Jump to content

Babilônia


Jão

Posts Recomendados

Hoje "Os Dez Mandamentos" ficou colada com "Babilônia":

 

21h27 Globo 19.8, Record 16.4, SBT 11.6

21h43 - Globo 20.7 - Record 17.1 - SBT 12.3 

21h46 - Globo 19.9 - Record 17.5, SBT 12.2 

 

Não vai demorar muito para ODM começar a liderar... a novela vai entrar na sua terceira fase(a melhor). 

Eu acho bem feito para a globo, Babilônia é desastrosa, tentaram agradar quem não estava gostando e acabaram desagradando quem gostava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 813
  • Criado
  • Última Resposta

É uma vergonha, eu adorei os primeiros episódios e depois que começaram a surgir as primeiras mudanças, fiquei logo desagradado com a novela.  :S Perdeu toda a identidade, e atualmente só vejo pela SIC e mesmo assim sem grande atenção, vejo por ver e apenas para ver o Chay Suede. A Globo reagiu mal, acho que a novela se tivesse sido apenas acelerada sem mudar o conteúdo estaria muito melhor e a audiência talvez estivesse melhor.

 

Mas pronto, enfim.

 

 

11350610_1080689218612014_25648730140163

 

Amei esta foto, divas!  :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma vergonha, eu adorei os primeiros episódios e depois que começaram a surgir as primeiras mudanças, fiquei logo desagradado com a novela.  :S Perdeu toda a identidade, e atualmente só vejo pela SIC e mesmo assim sem grande atenção, vejo por ver e apenas para ver o Chay Suede. A Globo reagiu mal, acho que a novela se tivesse sido apenas acelerada sem mudar o conteúdo estaria muito melhor e a audiência talvez estivesse melhor.

 

Mas pronto, enfim.

Eu também já não consigo ver a novela por causa da história. Prometia tanto no início, lembrava tanto a "Avenida Brasil" e agora está uma porcaria. Também só a vejo por causa da Glória Pires, da Adriana Esteves, da Fernanda Montenegro e da Nathalia Timberg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gilberto Braga fala pela primeira vez sobre o fracasso de "Babilônia"

 

 Um dos principais autores de novelas do país, Gilberto Braga sabe que seu nome é uma grife e deixa claro que adora fazer sucesso. Aos 69 anos, o criador de “Dancin’ days” (1978), “Vale tudo” (1988), entre outras mais de 20 novelas e minisséries, enfrenta um momento delicado com a audiência abaixo do esperado de “Babilônia”. A trama, escrita por ele com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, provocou reações pelo excesso de maldade de alguns personagens e pelo beijo do casal formado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, logo na estreia, em 16 de março. À vontade no escritório de sua casa, no Arpoardor, no Rio, Gilberto fala pela primeira vez sobre os problemas enfrentados pela produção. Conta que as mudanças realizadas na trama elevaram os índices em todo o Brasil, menos em São Paulo, onde “Babilônia” segue com média de 25 pontos — para efeito de comparação, “I love Paraisópolis”, trama das 19h, teve média de 26 em sua primeira semana.

Quando a audiência insatisfatória da novela começou a ser uma questão?

Desde o início. Pedi para anteciparem o grupo de discussão e fizeram correndo porque a situação estava catastrófica. A audiência no Brasil inteiro era calamitosa. No Nordeste e em Goiás, por exemplo, deu 12 pontos. Aí, fizemos as correções (na trama) e deu certo no Brasil inteiro. Em Santa Catarina, passamos dos 12 pontos para 42.

 

O que deu errado?

Basicamente, a novela chocou por causa do beijo gay e porque tinha pouco amor e muito sexo. Mas não foi só o beijo. Foi incontável o número de pessoas com quem a Gloria Pires fez sexo. O primeiro capítulo tinha coisas chocantíssimas. Mas depois das mudanças, a audiência não subiu em São Paulo. Até agora eu sofro a humilhação pública diária de perder para a novela das 19h, “I love Paraisópolis”.

 

Está satisfeito com a novela após as mudanças? Como avalia “Babilônia” até agora?

Estou satisfeito com o resultado, não acho que seja ruim. Mas deu muito trabalho refazer. Está dando muito trabalho. Felizmente, gosto de tudo o que está no ar. Por que a audiência não sobe? Eu não sei.

 

Quais são suas apostas para a novela agora?

Uma delas é a dupla cômica, o Marcos Veras e a Juliana Alves. Isso é novo para mim. Eu nunca fiz algo assim, meio chanchada. Vou investir nesse triângulo (deles com Igor Angelkorte).

 

O que mais deu certo?

A família do Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira), o casal jovem (Laís e Rafael, feitos por Luisa Arraes e Chay Suede), e a história das lésbicas. Não sei se estão notando, mas a Laís é a primeira heroína evangélica das novelas. Agora ela vai começar a se aproximar da Estela (Nathalia Timberg) e gradualmente vai aceitar as lésbicas.

 

Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves) serão vilãs até o final?

São duas vilãs e vão continuar duas vilãs. Se não for assim, não sei que história vou contar. A novela é sobre três mulheres. Duas vilãs e uma heroína.

 

Do que você não gosta?

Não gosto muito da trama policial. Acho meio errada e vamos acabar com isso em breve. Vimos no primeiro capítulo o assassinato. O único suspense é se vão provar a culpa da Beatriz. E é pouco. Nos próximos capítulos, alguém vai armar para a Regina (Camila Pitanga) perder a licença da barraca. Será um novo mistério.

 

O personagem do Marcos Pasquim seria gay. Por que essa trama foi mudada?

Para atender um pedido de um grupo de discussão de São Paulo. Elas tinham tesão pelo Pasquim e lamentaram o fato de ele ser gay na novela. Eu fiquei com pena das mulheres e botei ele para ser hetero. Mas vai entrar outro personagem para ficar com o Ivan (Marcello Melo Junior).

 

Vilão precisa ser punido?

No final, a Beatriz vai ser presa ou vai morrer. Recebo muitos pedidos para ela matar a Maria José (Laila Garin) e ficar com o Aderbal. Mas não vou fazer isso. Ele também será punido. A banana do Marco Aurélio (de “Vale tudo”) foi em outra época. Repeti a banana em “Insensato coração” (2011), mas o personagem foi preso. Eu não aguento mais impunidade.

 

Por que as pessoas não querem ver sexo na TV?

Acho que querem, mas são hipócritas. Mesmo em casas em que há mais de um aparelho de TV as pessoas gostam de ver a novela juntas. E certas coisas que o adulto aceita ele não quer ver ao lado de uma criança. Foi o caso do beijo. Nenhum adulto se choca com a Fernanda Montenegro beijando a Nathalia Timberg, mas não quer ver ao lado do filho porque não sabe como explicar.

 

Pretende parar de escrever novelas?

Quero continuar. Não sou prepotente de achar que tenho que escrever do meu jeito. Gosto de fazer sucesso e vou fazer as concessões que forem necessárias para o público gostar. Seria arrogante achar que sou o maioral.

 

Você fez tramas como “Vale tudo” e “Dancin’days”, avançadas para a época. O Brasil está mais conservador?

O Brasil está mais careta, não tenho a menor dúvida. Quer a prova? Não pode ter nudez nem masculina nem feminina. Nos anos 80 tinha a bunda de um homem de fora na abertura de novela das 19h (“Brega & chique”, de 1987). Hoje não poderia. Por quê? O Brasil encaretou. Por que uma bunda de homem choca? É a realidade que a gente está vivendo.

 

Como é escrever novela com esse panorama?

Eu não raciocino muito não. Vou na intuição e, quando erro, sou humilde. Quando faço uma coisa que não agrada tento consertar. Não estou na casa das pessoas às 21h para chocar. Não quero ser um autor maldito, quero ser um autor de sucesso. Eu sempre persegui o sucesso. Ricardo e João pensam assim também.

 

Como encara uma audiência abaixo do esperado?

É uma decepção muito grande. Escrevo achando que está bom e na Bahia e em Goiás dou 12 de audiência. O que é isso?

 

Como isso o afetou?

Eu fico deprimido. Tento juntar forças para continuar corrigindo, ? Fora que perdi o meu adiantamento, estava adiantadíssimo.

 

Como busca equilíbrio para enfrentar essa fase?

Tenho uma psiquiatra e quando estou deprimido converso com ela. Sou dependente de remédios, tomo muito Rivotril. Tomo remédio o tempo todo. O remédio me protege, mas tudo me atinge. Eu perdi meu pai com 17 anos e tomo remédio desde essa época. Minha mãe se matou quando eu tinha 27 anos. Tive uma vida difícil. Isso de certa forma fortalece a gente, mas nos deixa dependente de remédios.

 

Vocês jogaram fora 40 capítulos de “Babilônia”?

Agora estou fazendo uma homenagem a Manoel Carlos. Entrego, e duas semanas depois os capítulos vão ao ar. Ainda não cheguei a Manoel Carlos, quase. Minha equipe é grande, mas quem faz as escaletas é o João Ximenes, e ele não aguenta fazer mais de seis escaletas por semana. No início, ele fazia duas escaletas por semana. E a gente botou quase o final da novela já no ar.

 

É verdade que Adriana Esteves e Gloria Pires estão insatisfeitas com as mudanças?

Elas estão gravando demais, tive que jogar capítulos fora, e está todo mundo sacrificado. Mas o clima é amistoso.

 

Falaram que o Ricardo e o João brigaram. É verdade?

Invenção. Eles se dão superbem. Fico até com inveja porque eles conversam mais entre eles do que comigo. Acordo tarde, e eles passam a manhã inteira no telefone fazendo história.

 

Como fica a trama agora depois desse adiantamento?

Agora estou improvisando. A gente se reúne aos sábados para fazer história juntos. Das paralelas ainda sobrou história, mas na espinha dorsal estamos perto do final quando, na verdade, só temos 1/3 da novela escrita.

 

Até que ponto a novela foi encurtada?

Não sei dizer. Acho que foi só uma semana, mas isso não me preocupa. Vai ter quantos capítulos a Globo precisar.

 

Você já enfrentou outras crises como essa?

Tive problemas piores. “Brilhante” foi uma catástrofe, uma novela toda errada. Ingenuidade fazer a história de um gay filho de uma mãe possessiva numa época em que era proibido tocar nesses assuntos na televisão. “O dono do mundo” teve rejeição total. Escrevi a novela toda deprimido.

 

O que aconteceu agora arranha seu prestígio?

Não penso nisso. Eu tenho prestígio e sempre vai ter alguma novela minha para botarem no Viva e para alimentar o meu ego. Até “O dono do mundo” está sendo reprisada.

 

“Babilônia” ainda pode se tornar um sucesso?

Sou um otimista. Tudo que era rejeitado foi mudado.

 

Você faz 70 anos em 2015. O que mais quer de presente?

Quero ganhar de “I love Paraisópolis”.  

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MÉDIA GERAL de Babilônia em algumas cidades:

São Paulo: 25.4

Rio de Janeiro: 28.7

Belo Horizonte: 20,3

Campinas: 21.9

Curitiba: 28,6

Vitória: 22,1

Porto Alegre: 31,2

Florianópolis: 34,1

Salvador: 28,5

Recife: 21,8

Belém: 27,8

Fortaleza: 26,6

Manaus: 18,4

Goiânia: 19,5

Brasília: 26,9

 

Apenas no sul do país que a audiência está "boa" no resto é um desastre, esses números do nordeste são inacreditáveis :O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os números de Manaus e de Goiânia são de rir!:lol::haha: Só falta mesmo perder para a Band e para a TV Gazeta para ser mais humilhante, embora não seja surpreendente já que a Globo sempre foi mais fraquinha no Nordeste. De resto, Florianópolis adora a novela!:O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adorei o que o Bruno falou nos Prémios e, por isso, resolvi partilhar convosco as suas palavras. Ele (muito) basicamente diz aquilo que eu já pensei muitas vezes, quando uma polémica rebenta, principalmente quando não vejo sentido nessa polémica, e partilho "Numa democracia é o povo quem faz o papel de ditador".

 

Bruno Gagliasso ameaça deixar de atuar se as censuras persistirem

O ator faz desabafo durante o Prêmio Contigo! de Televisão.

Foto: Estevam Avellar/TV Globo

Na noite desta segunda-feira, 8, durante o Prêmio Contigo! de Televisão, o ator Bruno Gagliasso subiu ao palco para receber seu troféu de Melhor Ator em Série ou Minissérie pelo serial killer na série Dupla Identidade, que a Globo exibiu no fim de 2014. Porém o ator acabou fazendo em desabafo sobre não só o encolhimento do seu personagem na novela “Babilônia”, como também o fracasso da mesma pelo boicote dos conservadores.

 

Antes de falar de Babilônia, o ator começou fazendo uma retrospectiva da sua carreira e começou falando da novela que o revelou na teledramaturgia - América (2005), que na ocasião teria protagonizado o primeiro beijo gay da TV brasileira (cujo título hoje está com o SBT pela novela Amor & Revolução), mas a cena não foi ao ar em razão de um veto feito pela executiva da Globo.

"Fiz uma novela chamada América e em que fiz um cara que se descobria homossexual durante a novela. Fiz essa novela com muito tesão, muito mesmo. Sou movido a isso. E nessa novela eu gravei o beijo gay no último capítulo, mas uma hora antes de a novela ir ao ar cortaram o beijo e não avisaram às pessoas doelenco. Fiquei muito triste na época. Depois vi o Mateus (Solano, o Félix de Amor à Vida) e torci tanto, sabia que era um grande passo que o Brasil ia dar, e deu", disse o ator.

 

Seguindo em frente, o ator, então, falou do seu drama com a atual novela das nove. "E hoje, fazendo a mesma novela que a Fernanda (Montenegro, que forma um casal lésbico com Nathalia Timberg em Babilônia), eu vi o beijo gay e não vi mais, isso me deixou muito triste. A gente tem que tomar muito cuidado, porque quem faz arte é movido a paixão, a tesão, a emoção; e esse personagem com o qual ganhei o prêmio me motivou por isso, porque ele faz a diferença, transforma. Não vamos dar um passo para trás. Estou muito triste, feliz pelo prêmio, mas triste por estar vivendo este momento. Só vou continuar sendo ator se eu puder transformar e puder fazer, vamos bater o pé. O desabafo é esse. Tenho orgulho desse prêmio e quero continuar tendo orgulho do que eu faço, senão vou parar de fazer."

 

O ator deixou o palco sob uma grande onda de aplausos da plateia formada, na sua maioria, por atores da Rede Globo.

Fonte: http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/celebridades/bruno-gagliasso-ameaca-deixar-de-atuar-se-as-censuras-persistirem.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

 

Tabela do maior fracasso da globo até o capítulo 100:

CXfBqWr.jpg

NOVELA: Babilônia
DE: Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares
HORÁRIO: 21h20
META: 35 pontos

Estreia: 16 de Março de 2015
Término: 28 de Agosto de 2015

-Com 143 capítulos

Maior Audiência: 33 pontos
Menor Audiência: 19 pontos

Média Decimal: 24.96 pontos

16/03 a 21/03/2015 33 30 29 29 26 23 = 28
23/03 a 28/03/2015 29 26 25 25 25 22 = 25
30/03 a 04/04/2015 24 25 23 23 23 20 = 23
06/04 a 11/04/2015 26 26 25 25 24 21 = 25
13/04 a 18/04/2015 25 24 23 24 24 22 = 24
20/04 a 25/04/2015 24 28 26 27 25 24 = 26
27/04 a 02/05/2015 28 29 29 27 26 26 = 27
04/05 a 09/05/2015 29 27 25 27 25 23 = 26
11/05 a 16/05/2015 27 27 25 25 24 24 = 25
18/05 a 23/05/2015 28 29 24 27 25 23 = 26
25/05 a 30/05/2015 28 24 24 25 23 23 = 24
01/06 a 06/06/2015 28 26 24 23 23 21 = 24
08/06 a 13/06/2015 23 27 24 25 23 21 = 24
15/06 a 20/06/2015 26 23 22 27 24 19 = 24
22/06 a 27/06/2015 25 26 25 25 23 21 = 24
29/06 a 04/07/2015 25 26 23 26 24 23 = 24
06/07 a 11/07/2015 28 27 23 25 ** ** = 26
13/07 a 18/07/2015 ** ** ** ** ** ** = **
20/07 a 25/07/2015 ** ** ** ** ** ** = **
27/07 a 01/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **
03/08 a 08/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **
10/08 a 15/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **
17/08 a 22/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **
24/08 a 29/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **

MÉDIA GERAL ATÉ AGORA: 25 pontos – Hiper Fiasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Dez Mandamentos vence novela da Globo em Recife

Nova bíblica superou Babilônia na última terça-feira, 7.

 

Nesta terça-feira, 7 de julho, a novela Os Dez Mandamentos venceu a trama das 21 horas da Globo, Babilônia, no confronto direto entre as atrações em Recife.

Das 21h19 às 21h39, a Record marcou média de 18,3 contra 16 pontos tanto da Globo (Babilônia) quanto do SBT (Chiquititas/Carrossel).

Os Dez Mandamento é escrita por Vivian de Oliveira com direção de Alexandre Avancini.

 

Fonte: http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/audiencia-da-tv/os-dez-mandamentos-vence-novela-concorrente-em-recife.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprovada o fracasso da novela, até uma novela das seis ultrapassa e iguala com a média de ''Babilônia'', ''Além do Tempo'' que estreou na segunda vem crescendo a cada capítulo e não bastava ontem a novela de Elizabeth Jhin marcou 22 pontos, mesmo ponto que ''Babilônia'' marcou, vale ressaltar que ''Babilônia'' nas quartas-feiras é menor do que os demais dias. Contudo, mostra como a Globo errou feio ao escalar essa novela, roteiro ruim, má escalação do elenco, não desmerecendo os atores envolvidos, mas foi mal planejado os perfis dos protagonistas, Adriana Esteves foi uma delas, uma atriz competente, que não encontrou ou os autores não encontraram o tom certo para a personagem, além também de Glória Pires, que também anda perdida na história, um duelo mal feito destas duas protagonistas, além de Regina de Camila Pitanga que não mostrou a que veio e nem mostrará que já entra na sua reta final. Agora só falta ''O Rei do Gado'' para ultrapassar a novela ou ''Caminho das índias'' que estreia já daqui duas semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprovada o fracasso da novela, até uma novela das seis ultrapassa e iguala com a média de ''Babilônia'', ''Além do Tempo'' que estreou na segunda vem crescendo a cada capítulo e não bastava ontem a novela de Elizabeth Jhin marcou 22 pontos, mesmo ponto que ''Babilônia'' marcou, vale ressaltar que ''Babilônia'' nas quartas-feiras é menor do que os demais dias. Contudo, mostra como a Globo errou feio ao escalar essa novela, roteiro ruim, má escalação do elenco, não desmerecendo os atores envolvidos, mas foi mal planejado os perfis dos protagonistas, Adriana Esteves foi uma delas, uma atriz competente, que não encontrou ou os autores não encontraram o tom certo para a personagem, além também de Glória Pires, que também anda perdida na história, um duelo mal feito destas duas protagonistas, além de Regina de Camila Pitanga que não mostrou a que veio e nem mostrará que já entra na sua reta final. Agora só falta ''O Rei do Gado'' para ultrapassar a novela ou ''Caminho das índias'' que estreia já daqui duas semanas.

E o próxima é o Video Show, e depois a Ana Maria Braga. E de caminho, a novela mais cara do Brasil vai ser também ultrapassada pela IURD.:keeporder: Fracasso não é suficiente para descrever esta novela. O Gilberto Braga deve andar a entupir-se de comprimidos. :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Babilônia não é originalmente uma novela ruim, começou muito bem visualmente, as cenas sempre muito bem feitas, o enrendo surgiu muito bem...a culpa é do povinho de mente fechada que não aceita diferenças que nem deveriam ser consideradas assim, começaram com protestos nas redes sociais, ameaças contra a novela, ai o autor foi mudando, a Globo foi barrando e chegamos aonde estamos,a pior bosta das ultimas décadas.

Isso que da passar o dia assistindo novelas mexicanas do SBT!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acabei por deixar de ver e só pretendo seguir as últimas duas ou três semanas, mas a novela, se não tivesse sido alterada, teria sido muito, muito boa. Os autores perderam-se completamente. A Beatriz, uma grande vilã, transformou-se numa parva, apaixonada por um homem mais novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Na reta final, Babilônia ontem registrou a maior audiência desde o capítulo 2, foram 30 pontos e 32 de pico. O Giba sabe muito bem conduzir reta final, espero suba mais e entregue bem para A Regra do Jogo. 

 

CXfBqWr.jpg

 

16/03 a 21/03/2015 33 30 29 29 26 23 = 28
23/03 a 28/03/2015 29 26 25 25 25 22 = 25
30/03 a 04/04/2015 24 25 23 23 23 20 = 23
06/04 a 11/04/2015 26 26 25 25 24 21 = 25
13/04 a 18/04/2015 25 24 23 24 24 22 = 24
20/04 a 25/04/2015 24 28 26 27 25 24 = 26
27/04 a 02/05/2015 28 29 29 27 26 26 = 27
04/05 a 09/05/2015 29 27 25 27 25 23 = 26
11/05 a 16/05/2015 27 27 25 25 24 24 = 25
18/05 a 23/05/2015 28 29 24 27 25 23 = 26
25/05 a 30/05/2015 28 24 24 25 23 23 = 24
01/06 a 06/06/2015 28 26 24 23 23 21 = 24
08/06 a 13/06/2015 23 27 24 25 23 21 = 24
15/06 a 20/06/2015 26 23 22 27 24 19 = 24
22/06 a 27/06/2015 25 26 25 25 23 21 = 24
29/06 a 04/07/2015 25 26 23 26 24 23 = 24
06/07 a 11/07/2015 28 27 23 25 22 21 = 24
13/07 a 18/07/2015 24 25 22 24 24 20 = 23
20/07 a 25/07/2015 28 27 24 25 25 22 = 25
27/07 a 01/08/2015 27 26 25 28 26 23 = 26
03/08 a 08/08/2015 28 27 26 30 ** ** = 28
10/08 a 15/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **
17/08 a 22/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **
24/08 a 29/08/2015 ** ** ** ** ** ** = **

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que fui vendo da novela na SIC, desde a sua estreia, só posso concluir que é a pior novela que passou pelas 21h da Globo, pelo menos desde que comecei a seguir novelas da Globo.

As personagens não têm personalidade, não têm um caminho a seguir. A história não tem um seguimento. Parece que estamos a ver o início da história, e por mais que os episódios passem, nada muda, ninguém evolui. Eu gostei da primeira semana, mas depois tudo estagnou. Os personagens não criam empatia. Se quisessem virar a novela num "Game of Thrones" e fossem os matando a todos, eu não iria sentir pena de nenhum porque nenhum tem carisma e personalidade que nos faça torcer por eles. Um falhanço que a Globo quer esquecer enquanto pode e que a SIC deve ter custado a engolir, principalmente porque a novela prometia muito.

Uma pena um grande elenco, entregue a uma história que não tem pés nem cabeça.

Depois a SIC ainda consegue piorar as coisas, ao emitir 20 min. por dia!! Quem é que consegue gostar de ver uma novela nestas condições? Custa assim tanto meter a novela a começar às 18:15h? Sempre a despachavam mais rápido, e menos que o "Grande Tarde" não faria com toda a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...