Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 4 horas, Vieira disse:

Quem se lembra ? :p

http://youtube.com/watch?v=PC2-IBgWX1w

Nasci em 1993, mas tenho uma vaga memória. Não sabia é que a voz é do Paulo de Carvalho :p

É do meu tempo, nasci em 1987.

Por acaso, odiava muito. E até chegava a tirar o som à televisão que era para os meus pais não ouvirem e assim não me mandarem para a cama. :lol:

Até tinha ideia que tinha acabado com a mudança de Canal 1 para RTP1 em 1996 mas pelos vistos ainda durou mais um ano.

  • Like 1
Posted
há 57 minutos, AG. disse:

É do meu tempo, nasci em 1987.

Por acaso, odiava muito. E até chegava a tirar o som à televisão que era para os meus pais não ouvirem e assim não me mandarem para a cama. :lol:

Até tinha ideia que tinha acabado com a mudança de Canal 1 para RTP1 em 1996 mas pelos vistos ainda durou mais um ano.

O site Brinca Brincando diz que o Vitinho só desapareceu na RTP 2 quando deu das últimas vezes. Quando houve o seu fim no ano seguinte não havia mais nada até virem os Patinhos na RTP 1 (12 de Outubro de 1998, coincidindo com a nova grelha e grafismo).

Não se sabe ao certo quando é que a RTP 1 deixou de dar Os Patinhos, deve ter sido antes de 2002. E a da hora de dormir não era a única, porque a primeira série de animações passou inteira - no registo de Agosto de 1999 da Máquina do Tempo passava a animação normal, a que foi feita para o Jardim da Celeste

A segunda série de animações só deu na RTP 2 - só se ia à cama quando estas terminavam com a cena da mãe a dizer "Patinho, já são horas de ires para a caminha"

Porém deram na RTP Açores e Madeira numa altura em que a RTP 2 ainda não tinha cobertura terrestre insular (eu cheguei a apanhar a RTP Madeira e Açores por uma ligação ilegal de satélite na primavera de 2006 e passava isto antes do Telejornal Madeira)

E no outono de 2004, a RTP 1 passou a última animação do tipo no canal, porque a RTP 2 estava ocupada em passar as animações aka As Aventuras do Patinho no fim da faixa infantil do jantar, que era uma versão traduzida da mesma canção que tinham os Lunnis em Espanha. A TVE fez-se de esperta em acreditar que com as vendas internacionais da sua nova propriedade intelectual, iria resultar num país como o nosso, mas ao fim de alguns meses foi descartado, só restando a de acordar que dava ao início do Zig Zag da manhã (e do Brinca Comigo) e as de aprender inglês (totalmente faladas em inglês)

Do nada a RTP 2 retomou os Patinhos (o original de dormir de 1998, mas legendado, da máquina antiga) da primavera a Setembro de 2009 entre os dois Soninhos e mais tarde no Natal de 2014 e Ano Novo de 2015

Já das vezes em que regressou as personagens provavelmente tinham caído em desuso, assim como as que se seguiram, e a actual é a que tem mais tempo ininterrupto em emissão, desde Dezembro de 2016.

A única vez que um canal privado tinha algo do género foi no auge da Floribellomania na primeira temporada, onde primeiro eram os actores que mandavam as crianças à cama, e depois a SIC optou por fazer um vídeo que chegou a meio da primeira temporada, que passava depois do cartão de patrocínio quando os episódios acabavam

A TVI nunca teve nada do género (nem sequer no auge do Batatoon)

Acho que os canais de hoje acreditam que é anacrónico, principalmente com as crianças a verem novelas (ou qualquer canal) depois das 21. Ir à cama às 21 é coisa de bebés (?), basta ver as tendências da RTP 2 e do Canal Panda.

Anacrónico? Pelo menos não é nos nossos "filhos" em Angola, onde tens a Sónia António a cantar aos berros (BOA NOOOOOOOOOOOITE, JÁ É NOOOOOOOOOOOOOOOITE) depois do Telejornal (TPA 1) ou a Televisão de Moçambique a passar uma mulher a ler livros infantis locais antes do seu Telejornal (eles é que recuperaram depois de uns anos fora do ar, até repescaram o tema de entrada e saída, com 40 anos e mofo de vinil)

Esta era a canção que a equipa da Floribella adaptou à Argentina

Spoiler

Senhores pais. A partir deste momento, finaliza o horário de protecção ao menor. A permanência dos mismos face ao televisor fica sob a sua inteira responsabilidade

 

  • Like 2
Posted
há 1 hora, ATVTQsV disse:

O site Brinca Brincando diz que o Vitinho só desapareceu na RTP 2 quando deu das últimas vezes. Quando houve o seu fim no ano seguinte não havia mais nada até virem os Patinhos na RTP 1 (12 de Outubro de 1998, coincidindo com a nova grelha e grafismo).

Não se sabe ao certo quando é que a RTP 1 deixou de dar Os Patinhos, deve ter sido antes de 2002. E a da hora de dormir não era a única, porque a primeira série de animações passou inteira - no registo de Agosto de 1999 da Máquina do Tempo passava a animação normal, a que foi feita para o Jardim da Celeste

Penso que no final do Verão de 2000 Os Patinhos já não davam na RTP1. Mas sem certezas.

  • Like 1
Posted
há 7 minutos, AG. disse:

Penso que no final do Verão de 2000 Os Patinhos já não davam na RTP1. Mas sem certezas.

Na prática, no canal, deve ter aguentado grande parte do grafismo de 2000. Também era mais por causa da programação infantil estar mais concentrada na RTP 2 aos poucos, tendo sido consolidado depois da mudança de 2004.

Também havia alturas em que passava antes do Telejornal - digo muito raramente, só pode ter sido em alturas mais frias e noites longas de inverno. Provavelmente para crianças abaixo dos quatro ou cinco anos, porque regra geral para a faixa dos seis a dez eu acho era às 21.

O surgimento da SIC e da TVI e a falta de alguma animação do dito, bem como falta de mascote, dava a ideia de que os canais privados eram um "vale tudo" para a curiosidade das crianças em verem programas puxadotes depois das 21. Regra geral, qualquer animação que a RTP tinha no Canal 1 (até a fase em que tinha desenhos animados de cinco minutos antes do Vitinho, nos dois canais) passava depois da novela que passava depois do Telejornal (às vezes passou antes da novela, basta ver grelhas).

Se era justificável passar a versão original dos Patinhos, com os três patos atrás no palco vestidos em fato de banho e não pijama, era por ser verão e, mais uma vez repito o termo regra geral, nas férias de verão é mais fácil uma criança estar acordada até mais tarde independentemente do dia da semana (hoje em dia é bem mais caótico não é?).

  • Like 1
  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
Posted
há 3 horas, Leonardo Rodrigues disse:

Boa!

É fixe recordar esses blocos infantis que marcaram vária gerações

Agradecia que aparecesse também do Buereré e da lotação esgotada na idade de ouro (1986-1996).

E também era bom que aparecesse dos espaços infantis Sempre a Abrir e Animax da TVI.

  • Like 1
  • 2 weeks later...
Posted

https://www.angloportuguesenews.pt/?a=d&d=APN19880324.1.9&srpos=1&e=-------en-20--1--txt-txIN-"pirate+television"------

Aqui dizia que em Março de 1988, Braga tinha três canais piratas (certamente um deles era o retransmissor espanhol) e uma parabólica ilegal

Na altura o norte tinha mais (22 em 56 canais piratas)

Três canais do tipo em Braga, e não há documentação nem em vídeo, só relatos. É como se esses canais fossem unicórnios

  • Like 2
  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
Posted
há 54 minutos, D91 disse:

Fim do canal JimJam em Portugal a 1 de julho de 2022:

 

Bem que podiam voltar com um dos canais da minha infância e que de há uns meses para cá foi ocupado pela Kanuca TV: Kuia Bué!

  • Like 2
  • 4 weeks later...
  • 3 months later...
Posted
há 8 minutos, FraisesSucrées disse:

Pot-pourri de reportagens (RTP1, SIC e TVI) antes e depois do jogo Portugal-Alemanha para o Euro 2000 (20 de Junho de 2000)
 

 

Parece que aquele jingle da "RTP, Televisão Portuguesa" veio dos tempos do Euro 2000.

Eu juro que chegou a ser usado como separador alternativo da RTP 1, mas não sei se é efeito Mandela, mas juro que houve.

 

  • Like 1
Posted (edited)
há 1 hora, ATVTQsV disse:

Parece que aquele jingle da "RTP, Televisão Portuguesa" veio dos tempos do Euro 2000.

Eu juro que chegou a ser usado como separador alternativo da RTP 1, mas não sei se é efeito Mandela, mas juro que houve.

 

Acho que é Efeito Mandela, sinceramente. Não me lembro de nada disso.

Edited by AG.
  • Like 1
Posted (edited)
há 2 horas, ATVTQsV disse:

Parece que aquele jingle da "RTP, Televisão Portuguesa" veio dos tempos do Euro 2000.

Eu juro que chegou a ser usado como separador alternativo da RTP 1, mas não sei se é efeito Mandela, mas juro que houve.

 

Eu acho que o jingle em si só surgiu em 2002, mas lembro me de ver vídeos da RTP de 2000/2001 no YouTube com separadores a usar o slogan a ser cantado da mesma forma.

Edited by User3468
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
Posted (edited)

Dois excertos do Crapston Villas (1995-1998) no canal Locomotion emitido pela Cabovisão e pelo Canal Satélite Digital Da TV Cabo, no ano de 2001:

 

Segundo o que eu li nos comentários, era do espólio do TugaStream, cuja conta foi eliminada não sei porquê? Alguém consegue explicar-me?

Edited by Leonardo Rodrigues
  • 1 month later...
Posted

As minhas cinco preferidas rentrées televisivas (ordem cronológica)

RTP Outubro 1986 – “Há coisas novas no segundo canal, e no primeiro também!” A mais marcante rentrée televisiva dos anos 80, com alguns elementos que se tornaram marcantes – alguns durando até bem dentro dos anos 90: o icónico logótipo geométrico da RTP1, a continuidade com a animação nebulosa, as histórias e o Vitinho para a hora de deitar, a denominação do espaço infantil da tarde como “Brinca Brincando”, o fecho de emissão onde o hino da bandeira a esvoaçar foi substituído pela praia da Adraga e uma animação 3D, o “Agora Escolha” na RTP2.

RTP Setembro 1990 – O início da era Canal 1 com o boom dos concursos (A Roda Da Sorte, O Preço Certo, Casa Cheia, Palavra Puxa Palavra, Arca de Noé, O Trevo Da Sorte), a “Sessão da Noite” à sexta-feira a garantir mais cinema no primetime, o Caderno Diário que redefiniu informação para o público jovem, os icónicos separadores dos frutos na RTP2. O “Eterno Feminino” lançou Teresa Guilherme e redefiniu os talk shows.

RTP Setembro 1992 – A RTP preparou-se bem para o início da concorrência das privadas com programas marcantes como “Parabéns”, “Isto Só Vídeo”, “Olha Que Dois!”, “Marina Marina” e a telenovela “Pedra Sobre Pedra”. Outra telenovela, “Cinzas”, iniciaria uma sucessão de novelas portuguesas da NBP ao longo da década. “Publionário” e “Totosorteio” foram outras “armas” para fixar o público. Para além do reboot da RTP2 como TV2 reforçando o seu estatuto alternativo e com aposta na cultura e no desporto.  

SIC Setembro 1994 – Embora a SIC já tivesse assumidamente partido ao ataque da liderança desde o início do ano, a rentrée de 1994 foi mais um passo em frente. Vários programas que tinham marcado o daytime continuaram de pedra e cal como “Os Donos Do Jogo” e “O Juiz Decide” e as telenovelas Tropicaliente e Sonho Meu fixavam público para respetivamente a hora do almoço. A estreia principal foi o “All You Need Is Love” que provou ser mais eficaz que o “Perdoa-Me”. Estrearam também “A Noite Da Má Língua” que embora tenha demorado a fixar o seu painel, foi logo uma pedrada no charco e o “Muita Lôco”. A segunda temporada do “Chuva de Estrelas” levou um enorme upgrade e confirmou-se como uma das joias da coroa da SIC. Apesar da sua temática pesada e dos argumentos de “Fera Ferida” na RTP, a telenovela “A Viagem” conseguiu aguentar o público noveleiro conquista com “Mulheres De Areia”. Houve também melhoramentos nos espaços de informação. 

TVI Setembro 2000 – Sim, o Big Brother marcou a diferença. Mas também houve o regresso de Manuela Moura Guedes no Jornal Nacional. Houve o novo logótipo que durou dezassete anos. Houve Marcelo Rebelo de Sousa como comentador, a primeira peça no dominó que o levou a Belém. Houve “Jardins Proibidos” a pegar o testemunho de “Todo O Tempo Do Mundo” e a iniciar a revolução das telenovelas portuguesas.

  • Like 3
Posted
há 4 minutos, FraisesSucrées disse:

RTP Outubro 1986 – “Há coisas novas no segundo canal, e no primeiro também!” A mais marcante rentrée televisiva dos anos 80, com alguns elementos que se tornaram marcantes – alguns durando até bem dentro dos anos 90: o icónico logótipo geométrico da RTP1, a continuidade com a animação nebulosa, as histórias e o Vitinho para a hora de deitar, a denominação do espaço infantil da tarde como “Brinca Brincando”, o fecho de emissão onde o hino da bandeira a esvoaçar foi substituído pela praia da Adraga e uma animação 3D, o “Agora Escolha” na RTP2.

Não foi também nessa altura que estreou o programa "Ás Dez" nas manhãs?

há 5 minutos, FraisesSucrées disse:

TVI Setembro 2000 – Sim, o Big Brother marcou a diferença. Mas também houve o regresso de Manuela Moura Guedes no Jornal Nacional. Houve o novo logótipo que durou dezassete anos. Houve Marcelo Rebelo de Sousa como comentador, a primeira peça no dominó que o levou a Belém. Houve “Jardins Proibidos” a pegar o testemunho de “Todo O Tempo Do Mundo” e a iniciar a revolução das telenovelas portuguesas.

Também nessa altura estrearam o concurso "Dinheiro à Vista" com a Luísa Castel-Branco que eu me lembro de ver. Mas durou pouco tempo.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...