Diogo Marreiros Postado há 8 horas Postado há 8 horas No fim-de-semana passado eu comentei com a minha mãe que Roque Santeiro ia voltar a repetir na Globo e daí a conversa evoluiu para as memórias dela da altura em que via as novelas da Globo que passavam na RTP1. A minha mãe vem de uma “aldeia” minúscula no interior do Alentejo (chamar aldeia àquilo já é um exagero). Todos os recursos eram muito escassos. Ainda chegou a ter de ir buscar água ao poço. Algo que eu hoje em dia não consigo imaginar. Ela explicou que havia a “casa da televisão” e que era lá que todos se juntavam para ver a novela que estava a passar. A televisão era a pilhas e tinham duas caso uma deixasse de dar durante o episódio. Havia sempre discussão porque não havia lugares marcados mas uma tia nossa atestava que um determinado lugar (o melhor) tinha de ser sempre dela. Acho tão fascinante e bonito esta união que o formato novela promoveu durante tantos anos. Não digo que queria ter vivido naquele tempo mas gostava sim de ter experienciado esta tradição em concreto. Deve ser uma nostalgia inexplicável para quem viveu isso. 3 1 Citar
Violeta Postado há 4 horas Postado há 4 horas Sim também podemos fazer das brasileiras. O meu é: Novela que mais gostei: Sangue Bom (Globo) / A Escrava Isaura (Record) Novela que menos gostei: Mania de Você (Globo) / Balacobaco (Record) Projeto mais ambicioso: Novo Mundo Novela que me desperta zero interesse: Vale Tudo (2025) Novela mais ritmada: Avenida Brasil Novela chata: Em Família Novela que não devia ter sido feita: Mania de Você Novela que recomendo: Sangue Bom Novela mais bem produzida: Avenida Brasil Novela que ficou aquém: Amor à Vida Novela sem pés nem cabeça: Mania de Você Novela sobrevalorizada: Amor à Vida Novela subvalorizada: Velho Chico Novela que já está na hora de repetir: Sangue Bom Novela que quero muito ver: O Tempo Não Para (Globo) / Escrava Mãe (Record) Novela mais romântica: Sangue Bom Novela mais dramática: Velho Chico Novela mais cómica: Eta Mundo Bom Novela com o plot mais original: Novo Mundo Melhor "Quem Matou?": Max - Avenida Brasil Melhor Final: Velho Chico @Reginaa @Guida @Vitória @Maya @Afonso @Forbidden @Vieira @AndreRob @Maciel se quiserem também podem participar. 1 Citar
Ficcão Total Postado há 3 horas Postado há 3 horas (editado) On 06/10/2026 at 15:46, Violeta disse: Dancin' Days Amor Maior Terra Brava A Herança Entre estas quatro novelas da sic como ordenariam num ranking? DD AM TB AH Faltava alguma coisa mais ao núcleo principal de Terra Brava e eu dou bastante importância a isso numa novela. Como um todo é melhor do que Amor Maior na minha opinião. Núcleos secundários bem mais interessantes, por exemplo. É muito completa e apesar do exagero no número de episódios é das melhores novelas da atual década. Editado há 3 horas por Ficcão Total Citar
Vitória Postado há 2 horas Postado há 2 horas (editado) Novela que mais gostei: Sangue Bom Novela que menos gostei: Verdades Secretas 2, O Astro 2011, Mania de Você, Vale Tudo 2025, Família é Tudo, Páginas da Vida 2006, Coração Acelerado e A Viagem. Projeto mais ambicioso: Pantanal Novela que me desperta zero interesse: Nenhuma em específico Novela mais ritmada: Pecado Mortal Novela chata: Páginas da Vida 2006 Novela que não devia ter sido feita: Vale Tudo 2025 Novela que recomendo: Sangue Bom, Pecado Mortal, Celebridade, Totalmente Demais, Boogie Oogie, História de Amor, Vale Tudo 1988, Senhora do Destino, Paraíso Tropical... A lista é grande aqui. Novela mais bem produzida: Pantanal Novela que ficou aquém: Quem Ama Cuida Novela sem pés nem cabeça: As mesmas que não gostei. Novela sobrevalorizada: A Viagem Novela subvalorizada: Pega Pega, A Regra do Jogo, Segundo Sol, Salve Jorge... Novela que já está na hora de repetir: Tantas... Novela que quero muito ver: Tantas... Novela mais romântica: Orgulho e Paixão Novela mais dramática: Felicidade (bem irónico ) Novela mais cómica: Caras & Bocas, Ti Ti Ti 2010, Cheias de Charme, Tieta, Chocolate com Pimenta... Novela com o plot mais original: O Tempo Não Para Melhor "Quem Matou?": Odete Roitman (1988) Melhor Final: Pecado Mortal Editado há 2 horas por Vitória 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.