Rui Melo Posted April 5 Posted April 5 É uma categoria interessante. Eu também acho que moraria no universo de Por Amor, por toda a estetica dos anos 90 e o luxo da família Barros Mota. Mesmo que me calhasse ser uma personagem de Niteroi, nao me ia importar! Mas na verdade qualquer uma ambientada no Leblon, eu moraria. Se fosse as novelas portuguesas, nao me importava de morar na vila de Sintra em Doce Tentação, ou ser um dos amigos da Joana ou do Rodrigo de Dei-te Quase Tudo e frequentar todos os dias aqueles cafes de Lisboa/Porto. Quote
Diogo Marreiros Posted April 5 Posted April 5 Nova categoria: Tanto faz, tanto fez Definitivamente é Espelho d’Água. Acho uma novela tão desinteressante e tão meh que ver ou não ver, para mim é a mesma coisa. Não houve nada que se destacasse para mim. Foi mais uma novela da SIC com os mesmos vícios. Não agregou nada nem à ficção do canal, nem a mim. Foi a Por Ti da década passada. 2 2 Quote
ilovetv.2008 Posted April 5 Posted April 5 há 2 horas, Diogo Marreiros disse: Nova categoria: Tanto faz, tanto fez Definitivamente é Espelho d’Água. Acho uma novela tão desinteressante e tão meh que ver ou não ver, para mim é a mesma coisa. Não houve nada que se destacasse para mim. Foi mais uma novela da SIC com os mesmos vícios. Não agregou nada nem à ficção do canal, nem a mim. Foi a Por Ti da década passada. Subscrevo as tuas palavras tanto nesta categoria como na anterior. Quote
Vieira Posted April 6 Posted April 6 Tanto faz, tanto fez Por Ti. Uma novela com um elenco soberbo, mas absolutamente desinteressante. 2 Quote
Rui Melo Posted April 6 Posted April 6 Tanto faz, tanto fez Com imensa pena minha, Deixa Que Te Leve. Eu gostava da novela ao inicio, e valeu muito pelas paisagens lindas do Norte, assim como os decora e o estilo das personagens. A novela tem uma estetica muito bonita, mas em geral a história é so mais uma novela agua com açúcar. Teve momentos impactantes claro, mas nao me imagino a rever a novela. Com 283 episódios também é difícil o ritmo nao descambar. Por isso, la esta, nao desgosto da novela, mas a TVI fez folhetins melhores naquela epoca. 3 Quote
D91 Posted April 6 Posted April 6 (edited) Tanto faz, tanto fez Eu escolho Por Ti. A rivalidade entre aldeias podia ter sido interessante mas foi tudo tão mal executado. Podiam ter feito coisas interessantes com esse tema e nada foi feito. O casal protagonista era desinteressante e sem sal. E não tinham qualquer química. Toda a novela tinha uma falta de identidade enorme. Só valeu pela vilã da Rita Blanco. Esta novela foi apenas uma tentativa de fazerem uma Terra Brava 2.0 mas mais fraca e com personagens menos carismáticas. Edited April 6 by D91 2 Quote
Free Live Posted April 6 Posted April 6 Aquela dos Queridos Papás é um bom exemplo de uma novela que existiu. 1 1 Quote
Maya Posted April 6 Posted April 6 Novela na qual eu viveria Queria responder 'Por Amor' e 'Tempo de Viver', mas acho que iria enlouquecer se tivesse de passar um dia inteiro na companhia da família Barros Mota ou do clã Martins de Mello. Acho que escolheria viver nos universos de 'Cordel Encantado' ou de 'Orgulho e Paixão'. Amava os cenários de ambas as novelas e as "ambiences" do Sertão brasileiro e de Vale do Café, respetivamente. Tanto faz, tanto fez Novelas como 'Sol de Inverno', 'Jardins Proibidos' (sequela) e 'Jogo Duplo' para mim não são nem boas nem más. São novelas que servem o propósito de entreter as pessoas, mas para mim são uma mão cheia de nada, basicamente. O mesmo vale para 'Deus Salve o Rei' e 'Órfãos da Terra'. Inicialmente prometiam muito, mas entregaram pouco. 1 Quote
Diogo Marreiros Posted April 6 Posted April 6 Categoria nova: Melhor Quem Matou? No meu caso, não se trata bem de um quem matou até porque nem me lembro de ver uma novela com um quem matou realmente relevante. O que eu escolho é quem é o tubarão de Tempo de Viver ou então quem é o rei de espadas d’A Única Mulher. O primeiro porque foi o primeiro mistério do género que eu vi e marcou-me bastante. O segundo porque foi o primeiro mistério do género que eu consegui descobrir e lembro-me que fiquei bastante orgulhoso por isso. 2 Quote
Afonso Posted April 6 Posted April 6 Melhor Quem Matou? Em Portugal, o que mais me marcou e de certa forma as pessoas da época foi o António de Ninguém Como Tu. Relativamente à ficção brasileira, há alguns muito bons mas eu gostei particularmente do plot dos palhaços assassinos de Vidas em Jogo. 1 1 Quote
ilovetv.2008 Posted April 6 Posted April 6 há 1 minuto, Diogo Marreiros disse: Categoria nova: Melhor Quem Matou? No meu caso, não se trata bem de um quem matou até porque nem me lembro de ver uma novela com um quem matou realmente relevante. O que eu escolho é quem é o tubarão de Tempo de Viver ou então quem é o rei de espadas d’A Única Mulher. O primeiro porque foi o primeiro mistério do género que eu vi e marcou-me bastante. O segundo porque foi o primeiro mistério do género que eu consegui descobrir e lembro-me que fiquei bastante orgulhoso por isso. Para mim, o melhor Quem Matou? não tem outro dono, senão Ninguém Como Tu. Aquela pergunta icónica de "Quem Matou o António?" não só marcou quem viu, como marcou quem seguiu, tal como é o meu caso, e acho que, na altura, foi bem trabalhada e foi muito bem acolhida pelo público, o que só reforça a minha modesta opinião. 1 Quote
D91 Posted April 6 Posted April 6 Melhor Quem Matou? Eu escolho o Quem Matou o António? de Ninguém Como Tu. Mais nenhum mistério teve tanto impacto que esse numa novela. Mas também gostei do Quem é o Tubarão? de Tempo de Viver e o Quem Matou Óscar? de Fascínios. 1 Quote
Maya Posted April 7 Posted April 7 Melhor Quem Matou? Em Portugal sem dúvida "Quem matou o António?" de 'Ninguém como Tu'. Imortalizado na história da nossa teledramaturgia. No Brasil achei o "Quem matou a Júlia Castelo?" de 'Espelho da Vida' o mais envolvente e original de todos, pois tratava-se da anterior encarnação da protagonista. 2 Quote
Vieira Posted April 7 Posted April 7 Melhor Quem Matou? Em Portugal foi o "Quem matou o António?" de 'Ninguém como Tu'. Também não me lembro de muitos. No Brasil foi o plot dos palhaços assassinos de Vidas em Jogo, como mencionaram anteriormente. 1 2 Quote
Rui Melo Posted April 7 Posted April 7 O Quem Matou Antonio? foi iconico, mas vou escolher o Quem Matou Oscar? de Fascinios, porque houve mais assassinatos a posteriori sempre com a marca de um palhaço. Acho que foi muito bem conseguido. 1 Quote
Rui Melo Posted April 7 Posted April 7 Nao e Quem Matou?, mas também gostei muito do mistério da Mulher de Vermelho em Doce Tentação. E foi surpreendente a revelação no final Em Deixa Que Te Leve também foi engraçado o mistério de Quem é o Lobisomem?, mas marcou me menos 1 Quote
Diogo Marreiros Posted April 7 Posted April 7 (edited) Amigos, chegámos ao último dia desta homenagem! A última categoria é: Melhor Final (Não podia ser outra) É-me difícil escolher. Lembro-me que me emocionei muito a ver o último episódio de Por Amor mas acho que ainda assim prefiro o final d’A Regra do Jogo. Spoiler alert: A cena em que o Romero leva o tiro (é o gancho do penúltimo episódio mas ainda assim faz parte do final) e toda a construção da própria cena foi muito épica. Foi uma cena que fez escalar as emoções tal como deve acontecer num último episódio. Também adorei o final da Atena. Todos os finais na verdade, foram uma boa conclusão para as personagens. A Favorita também foi muito épico. Tempo de Viver e Mar Salgado também merecem ser mencionadas. Quero agradecer a todos os que participaram e me ajudaram a mobilizar este tópico homenageando um formato que me é tão querido. Adorei ler tantos posts a falar de novelas com tanto carinho. Obrigado! Edited April 7 by Diogo Marreiros 3 4 Quote
Rui Melo Posted April 7 Posted April 7 Melhor Final Ver o ultimo episodio de uma novela para mim sempre foi algo muito especial. Recordo me de mais novo gostar de ver os finais, mesmo que nao tivesse acompanhado a novela. Era um ritual épico, e as promos, moscas de últimos episódios e desfechos trazia tudo uma magia. Pois bem, houve varios finais que mexeram comigo. Acho que o final de Fascínios é um deles - quando as letras da palavra FIM começavam a surgir, eis que a coisa volta atras e surge um desfecho inesperado. Mexeu comigo na altura, embora seja um final nao feliz. O final de Tempo de Viver, que ficou em aberto, também não deixa ninguém indiferente. Houve outros finais muito bons. Gostei do dê Belmonte por ser diferente, e o de Anjo Meu por ser poético. Decerto que nao estamos a falar dos finais que nao gostamos, mas aproveito para deixar claro que achei pessimo o final de Ouro Verde por exemplo, totalmente surreal e non sense. O de Jardins Proibidos (2014) não foi mau, mas foi pena a ultima cena nao ter sido efetivamente com os protagonistas da novela. Ok, agora em novelas brasileiras, sem duvida os finais de Vale Tudo (1988) e de Senhora do Destino. Não à toa sao das maiores audiências de sempre da Globo. O primeiro por ser a revelação de um assassinato intenso que mexeu com o Brasil, o segundo por ter a cena iconica e comovente do final da Nazaré Tedesco. Ambos foram finais que me deixaram arrebatado. Mas faço menção honrosa aos finais de Por Amor e Paraiso Tropical. Muito bons - a primeira mais reveladora, a segunda mais de ação, embora também reveladora de varias coisas… Enfim, obrigado @Diogo Marreiros, gostei muito da iniciativa, e independentemente das perguntas diarias, acho que podemos manter este topico ativo. 2 Quote
Vieira Posted April 7 Posted April 7 (edited) Alma Gémea - Apesar da Serena e Rafael morrerem, reencarnam e vivem o seu amor para sempre. Foi um final bonito e que me emocionou. De resto, não sou muito fã dos finais, geralmente. Há sempre excepções, claro. Edited April 7 by Vieira 3 Quote
D91 Posted April 7 Posted April 7 Melhor Final: O final de Laços de Sangue com a Diana no caixão foi épico. Também o de Ninguém Como Tu com a revelação da morte do António e a morte da Luíza Albuquerque prendeu o país ao ecrã naquela época. Só quem viveu sabe. De resto tenho que mencionar o de Tempo de Viver porque foi muito original a forma como revelaram quem era o tubarão. Nas brasileiras o de "Alma Gémea" com o final da Serena e do Rafael foi muito emocionante. Eles a morrerem e a recordarem as suas anteriores vidas ficando juntos para sempre. O de "Senhora do Destino" também foi muito marcante para mim. Também gostei muito do final de "Morde e Assopra". 4 Quote
Rui Melo Posted April 7 Posted April 7 há 3 minutos, D91 disse: Melhor Final: O final de Laços de Sangue com a Diana no caixão foi épico. Também o de Ninguém Como Tu com a revelação da morte do António e a morte da Luíza Albuquerque prendeu o país ao ecrã naquela época. Só quem viveu sabe. De resto tenho que mencionar o de Tempo de Viver porque foi muito original a forma como revelaram quem era o tubarão. Nas brasileiras o de "Alma Gémea" com o final da Serena e do Rafael foi muito emocionante. Eles a morrerem e a recordarem as suas anteriores vidas ficando juntos para sempre. O de "Senhora do Destino" também foi muito marcante para mim. Também gostei muito do final de "Morde e Assopra". Ja vi que es mesmo fã do Morde e Assopra! Tenho mesmo de ver essa um dia destes 1 Quote
D91 Posted April 7 Posted April 7 (edited) há 4 minutos, Rui Melo disse: Ja vi que es mesmo fã do Morde e Assopra! Tenho mesmo de ver essa um dia destes É a minha novela brasileira favorita. Mas também gosto muito de outras: Senhora do Destino, Avenida Brasil, Amor Eterno Amor, Amor à Vida, Alma Gémea, Gabriela 2012 e A Favorita. Uma curiosidade: sabias que a casa do Ícaro de "Morde e Assopra" aparece em "Mulheres de Areia"? é a casa da família rica dessa novela. Edited April 7 by D91 1 Quote
ilovetv.2008 Posted April 7 Posted April 7 há 2 horas, Diogo Marreiros disse: Amigos, chegámos ao último dia desta homenagem! A última categoria é: Melhor Final (Não podia ser outra) É-me difícil escolher. Lembro-me que me emocionei muito a ver o último episódio de Por Amor mas acho que ainda assim prefiro o final d’A Regra do Jogo. Spoiler alert: A cena em que o Romero leva o tiro (é o gancho do penúltimo episódio mas ainda assim faz parte do final) e toda a construção da própria cena foi muito épica. Foi uma cena que fez escalar as emoções tal como deve acontecer num último episódio. Também adorei o final da Atena. Todos os finais na verdade, foram uma boa conclusão para as personagens. A Favorita também foi muito épico. Tempo de Viver e Mar Salgado também merecem ser mencionadas. Quero agradecer a todos os que participaram e me ajudaram a mobilizar este tópico homenageando um formato que me é tão querido. Adorei ler tantos posts a falar de novelas com tanto carinho. Obrigado! Mar Salgado e... há 1 hora, D91 disse: Melhor Final: O final de Laços de Sangue com a Diana no caixão foi épico. Também o de Ninguém Como Tu com a revelação da morte do António e a morte da Luíza Albuquerque prendeu o país ao ecrã naquela época. Só quem viveu sabe. De resto tenho que mencionar o de Tempo de Viver porque foi muito original a forma como revelaram quem era o tubarão. Nas brasileiras o de "Alma Gémea" com o final da Serena e do Rafael foi muito emocionante. Eles a morrerem e a recordarem as suas anteriores vidas ficando juntos para sempre. O de "Senhora do Destino" também foi muito marcante para mim. Também gostei muito do final de "Morde e Assopra". Laços de Sangue foram as novelas da minha época (como cota que não sou) que tiveram os melhores finais, sim. De resto, permitam-me pela enésima vez agradecer ao @Diogo Marreiros esta bonita homenagem e dizer que o plagiei e tentei fazer o mesmo no tópico geral de séries. Quem quiser e/ou puder, esteja à vontade para juntos revivermos as nossas memórias e darmos a conhecer aos outros projetos pelos quais temos carinho e que muitas vezes não seriam a primeira escolha do outro, mas graças ao carinho com que lhe falamos deles, começa logo a ver e apaixona tanto ou mais que nós. 1 1 Quote
Maya Posted April 7 Posted April 7 Melhor Final Das portuguesas escolho facilmente os de 'Ninguém como Tu' e 'A Outra', pela capacidade de surpreender e mobilizar o público. Do que me lembro, creio que o final de 'Olhos de Água' também teve algumas cenas dignas de registo! Das brasileiras é muito difícil citar só um. O último episódio de 'Verdades Secretas' foi simplesmente genial! Eletrizante, totalmente inesperado e surpreendente como poucos o conseguem ser! Um dos que mais me emocionou foi sem dúvida o de 'Por Amor', com os confrontos absolutamente arrepiantes da Eduarda e do Atílio com a Helena após a descoberta da troca dos bebés. O de 'O Clone' também me marcou profundamente pelo facto da autora não ter dado à Mel o típico "Happily ever after" sempre atribuído a todas as "mocinhas", propondo em vez disso uma reflexão mais profunda ao telespectador ao mostrar a dura realidade de uma toxicodependente em fase de recuperação e ciente de que o tratamento para a doença é vitalício. E a última cena com a Jade e o Lucas a correrem para os braços um do outro no deserto?! De uma beleza invulgar! Achei particularmente bem escritos os finais de 'Senhora do Destino' e 'Alma Gémea'. O primeiro por ter mostrado naquela cena simplesmente épica do suicídio da Nazaré que ela não precisou passar por um processo de redenção para provar que o seu amor pela Isabel sempre foi verdadeiro, mesmo esta não sendo sua filha biológica. O segundo porque primou pela originalidade, com a vilã a conseguir matar o casal protagonista, e pelas cenas maravilhosas dos encontros do Rafael e da Serena nas suas múltiplas encarnações e o posterior reencontro entre ambos no século XXI, ainda crianças. 1 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.