemas de produção, emissão e gestão dos Programas."

https://core.ac.uk/download/pdf/47134892.pdf

Sendo assim as novelas devem estar todas digitalizadas.

Já agora, o que é que os canais (na altura em que usavam cassetes) faziam com as cassetes das novelas, filmes e séries internacionais que emitiam? Devolviam? Guardavam em arquivo? Sempre tive essa curiosidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D91 disse:

Já agora, o que é que os canais (na altura em que usavam cassetes) faziam com as cassetes das novelas, filmes e séries internacionais que emitiam? Devolviam? Guardavam em arquivo? Sempre tive essa curiosidade...

Regra geral, creio que eram apagadas depois de expirarem os direitos.

Mas sabemos que na RTP não foi sempre assim ou havia excepções porque, até há não muito tempo, lá apareciam filmes com as míticas legendas dos anos 80/90. Allo Allo foi exibida na RTP Memória em 2015/16 com quase todos os episódios com a legendagem original, por exemplo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, miguelalex23 disse:

Regra geral, creio que eram apagadas depois de expirarem os direitos.

Mas sabemos que na RTP não foi sempre assim ou havia excepções porque, até há não muito tempo, lá apareciam filmes com as míticas legendas dos anos 80/90. Allo Allo foi exibida na RTP Memória em 2015/16 com quase todos os episódios com a legendagem original, por exemplo.

Interessantissimo, estive a ler aquela tese, e encontrei também este excerto "Há determinadas coisas que cá entram, que tu sabes que é de conservação permanente e que é para conservar a série na íntegra, tipo uma novela. A novela chega e a gente sabe, é de conservação permanente. Ela pode ter 500 episódios que nós vamos conservar os 500 episódios. Aquilo tem um potencial tremendo de venda, portanto vais conservar tudo."

"Existe também um armazém, digamos que é um armazém onde nós temos guardadas cerca de 6 mil cassetes e que, no fim de contas pagamos, para nos armazenarem as cassetes. Elas foram para lá há cerca de uns quatro ou cinco anos, talvez, e estão a regressar agora. Eu penso que já tenham regressado todos, mas não tenho bem a certeza disso. Penso que lá existam ainda algumas cassetes HD e novelas. Existem algumas novelas, Os programas são todos guardados, todos. Estamos a falar de novelas, que são os que lá estão. São todos guardados. Depois da cassete chegar, a cassete da novela não é apagada fisicamente. Normalmente se ela regressar irá para uma estante. Portanto aquilo que nós estamos a apagar é só jornais."

Do arquivo digital não se apagada nada?

"Nada, nada, nada. É digitalizado, fica permanente, mas a cassete entra em rotatividade"

 

Editado por Dimitri
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, miguelalex23 disse:

Regra geral, creio que eram apagadas depois de expirarem os direitos.

Mas sabemos que na RTP não foi sempre assim ou havia excepções porque, até há não muito tempo, lá apareciam filmes com as míticas legendas dos anos 80/90. Allo Allo foi exibida na RTP Memória em 2015/16 com quase todos os episódios com a legendagem original, por exemplo.

Eu sei, pelo que vejo na net, que as empresas de dobragem muitas vezes ficam com as gravações das versões portuguesas dos desenhos animados e outras séries, não se se completas mas pelo menos com excertos ficavam.

Agora das novelas não faço ideia, mas deviam apagar depois de expirarem os direitos provavelmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Dimitri disse:

Interessantissimo, estive a ler aquela tese, e encontrei também este excerto "Há determinadas coisas que cá entram, que tu sabes que é de conservação permanente e que é para conservar a série na íntegra, tipo uma novela. A novela chega e a gente sabe, é de conservação permanente. Ela pode ter 500 episódios que nós vamos conservar os 500 episódios. Aquilo tem um potencial tremendo de venda, portanto vais conservar tudo."

"Existe também um armazém, digamos que é um armazém onde nós temos guardadas cerca de 6 mil cassetes e que, no fim de contas pagamos, para nos armazenarem as cassetes. Elas foram para lá há cerca de uns quatro ou cinco anos, talvez, e estão a regressar agora. Eu penso que já tenham regressado todos, mas não tenho bem a certeza disso. Penso que lá existam ainda algumas cassetes HD e novelas. Existem algumas novelas, Os programas são todos guardados, todos. Estamos a falar de novelas, que são os que lá estão. São todos guardados. Depois da cassete chegar, a cassete da novela não é apagada fisicamente. Normalmente se ela regressar irá para uma estante. Portanto aquilo que nós estamos a apagar é só jornais."

Do arquivo digital não se apagada nada?

"Nada, nada, nada. É digitalizado, fica permanente, mas a cassete entra em rotatividade"

Como deves ter entendido, isso refere-se a novelas ou programas nacionais. E quanto à questão do não se eliminarem programas, isso deve ser referente a esse material que tinham à parte num armazém, que já deve ter tido essa filtragem anteriormente.

Nesta outra tese, há um inventário completo do arquivo da SIC até 2014 (ver pág. 334).

Dá para ver, por exemplo, que um programa como o SIC 10 Horas, que segundo a Wikipédia teve 1627 emissões, tem no arquivo 743 cassetes (que, como eles consideram 75 minutos o tempo médio de uma cassete, dá 929 horas). Vários programas foram apagados. Há também um "SIC Dez Horas - O Melhor", que presumo que sejam excertos dos programas eliminados.

Outro exemplo: E o Resto é Conversa, o primeiro talk show diário da SIC. Entre Setembro de 1993 e Junho de 1994 teve perto de 200 edições, mas restam 5 no arquivo da SIC.

http://1seminariopreservacaopatrimoniodigital.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/19/2015/08/recurso_23.pdf 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, miguelalex23 disse:

Como deves ter entendido, isso refere-se a novelas ou programas nacionais. E quanto à questão do não se eliminarem programas, isso deve ser referente a esse material que tinham à parte num armazém, que já deve ter tido essa filtragem anteriormente.

Nesta outra tese, há um inventário completo do arquivo da SIC até 2014 (ver pág. 334).

Dá para ver, por exemplo, que um programa como o SIC 10 Horas, que segundo a Wikipédia teve 1627 emissões, tem no arquivo 743 cassetes (que, como eles consideram 75 minutos o tempo médio de uma cassete, dá 929 horas). Vários programas foram apagados. Há também um "SIC Dez Horas - O Melhor", que presumo que sejam excertos dos programas eliminados.

Outro exemplo: E o Resto é Conversa, o primeiro talk show diário da SIC. Entre Setembro de 1993 e Junho de 1994 teve perto de 200 edições, mas restam 5 no arquivo da SIC.

http://1seminariopreservacaopatrimoniodigital.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/19/2015/08/recurso_23.pdf 

sim vou dar uma olhadela, eu pouco me importo que apaguem parte dos talkshows, agora desde que nao apaguem nada da ficção por mim tá otimo. Por acaso nao terias acesso a alguma tese referente à TVI?

@miguelalex23agora fiquei na dúvida do que seria a diferença entre "Aqui Não Há Quem Viva 20-05-2006 - 13-07-2008" e "Aqui Não Há Quem Viva - Verão 14-06-2010 - 01-10-2010"

Só teem 2 cassetes de Ai os Homens? 

Estou chocado, diz que há versoes HD de podia acabar o mundo, porem na ultima repetiçao que veio depois de perfeito coraçao que repetiu em HD, podia acabar o mundo repetiu em SD esticado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Dimitri disse:

sim vou dar uma olhadela, eu pouco me importo que apaguem parte dos talkshows, agora desde que nao apaguem nada da ficção por mim tá otimo. Por acaso nao terias acesso a alguma tese referente à TVI?

Hoje em dia como deve ser tudo digitalizado já devem guardar tudo dos talk shows também. Mas antigamente, provavelmente por falta de espaço para guardar cassetes apagavam muita coisa. Os jornais também devem ter apagado muitos, digo eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Dimitri disse:

 

@miguelalex23agora fiquei na dúvida do que seria a diferença entre "Aqui Não Há Quem Viva 20-05-2006 - 13-07-2008" e "Aqui Não Há Quem Viva - Verão 14-06-2010 - 01-10-2010"

Só teem 2 cassetes de Ai os Homens? 

Estou chocado, diz que há versoes HD de podia acabar o mundo, porem na ultima repetiçao que veio depois de perfeito coraçao que repetiu em HD, podia acabar o mundo repetiu em SD esticado

A diferença entre as duas versões do ANHQV é que na repetição do Verão de 2010 (e em todas as repetições desde então) cortaram o genérico. Deve ser isso. Manias da SIC.

Só terem 2 emissões do Ai os Homens é estranho, de facto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, D91 disse:

E de programas como Ídolos, Masterplan, O Bar da TV, Acorrentados terão tudo?

O Bar da Tv - 61 cassetes com 76 horas no total

Acorrentados - 12 cassetes com 15 horas no total

Ídolos - 186 cassetes com 231 horas totais

Masterplan - 21 cassetes com 26 horas no total + 12 cassetes de Masterplans ao vivo

Esquadrão G - 1 cassete com 1 hora no total + 2 cassetes de diários do programa com 3 horas no total

Senhora Dona Lady - 3 cassetes com 4 horas (galas) + 2 cassetes com 3 horas (diários)

Especial Floribella - 95 cassetes com 116 horas totais

Diário das Chiquititas - 16 cassetes com 21 horas totais

Rebelde Way está a chegar - 7 cassetes com 9 horas totais

O Meu Nome é Ágata - 5 cassetes com 6 horas no total

Perdoa-me - 28 cassetes com 36 horas totais

 

 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, miguelalex23 disse:

A diferença entre as duas versões do ANHQV é que na repetição do Verão de 2010 (e em todas as repetições desde então) cortaram o genérico. Deve ser isso. Manias da SIC.

Só terem 2 emissões do Ai os Homens é estranho, de facto.

Mas repara que a versão Verão tem 55 episódios, ao contrário dos 52 eps habituais. Eu gostei muito da série, mas ainda me custa a acreditar que tenha acabado naquele episódio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, OTalAntiquado disse:

Mas repara que a versão Verão tem 55 episódios, ao contrário dos 52 eps habituais. Eu gostei muito da série, mas ainda me custa a acreditar que tenha acabado naquele episódio

Eu não daria grande importância a essa discrepância. Como é óbvio não existem 3 episódios extra, a série tem 52 episódios. Quanto muito podem ter havido episódios remontados ou algo do género em 2010. Eles fizeram muito isso com Cenas do Casamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 17/12/2020 at 15:23, ATVTQsV disse:

Diz que a TVI só tem metade de Todo o Tempo do Mundo digitalizada e só dois episódios de Telhados de Vidro digitalizados.

Todo o Tempo do Mundo já foi reposto em 2010 (salvo erro) e Telhados de Vidro pela última vez em 1995.

Não entendo o porquê da TVI nao digitalizar o resto? Jogaram as fitas fora? Com ficção isso não deve acontecer, embora nao me espantasse especialmente com GR.

Eles planeiam eternamente ficar com essas duas produções por digitalizar? Well, not a good idea

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

7 de Dezembro de 1980, Dia de Presidenciais:

"A programação para a RTP-1, ainda dentro da solenidade do luto nacional que o País vive, será, no entanto, mais diversificada, incluindo, além de programas de música sinfónica e de «ballet», filmes de longa metragem e documentários de conteúdo cultural. Esta é a informação fornecida pelos serviços componentes da Radiotelevisão Portuguesa à hora a que elaboramos esta página, pelo que damos a seguir as rúbricas confirmadas até então. Na RTP-1, desde o início da emissão e até às 19 horas, serão divulgados serviços informativos que se pensa possam vir a ser emitidos de hora a hora."

RTP-1

11.00 Abertura

11.02 Telejornal - As primeiras notícias do dia

11.10 Tempo dos Mais Novos 

  • «Bana e Flapi» 10º Episódio - «O Bosque das Nogueiras»
  • «Velhos Contos do Japão» com as histórias «Pescar com a cauda» e «Bebendo com o fantasma»
  • mais um episódio de «Susana e Daniel»
  • e a fechar «As novas aventuras de Flash Gordon»

12.30 Eucaristia Dominical

13.20 70x7 - Igreja ao encontro do Mundo

19.00 Presidenciais-80 - A cobertura da eleição do Presidente da República, emissão dirigida a partir do Estúdio 1, do Lumiar,  por José Eduardo Moniz, Fernando Balsinha e Adriano Cerqueira. Intervenções em directo, das sedes das candidaturas dos generais Ramalho Eanes e Soares Carneiro, da Fundação Calouste Gulbenkian e dos Estúdios do Porto.

RTP-2

20.00 Abertura

20.02 Informação 2 - Eleições - A cobertura noticiosa da eleição do Presidente da República foi coordenada e é conduzida, na RTP-2, por Carlos Pinto Coelho, com apresentação de Joaquim Amaral Marques e condução de entrevistas de João Grego Esteves. A coordenação operacional pertence a José Alberto Machado e a realização a Luís Filipe Costa e a Brito Macedo. Estão programadas ligações com os terminais de computadores instalados no Ministério da Justiça e com os serviços informáticos da RTP. Um minicomputador estará, também a funcionar no Estúdio 4, do Lumiar, de onde é dirigida toda a emissão. Ali se deslocarão cerca de duas dezenas de políticos ao longo da noite, estando também previstas intervenções, em directo, a partir dos Estúdios do Porto, da Fundação Calouste Gulbenkian e das sedes das candidaturas de Ramalho Eanes e de Soares Carneiro.

Fonte: Diário de Notícias, 7 de dezembro de 1980

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Cheguei hoje a este tópico. Eu felizmente tive TV Cabo desde cedo, verão de 96. Tinha sorte pois onde vivia passava lá o sinal do cabo. Nessa altura ainda tinha 8 anos e uma coisa que me fazia confusão era se íamos ter 30 canais mas o comando só tinha 10 algarismos como é que podia mudar para lá do 9?? (coisa de menino inocente mesmo :riso:).

Das primeiras coisas que me lembro de ver era uns desenhos animados no Panda que se chamavam Spanky ou Spunky (não sei como se escreve) e de outros que eram umas joaninhas que faziam receitas e tudo. Do CN que nessa altura era em inglês e não tinha legendas via o Tom & Jerry, Cow & Chicken, Dexter's Laboratoy, Powerpuff Girls e outros.

Quando fiz 10 anos comecei a ver mais MTV e a partir daí quando tinha 11-12 anos passava horas a fio com a MTV (Europe, a boa!) ligada: começou a crescer o meu hobby por charts: a 1ª foi o European top 20. Foi durante muito tempo o meu programa preferido. Na altura era esta a apresentadora, a Eden

embora em 99 o grafismo fosse diferente.

Depois via outras charts como o Hitlist UK, US Top 20, Dancefloor Chart e Lick Chart (R&B). E claro quem não se lembra da publicidade israelita com aquelas canções no mínimo bizarras... Foi a melhor época da MTV. No verão de 2003 quando vi que ia chegar a MTV Portugal vi logo que ia perder, porque muitas das charts que eu seguia não foram para a MTV Portugal. Acho que só continuou mesmo o European Top 20 e depois havia uma em que se mandava SMS ou se ligava para um número para votar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por incrível que pareça, apesar de ter memórias muito nítidas do Cartoon Network e alguns outros canais da TV Cabo em 2002-2003 (sei que tenho uma fugaz memória da SIC Gold enquanto não era SIC Sempre Gold, "Sempre" em letras pequerruchas), por alguma estranha razão, só me lembro da MTV Portugal. Ainda me lembro de quando a VH1 europeia ainda tinha a logo circular, pois mudou em 2004.

A partir de um pequeno exercício: algumas memórias remotas de canais de cabo dos quais me lembro:

  • National Geographic Channel, na sua primeira fase em Portugal, em brasileiro. Era 100% a versão brasileira, com anúncios brasileiros e tudo, quando o canal foi lançado iriam ter de fazer o desmame para a versão portuguesa em tão pouco tempo, coisa que demorou um tempão pois em Maio (eu acho) de 2002 ainda era a versão brasileira.
  • SIC Notícias, na fase do primeiro grafismo.
  • Cartoon Network, quando este passava anúncios britânicos. Segundo newsgroups da altura alguns programas que não podiam dar fora do UK e da Irlanda eram substituídos por programas do arquivo internacional da Hanna-Barbera e afins. Por isto o canal sucessor não teve - por estranhas razões - o Toonami (que conhecia através dos sites estrangeiros) e séries da WB (coisa corrigida a partir de 2010). A 30 de Junho de 2001, com o fecho das emissões em aberto, houve o desmame e a programação foi separada. Porém, também me lembro pouco do grafismo da época.
  • Das minhas memórias mais remotas do Canal Panda era uma série espanhola com um rato (teria sido o Elliot Mouse? ou teria sido outra) onde o rato não podia usar o elevador e disse "vamos a pé". Uma incógnita minha de coisa de dez anos, resolvida em 2012, era a série Histórias del Fútbol (da BRB, que por alguma estranha razão, todas as séries deles que davam no canal da altura, até as séries já dobradas, eram emitidas em espanhol ou inglês com legendas), da qual só me lembrava da canção do Fair Play (jogo limpo) na ficha técnica no fim dos episódios. Primeiro episódio do omnipotente Doraemon de que me lembro: o episódio do papel simulador de sismos.
  • O people+arts quando ainda usava aquela logo combinando um P e um A minúsculos. Só me lembro de dar de conta com um documentário ao calhas, não sei do que era.
  • Acho que a minha primeira memória do Disney Channel era de 2002/2003 quando era codificado e estava a passar o Art Attack, mas só se ouvia o som.
  • A SIC Radical quando dava o Nutícias. Tinha medo na altura, se calhar era por ter 4 anos de idade e de ficar consternado com uma mulher a fazer strip-tease, coisa que nunca houve até então.
  • O logo do Odisseia quando ainda era azul normal e azul marinho.
  • O GNT antes de adoptar a logo e separadores da Globo, em 2002. Só vi a logo na página de programação da Nova Gente (em 2001?), provavelmente deve ter sido o meu primeiro contacto com Hans Donner, o que me fez acreditar que dizia GNr e não GNT (também me lembro do logo de A Próxima Vítima que a SIC estava a repor. Felizmente não cheguei a acompanhar a fase em que a logo durante os programas alterava entre vermelho e verde, era bem cegueta para com o potencial telespectador:rofl: Mas o que importa é que praticamente todas as memórias que tenho do canal em si eram já com a logo da Globo no canto do ecrã, com os separadores da Globo com paisagens portuguesas e os separadores plim-plim feitos por caricaturistas brasileiros no início de todo o santo intervalo.

Algumas das memórias partilhadas neste post são um Vale a Pena Ver de Novo, algumas são inéditas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, ATVTQsV disse:

Eu entre Maio de 2008 e Outubro de 2013 :riso:

Mas lembro-me de, até Outubro de 2008, ainda ter uma versão 1.0 que tinha o logo anterior da TV Cabo na box e no comando. Depois fizemos a troca.

O meu é igualzinho só que tem o logo da NOS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...