Jump to content

E Se Fosse Consigo?


Pedro M.

Posts Recomendados

  • Respostas 512
  • Criado
  • Última Resposta
há 3 minutos, BBFF disse:

Na página de Facebook disto, houve um «debate» sobre as palmadas. Se deveriam ser consideradas maus-tratos e condenáveis, ou não.

Perfeitamente expectável. Aliás, estou igualmente à espera que, por conta disso, o programa tenha batido record hoje. Alguém chegou a ir defender a criança?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, srcbica disse:

Perfeitamente expectável. Aliás, estou igualmente à espera que, por conta disso, o programa tenha batido record hoje. Alguém chegou a ir defender a criança?

Sim, mas também houve intervenções mais no sentido de acalmar a mãe. Houve um senhor que fez isso e depois comoveu-se ao falar para o programa, como se tivesse passado por alguma situação semelhante. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, FraisesSucrées disse:

Sim, mas também houve intervenções mais no sentido de acalmar a mãe. Houve um senhor que fez isso e depois comoveu-se ao falar para o programa, como se tivesse passado por alguma situação semelhante. 
 

Vá lá. Por acaso, esperava que a maioria não parasse. É assim, eu não vi o programa, só vi a publicidade e a promo, para mim, não mostrou mais do que aquilo que costuma acontecer, por exemplo, em supermercados, por isso eu não sei até que ponto o programa foi chocante, mas conseguiu provocar o debate público, o que acho perfeitamente natural, já que não é a primeira nem muito menos será a última vez que o povo debater-se-à sobre isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente acho que as atitudes da mãe nesta situação foram propositadamente exageradas, para que uma intervenção externa fosse mais justificável. (Por exemplo, a criança não dava indícios de se estar a portar mal ou de ter feito algo que justificasse minimamente o nível agressividade física e verbal a que a mãe lhe estava sujeitar) O que torna as não intervenções ainda mais decepcionantes. Às tantas, alguns até pensaram "alguma coisa a miúda deve ter feito".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, SoniaGL16 disse:

Hoje o programa foi muito bom.

O grande problema é que muita gente que não parou teve essa "educação" para muita gente é normal.

As pessoas que interromperam foram quase todas pessoas mais jovens.

Só agora a sociedade está a mudar, mas vai demorar a mudar 

Claro que a abordagem exposta no programa foi um exagero, mas não sou totalmente contra uma palmada, devo confessar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é óbvio que uma palmada ou uma repreensão mais brusca quando a criança se comporta manifestamente mal não será condenável, mas situações como aquela retratada em que um dos pais ultrapassa claramente os limites (sobretudo verbalmente) e a criança não dava indícios de birra ou mau comportamento, devem requerer algum tipo de intervenção de terceiros, desde tentar acalmar os ânimos a, in extremis, chamar a polícia. 

Algo me diz que no próximo episódio, as intervenções das pessoas serão mais devido ao chinfrim que a mulher transfóbica está a fazer na sapataria do que por genuína solidariedade para com a pessoa transsexual.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou a favor de uma palmada de vez em quando, se for necessário, e em último caso. Não é por isso que a criança vai ficar revoltada ou traumatizada. Mas não passar disso, de simples palmadas para algo mais violento, tanto físico como verbal, sim porque há muitos insultos que são MUITO piores do que simples palmadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, SoniaGL16 disse:

Hoje o programa foi muito bom.

O grande problema é que muita gente que não parou teve essa "educação" para muita gente é normal.

As pessoas que interromperam foram quase todas pessoas mais jovens.

Só agora a sociedade está a mudar, mas vai demorar a mudar 

E há umas décadas atrás os pais até davam tareias de cintos nos filhos/as, era uma coisa muito agressiva mesmo...

há 7 horas, Ivo disse:

Também sou a favor de uma palmada de vez em quando, se for necessário, e em último caso. Não é por isso que a criança vai ficar revoltada ou traumatizada. Mas não passar disso, de simples palmadas para algo mais violento, tanto físico como verbal, sim porque há muitos insultos que são MUITO piores do que simples palmadas.

Sim, deve ser usado apenas em último recurso... e sinceramente eu acho que há pais/mães que batem nos filhos apenas pra não terem trabalho de dialogar e explicar as coisas. Ou dar um berro (sim, é preferível dar um berro do que um estalo). Mas se se chegar ao ponto de agressão física, eu acho FULCRAL haver explicação depois do porquê disso ter acontecido, e de só ter chegado a esse ponto por x motivo. Porque não é bater e pronto, tem que haver depois uma explicação, se não houver aí sim poder criar trauma, a criança nem sabe sequer porque apanhou (e há pais que não se dão ao trabalho de explicar as coisas, porque lá está, não querem dialogar). Depois há pais que são stressados ou frustrados, vêem assim do trabalho e descarregam nos filhos, e isso cria uma grande instabilidade e insegurança...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Forbidden disse:

E se forem injustificadas ou apenas porque os pais estão frustrados/stressados, achas que não faz mal?

Claro que não. Mas por exemplo, acho muito pior dizer à filha que ela é um estorvo, do que a agressão física. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Claro que não. Mas por exemplo, acho muito pior dizer à filha que ela é um estorvo, do que a agressão física. 

Tu achas que os pais baterem nos filhos sem razão não faz mal?!! Bem, nem vou continuar este debate porque de facto isso não tem a mínima logica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, SIM disse:

Enganei-me :haha: Queria dizer que faz sim, muito mal.

Ah ok, até fiquei baralhado :dontknow:

Além do mais, para além da agressão física existe junto uma agressão emocional, porque a criança vai sentir medo ou raiva, vai se sentir rejeitada. Sim, porque se o pai/mãe lhe bate sem razão ela vai sentir-se rejeitada, um lixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que estão a misturar coisas completamente diferentes. Umas palmadas para repreender não fazem mal nenhum às crianças (nem o objectivo aqui é aleijar pois nem aleija é mais "assustar" a criança, é mais no sentido de chamar à atenção por algo errado e quando acontece é porque a criança não está a ser fácil de ser "conduzida" por palavras, ). Agora violência física e psicológica é algo completamente diferente e foi o  que aqui foi abordado neste programa, isto sim é grave. Não nos vamos armar em sensacionalistas extremos, por favor e misturar coisas que não tem nada haver. xD 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, João 94 disse:

Eu acho que estão a misturar coisas completamente diferentes. Umas palmadas para repreender não fazem mal nenhum às crianças (nem o objectivo aqui é aleijar pois nem aleija é mais "assustar" a criança, é mais no sentido de chamar à atenção por algo errado e quando acontece é porque a criança não está a ser fácil de ser "conduzida" por palavras, ). Agora violência física e psicológica é algo completamente diferente e foi o  que aqui foi abordado neste programa, isto sim é grave. Não nos vamos armar em sensacionalistas extremos, por favor e misturar coisas que não tem nada haver. xD 

E dar estalos não é violencia física? É o que então? Agora o contexto é que pode variar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aceito que seja um assunto constrangedor e que ainda é tabu um estranho meter-se numa relação entre mãe e filho. Agora aquela velha maluca a meter-se, mas para repreender a pessoa que estava a colocar a mãe no seu lugar, essa sim só à estalada. Mais valia ter continuado a andar e tinha feito melhor figura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Forbidden disse:

E dar estalos não é violencia física? É o que então? Agora o contexto é que pode variar.

No meu país dar uma palmada está longe de significar a mesma coisa que dar um estalo. :rolleyes: Quem dá um estalo da com a intenção de aleijar porque o rosto é uma zona sensivel agora dar uma palmada no rabo da criança não vejo que seja algo violento mas pronto... aquilo é quase como sacudir o pó da roupa. :mosking:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...