Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Eventos da realeza transmitidos na televisão portuguesa:

  • Casamento do Príncipe Carlos e da Princesa Diana (RTP1, 1981)
  • Casamento do Príncipe André e Sarah Ferguson (RTP1, 1986)
  • Casamento da Infanta Elena de Espanha e Jaime de Marichalar (RTP1, 1995)
  • Casamento de D. Duarte, Duque de Bragança, e Isabel de Herédia (RTP1 e TVI, 1995)
  • Casamento do Príncipe Pavlos da Grécia e Marie-Chantal Miller (RTP1, 1995)
  • Batizado de Afonso de Bragança (RTP1, 1996)
  • Batizado da Infanta Maria Francisca de Bragança (TVI, 1997)
  • Funeral da Princesa Diana (RTP1, SIC, TVI, 1997)
  • Casamento da Infanta Cristina de Espanha e Iñaki Urdangarin (RTP1, SIC, 1997)
  • Casamento do Príncipe Eduardo de Inglaterra e Sophie Rhys-Jones (RTP1, SIC, TVI? 1999)
  • Batizado de Dinis de Bragança (RTP2, 2000)
  • Casamento de Felipe e Letizia de Espanha (RTP1, SIC e TVI, 2004)
  • Casamento de Carlos de Inglaterra e Camilla (RTP1, SIC e TVI, 2005)
  • Concerto de Homenagem à Princesa Diana (RTP1, 2007)
  • Casamento Príncipe William e Kate Middleton (RTP1, SIC, TVI, 2011)
  • Casamento Príncipe Alberto do Mónaco e Charlene Wittstock (RTP1 TVI, 2011)
  • Proclamação do Rei Felipe VI de Espanha (RTP2, 2014)
  • Parada dos 90 anos da Rainha Isabel II (RTP1, 2016)
  • Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle (RTP1, SIC, TVI, 2018)
  • Funeral da Rainha Isabel II de Inglaterra (RTP1, TVI, 2022)
  • Coroação do Rei Carlos III de Inglaterra (SIC, TVI, 2023)
  • Casamento da Infanta Maria Francisca e Duarte Araújo Martins (TVI, 2023)

Será que a lista está completa? @srcbica

Edited by D91
  • Thanks 2
Posted
há 19 minutos, D91 disse:

Eventos da realeza transmitidos na televisão portuguesa:

  • Casamento do Príncipe Carlos e da Princesa Diana (RTP1, 1981)
  • Casamento do Príncipe André e Sarah Ferguson (RTP1, 1986)
  • Casamento da Infanta Elena de Espanha e Jaime de Marichalar (RTP1, 1995)
  • Casamento de D. Duarte, Duque de Bragança, e Isabel de Herédia (RTP1 e TVI, 1995)
  • Casamento do Príncipe Pavlos da Grécia e Marie-Chantal Miller (RTP1, 1995)
  • Batizado de Afonso de Bragança (RTP1, 1996)
  • Batizado da Infanta Maria Francisca de Bragança (TVI, 1997)
  • Funeral da Princesa Diana (RTP1, SIC, TVI, 1997)
  • Casamento da Infanta Cristina de Espanha e Iñaki Urdangarin (RTP1, SIC, 1997)
  • Casamento do Príncipe Eduardo de Inglaterra e Sophie Rhys-Jones (RTP1, SIC, TVI? 1999)
  • Batizado de Dinis de Bragança (RTP2, 2000)
  • Casamento de Felipe e Letizia de Espanha (RTP1, SIC e TVI, 2004)
  • Casamento de Carlos de Inglaterra e Camilla (RTP1, SIC e TVI, 2005)
  • Concerto de Homenagem à Princesa Diana (RTP1, 2007)
  • Casamento Príncipe William e Kate Middleton (RTP1, SIC, TVI, 2011)
  • Casamento Príncipe Alberto do Mónaco e Charlene Wittstock (RTP1 TVI, 2011)
  • Proclamação do Rei Felipe VI de Espanha (RTP2, 2014)
  • Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle (RTP1, SIC, TVI, 2018)
  • Funeral da Rainha Isabel II de Inglaterra (RTP1, TVI, 2022)
  • Coroação do Rei Carlos III de Inglaterra (SIC, TVI, 2023)
  • Casamento da Infanta Maria Francisca e Duarte Araújo Martins (TVI, 2023)

Será que a lista está completa? @srcbica

Não faço ideia, mas é capaz de estar. Estranhamente não me lembro do casamento do Príncipe Alberto do Mónaco. Lembro-me muito bem do casamento do William e da Kate no mesmo ano, porque foi a uma sexta-feira, eu estava a ter aulas e queria ter visto o casamento. Lembro-me até que eram 3 aulas. A primeira já não sei qual era, mas a segunda era Química e a gente não estava a fazer nada de jeito nessa aula, já não sei a razão, mas por isso cheguei a pedir ao professor para a gente ir para o bar da escola assistir ao casamento, já que ensinar nesse dia estava quieto. E a última aula era Área de Projeto e o meu grupo tinha autorização para fazer filmagens fora da escola. Fomos a pé para casa de um dos elementos e a cada café que a gente passava eu olhava para a televisão, porque sempre era alguns segundos de cerimónia que eu via.

  • Thanks 1
Posted
há 44 minutos, D91 disse:

Casamento do Príncipe Carlos e da Princesa Diana (RTP1, 1981)

Curiosamente foi por alturas deste casamento que o meu pai foi pela primeira vez a Lisboa

  • Like 1
Posted
há 17 horas, D91 disse:

Eventos da realeza transmitidos na televisão portuguesa:

  • Casamento do Príncipe Carlos e da Princesa Diana (RTP1, 1981)
  • Casamento do Príncipe André e Sarah Ferguson (RTP1, 1986)
  • Casamento da Infanta Elena de Espanha e Jaime de Marichalar (RTP1, 1995)
  • Casamento de D. Duarte, Duque de Bragança, e Isabel de Herédia (RTP1 e TVI, 1995)
  • Casamento do Príncipe Pavlos da Grécia e Marie-Chantal Miller (RTP1, 1995)
  • Batizado de Afonso de Bragança (RTP1, 1996)
  • Batizado da Infanta Maria Francisca de Bragança (TVI, 1997)
  • Funeral da Princesa Diana (RTP1, SIC, TVI, 1997)
  • Casamento da Infanta Cristina de Espanha e Iñaki Urdangarin (RTP1, SIC, 1997)
  • Casamento do Príncipe Eduardo de Inglaterra e Sophie Rhys-Jones (RTP1, SIC, TVI? 1999)
  • Batizado de Dinis de Bragança (RTP2, 2000)
  • Casamento de Felipe e Letizia de Espanha (RTP1, SIC e TVI, 2004)
  • Casamento de Carlos de Inglaterra e Camilla (RTP1, SIC e TVI, 2005)
  • Concerto de Homenagem à Princesa Diana (RTP1, 2007)
  • Casamento Príncipe William e Kate Middleton (RTP1, SIC, TVI, 2011)
  • Casamento Príncipe Alberto do Mónaco e Charlene Wittstock (RTP1 TVI, 2011)
  • Proclamação do Rei Felipe VI de Espanha (RTP2, 2014)
  • Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle (RTP1, SIC, TVI, 2018)
  • Funeral da Rainha Isabel II de Inglaterra (RTP1, TVI, 2022)
  • Coroação do Rei Carlos III de Inglaterra (SIC, TVI, 2023)
  • Casamento da Infanta Maria Francisca e Duarte Araújo Martins (TVI, 2023)

Será que a lista está completa? @srcbica

Consta-se que a primeira transmissão da Eurovisão pela RTP sem ser de um evento desportivo foi o casamento do Rei Balduino da Bélgica (1960)

  • Thanks 1
Posted

No âmbito da passagem de ano: alguma vez existiu em Portugal um programa única e exclusivamente dedicado à passagem de ano (como o da gala da Nochevieja em Espanha), em que o objectivo é apenas entreter e passar de dia 31 de dezembro para 1 de janeiro em conjunto com o espectador? Ou sempre houve programas aleatórios e mais tarde finais de algum programa competitivo (Big Brother, Secret Story, Operação Triunfo, The Voice, etc...)?

Posted
há 2 horas, Phoenix disse:

No âmbito da passagem de ano: alguma vez existiu em Portugal um programa única e exclusivamente dedicado à passagem de ano (como o da gala da Nochevieja em Espanha), em que o objectivo é apenas entreter e passar de dia 31 de dezembro para 1 de janeiro em conjunto com o espectador? Ou sempre houve programas aleatórios e mais tarde finais de algum programa competitivo (Big Brother, Secret Story, Operação Triunfo, The Voice, etc...)?

Antigamente chegaram a existir programas especiais e nada de finais, era só puro entretenimento.

  • Thanks 1
Posted
há 28 minutos, ATVTQsV disse:

Antigamente chegaram a existir programas especiais e nada de finais, era só puro entretenimento.

Ok. Então não havia nenhum programa "característico" e de tradição (como se fosse um "clássico" da programação desta época festiva). Simplesmente iam fazendo programas "avulso" para celebrar os anos correspondentes. 

Posted
há 3 horas, Phoenix disse:

No âmbito da passagem de ano: alguma vez existiu em Portugal um programa única e exclusivamente dedicado à passagem de ano (como o da gala da Nochevieja em Espanha), em que o objectivo é apenas entreter e passar de dia 31 de dezembro para 1 de janeiro em conjunto com o espectador? Ou sempre houve programas aleatórios e mais tarde finais de algum programa competitivo (Big Brother, Secret Story, Operação Triunfo, The Voice, etc...)?

A RTP1 durante alguns anos teve programas especiais de passagem de ano (pelo menos nos anos 90 e primeira década de 2000) e por vezes ainda tem. Nos últimos anos, se não me engano, é que tem feito especiais do The Voice no fim de ano.

A SIC durante muito tempo apostava no Herman, ou em programas especiais de fim de ano feitos propositadamente para a data. A partir do final da primeira década de 2000 é que começou a apostar em finais de programas ou especiais dos mesmos, como o Ídolos ou Família Superstar ou Peso Pesado.

A TVI é que a partir de 2000 apostou quase sempre em finais dos seus realitys (BB, SS ou outros) para o fim de ano.

Mas nunca houve essas tradições como em Espanha.

  • Like 2
Posted
há 6 horas, D91 disse:

A RTP1 durante alguns anos teve programas especiais de passagem de ano (pelo menos nos anos 90 e primeira década de 2000) e por vezes ainda tem. Nos últimos anos, se não me engano, é que tem feito especiais do The Voice no fim de ano.

A SIC durante muito tempo apostava no Herman, ou em programas especiais de fim de ano feitos propositadamente para a data. A partir do final da primeira década de 2000 é que começou a apostar em finais de programas ou especiais dos mesmos, como o Ídolos ou Família Superstar ou Peso Pesado.

A TVI é que a partir de 2000 apostou quase sempre em finais dos seus realitys (BB, SS ou outros) para o fim de ano.

Mas nunca houve essas tradições como em Espanha.

No caso da RTP1 também houve os especiais de comédia que começaram em 2011/2012 e que ainda duraram alguns anos. Contudo, as audiências sempre a descer ditaram o seu fim com a chegada do The Voice, pouca vontade houve em criar algo exclusivamente para a passagem de ano.

  • Like 1
Posted

Em 2006/2007 era a final do Dança Comigo.

Antigamente a RTP tinha o costume de seguir a passagem de ano em directo do Terreiro do Paço, pelo que sei.

  • Like 2
Posted
há 9 horas, ATVTQsV disse:

Sugestões algo maradas de novos canais para a TV Cabo em 2007. Lembro-me tão bem do tópico e de achar que 80% destas previsões iriam se cumprir.

https://arquivo.pt/wayback/20080316035243/http://foruns.zon.pt/index.php?showtopic=6798&mode=linearplus

Por acaso lembro-me de ver malta na TechzonePT (actual ZWAME) em 2007/2008 a trocarem a TVCabo pela Clix SmarTV e pelo MEO por causa do NASN (em 2009 mudou de nome para "ESPN America"). O canal tinha uma programação de luxo na altura: NFL (até passavam o Super Bowl!), MLB (até mesmo a World Series passavam) e a NHL (onde aos Sábados até passavam o "Hockey Night in Canada", incluindo a já extinta rubrica "Coach's Corner"). E muitas destas emissões eram feitas com os sinais americanos/canadianos e não com os sinais internacionais das ligas. Para quem adorava desporto americano, era uma benção.

  • Like 2
  • 1 month later...
Posted (edited)

Em vésperas de eleições legislativas, vamos recordar como foi noutros anos:

 

Edited by D91
  • Like 2
  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
Posted
On 07/03/2024 at 12:38, D91 disse:

Em vésperas de eleições legislativas, vamos recordar como foi noutros anos:

 

 

A GEDIPE volta a atacar e eliminou o vídeo das eleições 2019 da SIC...:triste:

  • LOL 1
  • Sad 2
  • 1 month later...
Posted (edited)

Fox Kids foi um canal infantil por assinatura criado pela Fox Broadcasting Company nos Estados Unidos. Estreou no Estados Unidos em 8 de setembro de 1990 e teve seu fim, no dia 7 de setembro de 2002. 

A Fox Kids chegou a estar disponível em Portugal? 

Edited by D91
Posted

Nunca, nem os seus sucessores. Achávamos que éramos um mercado pequeno segundo a sua pressuposta mundividência e a única solução era licenciar tudo para a SIC, cedo e a más horas.

  • Like 1
  • 4 weeks later...
Posted

Foi há 40 anos.

https://omirante.pt/sociedade/2024-05-07-o-bancario-pirata-da-tv-que-cortou-o-sinal-da-rtp-para-anunciar-o-nascimento-da-filha-4c9c4dae

Só em 1993 é que se aperceberam do que fez, desde o corte da emissão da RTP 1 à retransmissão de eventos locais e da televisão espanhola, já depois do início da SIC.

Entendo que boa parte destes retransmissores foram apagados por causa da pressão da SIC e da TVI. E sim, a retransmissão espanhola - presumo que da TVE 1 e dos seus potentes emissores VHF - chegou tão longe ao Ribatejo, como os sinais da Galiza que chegavam ao Porto nos anos 80 (e Braga tinha uma retransmissora também).

Que eu saiba só chegaram a haver três "presepadas": esta que cortou o sinal da RTP 1 (eu acho) só por ter nascido a filha, o corte da TVE 1 para emitir a TV Maravilha no Porto por menos de uma hora ainda naquele ano e em 1990 o corte da RTP 2 depois do seu noticiário para dar uma tal Televisão do Nordeste em Bragança, e que teve direito a um oficial local no único noticiário que emitiu, para depois ir a tribunal

Hoje em dia com a internet qual era o mal de lançar um canal por carolice numa aldeia com internet quase nula e a descarregar o sinal da SPORT.TV 1 para emitir um mísero jogo da liga? Já sabemos a resposta, se houvessem televisões destas como havia nos anos 80, bem como canais estrangeiros, iam logo fechá-los todos. E quem tinha televisões locais (cujo ambiente sempre foi hostil contra as televisões "legais") acabaria por ir a tribunal. Em Braga não sei se foi o caso também.

  • Like 1
Posted
há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Foi há 40 anos.

https://omirante.pt/sociedade/2024-05-07-o-bancario-pirata-da-tv-que-cortou-o-sinal-da-rtp-para-anunciar-o-nascimento-da-filha-4c9c4dae

Só em 1993 é que se aperceberam do que fez, desde o corte da emissão da RTP 1 à retransmissão de eventos locais e da televisão espanhola, já depois do início da SIC.

Entendo que boa parte destes retransmissores foram apagados por causa da pressão da SIC e da TVI. E sim, a retransmissão espanhola - presumo que da TVE 1 e dos seus potentes emissores VHF - chegou tão longe ao Ribatejo, como os sinais da Galiza que chegavam ao Porto nos anos 80 (e Braga tinha uma retransmissora também).

Que eu saiba só chegaram a haver três "presepadas": esta que cortou o sinal da RTP 1 (eu acho) só por ter nascido a filha, o corte da TVE 1 para emitir a TV Maravilha no Porto por menos de uma hora ainda naquele ano e em 1990 o corte da RTP 2 depois do seu noticiário para dar uma tal Televisão do Nordeste em Bragança, e que teve direito a um oficial local no único noticiário que emitiu, para depois ir a tribunal

Hoje em dia com a internet qual era o mal de lançar um canal por carolice numa aldeia com internet quase nula e a descarregar o sinal da SPORT.TV 1 para emitir um mísero jogo da liga? Já sabemos a resposta, se houvessem televisões destas como havia nos anos 80, bem como canais estrangeiros, iam logo fechá-los todos. E quem tinha televisões locais (cujo ambiente sempre foi hostil contra as televisões "legais") acabaria por ir a tribunal. Em Braga não sei se foi o caso também.

Mas como é que ele conseguiu fazer isso? como conseguiu cortar o sinal da RTP e anunciar o nascimento da filha?

Mas amava ver imagens disso.:lol:

Posted
agora mesmo, D91 disse:

Mas como é que ele conseguiu fazer isso? como conseguiu cortar o sinal da RTP e anunciar o nascimento da filha?

Mas amava ver imagens disso.:lol:

Parece coisa da Amazónia Legal. O problema é que destas televisões quase não há imagens

A primeira de todas em Pernes foi em 1979 ou 1980, dizem que foi antes da RTP passar a cores, até os jornais disseram que a RTP tinha perdido o monopólio e tinha surgido o terceiro canal.

https://omirante.pt/entrevista/2009-08-26-o-homem-da-radio-que-lancou-as-emissoras-piratas

https://run.unl.pt/bitstream/10362/134829/1/1744_6419_1_PB.pdf

Como é que teria sido a televisão nacional se estas televisões ainda existissem? Na volta iríamos ter canais que descarregavam novelas da Globo, filmes etc. na sua grelha

  • Thanks 1
Posted

Programa que havia em 1991 na televisão da Trofa quando havia o dilema de encerrar no início do ano seguinte. Era para potenciar a criação do concelho da Trofa, que só foi alcançado em 1998

  • Like 1
Posted (edited)
On 03/01/2024 at 18:42, Phoenix disse:

No âmbito da passagem de ano: alguma vez existiu em Portugal um programa única e exclusivamente dedicado à passagem de ano (como o da gala da Nochevieja em Espanha), em que o objectivo é apenas entreter e passar de dia 31 de dezembro para 1 de janeiro em conjunto com o espectador? Ou sempre houve programas aleatórios e mais tarde finais de algum programa competitivo (Big Brother, Secret Story, Operação Triunfo, The Voice, etc...)?

Acho que o mais parecido que houve, pelo menos na SIC, foram os dois "Ainda Faltam X Anos Para O Ano 2000". 

Alguém sabe quanto tempo durou o espaço "5 Noites, 5 Filmes" na RTP 2? E eu gostava de saber a data de quando este espaço dedicou uma quinzena a filmes com temática LGBT, a primeira semana mais dedicada à temática gay com filmes como "A Minha Bela Lavandaria", "Querelle" e "Corações De Papel" e a segunda mais pela temática lésbica com filmes como "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant". 

Edited by FraisesSucrées
  • Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...