Jump to content

Recommended Posts

  • Replies 4.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Posted
há 1 hora, D91 disse:

Por acaso tenho curiosidade em ver Cordel Encantado.

É uma novela que tem muitos fãs por aqui. Nunca vi nada da novela.

  • Like 2
Posted

Nova categoria: Autor/Autora favorito/a

Acho muito difícil responder a esta categoria porque todos os autores que eu poderia mencionar aqui, são também autores de novelas que eu detestei.

Temos a Inês Gomes que escreveu Mar Salgado, a minha favorita de Portugal, mas também escreveu Flor Sem Tempo que foi das portuguesas de que menos gostei. Tenho a Maria João Costa que escreveu Ouro Verde que é uma das minhas novelas favoritas mas tem Valor da Vida e Cacau que eu acho muito fracas. Há a Sandra Santos que escreveu duas novelas que eu adorei — Espírito Indomável e A Herança mas não sei se chega ao ponto de a poder considerar a minha autora preferida.

No Brasil, acontece algo parecido. O João Emanuel Carneiro seria definitivamente a minha escolha se não fosse Mania de Você. A Rosane Svartman escreveu a minha favorita brasileira mas é a única dela que vi até agora por isso acho meio injusto considerá-la.

Ainda assim, tendo mesmo que escolher, diria João Emanuel Carneiro (Brasil) e Inês Gomes (Portugal).

  • Like 4
Posted

Autor/Autora favorito/a:

Em Portugal escolho claramente o Pedro Lopes. Adorei todas dele: Perfeito Coração, Laços de Sangue, Dancin Days, Sol de Inverno, Coração D´Ouro e Alma e Coração.:adoro:

Também gosto muito da Inês Gomes. Apesar de não ter sido fã de A Serra e Flor sem Tempo. Gosto do Rui Vilhena e das primeiras 4 novelas que fez para TVI. Da Maria João Mira só gostei das novelas antigas dela.

Do Brasil escolho o Walcyr Carrasco. Pois a maioria das novelas brasileiras que gosto são dele. Apesar disso, gostei também de algumas novelas do João Emanuel Carneiro, Aguinaldo Silva, Manoel Carlos e Glória Perez.

  • Love 3
Posted

Melhor Banda Sonora 

Portuguesas: Ninguém como Tu e Tempo de Viver têm na minha opinião as melhores. A de A Única Mulher também não é nada má, apesar dos pesares. 

Brasileiras: a banda sonora de 'O Clone' é uma verdadeira obra prima, sobretudo a parte instrumental! <3 'Boogie Oogie', 'Páginas da Vida', 'Orgulho e Paixão' e 'Chocolate com Pimenta' completam o meu top 5, destacadíssimas nas suas respetivas posições.  

 

 

 

 

  • Like 3
  • Love 1
Posted (edited)

Nova categoria: Autor/Autora favorito/a

Não consigo eleger apenas um. Eu gosto praticamente de quase todos os autores da teledramaturgia brasileira. Vou destacar o Manoel Carlos, porque escreveu a minha novela preferida e presenteia-nos sempre obras elucidativas. Mas também gosto do universo do Gilberto Braga, do Aguinaldo, da Lícia Manzo e do Walcyr Carrasco. Acho que são atores muito diferentes entre si e dão-nos universos tão distintos para que possamos divagar neste mundo da fantasia e do imaginário.

Em Portugal, indiscutivelmente o Tozé Martinho. Mas, também, faço uma menção honrosa ao Pedro Lopes, que escreveu também novelões que marcam a nossa teledramaturgia. O Pedro Lopes é daqueles autores que realmente não se pode dizer que tem uma má novela. São todas boas, a meu ver. Talvez "Dancin' Days" e "Sol de Inverno" tenho pecado um pouco a meio da novela até perto da reta final, porque não fui muito fã dos desdobramentos. Mas, "Sol de Inverno" teve um excelente último episódio. Ele é incrível e sente-se já a falta dele na nossa televisão. 

Edited by Afonso
  • Like 3
Posted

Autor/Autora Favorito/a

Walcyr Carrasco - não é por não gostar tanto de umas novelas dele, que não deixa de ser o meu autor favorito. Comecei a deixar a TVI justamente graças a ele, quando veio "Sete Pecados". Depois, vi "Caras & Bocas", a repetição de "Alma Gémea", cujo último mês não consegui ver, porque calhou com o começo do meu primeiro ano letivo universitário. Só o fui ver quando repetiu na Globo Portugal em 2020. Também tive imensa pena de não conseguir ver "Morde & Assopra". Nem quando repetiu. Vi depois a adaptação que ele fez de "Gabriela", que eu considero a melhor novela alguma vez feita! E agora estou a ver "Êta Mundo Bom", que também é um bombom! :giveheart:

Em Portugal, o meu voto vai para o Rui Vilhena. Só vi "Ninguém Como Tu" e "Tempo de Viver" dele, mas acho que não vi duas novelas de mais nenhum autor.

  • Like 3
Posted (edited)

Autor/Autora Favorito/a

De autores brasileiros escolho o Walcyr Carrasco, apesar de não ter adorado todas as novelas dele. Alma Gémea, Gabriela, Amor à Vida (apesar dos vários defeitos que teve), O Outro Lado do Paraíso, A Dona do Pedaço e Terra e Paixão (gostei de acompanhar, embora tenha muitos problemas) são boas novelas dele.

De autores portugueses, eu gostava muito da Maria João Mira, tem no curriculo novelas como Ilha dos Amores ou Doida por Ti, mas hoje em dia já não a reconheço de tão fraca que é. O falecido Tozé Martinho fez novelas muito boas. Sandra Santos, Alexandre Castro ou Pedro Lopes são bons autores (atualmente acho os da SIC melhores). O Rui Vilhena também fez novelas muito boas.

Edited by Vieira
  • Like 4
Posted

Novo tema: Veria todas as reprises.

Aqui não dá mesmo para escolher só uma. Há algumas que eu reveria por gostar muito delas apesar do tamanho, outras porque são curtinhas e eu também adorei. Falo de Mar Salgado, Vidas Opostas, Tempo de Viver, Gabriela, A Vida da Gente, Totalmente Demais e Escrava Isaura.

  • Like 3
Posted (edited)

Veria todas as reprises:

Laços de Sangue, Perfeito Coração, Ninguém Como Tu, Tempo de Viver, Morde e Assopra e Avenida Brasil. Assim por alto devem ser estas. Mas gostaria de rever outras, certamente irei fazer assim que repetirem.

Edited by D91
  • Like 1
Posted

Veria todas as reprises

Nenhuma. :mosking: Tomara a mim ver as novas que quero ver, quanto mais repetições. :mosking: Mesmo com as novelas que ficaram em stand by, o que eu pretendo em primeira instância é ver a partir do ponto em que deixei. Só não consegui fazer isso com "Morde & Assopra", porque eu lembrava-me de todas as histórias até o ponto em que deixei, menos de uma. Essa em particular não consegui lembrar dela e lixou-me! Podia ter visto a novela a partir do ponto em que o filho do Prefeito aparece se não fosse por isso. Também não pedi aqui no fórum para me mencionarem quando fosse ao ar esse capítulo. :rolleyes:

Eu tentei ver "O Beijo do Vampiro" quando repetiu na Globo Portugal, por pura nostalgia. Eu lembrava-me de adorar a novela em criança. Não cheguei a ver nada, porque o horário também era uma treta. Estou agora a pensar ver de novo "A Escrava Isaura", mas também é mais porque o horário das 14h, enquanto estou a almoçar, há de me permitir isso.

A única que tive vontade de ir vendo quando repetiu foi a "Gabriela", por adorar a obra, mesmo.

Era capaz de ficar a ver filmes ao domingo que eu já vi, se as SIC os transmitisse. Agora, novelas...

Olhem! Por acaso, há uma que eu era capaz de rever: "O Rebu". O motivo é só um: quando a novela foi transmitida, eu lembro-me de apanhar o baita spoilão de quem era o criminoso num post do face da SIC. Aquilo deu-me um melão, que não fazem ideia! Passar a novela toda para depois saber dessa maneira quem foi tirou o gosto todo! Já não vi o final. Acontece que não me lembro. :mosking: Ora, como não me lembro também de nada da novela e ainda tem a vantagem de ser mega curta, um dia hei de a rever de início.

Mas, lá está, dificilmente haverá uma que se enquadre na categoria todas as reprises.

  • Like 4
Posted (edited)

Veria todas as reprises:

Tantas. Mas, sem dúvida "Por Amor" estará sempre na 1.ª posição. 

Em Portugal: Ilha dos Amores, A Outra, Mar Salgado e Doce Fugitiva. E mais umas outras quantas. :cryhappy: 

Eu já vi tanta novela, especialmente de 2000 para cá, que já dou por mim a rever várias. Tenho de me aventurar com as novelas das décadas anteriores. 

Edited by Afonso
  • Like 1
Posted

Veria todas as reprises

Serei repetitivo, mas Yo Soy Betty, la Fea.

Não à toa está há anos sendo repetida em loop no México pela Azteca XD

É uma novela episódica, sem aquelas enrolações de cenas de cotidiano. Tudo ali está pra fazer a história andar, e tem várias situações episódicas, que duram alguns capítulos e são divertidas de acompanhar (no caso, com os personagens paralelos, como o Quartel das Feias).

É uma novela que se dá num Canal FAST, você fica assistindo horas e horas.

Posted

Veria todas as reprises

Nenhuma. Já vejo várias novelas, também tenho em mente ver novelas antigas que nunca vi. Até podia rever alguma novela, mas ver todas as reprises não :haha: 

  • Like 3
Posted
há 7 horas, Vieira disse:

Veria todas as reprises

Nenhuma. Já vejo várias novelas, também tenho em mente ver novelas antigas que nunca vi. Até podia rever alguma novela, mas ver todas as reprises não :haha: 

Partilho da mesma opinião l. Para mim ja me é muito dificil ver todas as novelas que quero. Rever não esta nos programas, e a faze lo vejo em streaming e nao na TV sujeito a ter a reposicao interrompida…

  • Like 3
Posted
há 8 horas, Vieira disse:

Veria todas as reprises

Nenhuma. Já vejo várias novelas, também tenho em mente ver novelas antigas que nunca vi. Até podia rever alguma novela, mas ver todas as reprises não :haha: 

Mesma situação Tomara eu ter tempo suficiente um dia para ver todas as novelas que quero, quanto mais conseguir ter tempo para rever alguma. :mosking:

  • Like 2
Posted

Autor/Autora favorito/a

Em Portugal é sem dúvida o Rui Vilhena. Tem um estilo muito sui generis na escrita dos diálogos e na própria concepção dos personagens das suas obras, sendo dos poucos autores no nosso panorama audiovisual (pelo menos no quesito novelas) que basta ver uma cena de uma novela para identificarmos esta como sendo da sua autoria. 
Menções honrosas também para Tozé Martinho, que sabia escrever belíssimos diálogos que deixavam escancaradas as várias nuances de alguns dos seus personagens, e Maria João Mira, esta última que até a 'Doida Por Ti' conhecia tão bem os ingredientes certos para criar boas histórias! Mas depois disso perdeu-me completamente. É pena. 

Da ficção brasileira, vou obviamente começar por destacar o nosso querido Walcyr Carrasco. Um contador de histórias por excelência! Vi praticamente todas as novelas do repertório dele, e de todas elas só há uma ('Terra e Paixão') que posso afirmar categoricamente que não gostei. De resto ou amei a maior parte delas ou "só gostei" de tantas outras. 
Hoje em dia, contudo, creio que o meu autor favorito seja o grande Manoel Carlos. Cresci a ver as novelas dele, mas só depois de adulta é que consegui assimilar a 100% o real impacto das suas obras e aprendi a apreciar a genialidade do seu texto. O Maneco tinha o dom da oratória, e dominava a linguagem folhetinesca com uma mestria inexplicável! Personagens incrivelmente bem construídas, diálogos majestosos, os cenões de tirar o fôlego (que são apanágio das novelas do autor), sempre no tom certo e em plena sintonia com a realização, os próprios silêncios reveladores tantas vezes inseridos nos mesmos sempre na altura certa... pura perfeição! <3
Também sou fã incondicional da Glória Perez e do seu talento nato para escrever protagonistas femininas, que irradiavam carisma por todas as partes do corpo e eram tudo menos lineares! Os diálogos das suas novelas também eram qualquer coisa vinda do Olimpo! Isto sem falar na sua imagem de marca, que era o merchandising social em torno de temas fraturantes que tinha como objetivo instruir e sensibilizar o espetador para causas importantes. 
A Elizabeth Jhin também é uma autora de mão cheia que infelizmente não creio que tenha tido o devido reconhecimento ao longo da sua carreira. Respeito a sua decisão de ter-se "reformado", contudo também não posso deixar de lamentar o sucedido... 

  • Like 4
  • Love 1
Posted
há 1 hora, marsupilami disse:

Mesma situação Tomara eu ter tempo suficiente um dia para ver todas as novelas que quero, quanto mais conseguir ter tempo para rever alguma. :mosking:

Não digo categoricamente que não a rever alguma novela, mas para já não quero. Já vejo A Herança, Páginas da Vida, Vitória e Amor Eterno. Tenho a vontade de ver novelas e séries antigas que nunca vi, mas não há tempo nem paciência para ver muitas coisas. Por isso tem que haver prioridades e rever uma novela está em último plano.

 

  • Like 4
Posted

Autores Favoritos 

Em Portugal também vou defender o Rui Vilhena. So ele foi capaz de criar classicos que se tornaram icones, como Ninguém Como Tu e Tempo de Viver. Os dialogos são marcantes, historias ritmadas (salvo exceções) e ha uma vontade de explorar temas ineditos que outros autores nao arriscam tanto.

Tambem gosto do Antonio Barreira, do Pedro Lopes e da Maria Joao Mira.

No Brasil, vou eleger o Gilberto Braga. Não a toa, o Vilhena inspirou se em novelas dele para criar os seus classicos. Vale Tudo e Paraiso Tropical sao obras primas da teledramaturgia brasileira. Eventualmente hei de ver Celebridade também.

Tambem gostava de ver mais novelas do Aginaldo Silva e da Gloria Perez, pois destes dois so conheço mesmo Senhora do Destino e Caminho das Indias

  • Like 2
Posted

Entramos oficialmente na Fase Final do nosso evento (obrigado Daniel Oliveira:angel:).

Categoria de hoje: Pior vilão

Sem pensar muito, escolho o Manuel Qiang de Jogo Duplo. É um vilão que pouco fez. No máximo mandava fazer e mesmo assim mandou pouco.

Além disso, e isto é mais culpa do péssimo desenvolvimento da novela do que do vilão em si, é que o seu propósito nunca foi bem explicado. É um vilão que pairava por ali mas que não trazia grande dinamismo. Tendo em conta que era suposto ser o vilão principal, achei mesmo muito fraco.

  • Like 4
Posted

Pior vilão

E pronto, é agora que fórum cai-me em cima. :mosking:

Para mim, é o Félix de Amor à Vida. É uma personagem com muita frase de efeito, com arquétipo para viralizar, mesmo. Não é à toa que rende memes até hoje. Acho que o Walcyr podia ter construído um vilão muito mais frio, muito mais calculista, do que ele realmente foi. É um vilão muito caricato, o que não seria novidade para o Walcyr, mas este, a meu ver, está a um nível completamente estratosférico. 

Eu gosto do personagem, atenção. Mas, a ser vendido como "antagonista", já acho improfícuo.

  • Like 2
Posted

Pior vilão

Coronel Timóteo Cabral, interpretado por Bruno Gagliasso, em "Cordel Encantado". A razão é a seguinte: não me lembro dele. :haha: Só por aí, dá para ver o belo vilão que foi. Quando uma pessoa se lembra do casal principal e da vilã Úrsula e fica a pensar que só havia ela como vilã, está tudo explicado.

Posted

Pior vilão:

O Gabriel (Duarte Gomes) na novela "Por Ti". Eu gostava da personagem, tinha potencial. Mas saiu muito cedo e nunca entendi porquê.

 

Posted

Pior vilao vou escolher o do Luis Esparteiro em Louco Amor. Nada contra o ator, mas foi um vilao fraquinho a meu ver…

Tambem nao gostei muitos dos viloes de Doida por Ti…

  • Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...