Vieira Posted March 30 Posted March 30 É uma categoria muito dificil. Normalmente as vilãs são mais icónicas e ficam mais na memória. Há muitos vilões fracos (e só alguns que ficaram na memória por serem bons vilões). 1 1 Quote
Maya Posted March 30 Posted March 30 Pior Vilão As minhas escolhas vão recair sobre o Frederico de 'Ninguém como Tu' e o Edgar de 'Caras e Bocas'. Os fãs que me perdoem, mas achava-os simplesmente insuportáveis! Quote
Diogo Marreiros Posted March 30 Posted March 30 Nova categoria: Novela que te ensinou algo Há várias lições que aprendi a ver novelas. No entanto, há uma que me mostrou algo que mudou bastante a minha maneira de estar e de ver as coisas. Falo de Gabriela. Uma novela que me mostrou o sentido da liberdade e me fez querer ver mais o lado bom das coisas. A Gabriela é uma verdadeira inspiração para mim e foi logo aqui que a Juliana Paes ganhou o meu coração. 6 Quote
Afonso Posted March 30 Posted March 30 Novela que te ensinou algo Sete Vidas, da Lícia Manzo. Ensinou-me a importância do afeto. Aprofundar as nossas relações. Superar obstáculos, barreiras, para podermos seguir com a nossa vida. Todos nós temos demónios, mas esta novela ensinou-me a superá-los, a batalhar por nós próprios e por aquilo que acreditamos. É das novelas mais profundas que já vi. Pura poesia. Tira-se muitas lições de vida com esta novela. 2 4 Quote
ilovetv.2008 Posted March 30 Posted March 30 há 5 horas, Vieira disse: É uma categoria muito dificil. Normalmente as vilãs são mais icónicas e ficam mais na memória. Há muitos vilões fracos (e só alguns que ficaram na memória por serem bons vilões). Faço das palavras do @Vieira as minhas para responder ao Pior Vilão. Já, quanto à novela que me ensinou algo, escolheria a "Páginas da Vida", que mostra que não há impossíveis e que, apesar de todas as crianças serem diferentes, todas merecem ter um tratamento condigno, incluindo a pequena e fofinha Clarinha. 3 Quote
Free Live Posted March 31 Posted March 31 Se há novela que me ensinou algo, foi Novo Mundo. Já conheço mais personagens da história do Brasil e de Portugal 2 Quote
D91 Posted March 31 Posted March 31 Ninguém como Tu porque acho que foi nessa novela que ouvi pela primeira vez falar sobre cleptomania. E Tempo de Viver porque nos ensinou o que é swing. Quote
Rui Melo Posted March 31 Posted March 31 (edited) Caminho das Indias está me a ensinar muito acerca da cultura da India, de como o elevador social não existe no sistema de castas, e quão forte é o choque cultural perante nós ocidentais. Bom Sucesso também me deu a conhecer melhor certos classicos da literatura e até hoje ando numa trend de ler todos os livros apresentados na trama. Mas se formos a ver da perspectiva de ensinamento lição de vida, acredito que Por Amor tenha sido fundamental ao se basear em valores familiares e a importância da redenção e do perdão. Acredito que A Vida da Gente também incute bons valores nesse sentido, mas ainda nao a vi Tambem acho que as novelas de epoca tragam uma boa dose de cultura, especialmente Novo Mundo que e focada na História do Brasil mesmo Edited March 31 by Rui Melo 2 Quote
Diogo Marreiros Posted March 31 Posted March 31 Categoria nova: Novela mais divertida Esta para mim é fácil. Escolho Sassaricando sem pensar duas vezes. É uma novela bastante teatral e com um humor muito óbvio mas eu divirto-me imenso. Os traços que os atores deram às personagens, o texto e os próprios acontecimentos são uma ótima receita. Adoro a novela e são poucos os episódios em que não tenho vontade de rir. Menção honrosa para Salve-se Quem Puder que bebe muito de Sassaricando em vários sentidos. Também me divertia bastante com as personagens. 4 Quote
Afonso Posted March 31 Posted March 31 Categoria nova: Novela mais divertida Diria Caras & Bocas e As Filhas da Mãe. Novelas que arrancaram-me uma boa gargalhada diversas vezes. Mas, também poderia evidenciar Kubanacan do Carlos Lombardi, e qualquer novela do Walcyr às 18h/19h tbh. Em Portugal, meio complicado, mas divertia-me com Doce Tentação, mais pelo núcleo da pensão do que outra coisa. 3 Quote
ilovetv.2008 Posted March 31 Posted March 31 há 1 hora, Diogo Marreiros disse: Categoria nova: Novela mais divertida Esta para mim é fácil. Escolho Sassaricando sem pensar duas vezes. É uma novela bastante teatral e com um humor muito óbvio mas eu divirto-me imenso. Os traços que os atores deram às personagens, o texto e os próprios acontecimentos são uma ótima receita. Adoro a novela e são poucos os episódios em que não tenho vontade de rir. Menção honrosa para Salve-se Quem Puder que bebe muito de Sassaricando em vários sentidos. Também me divertia bastante com as personagens. Sem dúvida, Sassaricando é a novela mais divertida... mesmo em Portugal já se tentou muitas vezes fazer tramas desse género, mas nada bate o ícone que é Sassaricando! Quote
srcbica Posted April 1 Posted April 1 Novela que te ensinou algo "Páginas da Vida", através da personagem da Ana Paula Arósio. Lembro-me da personagem da Ana Paula falar diversas vezes que seria capaz de perdoar traição do marido, mas não perdoaria deslealdade. Ela explicou diversas vezes a diferença: o marido até poderia cometer um deslize, mas manter-se leal à esposa seria demonstração de que estava verdadeiramente arrependido e o arrependimento verdadeiro é digno de perdão. Contudo, se fosse desleal para com a esposa, se nunca demonstrasse arrependimento, então seria sinal de que não gostava mais dela e tinham mesmo que se divorciar. Esta camada da personagem foi, a meu ver, o que levou-a depois a ficar com o Léo, já que o rapaz demonstrou arrependimento pelo que causou à Nanda. Novela mais divertida "Alma Gémea" deve ter sido uma novela que foi mais cómica do que muitas que pretendem sê-lo. Eu achava imensa piada ao núcleo da pensão, com a dona sempre a falar para o marido "Não fale assim com a mamãe" e depois viviam quebrando a cama, assim que se deitavam e mais tarde quando aparece o homem da "mamãe", ela vivia chamando-o de "falecido", já que tinha contado a toda a gente que ele tinha morrido. Esse núcleo rendeu ótimos momentos de humor! Além deste, havia ainda o núcleo da Mirna e do irmão, que pressuponho que foram os primeiros a usar o chiqueiro para fazer rir a malta em casa. Não me lembro do nome do irmão, mas da Mirna lembro-me, porque o irmão chegava a casa sempre chamando pela irmã "MIRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRNA" 5 Quote
Vieira Posted April 1 Posted April 1 (edited) Novela mais divertida Em Portugal é claramente Na Paz dos Anjos. Não estou a ver mais nenhuma. É uma novela maioritariamente cómica, com várias personagens carismáticas e genuinamente engraçadas. No Brasil já vejo mais opções, As Filhas da Mãe, Alma Gémea (núcleo da pensão e o da Mirna e Crispim), O Cravo e a Rosa, Kubanacan, Uga Uga, Agora É que São Elas... Edited April 1 by Vieira 3 Quote
D91 Posted April 1 Posted April 1 Novela mais divertida: Em Portugal talvez Doce Tentação por causa das Telles Brito. Laços de Sangue também tinha uns núcleos mais divertidos que eram engraçados. No Brasil temos Morde e Assopra, O Cravo e a Rosa, alguns núcleos de Avenida Brasil também eram engraçados. Quote
Free Live Posted April 1 Posted April 1 Para mim a mais divertida foi Terra Brava. Gostava genuinamente da Prazeres e da Elsa Santinho. No Brasil, qualquer uma do Walcyr. 2 Quote
Rui Melo Posted April 1 Posted April 1 Novelas Mais Divertidas: Em portuguesas, eu diria que pode ser Mistura Fina. A novela era toda ela levada para o tom comico, com a guerra dos feirantes contra a construção do silo de estacionamento. Mostrava ate muito do tipic bairrismo lisboeta, que se foi perdendo. A comedia era genuina! Em brasileiras, nunca vi nenhuma novela assumidamente comica, mas ria me imenso com alguns nucleos de Bom Sucesso. Avenida Brasil também desanuviava nos nucleos comicos, mas la esta nao e uma novela puramente divertida. Pretendo ver Cheias de Charme, Ti Ti Ti, Morde e Assopra e Caras e Bocas para poder opinar mais sobre esta categoria 2 Quote
ilovetv.2008 Posted April 1 Posted April 1 há 2 horas, Free Live disse: Para mim a mais divertida foi Terra Brava. Gostava genuinamente da Prazeres e da Elsa Santinho. No Brasil, qualquer uma do Walcyr. E o núcleo do carrossel também tinha momentos deliciosos e super divertidos, sobretudo as Sericaias. Impossível não rir com as letras das suas músicas. 2 Quote
Diogo Marreiros Posted April 2 Posted April 2 (edited) Ontem infelizmente não consegui mandar a categoria do dia por isso hoje vou mandar duas. Uma agora e outra um pouco mais tarde. A primeira é: Não prometeu nada mas entregou tudo. No caso das portuguesas diria A Herança. Era uma novela com uma sinopse super básica sem nada de inovador. No entanto, mesmo assumindo essa função, conseguiu ser uma novela altamente carismática e muito bem desenvolvida. Esta fase final está a vacilar muito mas culpo bem mais a SIC do que os autores nesta questão. No caso das brasileiras, tenho que escolher mais uma vez Sassaricando. Era uma novela que tinha curiosidade em ver e tal mas nunca pensei gostar tanto. Outra novela que encaixaria nesta categoria seria Vidas Opostas (2006). Esta menciono a medo porque ainda vou muito no início mas por enquanto estou muito surpreendido pela positiva. Edited April 2 by Diogo Marreiros 7 Quote
Maya Posted April 2 Posted April 2 Novela que te ensinou algo Uma das categorias mais interessantes sem dúvida querido @Diogo Marreiros Sempre fui da opinião que as novelas podem funcionar como uma espécie de mistura poderosa entre entretenimento e ação pedagógica, capaz de influenciar comportamentos, reforçar valores, abrir espaço para o debate público desencadeado pelas inúmeras situações do dia-a-dia nelas inseridas, e por fim levar às tão almejadas mudanças concretas na sociedade em geral. A minha escolha recai mais uma vez sobre 'O Clone', por tratar-se de uma novela inteiramente dedicada ao universo árabe que curiosamente estreou pouquíssimo tempo depois do 11 de Setembro, numa altura em que muçulmanos eram altamente ostracizados e vilipendiados pela comunidade internacional e nos próprios meios de comunicação social. No meu caso em específico, que só vim a acompanhar a novela já na minha fase adulta, devo confessar que era bastante "cética" e tinha várias reticências relativamente ao Médio Oriente antes desta minha experiência como espectadora desta verdadeira obra prima. Óbvio que hoje em dia ainda existem certos costumes defendidos e praticados nesta parte do globo que me ultrapassam, mas graças a 'O Clone' posso afirmar com plena convicção que consegui alargar os meus horizontes e deixar de lado "o medo do desconhecido" como nunca me tinha acontecido com um produto de ficção até então. A minha visão em relação ao povo muçulmano alterou-se drasticamente em decorrência disso. Eles não são "todos fundamentalistas, terroristas, ou perigosos". São "gente como a gente", riem-se das mesmas piadas, choram com semelhantes infortúnios, cometem erros como qualquer ser humano... e "at the end of the day" têm a mesma capacidade de se levantar, aprender e até mesmo evoluir com os mesmos! A novela conseguiu de facto quebrar todas as barreiras culturais ou ideológicas em torno deste tema e desmistificou alguns "mitos" em relação aos muçulmanos, que de repente passaram a ser presença assídua no pequeno ecrã mostrando a milhões de pessoas que aquilo que nos une enquanto humanidade foi, é e será sempre muito mais forte que o que nos separa. A novela exaltou com distinção aquela máxima universalista de que todos nós somos infinitamente mais que a nossa religião, a nossa cor de pele ou o nosso país de origem. 'O Clone' também foi fulcral na missão de desconstruir algumas ideias pré-concebidas sobre a forma como a sociedade encara e lida com toxicodependentes, por norma sempre inseridos em contexto de delinquência ou défice moral em produtos de ficção. A forma como o tema foi retratado nesta novela, com uma sensibilidade (que creio) sem precedentes, um realismo e brutalidade emocional deveras desconcertantes, também fez com que redefinisse o meu mindset e começasse a pensar duas vezes antes de "apontar o dedo" a todos aqueles, conhecidos e desconhecidos, que por algum motivo sucumbem a este mal que infelizmente continua a afetar milhões de pessoas espalhadas pelo globo. As histórias da Mel, do Lobato e do Nando refletiram com uma verossimilhança notável o processo de autodestruição gradual e, muitas vezes, irreversível inerente ao toxicodependente comum. Estas abordagens cirúrgicas a temas fraturantes são tão necessárias e fazem tanta falta nas novelas! Escusado será dizer que tanto a Glória como o malogrado Maneco sabiam executá-las com uma mestria que poucos autores conseguiram replicar nas suas obras. 5 Quote
Afonso Posted April 2 Posted April 2 Não prometeu nada mas entregou tudo Amar Depois de Amar, parecia ser só mais uma novela, mas foi um produto muito acima do razoável e com uma história muito redondinha. Podiam voltar com projetos mais curtos, esta nem aos 100 episódios chegou. 4 Quote
Diogo Marreiros Posted April 2 Posted April 2 Nova categoria: Ator favorito Não há outra possibilidade além do Tony Ramos. Acho-o brilhante. Um ator que nunca vi canastrar ou chegar perto disso. Tem um domínio de cena impressionante. Contudo, nunca perde a sensibilidade que se pede. Sabe dosear muito bem a emoção e a carga dramática que uma cena de novela pede. Não concordo muito com a máxima de que não há maus papéis, mas sim maus atores, mas devo dizer que, neste caso, acho mesmo que o Tony Ramos seria capaz de transformar qualquer papel em algo digno. Há obviamente outros atores de que gosto imenso. Ruy de Carvalho, Antônio Fagundes, Fernando Luís, Luís Esparteiro, Osmar Prado, Albano Jerónimo, João Catarré, Chay Suede… 2 1 Quote
Lee Posted April 2 Posted April 2 On 01/04/2026 at 00:25, srcbica disse: Novela mais divertida "Alma Gémea" deve ter sido uma novela que foi mais cómica do que muitas que pretendem sê-lo. Eu achava imensa piada ao núcleo da pensão, com a dona sempre a falar para o marido "Não fale assim com a mamãe" e depois viviam quebrando a cama, assim que se deitavam e mais tarde quando aparece o homem da "mamãe", ela vivia chamando-o de "falecido", já que tinha contado a toda a gente que ele tinha morrido. Esse núcleo rendeu ótimos momentos de humor! Além deste, havia ainda o núcleo da Mirna e do irmão, que pressuponho que foram os primeiros a usar o chiqueiro para fazer rir a malta em casa. Não me lembro do nome do irmão, mas da Mirna lembro-me, porque o irmão chegava a casa sempre chamando pela irmã "MIRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRNA" Tenho ideia de Chocolate com Pimenta também ter várias cenas no chiqueiro. Quanto à novela mais divertida, concordo com Alma Gêmea! O humor do Walcyr Carrasco é muito bom. 1 Quote
ilovetv.2008 Posted April 2 Posted April 2 (edited) há 1 hora, Afonso disse: Não prometeu nada mas entregou tudo Amar Depois de Amar, parecia ser só mais uma novela, mas foi um produto muito acima do razoável e com uma história muito redondinha. Podiam voltar com projetos mais curtos, esta nem aos 100 episódios chegou. Sem dúvida, essa, A Herança e talvez Amor Eterno tenham sido as novelas que não prometeram nada, mas entregaram tudo... há 19 minutos, Diogo Marreiros disse: Nova categoria: Ator favorito Não há outra possibilidade além do Tony Ramos. Acho-o brilhante. Um ator que nunca vi canastrar ou chegar perto disso. Tem um domínio de cena impressionante. Contudo, nunca perde a sensibilidade que se pede. Sabe dosear muito bem a emoção e a carga dramática que uma cena de novela pede. Não concordo muito com a máxima de que não há maus papéis, mas sim maus atores, mas devo dizer que, neste caso, acho mesmo que o Tony Ramos seria capaz de transformar qualquer papel em algo digno. Há obviamente outros atores de que gosto imenso. Ruy de Carvalho, Antônio Fagundes, Fernando Luís, Luís Esparteiro, Osmar Prado, Albano Jerónimo, João Catarré, Chay Suede… Quanto ao melhor ator, concordo com todos os nomes que deste e incluiria também na lista o Afonso Pimentel, o Graciano Dias, o José Condessa, o Ricardo Carriço, o João Lagarto, o João Ricardo (🕊🖤), o Nicolau Breyner (🕊🖤), o Diogo Infante, o Rogério Samora (🕊🖤), o Pedro Lima (🕊🖤), o Malvino Salvador, o António Fagundes e sinto que podia continuar horas a fio a enumerar grandes atores da nossa praça em Portugal, no Brasil e até noutras indústrias da ficção internacional. Edited April 2 by ilovetv.2008 1 Quote
srcbica Posted April 2 Posted April 2 Não prometeu nada mas entregou tudo Honestamente, não estou a lembrar de uma novela que eu tenha começado a ver sem nenhuma expectativa e depois acabou por ser extraordinária. Deste modo, vou escolher tendo por base as audiências. "Querida Filha" - escolho esta porque penso que foi a primeira novela turca dobrada que a SIC emitiu e ninguém imaginava que ia ser o sucesso que foi, acabando por ditar, junto com as sucessoras, é certo, o modelo das tardes atuais da SIC. 3 Quote
Maya Posted April 2 Posted April 2 (edited) Novela mais divertida Das portuguesas, elejo 'Doida Por Ti' e 'Mar Salgado' como as mais divertidas. Ambas tinham núcleos muito engraçados, embora nesta última o humor por vezes tenha suado um pouco forçado. Das brasileiras não dá para escolher só uma, nem uma, nem três... acho que todas as das seis e das sete do Walcyr foram as mais cómicas, com claro destaque para 'O Cravo e a Rosa' que tinha comicidade em todos os núcleos. 'Ti Ti Ti' (2010) também foi uma novela hilariante. Não prometeu nada mas entregou tudo Da nossa ficção 'Mulheres' é o primeiro título que me vem à cabeça. Uma novela pouco promovida pela TVI quer antes da estreia, quer depois. Isto sem falar que foi super maltratada ao longo da sua exibição. Mesmo assim, foi uma novela linda! Protagonizada por mulheres fortes com histórias incríveis de coragem e resiliência. Da ficção brasileira tenho mesmo de citar 'Orgulho e Paixão'. Sabia de antemão antes de estrear que era inspirada em algumas das obras da minha escritora favorita, dai a minha "desconfiança" inicial por terem-na entregue a um autor até então pouco conhecido, pelo menos por mim. Felizmente estava completamente enganada. Sem falsos pretensiosismos, a novela conseguiu honrar o legado da Jane Austen e a essência das suas personagens, ao mesmo tempo inserindo-as nos tradicionais plots folhetinescos que se querem numa boa novela, tendo por conseguinte presenteado o seu público com uma panóplia de pares românticos extraordinariamente bem construídos e repletos de química por todos os lados. Edited April 2 by Maya 3 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.