Jump to content

Amor Maior


Vieira

Posts Recomendados

Agora que já passou quase um mês desde que a novela estreou, e como não tenho comentado muito, uma análise geral...

Desde o início que sempre se soube que a base seria cliché, é este o estilo da autora. Mas aqui foi demais, e isso viu-se logo na primeira semana. Eduardo pouco credível, demasiado cego pela Francisca, heroína que sofre, sofre, sofre e ninguém acredita nela, vilã cliché com motivações cliché... Era uma história demasiado básica. E o que irrita também as pessoas é o excesso de maldade. A Clara é forte, aguenta tudo, tem garra, mas não consegue lutar contra os vilões, acabou por ficar nas mãos do Lobo, sem poder libertar-se, e ser completamente prejudicada pela Francisca. A juntar a isso, o rápido ritmo. Sim, porque em demasia, o ritmo pode ser prejudicial a uma novela. Aconteceu tudo demasiado rápido, e enquanto que em «Mar Salgado» as coisas andaram rápido, mas naturalmente, aqui parecia que havia pressa em fazer tudo acontecer. Às vezes a lentidão é boa.

Indo agora a caminho dos pontos positivos... Bom elenco, com destaque para Sara Matos e Inês Castel-Branco (que não estando excelente, tem estado bem, mais credível que no início). Núcleos secundários muito bons, apesar das fracas história associadas. Boa comédia (arrisco-me a dizer que é a melhor desde «Laços de Sangue»). E claro, fotografia e realização (para mim a melhor de sempre de uma novela SIC). Em suma, a novela é boa, mas não chega a agarrar. Pelo menos falo por mim. Não está ao nível de «Mar Salgado» ou «Coração d'Ouro», mas é muito, muito melhor que «Poderosas» ou «Rainha das Flores». 

Gosto de ver, mas de vez em quando não me apetece e nem ligo a televisão. Começo a ficar um bocadinho farto das novelas todas iguais, todas com uma vingança na base, agora todas com a parte policial que está na moda (embora aqui essa componente seja bastante boa), todas com 300 episódios... Bem, acho que me fiz entender.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A morte do Eduardo acontece na terça, a promo passa agora com o dia exato. Vai ser no aniversário da Marta, a Francisca

Spoiler

vai empurrá-lo, e ele cai de um prédio. E promete uma boa realização dessa cena.

Acho que ainda não tinha comentado esta novela desde que estreou:

O início foi fraco, as primeiras 2/3 semanas não foram grande coisa. Mas esta semana que passou até foi boa, teve um ritmo aceitável, ou seja, não andou a correr, e espero que com a morte do Eduardo (sim, Jean-Pierre volta para França, sem ofensa) melhore e acho que tem condições para isso.

A Sara Matos e a Inês melhoraram um pouco a sua prestação, mas os destaques vão para a Sofia Sá da Bandeira (grande desafio), Victória Guerra (igualmente), Maria João Luís (grande contracena com o Teotónio Pereira quando ele assume que matou o pai do Manel), Maria João Abreu (o que me rio com esta mulher!; uma das melhores personagens cómicas das novelas portuguesas, aliás, o núcleo cómico tem estado muito bem), a Cecília Henriques (para mim, uma revelação porque desconhecia o seu trabalho), a Beatriz Frazão (melhorou muito desde os Jardins Proibidos). Mas o melhor mesmo é o José Mata, grande desafio e está a cumpri-lo genialmente.

Os núcleos secundários até são bons, com destaque para a história das personagens do Hugo Tavares e Júlio César, a esquizofrenia da Diana e todo o enredo à volta da personagem do Teotónio Pereira, que envolve muitos núcleos, e que, para mim, me faz prender a esta novela.

Quanto à realização, esta tem estado muito bem, nota-se o trabalho do Jorge Cardoso (grande perda para a Plural, como o deixaram fugir?) e da Catarina Gama Pereira, que entrou a meio em Coração d'Ouro. A Patrícia Sequeira não era para ser diretora de projeto nesta novela? Que se passou? Mas já está bem entregue ao Jorge Cardoso.

Em suma, as primeiras semanas similares a Mar Salgado e Coração d'Ouro, ou seja, mornas e algo chata, respetivamente. Mas ambas melhoraram muito, especialmente a primeira, e espero que assim continue. E acho que as pessoas têm visto isso, já que se tem aproximado mais de A Impostora estes dias.

E viva o HD, ver assim é muito melhor!

Desculpem o testamento :D

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim os destaques desta novela tem sido Tiago Teotónio Pereira muito bom na contracena com a Maria João Luís e a Diana está a começar a revelar-se a esquizofrenia num papel altamente desafiante, Sofia Sá da Bandeira tem estado irrepreensível como vitima de AVC...quanto as ditas protagonistas Clara (Sara Matos) acho que vai muito bem mas podia ter mais força e garra para lutar contra as adversidades, acaba por ser aquele típico caso de heroína que luta contra todos e nunca ganha quase e Francisca (Inês Castel Branco) esperava mais dela embora seja má como as cobras falta algo para me convencer!

Finalmente o Jean Pierre morre, já não se aguenta!

O núcleo cónico concordo que também é dos melhores, estão bons sem caírem em frases parvas e sem jeito...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, JDuarte disse:

E que tal está a ser a vilã da Inês? Tem sido muito má?

 

há 37 minutos, Maya disse:

Eu não gosto nada dela. A personagem é movida por motivações muito clichés e sem nexo algum. A Inês parece tão insegura em cena! 

Sim, a Inês não tem estado muito bem. Ela própria já admitiu em entrevistas que foi muito complicado para ela começar esta novela, que não estava habituada a ser vilã e que sabia que não tinha estado bem nos primeiros tempos da novela. 

Em termos de maldade, amanhã, pela promo que o Magazine publicou, vai ser a 1ª grande maldade dela, apesar de já ter feito outras, mais pequenas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Promo para hoje, com mais imagens da grande cena de hoje:

http://sic.sapo.pt/Programas/amormaior/videos/2016-10-11-Amor-Maior---Antevisao-de-dia-11-de-outubro

E parece que as pessoas já sabem que alguém vai morrer, Amor Maior já liderou ontem por uma margem ainda considerável, com 13,3 / 26,8% contra 11,8 / 24,5% de AI.

Editado por VascoSantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, VascoSantos disse:

 

Sim, a Inês não tem estado muito bem. Ela própria já admitiu em entrevistas que foi muito complicado para ela começar esta novela, que não estava habituada a ser vilã e que sabia que não tinha estado bem nos primeiros tempos da novela. 

Em termos de maldade, amanhã, pela promo que o Magazine publicou, vai ser a 1ª grande maldade dela, apesar de já ter feito outras, mais pequenas.

Eu penso que será a segunda, se contarmos a morte da Laura como primeira

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...